Crise entre Bolsonaro e PSL embaralha planos para eleição de 2020

  • por Igor Gielow | Folhapress
  • 10 Out 2019
  • 13:02h

Foto: Alan Santos I PR

O imbróglio entre o presidente Jair Bolsonaro e seu partido, o PSL, deverá impactar a formatação da disputa municipal de 2020. As principais atenções estão voltadas para São Paulo, principal capital do país e peça importante na construção do tabuleiro para a eleição presidencial de 2022.
Na cidade, já está colocada como pré-candidata a deputada federal Joice Hasselmann. Só que ela está no meio de um tiroteio na seção paulista do partido, e não do lado mais forte na atual conjuntura. Hoje, seu principal cabo eleitoral é o líder do PSL no Senado, Major Olímpio (SP), que está em conflito aberto com os filhos do presidente. O deputado federal Eduardo, que o sucedeu como presidente do PSL-SP, e o vereador Carlos (PSC-RJ) trocam farpas com o senador.
Além disso, eles estimulam a suspeita corrente no partido sobre a ligação próxima de Joice com o governador João Doria (PSDB), que é presidenciável não assumido. Isso é vocalizado por aliados do principal concorrente da deputada na postulação pela vaga em 2020, o deputado estadual Gil Diniz, conhecido como Carteiro Reaça. Se Bolsonaro deixar o PSL, é dado como certo que Joice o seguiria. Noves fora as dúvidas se ela manteria o mandato, o que enseja discussões jurídicas já em curso, provavelmente o grupo que lhe é hostil em São Paulo também iria para a nova casa. Major Olímpio tenderia a reassumir o controle do PSL-SP, numa espécie de rompimento branco com o presidente.

Assim, há o risco duplo para a deputada: perder o mandato por infidelidade e, depois, ficar sem a indicação à prefeitura.O diretório paulista anda conflagrado desde que Eduardo o assumiu, no meio do ano. O deputado tem operado para cassar dirigentes que não considera alinhados, e tem sofrido contestações judiciais disso. Clima semelhante ocorre no Rio de Janeiro, sede do clã Bolsonaro. Lá, o filho senador do presidente, Flávio, não conseguiu expulsar do PSL os filiados que se recusaram a retirar o apoio ao governador Wilson Witzel (PSC), que negou proximidade com o Planalto e diz ser candidato em 2022.
Um racha no partido quase certamente engordaria o apoio ao governador. O PSL não tem uma candidatura natural no Rio, dado que Flávio está no centro da investigação que mais ameaça o clã do pai hoje, acerca de irregularidades com dinheiro da Assembleia Legislativa do estado e eventuais ligações com milicianos. O nome do deputado estadual Rodrigo Amorim, notório por quebrar uma placa com o nome da vereadora assassinada Marielle Franco durante a campanha de 2018, é ventilado, mas ele é considerado próximo de Witzel, o que dificulta a acomodação apesar de sua amizade com Flávio.
O DEM do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ), é um dos beneficiários possíveis da crise. Seu pré-candidato a prefeito, Eduardo Paes, tende a ganhar sem um candidato competitivo à direita. Quando PSL e PSC romperam, houve até a possibilidade de os demistas integrarem a gestão Witzel, mas isso acabou abortado. Em outras capitais, mesmo enquanto ainda era conhecido como o partido do presidente, há uma anemia de nomes. Em Curitiba, o favoritismo do prefeito Rafael Greca (DEM) já coibia as intenções do deputado federal Delegado Francischini, cujo filho, o também deputado pelo Paraná Felipe, também entrou em atrito com o presidente e seus filhos.
Em um dos bastiões do bolsonarismo nas urnas de 2018, Santa Catarina, a capital Florianópolis pode até ter um prefeito apoiado pelo governador Carlos Moisés (PSL), mas dificilmente ele sairá da sigla em crise. A tradição local de cruzamento entre partidos de centro-direita deverá ser mantida, com talvez um nome do PP na disputa.

Agente penitenciário é encontrado morto no presídio Nilton Gonçalves

  • Redação
  • 10 Out 2019
  • 08:30h

Um agente penitenciário foi encontrado morto no presídio Nilton Gonçalves, em Conquista, na manhã de hoje (quinta-feira). A informação foi obtida junto a Polícia Militar. A causa da morte está sendo investigada, após a chegada do Departamento de Polícia Técnica. O nome do servidor não foi divulgado.

Governador Rui Costa adia viagem ao Vaticano

  • Redação
  • 10 Out 2019
  • 07:57h

Rui avaliará dia a dia situação de policiais na Bahia para definir nova data | Foto: Reprodução

O governador Rui Costa (PT) aditou a viagem que faria na noite desta quarta-feira (9) para a Europa. No domingo (13), ele acompanharia a canonização de Irmã Dulce. A assessoria de imprensa do Governo informou ao bahia.ba ue ainda não há uma nova data prevista para a viagem. O próprio governador avaliará dia a dia para definir o dia de embarque. O Governo do Estado monitora a movimentação de policiais militares. Na madrugada desta quinta-feira (10), equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) abordaram um PM que estava fora de serviço, com duas armas e colete balístico, em uma motocicleta, próximo do Shopping Paralela. O militar foi conduzido até a Corregedoria, onde prestou esclarecimentos.

Polícia Civil apura se há ligação de ataques em Salvador com grupo que convocou greve

  • BN
  • 09 Out 2019
  • 18:08h

(Foto: Reprodução)

A Polícia Civil informou, nesta quarta-feira (9), que apura se os ataques a estabelecimentos comerciais em Salvador tem ligação com o grupo de policiais militares que anunciou a paralisação das atividades. De acordo com o órgão, há indícios que apontam que "as ações foram coordenadas para gerar sensação de insegurança". "Já foram solicitadas perícias nas munições encontradas, imagens de câmeras da SSP e de segurança privadas", informou a PC por meio de nota.  "Não temos ocorrências desta natureza e, esta coincidência com os acontecimentos, logo depois do anúncio de greve, é determinante para o início das apurações", afirmou delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito. Equipes dos departamentos de Polícia Metropolitana (Depom) e de Inteligência Policial (DIP) também buscam testemunhas das ações de vandalismo.  

Conquista: 2 adolescentes estão internados no Hospital de Base com suspeita de sarampo

  • BRF
  • 09 Out 2019
  • 15:57h

(Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

Dois adolescentes estão internados no Hospital de Base de Vitória da Conquista com suspeita de sarampo. Segundo informações obtidas junto a unidade, eles são considerados pacientes em trânsito, ou seja, não são da cidade e estavam passando pela capital do Sudoeste baiano, quando deram entrada no hospital. Até o fim de semana deverá sair o resultado do exame para confirmar, ou não, se ambos estão com a doença. Para garantir a dose da vacina, basta procurar a unidade de saúde mais próxima de casa com a caderneta de vacinação em mãos. Em Vitória da Conquista, a meta é vacinar 26.627 crianças e 60.462 adultos do público alvo. “Precisamos 95% desse público vacinado. Mas na campanha a vacina será seletiva, ou seja, quem estiver com o cartão em dia não precisa tomar a vacina”, destaca a coordenadora de Imunização, Elba Sampaio.

Autismo e Superação serão temas da Palestra “Tudo o que eu posso Ser”; evento promovido pelo Rotary Clube de Brumado acontecerá no dia 26 de outubro em Brumado

  • Redação
  • 09 Out 2019
  • 11:48h

(Divulgação)

Nicolas Brito Sales nasceu com autismo, ficou anos sem falar, não conseguia expressar sentimentos e não interagia. Hoje, juntamente com a mãe Anita Brito e o pai Alexander Sales, ele ministra palestras por todo o Brasil, é fotografo premiado e compartilha suas vitórias com uma alegria e um carisma indescritíveis, cativando a todos por onde passa. O projeto TUDO O QUE EU POSSO SER, também título do último livro de Nícolas e Anita, tem como objetivo disseminar o máximo de informações sobre o autismo e sobre o convívio, aprendizagem, inclusão e sociabilização, apoiando famílias, educadores e profissionais relacionados ao tema. Já são mais de 1000 palestras ministradas desde 2011, emocionando e motivando centenas de pessoas a superarem os seus desafios e levando informação sobre o TEA pelo Brasil. Anita Brito é doutoranda pela USP (Universidade de São Paulo) em neurociência e estudos sobre TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) e Mestre em Dialogismo e Literatura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Alexsander Sales é formado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui MBA em logística empresarial pela FGV. Trocou sua carreira nas corporações pelo ativismo e pelo trabalho de conscientização da sociedade sobre o TEA e desde 2015, se dedica a ministrar cursos e palestras pelo brasil e exterior, juntamente com Nicolas e Anita.

A palestra acontecerá no dia 26 de outubro no Clube Social de Brumado e as camisas serão vendidas na Realiza Seguros por R$ 30,00. O ingresso para o evento será a camisa.

As palestras e workshops sensibilizam e motivam pessoas a superarem os seus desafios, conscientizando e levando informações sobre o tema para:

- Médias e Grandes empresas
- Institutos
- Escolas
- Universidades
- Hospitais/Clínicas
- Comunidades/ONGs

Excelência Gastronômica: Inaugurado em Brumado o Restaurante “Porco com Rapadura”

  • 09 Out 2019
  • 11:36h

Foto: Reprodução

Natural de Piatã, o renomado chef de cozinha Geraldo Oliveira, ganhou ainda mais notoriedade ao vencer recentemente o Concurso Panela de Bairro da Rede Bahia de Televisão com o prato Virado de Cabrito com Farofa de Torresmo, segunda maior votação do programa, uma criação bem típica que encantou os internautas e o público participante. Conforme anunciado pelo Brumado Urgente, o chef que tem um grande apreço pelo município de Brumado inaugurou neste sábado (05), o seu restaurante na Capital do Minério, o “Porco com Rapadura”. Numa bela festa que teve a participação do cantor brumadense Bruno Caíres. O empreendimento gastronômico já mostrou o seu padrão de excelência, aliando comodidade, qualidade, excentricidade e muita alegria. Localizado na Rua Pentecoste, 134 (atrás da EPC) o “Porco com Rapadura” que, inclusive, é um dos pratos principais do chefe do restaurante, oferece uma grande variedade de comidas típicas do Nordeste. Um dos destaques sempre será a musica de boa qualidade que estará sempre acompanhando os clientes na degustação do que há de melhor na cozinha da região. Então você não pode deixar de conhecer o “Porco com Rapadura”.

Vereador Elias Piau é autor do projeto do Dia Municipal da Conscientização sobre Atrofia Muscular Espinhal

  • Brumado Urgente
  • 09 Out 2019
  • 10:24h

O vereador Elias Piau fez um pronunciamento muito contundente ressaltando a importância da conscientização sobre a AME (Foto: Brumado Urgente)

O objetivo do projeto é promover a conscientização da população brumadense, com um foco especial sobre a classe médico-científica e os órgãos públicos sobre a AME - Atrofia Muscular Espinhal, que é uma doença neuromuscular degenerativa de ordem genética. Segundo a explanação do vereador Elias Piau, autor do projeto, são necessários estímulos a pesquisas e se divulgar constantemente os avanços obtidos, como também apoiar atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade em auxílio aos portadores da doença, multiplicando informações, realizando debates no sentido de ampliar o leque das políticas públicas voltadas aos cuidados e tratamentos. Agosto foi colocado como o mês mundial da conscientização sobre a AME, o que corroborou ainda mais para a criação do projeto que estipula a data de 20 de agosto como Dia Municipal de Conscientização sobre a AME, o qual foi aprovado por unanimidade em sua primeira votação, o que deverá ser confirmado na próxima sessão do dia 14 de outubro. “É extremamente importante falarmos sobre essa doença, pois a conscientização não só dos portadores, como também dos familiares e das autoridades é muito valiosa para que avanços sejam obtidos”, discorreu Elias Piau de forma emocionada, citando ainda que “só quem conhece de perto os efeitos da AME sabe o quanto é importante a conscientização, então, nesse sentido a Câmara de Vereadores de Brumado está de parabéns, pois deu mais uma demonstração de compromisso social. Agradeço aos meus colegas por compreenderem a importância de nosso projeto”.

(Divulgação)

Aracatu: homem é morto na zona rural após discussão em bar; suspeito de ser autor do homicídio fugiu

  • Brumado Urgente
  • 09 Out 2019
  • 09:13h

O caso está sendo investigado pela Delegacia de Aracatu (Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

Por volta das 21h desta terça-feira (08) uma guarnição da PM de Aracatu foi informada que havia ocorrido uma tentativa de homicídio na zona rural, na localidade conhecida como Olaria. Feita a devida diligência ao local, se verificou a existência de uma vítima identificada por Cleone Silva Pereira, 32 anos, a qual havia evoluído para óbito. Segundo informações de populares o autor identificado como Ramon dos Santos Teixeira, 22 anos, estava junto com a vítima bebendo em um bar quando se desentenderam e o autor saiu dizendo que iria em casa e voltaria, momento em que retornou com uma arma de fogo artesanal e efetuou o disparo fugindo em seguida a bordo de uma motocicleta Honda CG 125 de cor prata tomando destino ignorado. 

Celso de Mello segue Fachin e vota pela condenação de Geddel e Lúcio

  • Redação
  • 09 Out 2019
  • 08:50h

ulgamento terá continuidade na próxima semana Redação | Foto: Rosinei Coutinho/ SCO/ STF/ CP

O ministro Celso de Mello seguiu Edson Fachin e votou pela condenação do ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB) e do ex-deputado Lúcio Vieira Lima (MDB), durante sessão na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal, nesta terça-feira (8). O processo é referente à apreensão de cerca de R$ 51 milhões em dinheiro em um apartamento em Salvador, em 2017. O caso foi responsável pela prisão de Geddel no mesmo ano. “Estão plenamente comprovados nos autos a materialidade e a autoria do delito de lavagem de dinheiro”, disse o ministro em seu voto, que será concluído na próxima semana. O julgamento foi suspenso. Ainda faltam votar os ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia. Geddel e Lúcio são acusados pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Médico guanambiense e noiva morrem após colisão entre caminhão e carro no interior de São Paulo

  • Agência Sertão
  • 09 Out 2019
  • 08:04h

(Fotos: Reprodução)

Um grave acidente foi registrado no final desta tarde de terça-feira (08) na rodovia Engenheiro Thales de Lorena Peixoto Júnior (SP-318), em São Carlos (SP). Segundo o site São Carlos Agora, o condutor do caminhão relatou que seguia na rodovia, sentido Ribeirão Preto – São Carlos e no Km 249, o Volkswagen UP, com placas de Guanambi/BA que vinha no sentido oposto rodou e colidiu fortemente contra a frente do caminhão carregado com arame. Ainda segundo o site, o carro ficou totalmente destruído e seus dois ocupantes tiveram morte instantânea. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o socorro da administradora da rodovia foram ao local para socorrer às vítimas, no entanto nada pode ser feito.  A Polícia Militar foi acionada e comunicou o fato à Polícia Civil para a realização da perícia no local. Uma das vítimas é a paulistana Fernanda Coimbra Pacheco. A outra, segundo apurou a Agência Sertão, foi o seu noivo, o guanambiense Abner Brito Santos Donato. Fernanda era médica neurologista e atuava em São Carlos. Abner também era médico, ele era proprietário de uma clínica de medicina nuclear em Guanambi. Abner era filho de Rubens Donato, gerente de uma revenda de veículos em Guanambi. A família de Abner só soube do acidente no final da noite e está providenciando o reconhecimento e a liberação do corpo. O corpo de Adner será transladado para velório e sepultamento em Guanambi.

Alteração na Lei Maria da Penha prevê apreensão de armas de agressor

  • Agência Brasil
  • 09 Out 2019
  • 07:41h

Texto sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro foi publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (9) | Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Alteração na Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006) sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (9) prevê a “apreensão imediata de arma de fogo sob a posse de agressor em casos de violência doméstica”. De acordo com o texto, caso o agressor possua registro de porte ou posse de arma de fogo, tal informação deverá ser juntada aos autos do processo investigativo. A lei determina, ainda, que a instituição responsável pela concessão do registro ou da emissão do porte seja notificada da ocorrência. Outra mudança na legislação assegura o “acesso à educação com a previsão de prioridade dos dependentes de vítimas de violência familiar em instituições de ensino básico próximas ao seu domicílio”. Para o Planalto, as novas regras representam “salto significativo no combate à violência contra a mulher”. A cada 7,2 segundos uma mulher sofre agressão física no Brasil, de acordo com o projeto Relógios da Violência, do Instituto Maria da Penha (IMP).

Brumado comemora mais uma conquista com a adesão ao Programa ODS da ONU

  • Ascom | PMB
  • 09 Out 2019
  • 07:27h

A audiência realizada no IFBA (Foto: Ascom | PMB)

Os avanços obtidos no setor educacional de Brumado continuam rompendo barreiras e ganhando, cada vez mais, o reconhecimento das grandes instituições, inclusive no âmbito nacional.

A nova conquista foi muito comemorada pelo prefeito Eduardo Vasconcelos que. na manhã desta terça-feira (08), em viagem a Salvador, em audiência na Reitoria do IFBa, onde ficou acordada uma parceria da mais alta relevância, em que Brumado aderiu ao programa da ONU, ODS - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, o qual permitirá a implantação de uma série de ações a serem desenvolvidas no planeta até o ano de 2030.

A oficialização da adesão acontecerá em um evento que será realizado em parceria com o Jornal CORREIO da Bahia no auditório do próprio IFBahia, campus Brumado, no próximo dia 22.  Na reunião, que contou com a presença do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, de seu assessor Carlos Magno Novaes, do presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Antônio Carlos Tramm, do diretor do Worldwatch Institute – Brasil (WWI-Brasil), Eduardo Athayde e da gerente comercial do jornal CORREIO da Bahia, Luciana Gomes, os detalhes começaram a ser ajustados para esse momento tão importante. 

A reunião realizada na sede do Correio 24H (Foto: Ascom | PMB)

A adesão acontece em decorrência do Fórum Mineração e Sustentabilidade, promovido, em agosto, pela CPBM, WWI-Brasil e CORREIO.  Brumado, conhecida como “capital do minério”, vem fazendo por merecer esse título ao consolidar inúmeros avanços importantes, alcançados pelo Executivo, deixando os protagonistas do evento muito orgulhosos da participação nesse processo, conforme declarou o gestor que ainda argumentou que “eu sempre venho dizendo que a gente precisa ir até lá, ao futuro, pegá-lo com as mãos e trazê-lo até nós. Os ODS vão nos conectar com o mundo e com todas as suas novas vertentes de sustentabilidade”.  

O chefe do executivo brumadense ainda destacou que “nós estamos bem avançados no ODS-4, que é o da Educação, pois 100% das nossas escolas já são em tempo integral, e alcançamos o índice 6,1 no IDEB ainda em 2017, quando a previsão do Ministério da Educação era a de que a nota 6 só seria alcançada em 2021. Queremos mostrar esse exemplo para outros municípios minerários e avançar nos demais indicadores”.   

O extenso trabalho neste setor prioritário dialoga com outros tipos de ODS, como é o caso da merenda escolar que é servida nas escolas do Município, que perfazem 4 refeições por dia, para alunos, professores e funcionários.

São mais de 40 mil refeições por dia privilegiando sempre produtos de agricultores familiares da região e a prefeitura, agora, está buscando, de todas as formas, instalar placas de energia solar para suprir a demanda energética das escolas, com a instalação de placas de energia solar nas escolas do Município, o que irá gerar uma grande economia futura, já que mais de mil aparelhos de ar condicionado já foram instalados nas salas de aulas.

Então, neste contexto, Brumado tem tudo para desenvolver o programa da ONU de forma muito competente.

Prefeitura de Brumado realiza 12 inaugurações simultâneas no Loteamento Maria de Lourdes

  • Ascom | PMB
  • 08 Out 2019
  • 18:46h

O Loteamento ficou com um aspecto bem mais moderno (Foto: Ascom | PMB)

O setor de infraestrutura do município de Brumado vem tendo uma grande evolução, preenchendo o déficit urbano e resgatando a autoestima de milhares de famílias. Na última sexta-feira (04), uma nova ação realizada pela administração “Educar para Libertar”, representou essa evolução de forma vigorosa, já que foram realizadas 12 inaugurações simultâneas. O cenário foi o loteamento Maria de Lourdes que recebeu a pavimentação de 10 ruas e 2 avenidas. A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Eduardo Vasconcelos, do vice-prefeito Édio Pereira, dos secretários municipais e vereadores. A comunidade também se fez presente e agradeceu a administração municipal que vem correspondendo às expectativas e realizando uma série de ações na área de atualização urbana no referido bairro.

O momento de execução do Hino Nacional (Foto: Ascom | PMB)

Comandante da 34ª CIPM declara que PM de Brumado continua garantindo a segurança da população

  • Brumado Urgente
  • 08 Out 2019
  • 18:17h

O comandante da 34ª CIPM, major Mário Cabral afirmou que a PM continua garantindo segurança da população brumadense (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Após as especulações de uma possível deflagração da greve dos policiais militares da Bahia, a qual, nesse primeiro momento, teria um foco específico em Salvador, o clima de apreensão da população brumadense teve uma elevação, já que, no último episódio desse gênero há anos atrás muitas ocorrências aconteceram, tendo os saques a estabelecimentos comerciais como um dos principais delitos praticados. Em contato com o comandante da 34ª CIPM, major Mário Cabral ele informou que não existe nada oficial nesse sentido e que a corporação de Brumado continua normalmente na ativa, garantindo a segurança da população em toda a sua circunscrição. Sobre um possível agravamento da crise, o major transmitiu uma nota oficial: 

O comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Anselmo Brandão, negou na tarde desta terça-feira (8) a informação de que exista uma greve deflagrada em âmbito estadual. 

Em Brumado, o Major PM Mário Cabral, comandante da 34a CIPM, também afasta a existência de greve na Companhia,  asseverando que "os policiais militares estão atuando normalmente nos doze municípios e distritos que estão sob responsabilidade da unidade. As operações policiais estão e serão mantidas, isso para salvaguardar a manutenção da paz social, missão precípua da Polícia Militar", declara o Major.