Brumado: Volume do Rio do Antônio continua a subir e riscos de alagamentos aumentam

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 24 Dez 2013
  • 16:01h

O volume de água continua aumentando o que pode fazer com que a construção da nova ponte venha a ser submergida (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

O grande volume de chuvas, com índices pluviométricos na casa dos 400 mm nos últimos 20 dias, fez com que a vazão do Rio do Antônio, considerado “morto” por algumas autoridades, viesse a subir de forma considerável, o que já provocou o sangramento da Barragem, a qual não tinha os seus reservatórios em sua plenitude há mais de dez anos. A equipe do Brumado Urgente esteve há poucos instantes em dois pontos que são simbólicos na cidade, na ponte que liga o bairro São Félix ao centro da cidade e também na construção da nova ponte que terá o mesmo sentido, mas em um novo local, próximo do Shopping Áppio, a qual irá proporcionar uma nova via para os moradores do bairro, que é um dos mais populosos de Brumado. Pelas imagens, fica claro e evidente que o volume do rio está alto, com tendências a aumentar ainda mais, caso as chuvas continuem fortes na região durante os próximos dias. Os riscos de uma enchente, ainda que estejam distantes, têm que ser levado em conta, já que o volume das águas é grande com a tendência de aumentar. Brumado que sofreu uma enchente em 1968, quando o Rio do Antônio passou por cima da ponte do São Félix, poderá, ter uma nova reedição do fato, pelo menos na nova ponte que está sendo construída, já que as águas estão alcançando as cabeceiras e podem mesmo fazer a construção ficar submergida pelas águas.  Nem mais o otimista dos brumadenses poderia prever que este final de ano seria de uma densidade pluviométrica tão alta, que trouxe alegria e alívio para o homem do campo, mas que, agora, está trazendo também preocupação para a população rural, já que os riscos de desabamento e enchentes aumentaram. 

O Rio do Antônio continua enchendo e com o sangramento da Barragem pode ficar ainda mais cheio (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)


Comentários

  1. KEZINHA PRODUÇÕES

    "CALCULA -SE QUE A PONTE NÃO FOI PROJETADA PARA UMA POSSÍVEL ENCHENTE SERÁ QUE AINDA DA PARA MODIFICAR O PROJETO ANTES DA CONCLUSÃO??????????"