Brasil: Após atropelar e matar criança de 1 ano, jovem é espancado até a morte

  • G1
  • 14 Out 2018
  • 07:11h

Foto: Acson Freitas/Inter TV Cabugi

Um jovem foi espancado até a morte após atropelar e matar uma criança de 1 ano e 4 meses no bairro Nazaré, em Natal, na noite de sexta (12). De acordo com a Polícia Civil, o motociclista - identificado como Mateus Miranda do Nascimento, de 18 anos - estava empinando a moto pela Avenida Lima e Silva quando, próximo à Travessa Vila Viana, perdeu o controle do veículo e atropelou a criança. Kauan Henrique estava com a mãe no momento do acidente e morreu na hora. Ainda segundo informações da polícia, o motociclista tentou fugir do local do acidente correndo, mas foi pego por populares que o espancaram até a morte. O jovem ainda levou uma facada no peito. De acordo com o delegado Rysklyft Factore, os responsáveis pelo linchamento ainda não foram identificados, mas pelo menos cinco pessoas participaram do crime. Mateus Miranda não tinha passagem pela polícia. Esse é o segundo caso de linchamento em Natal em dois dias. Na quinta-feira (11), um homem suspeito de assaltar um ônibus na Ribeira foi pego, amarrado pelo pescoço, arrastado pelo pescoço, espancado e baleado.

Twitter teve 2,7 milhões de mensagens sobre ataques motivados por política

  • 13 Out 2018
  • 18:56h

(Foto: Pixabay)

O Twitter teve 2,7 milhões de postagens relacionadas a ataques motivados por divergências político-ideológicas entre as 19h de domingo (7) e as 15h de quinta-feira (11). De acordo com o levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a parcela populacional que mais manifestou apreensão diante das ocorrências foram pessoas LGBTI+, negros e mulheres. O ápice do número de publicações com esse teor foi registrado já na primeira hora de análise, quando foi identificada uma média de 3,2 mil tweets por minutos. Segundo a Diretoria de Análise de Políticas Públicas (Dapp), a maioria das publicações mencionavam o medo diante dos resultados do primeiro turno.  No dia seguinte, a morte do capoeirista Mestre Moa em Salvador foi citada em 112 mil publicações no Twitter. Também foram identificados conteúdos que noticiavam agressões a jornalistas e eleitores.

Ator José de Abreu critica Regina Duarte por apoio a Bolsonaro

  • Joelmir Tavares | Folhapress
  • 13 Out 2018
  • 17:14h

Foto: Reprodução/Instagram

Apoiador histórico do PT, o ator José de Abreu disparou uma série de críticas neste sábado (13) à atriz Regina Duarte por fazer campanha para o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), a quem ele chamou de fascista. Regina visitou o deputado nesta semana e tem pedido votos para ele em suas redes sociais, ao mesmo tempo em que critica o PT de Fernando Haddad. Ela rebateu os ataques minutos depois. "Respeitei a posição de @reginaduarte enquanto ela apoiava a direita democrática com Serra, Alckmin, FHC, Doria. Quando apoiou o impeachment. Mas não respeito artista que apoia fascista. O fascismo odeia nossa profissão e nossa classe. Elimina quem discorda e quem é 'diferente'", escreveu Abreu no Twitter, pela manhã. Ainda na rede social, o ator, que está no ar na novela "Segundo Sol", da TV Globo, afirmou: "Nossos colegas, @reginaduarte, sejam artistas, técnicos, gays, lésbicas ou heteros, estamos apavorados com o advento do fascismo. Ninguém mais trabalha sossegado com essa ameaça de trevas sobre nossas almas sensíveis. Não é admissível um colega de tantos anos não respeitar isso!". Em outra mensagem, mais dura, ele acusou a colega de profissão de espalhar notícias falsas: "Bolsa-presidiário existe desde 1991. Sei que você é meio esquecida, não consegue decorar texto há muitos anos (inaugurou o uso de ponto eletrônico para atores na Globo), mas 'dar um Google' evitaria de você passar fake news do fascista que você apoia". Em resposta, também na manhã deste sábado, Regina postou duas imagens em seu perfil no Instagram com comparações, segundo ela, do regime fascista de Benito Mussolini com propostas dos programas de governo de Haddad e de Bolsonaro. As informações postadas pela artista sugerem compatibilidade de projetos do político italiano com planos do candidato petista. "Quem é o fascista...?", escreveu ela na legenda de uma das fotos.

Brasil: Porteiro é morto com tiro em briga por causa de papel jogado no chão

  • G1
  • 13 Out 2018
  • 15:09h

Foto: Reprodução/ TV Anhanguera

O porteiro Guilherme Alves Pereira, de 22 anos, foi morto a tiros, neste sábado (13), durante o trabalho em um condomínio de Itumbiara, no sul goiano. Segundo a Polícia Civil, o vigilante Wallas Gomes de Lima, de 27 anos, é suspeito de cometer o crime após uma discussão por causa de um pedaço de papel jogado no chão. “O vigilante atirou uma bola de papel no lixo da guarita do porteiro, que pediu que ele catasse. Eles iniciaram uma discussão, a certa altura o vigilante colocou ele de costas e atirou na cabeça dele”, disse o delegado responsável pelo caso, Ricardo Chueire. O G1 não conseguiu localizar a defesa de Wallas até a publicação desta reportagem. Ele fugiu do local e não foi encontrado pelos policiais até a publicação desta reportagem. O crime aconteceu por volta das 4 horas deste sábado, no imóvel localizado na Avenida Furnas. Após o crime, o suspeito guardou a arma no cofre da empresa e deixou o local. Chueire informou que vítima e suspeito já tinham se desentendido em outra ocasião. "Houve uma discussão há um tempo a respeito da divisão de um combustível e, desde então, a relação deles estava abalada", declarou o delegado. O corpo de Guilherme foi levado para o Instituto Médico Legal de Itumbiara. Após os exames, foi liberado para a família. A empresa responsável pelos funcionários lamentou, em nota, a morte do porteiro e informou que "as medidas possíveis para evitar e prevenir tal fato são e sempre foram tomadas, como: treinamento apropriado, cursos, checagem de antecedentes, reciclagem, testes psicotécnicos e acompanhamento psicológico dos profissionais". Uma equipe da empresa se deslocou até a cidade para tomar as medidas necessárias: "Neste momento, nos cabe estender todo o amparo possível à família de nosso colaborador, o que estamos realizando desde o momento em que o fato ocorreu".

Crianças ficam penduradas em brinquedo de Parque; veja vídeo

  • G1
  • 13 Out 2018
  • 14:04h

Foto: Nova Nicolândia/Divulgação

Uma falha em um brinquedo conhecido como "mixer" deixou mais de 10 crianças presas na tarde desta sexta-feira (12) em um parque de diversões no centro de Brasília. Funcionários e outros usuários precisaram aparar as vítimas que estavam penduras a cerca de 4 metros de altura. Não houve registro de feridos. Quem participou do resgate disse ao G1 que foram "mais de cinco minutos de desespero". Em uma das gravações, funcionários da manutenção usam uma escada para retirar as pessoas do local (veja vídeo acima).A administração do parque nova Nicolândia conversou com a reportagem e disse que o brinquedo passou por manutenção no dia anterior. O diretor Marco Antônio de Souza afirmou que pensa em desativar o equipamento, adquirido em 2015 pelo parque.O jornalista Stuart Figueiredo estava no brinquedo, por volta das 17h, no momento em que ele parou no ar. Pendurado de ponta-cabeça, ele contou que conseguiu descer, mas os filhos de 10 e 13 anos só foram resgatados depois."A gente vê em filme e não acredita que vai acontecer de verdade. Eu só pensava nos meninos desesperados. A gente foi pra se divertir e aconteceu isso", completou o jornalista. Nas imagens, é possível ouvir os gritos de quem ficou pendurado, preso apenas pelas mãos. Em outra gravação uma mulher aparece pendurada, com o corpo quase todo pra fora do brinquedo. Ela se movimenta tentando sair, até que despenca e é aparada por outras pessoas no solo. A farmacêutica Josiane Pereira também filmou pessoas penduradas no equipamento. Ela disse ao G1 que estava em um brinquedo ao lado, com a família. "Quando vimos as pessoas penduradas, meu marido desceu para ajudar". Segundo Josiane, logo após o resgate, quatro pessoas foram levadas para administração do parque. Algumas chegaram a desmaiar. Lá, as vítimas foram atendidas por brigadistas do local.

TSE lança página para esclarecer informações falsas sobre eleições

  • 13 Out 2018
  • 12:13h

(Foto: Reprodução / YouTube)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou nesta quinta-feira (11) uma página para ajudar a esclarecer os eleitores sobre informações falsas que circulam nas redes sociais sobre o processo eleitoral brasileiro. Além de desmentir os boatos, o tribunal apresenta links de agências de checagem de notícias sobre o assunto, alertando para os riscos da desinformação. Veja a página. Até a tarde desta sexta, a página contava com cinco boatos desmentidos. Entre eles, estão o de que 7,2 milhões de votos foram anulados pelas urnas e o de que a urna autocompleta o voto para presidente quando o eleitor seleciona a tecla "1". As duas informações não são verdadeiras, como reportagens do Fato ou Fake, a seção de checagem de informações falsas do Grupo Globo, já haviam mostrado. O TSE afirma que encaminha todos os relatos de irregularidades que chegam ao seu conhecimento para verificação por parte de órgãos de investigação, como o Ministério Público Eleitoral e a Polícia Federal. O objetivo é garantir a verificação de eventuais atos ilícitos e responsabilizar quem difunde conteúdo falso. Ainda de acordo com o tribunal, até o momento, nenhuma ocorrência de violação à segurança do processo de votação ou de apuração realizado durante as eleições de 2018 foi confirmada ou comprovada.

Meirelles diz que ficará independente no 2º turno e revela desejo de virar 'youtuber'

  • Estadão
  • 13 Out 2018
  • 11:03h

Candidato derrotado à Presidência da República, Henrique Meirelles (MDB) não vai apoiar nem Jair Bolsonaro (PSL) e nem Fernando Haddad (PT) no segundo turno.  Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o ex-ministro da Fazenda não disse qual candidato lhe agrada mais sob o ponto de vista do plano econômico, mas avaliou o que, na ótica dele, seria benéfico na gestão econômica do país.  “Depende de saber qual é. O programa do Haddad é o que está no plano de governo do PT ou o que foi o Lula no primeiro mandato? Se for o Lula 1, foi um bom governo do ponto de vista econômico. Se for o que foi a Dilma, é péssimo, um desastre. Do lado do Bolsonaro, se for o que está dito pelos economistas liberais, é um bom plano. Agora, se for produto mais direto do que o candidato tem dito, algumas vezes com conteúdo estatizante, aí é mais questionável”, afirmou.  Ele ainda falou sobre seu futuro. Disse que não tem planos, nesse momento, de continuar na política, mas revelou que quer se tornar uma espécie de “youtuber”.  “A minha primeira medida concreta será a criação de um canal digital no qual vamos veicular conteúdos, com uma série de especialistas de diversas áreas para falar com todo esse público. Nas pesquisas que fiz, saí com boa imagem da eleição. Isso, de fato, me dá uma possibilidade muito grande de influenciar o debate”, contou.  Meirelles também negou que tenha sido abandonado pelo MDB durante a campanha e afirmou que a primeira medida que o futuro presidente deve tomar na área econômica é “promover o equilíbrio fiscal”.  “É insustentável a presente situação. Precisamos ter um programa de eliminação do déficit primário num espaço de tempo realista, de três anos. E o equilíbrio fiscal passa pela reforma da Previdência. Não adianta tentar fazer mágica. São duas reformas fundamentais, a da Previdência e a tributária”, recomendou. O ex-candidato também negou ter se arrependido de gastar R$ 53,2 milhões na campanha, do próprio bolso, para terminar a eleição com apenas 1,2% dos votos. “Não me arrependo de nada”, assegurou.

Bahia: Aos 31 anos, mulher com 'ossos de vidro' que não passaria dos 2 se casa

  • 13 Out 2018
  • 10:11h

Foto: Reprodução/TV Bahia

O feriado desta sexta-feira (12), Dia de Nossa Senhora Aparecida, ficará marcado nas lembranças da administradora Amanda Brito como a data de mais uma vitória. Aos 31 anos, ela se casou diante da família, em Salvador. O grupo foi o mesmo que ouviu de médicos que Amanda não passaria dos 2 anos, por conta da doença conheciada como ossos de vidro. Cientificamente chamada de osteogenesis imperfecta, a condição é hereditária, não tem cura e é caracterizada pela fragilidade óssea. Ao longo da vida, os portadores podem acumular dezenas e até centenas de fraturas, que são causadas por traumas simples e se iniciam antes mesmo do nascimento, inclusive durante as contrações do parto. A gravidade da doença varia a depender do paciente. Amanda nasceu em Feira de Santana, a cerca de 100 km da capital baiana. Contudo, atualmente, ela mora no Rio de Janeiro. Convivendo com a condição, ela ultrapassou diversas barreiras até conseguir se formar em administração e passar em um concurso público. A administradora ainda mantém um blog, onde expressa reflexões sobre a vida. "Nunca esteve na minha lista de prioridades, de fazer na vida, casar. Sempre fui muito focada na cerreira, mas acredito que, quando a gente encontra alguém que vale a pena celebrar o amor, a celebração não pode deixar de existir", disse Amanda. O pedido de casamento foi feito de uma forma nada convencional. O noivo, Fabiano Orleans, que é fotógrafo, pediu Amanda em casamento durante um passeio surpresa de helicóptero, em São Paulo. Mas Salvador foi a cidade escolhida pelo casal para a cerimônia. "Eu tirei a caixa e mostrei a caixa para ela, a aliança e tal. Aí o fotógrafo falou: 'Olha, não tem para onde correr. Daqui você não sai. Não tem paraquedas'", contou Fabiano. O casamento foi realizado na Igreja Santo Antônio da Barra, na Ladeira da Barra, centro da capital baiana. Além das famílias dos noivos, muito amigos compareceram à cerimônia. A noiva chegou às 17h na igreja. Acompanhada da mãe, ela seguiu até o noivo, que estava visivelmente nervoso. Em seguida, os dois disseram sim. "É emocionante. Acho que passa um filme pela nossa cabeça. Toda a nossa tragetória até aqui e o que a gente espera viver daqui para frente. Viver em união, com muito amor. Todo mundo merece", relatou Amanda. Emocionada ao ver a filha caçula se casando, Cristina dos Santos, mãe de Amanda, comemorou a união. "É a coroação de uma tragetória de muita luta, mas também de muita fé e de muito amor", contou.

Conquista: Ministra da Eucaristia passa mal e morre durante missa em louvor a Nossa Senhora Aparecida

  • Blog do Rodrigo Ferraz
  • 13 Out 2018
  • 09:11h

(Foto: Blog do Rodrigo Ferraz)

Durante a celebração  dos festejos da comunidade Nossa Senhora Aparecida, no Conjunto da Vitória, em Vitória da Conquista, a Ministra da Eucaristia, conhecida como Dona Zilda, passou mal, foi encaminhada ao hospital, mas chegou sem vida. O fato causou grande comoção entre a comunidade. Dona Zilda era uma pessoa muito querida na localidade. A qualquer momento mais informações.

Brasil: Carro desce rua sozinho, e ladrões se atrapalham em tentativa de assalto; assista ao vídeo

  • G1
  • 13 Out 2018
  • 08:08h

Foto: Reprodução - G1

Uma tentativa de assalto chamou a atenção dos moradores do bairro Cidade Verde, em Cambé, no norte do Paraná, na manhã desta sexta-feira (12). O carro dos ladrões desceu a rua sozinho, e eles se atrapalharam.  As imagens mostram que ao descer a rua, o veículo bateu em uma lixeira e depois em uma pilha de tijolos. Os assaltantes tiveram um trabalhão para tentar alcançá-lo. Um deles quase foi atropelado. Quando um dos ladrões conseguiu conter e frear o carro, os demais também entraram no veículo e chamaram o último assaltante, que ainda estava na casa. Na sequência, o grupo fugiu. A PM disse ainda que os assaltantes obrigaram os moradores a ficar em silêncio e disseram que estavam armados. O grupo tentou pegar vários objetos da residência, inclusive uma televisão, mas não conseguiram levar. Até a última atualização da reportagem, os assaltantes não tinham sido presos. Os moradores da residência que foi alvo da tentativa de roubo não ficaram feridos.

Família descobre estupro após menino de 8 anos anunciar 'gravidez'

  • G1
  • 13 Out 2018
  • 07:09h

Gerivaldo Andrade, de 39 anos, foi preso após confessar estupro em menino de 8 anos — Foto: Arquivo Pessoal

O estoquista Gerivaldo Andrade do Espírito Santo, de 39 anos, foi preso pela Polícia Civil em Cubatão (SP), após estuprar um menino de oito anos. O crime foi descoberto depois que a criança, assustada, disse aos pais que "nasceria um bebê" da barriga dele. As investigações foram realizadas pela equipe da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) da cidade, assim que o caso foi comunicado e registrado. O menino foi submetido a exames no Instituto Médico Legal (IML), que confirmaram, preliminarmente, o abuso sexual. "A família estava reunida, no domingo de eleições, quando o menino comentou com os pais que um bebê iria sair da barriga dele. Eles conversaram com o filho, que disse o que havia acontecido no dia anterior", contou a delegada Mayla Ferreira Hadid, titular da DDM. Segundo informações apuradas pela polícia, o estupro ocorreu em uma casa vizinha à da vítima. "Gerivaldo trabalha como cuidador de idosos aos fins de semana e, nessa residência, vive um conhecido da família do menino, que foi até lá e acabou surpreendido pelo homem", completa.O relato, junto com o laudo do IML, sustentou as ordens de prisão temporária, válida por 30 dias, e de busca e apreensão autorizadas pela 1ª Vara Criminal de Cubatão, a pedido da Polícia Civil. Os mandados foram cumpridos com apoio dos policiais dos três distritos da cidade. A operação foi divulgada nesta quinta-feira (11). Gerivaldo, que até então não tinha passagem criminal, foi encontrado no lugar de trabalho, em uma loja na região central de São Vicente, cidade vizinha. "Ele não resistiu. Em depoimento, confessou o crime", afirma a delegada. A ordem de busca e apreensão era para a residência do suspeito, no bairro Vila dos Pescadores, em Cubatão. "Encontramos e apreendemos o celular dele, que tinha imagens de pornografia infantil. Ele alegou que era de grupos de WhatsApp. Registramos o flagrante pelo armazenamento desse conteúdo", finaliza. O estoquista é natural de Sergipe e se mudou para o litoral paulista em 2016. Além do celular, na casa dele foram apreendidos objetos que serão submetidos a análise, e a polícia investiga a existência de possíveis outras vítimas. Gerivaldo foi encaminhado à Cadeia Pública.

Facebook diz que hackers roubaram dados de 29 milhões de usuários

  • G1
  • 12 Out 2018
  • 18:49h

Foto: Ben Margot/AP

O Facebook disse, nesta sexta-feira (12), que os hackers responsáveis por um ataque à rede social descoberto em setembro tiveram acesso às contas de cerca de 29 milhões de pessoas e roubaram nome e detalhes de contato dos usuários. Para checar se sua conta foi afetada acesse a Central de Ajuda do Facebook (disponível somente em inglês). A empresa informou no dia 28 de setembro que os hackers haviam roubado códigos de acesso digital, permitindo o acesso a quase 50 milhões de contas de usuários, mas não confirmou, na época, se as informações haviam sido realmente roubadas. Em nota, a empresa disse que, em 15 milhões de contas, os invasores acessaram nomes e detalhes de contato (incluindo número de telefone, e-mail ou ambos), dependendo do que os indivíduos tinham em seus perfis. Em outras 14 milhões de contas, os hackers também acessaram outros detalhes, incluindo nome de usuário, gênero, localidade/idioma, status de relacionamento, religião, cidade natal, data de nascimento, dispositivos usados ??para acessar o Facebook, educação, trabalho e os últimos 10 locais onde estiveram ou em que foram marcados.

Itororó: Nove veículos se envolvem em grave engavetamento

  • Informações do G1|BA
  • 12 Out 2018
  • 17:06h

Nove veículos se envolvem em acidente na região de Itoróró, no sul da Bahia — Foto: Keile Araújo

Nove veículos se envolveram em um engavetamento na manhã desta sexta-feira (12), no km 630 da BA-130, na região de Itororó. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que atendeu ao caso, informou que não houve registro de óbitos, nem número exato de feridos. Disse apenas que quando os policiais chegaram ao local do acidente encontraram apenas duas vítimas, de 30 e 53 anos, sendo socorridas pelo Samu. Conforme do G1, a queima de mato às margens da rodovia provocou um grande volume de fumaça, o que prejudicou a visibilidade dos motoristas e acabou causando o engavetamento. Depois da batida, alguns carros começaram a pegar fogo e seis deles ficaram destruídos pois foram tomados pelas chamas. Uma grande fumaça preta se formou por conta do incêndio nos carros e todos os ocupantes conseguiram deixar os veículos a tempo. A polícia utilizou um carro pipa para conter as chamas dos carros. Muitos objetos das pessoas que seguiam nos carros ficaram espalhados pela rodovia após o engavetamento. As duas vítimas encontradas pela PRE, ainda no local do acidente, foram encaminhadas, conscientes, para o Hospital Regional de Vitória da Conquista, a cerca de 132 km de Itororó. 

Carros tomados pelas chamas ficaram destruídos após engavetamento na BA-130, no sul da Bahia — Foto: Keile Araújo

Brasil possui o sexto maior mercado de trabalho informal do mundo

  • Folha
  • 12 Out 2018
  • 14:52h

(Foto: Reprodução-Google)

Um levantamento da consultoria A.T. Kearney apontou que o Brasil é o sexto país com nível mais alto de economia informal. Segundo Sachin Mehta, sócio da empresa, em entrevista à Folha, pelos menos US$ 655 bilhões (R$ 2,48 trilhões no câmbio atual) são movimentados sem declaração adequada, o equivalente a 36,5% do PIB. O país ocupa uma posição pior que a de todos os outros que compõem o Brics e está à frente de vizinhos como a Venezuela (que ocupa a 8ª posição), a Argentina (23ª) e o Uruguai (25ª). Os melhores colocados são os Estados Unidos e o Japão, de acordo com a Folha de S. Paulo. “Conforme as condições econômicas melhoram, o nível de informalidade tende a cair. Isso se soma ao advento, nos últimos anos, dos meios de pagamento digitais, que aceleram o processo de formalização”, afirmou Sachin Mehta. O empresário disse ainda que um aumento de 10% ao ano do uso de pagamentos eletrônicos, que permitem um maior controle das receitas geradas, reduziria o percentual de informalidade no Brasil para 29,9% nos próximos cinco anos.

Alexandre Frota tem nome negativado por dívida de pensão e pedido de prisão será feito

  • Extra Globo
  • 12 Out 2018
  • 13:06h

(Foto: Extra Globo)

A Justiça de Brasília deferiu o pedido de protesto feito pelos representantes de Mayã Frota contra o pai, Alexandre Frota. O nome do recém-eleito deputado federal por São Paulo está negativado. Ou seja, Frota não pode requerer financiamentos ou fazer compras através de crediários. A decisão certificada pela diretora da 4ª vara de Família de Brasília, Renata Bittar, se baseia nos trâmites do processo que Mayã move contra Frota pela dívida de pensão alimentícia. Na segunda-feira, 15, será pleiteado ainda o pedido de prisão do ex-ator. No último dia 10, Alexandre Frota pagou parte da pensão devida, cujo montante agora é de R$ 42. 418,39 e propôs um acordo, mas os advogados de Mayã rejeitaram que ele parcelasse o débito e tampouco que depositasse em juízo. Um pedido de prisão já havia tramitado no fim de setembro, mas de acordo com a Justiça Eleitoral, o ainda candidato não poderia ser detido num prazo de 15 dias. O que já passou. Mayã nasceu em maio de 1999. Em agosto, do mesmo ano, Samantha Gondim, a mãe do garoto, entrou com pedido de pensão na Justiça através da Defensoria Pública. A Justiça havia pré-determinado o pagamento de dez salários mínimos, mas Frota teria oferecido apenas R$ 200 na época, o que não foi aceito pela mãe do menino.