Casos ativos da Covid-19 sobem na Bahia e atingem o maior número desde 5 de setembro

  • Lula Bonfim
  • 27 Nov 2020
  • 19:22h

Feira de Santana é uma das cidades que mais apresenta crescimento dos casos | Foto: Reprodução

Os casos ativos da Covid-19 na Bahia registraram um novo aumento nesta sexta-feira (27) e chegaram a 8.986, conforme boletim publicado no fim da tarde pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). É o maior número desde 5 de setembro, quando os dados oficiais apontavam para 9.153 casos ativos.

Nas últimas 24 horas, o estado teve 1.919 novos casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, além de 22 óbitos em decorrência da doença. Desde o primeiro registro da Covid-19 no estado, no dia 6 de março, são 394.300 contaminados e 8.207 mortes.

 Os 10 municípios baianos com mais casos ativos da Covid-19 são Salvador (1.438), Feira de Santana (384), Vitória da Conquista (235), Santo Antônio de Jesus (208), Lauro de Freitas (159), Irecê (158), Ilhéus (156), Teixeira de Freitas (150), Santa Rita de Cássia (149) e Itabuna (122).

 LEITOS DE UTI

A taxa de ocupação dos leitos de terapia intensiva reservados para o tratamento da Covid-19 registrou uma leve alta, de 64% para 65%. As regiões do estado com o maior número de vagas ocupadas são o extremo-sul (80%), onde se encontram Porto Seguro, Eunápolis e Teixeira de Freitas; e o centro-leste (78%), onde se encontra Feira de Santana.

Covid-19: 'Salve-se quem puder' ou 'morra quem morrer'

  • Fernando Duarte
  • 27 Nov 2020
  • 17:47h

(Foto: Reprodução)

Pode até não ser uma segunda onda de contaminação, porém os números da Covid-19 no Brasil começam a reacender os alertas sobre a doença no país. Na Bahia, não chega a ser muito diferente. Os novos casos voltam a preocupar e, em meio à desmobilização de leitos, é preciso ficar atento para não haver um colapso do sistema de saúde, nosso principal receio desde que a ameaça do coronavírus chegou por aqui. E tudo isso passa pela consciência da população, algo bem difícil de controlar após meses de restrições.

Ninguém aguenta quarentena ou isolamento social por mais tempo. O limite da paciência foi ultrapassado há tempos, porém não há nenhum remédio diferente desse para enfrentar a pandemia. A medicina evoluiu e sabe mais sobre a doença, mas ainda assim existem perguntas não respondidas. As vacinas, por mais que tenhamos perspectivas otimistas, não estão tão palpáveis quanto gostaríamos e é improvável uma imunização maciça da população ainda no primeiro semestre de 2021. Ou seja, esse processo de distanciamento social não tende a acabar rapidamente.

Porém a população que conseguiu lidar com a quarentena relativamente bem dá sinais de cansaço. O período eleitoral foi um exemplo real dessa fadiga. Por mais que soubéssemos que não era recomendável aglomerar pessoas, sobraram episódios de multidões durante o processo ou até mesmo para celebrar vitória nas urnas. Parte por falta de exemplo dos postulantes, mas também porque a mensagem contraditória de autoridades públicas não contribuiu para levar consciência à arraia miúda. O salve-se quem puder - ou morra quem morrer, dependendo do interlocutor - esteve vivo o tempo inteiro e acabou intensificado nos últimos meses.

É difícil prever exatamente qual vai ser o alcance desses episódios de desrespeito às recomendações sanitárias. Mesmo os especialistas não conseguem chegar a um consenso que permita confirmar a necessidade de endurecer medidas restritivas ou manter o ritmo de flexibilização adotado. Na Bahia, onde aparentemente a Covid-19 pareceu sob controle, a sensação de que o medo foi maior do que a própria doença se torna um adversário a mais nesse embate.

Enquanto um imunizante não alcançar boa parte da população, as discussões sobre aberturas e fechamentos farão parte da nossa rotina. Independente de uma segunda onda - ou apenas continuação da primeira -, o mais certo é não subestimar a doença.

Ipiaú: Cães são resgatados após ficarem ilhados em trecho do Rio de Contas

  • Giro em Ipiaú
  • 27 Nov 2020
  • 16:44h

Foto: Reprodução / Giro em Ipiaú

Dois cachorros foram resgatados após ficarem ilhados devido à elevação do nível do Rio de Contas, em Ipiaú, no Sudoeste. O resgate ocorreu nesta quinta-feira (26). Segundo o Giro em Ipiaú, três canoístas ficaram comovidos com a situação e fizeram o resgate dos cães. Ao chegar no outro lado do rio, os animais receberam alimentação e ficaram de ser avaliados. O caso dos cachorros está relacionado com o aumento do nível da Barragem de Pedra, em Jequié. Desde a semana passada tem sido feita a programação para defluência das águas do reservatório.

Geração distribuída de energia solar cresce em 118% na Bahia

  • Redação
  • 27 Nov 2020
  • 15:39h

Potência instalada aumentou de janeiro a outubro de 2020 na comparação com todo o ano passado | Foto: Foto: Leonardo Silva/Divulgação Seinfra

O conceito de geração distribuída de energia solar vem sendo adotado em residências e também em empresas na Bahia. A potência instalada baiana cresceu 118% na comparação de janeiro a outubro de 2020 com todo o ano passado, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e divulgado pela Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado da Bahia (Seinfra) nesta sexta-feira (27). A capacidade para produção energética a partir da fonte solar no estado aumentou de 63,2 MW para 138,3 MW no período.

De acordo com a Seinfra, aproximadamente, 90% dos municípios baianos já possuem locais que tenham a presença de placas fotovoltaicas gerando a própria energia. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), as cidades com maior capacidade instalada são Salvador, Barreiras, Lauro de Freitas, Camaçari e Amélia Rodrigues.

Os principais benefícios para implantação das placas em imóveis ou estabelecimentos comerciais são o financeiro e o ambiental. No financeiro, a redução do custo pode chegar a atingir o valor mínimo a ser pago na conta de luz. Sobre o meio ambiente, o aproveitamento energético de origem renovável e limpa contribui com o conceito de sustentabilidade.

O Atlas Solar é uma ferramenta que vem ajudando na abertura de empresas do setor energético na Bahia. “Em 2018, lançamos o Atlas com objetivo de atrair novos negócios na área de energia solar no estado. Dois anos depois, podemos analisar de uma forma muito positiva e, principalmente, por termos a segunda maior capacidade instalada da fonte fotovoltaica na geração distribuída da região Nordeste, atrás apenas do Ceará”, destaca Marcus Cavalcanti, secretário de Infraestrutura do Estado.

Líder em geração
Nos empreendimentos com grande capacidade instalada, a Bahia se mantém na liderança nacional da geração de energia a partir das fontes solar e eólica. A fonte solar produziu 1.376,72 GWh entre os meses de janeiro e setembro de 2020, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Ainda de acordo com a ONS, a energia eólica gerou 12.590,21 GWh no mesmo período. Juntas, seriam capazes de atender aproximadamente 13 milhões de residências.

Os parques eólicos Ventos de São Januário 01, 03, 04, 13, 14 e 22 e Serra do Vento e a usina fotovoltaica do Aeroporto de Salvador entraram em atividade neste semestre e contribuem na consolidação desse resultado. Hoje, são 32 empreendimentos solares e 178 eólicos em operação comercial no estado. Mais seis parques eólicos já estão em fase de teste e devem entrar em funcionamento nos próximos meses no território baiano.

Dupla de Ituaçu lança o primeiro clipe do projeto “VINIIARA”; assista

  • Alessandro Anjos Inácio
  • 27 Nov 2020
  • 14:20h

O projeto visa demonstrar a versatilidade dos músicos, mesclando elementos do forró, da música baiana, ritmos africanos e também latinos. (Foto: Divulgação / Marllon Ramos)

Residentes em Ituaçu, os artistas buscaram referenciar a potencialidade artística da terra natal trazendo como inspiração grandes nomes da música nacional: Moraes Moreira, Gilberto Gil, Novos Baianos e as primeiras bandas locais de Ituaçu, como Lira e Jandira. A construção do projeto ainda conta com a valorização de elementos naturais e culturais da região, onde foi buscado explorar a sensibilidade nos cenários históricos e nostálgicos da cidade. “O colorido e a nostalgia estão presentes ao longo de todo projeto. O enxergo como um arauto de felicidade e alegria para o atual momento que vivemos”, diz Iara Cristielle. Inicialmente pensado em 2019, após um maior entrosamento musical nas redes sociais ocasionado pela repercussão do lançamento de ‘Lua, Sol e Forró’ - Single de VINI e Rayne Almeida, composto pelo cantor Edigar Mão Branca -, ambos sugeriram a possibilidade de uma colaboração musical. A idéia amadureceu e frutificou com o lançamento de ‘Tangerina’, primeiro cover gravado juntos. Um ano depois, com a premissa de celebrar a parceria, nasce ‘VINIIARA’, um projeto musical que visa demonstrar a versatilidade de ambos através de quatro músicas distintas que mesclarão elementos do forró, da música baiana, ritmos africanos e também latinos. “Estamos vivenciando o novo normal devido à pandemia, a realidade nos impulsiona a buscar novas alternativas para explorar a criatividade. Dessa forma, construímos todo o projeto pautado na idéia de ser algo distribuído totalmente no meio digital”, comentam os artistas.

Caetité: INB retomará a produção de urânio na próxima terça-feira (1º); evento contará com a presença do Ministro de Minas e Energia

  • Sertão Hoje
  • 27 Nov 2020
  • 12:17h

A Unidade de Concentração de Urânio (URA) da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), localizada em Caetité, no sudoeste baiano. (Foto: Divulgação / INB)

Na manhã da próxima terça-feira, dia 1º, às 11h, a Unidade de Concentração de Urânio (URA) da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), localizada em Caetité, no sudoeste baiano, realizará uma cerimônia para marcar a retomada da produção de urânio no Brasil. O evento contará com a presença do Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Durante a cerimônia, será realizada uma detonação, simbolizando o início da lavra a céu aberto em uma nova área da Unidade: a Mina do Engenho

ACM Neto: ‘Lamento que estejam fazendo palhaçada nas redes sociais’

  • Eduardo Dias / Matheus Morais
  • 27 Nov 2020
  • 10:34h

(Foto: Reprodução)

O prefeito ACM Neto (DEM) desabafou na manhã desta sexta-feira (27), durante anúncio sobre o Carnaval 2021, em evento no Elevador Lacerda, na Praça Municipal, sobre os rumores de que a prefeitura de Salvador implantaria novas medidas de restrição para o combate ao coronavírus, que em “hora nenhuma disse que ia anunciar medidas restritivas”, e que estão de “palhaçada nas redes sociais”.

“Lamento que estejam fazendo palhaçada nas redes sociais. Fica a minha palavra de repúdio aos aproveitadores de plantão. Hora nenhuma eu disse que ia anunciar medidas restritivas. Disseram que a gente ia voltar atrás em decisões tomadas. Peço respeito ao trabalho que estamos desenvolvendo. Estamos fazendo um trabalho sério”, disse.

Neto afirmou ainda que foi muito cobrado durante o ano no enfrentamento à pandemia e que toda decisão que tomou foi discutida ao lado de Bruno Reis, seu atual vice-prefeito e próximo sucessor no Poder Executivo Municipal.

“Eu fui muito cobrado esse ano. Nunca cedi a qualquer tipo de interesse de quem quer que seja. Eu tenho certeza que o prefeito Bruno Reis compartilha de nossa filosofia. Muita vezes Bruno me ajudou a decidir. As decisões que serão comunicadas, são compartilhadas”, concluiu.

Aras defende que cassação por candidatura laranja deve atingir toda a chapa eleitoral

  • Política Livre
  • 27 Nov 2020
  • 10:23h

(Foto: Reprodução)

O procurador-geral da República Augusto Aras defendeu nesta quinta, 26, que a cassação de candidaturas deve atingir toda a chapa eleitoral do partido beneficiado por ‘laranjas’, pessoas que se lançam candidatas apenas para garantir o cumprimento de cotas. A manifestação foi enviada em uma ação movida pelo Solidariedade (SD).

O ponto em discussão é a exigência legal de que ao menos 30% das candidaturas dos partidos devem ser femininas e a punição prevista a quem usar ‘laranjas’ para burlar a lei. A legenda pede que seja dada interpretação de que somente as candidaturas laranja e aqueles que se beneficiaram delas devem ter os registros cassados. Para Aras, esse cenário é ineficiente e levaria ao fim da política pública afirmativa.

“Isso porque, se o indeferimento do registro recair apenas sobre as candidaturas laranjas, correr o risco de ser descoberto passa a valer a pena. É um incentivo para que os partidos infratores se beneficiem da própria torpeza”, afirmou. “Nesse sentido, tudo continuará como antes: poucas mulheres se candidatam verdadeiramente aos cargos eletivos e um menor número delas é eleita”.

A manifestação de Aras segue entendimento firmado em agosto do ano passado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). À época, a Corte cassou o mandato de seis dos 11 vereadores da Câmara de Valença do Piauí (PI) que se beneficiaram de cinco candidatas classificadas como laranjas, pois tiveram votação inexpressiva, não praticaram atos de campanha e nem tiveram gastos declarados nas prestações de conta.

O Solidariedade alegou que manter a punição a toda a chapa poderia até reduzir o número de mulheres eleitas, pois atingiria candidatas que não tem relação com as laranjas. Aras, no entanto, destacou que tal cenário ‘pode ocorrer ou não, a depender das circunstâncias de cada eleição’.

“Como também pode ocorrer, em consequência da referida cassação de registro, a eleição de um número maior de mulheres de outro partido político. O importante aqui não são os números concretos de cada certame eleitoral, mas a adequação, a necessidade e a proporcionalidade em sentido estrito da política pública como um todo”, afirmou.

O entendimento firmado pelo TSE no ano passado deve seguir de referência para a análise de casos semelhantes, como a investigação sobre candidatas laranjas do PSL em Minas Gerais e em Pernambuco. Foi nesta investigação que o ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio foi indiciado pela Polícia Federal e denunciado pelo Ministério Público Eleitoral em outubro de 2019.

Brumado Eleições 2020: Chapa do PDT poderá ser anulada pelo TSE e com isso a legenda corre o risco de perder a vaga conquistada

  • Brumado Urgente
  • 27 Nov 2020
  • 09:34h

(Fotocomposição: Brumado Urgente)

Algumas mudanças feitas pelo TSE para tornar o pleito eleitoral deste ano mais igualitário foi fixar o percentual mínimo de 30% para as candidaturas femininas, dando assim uma maior visibilidade às mulheres na política.

Em Brumado, os partidos buscaram atender em sua plenitude essa nova legislação, mas, uma possível irregularidade poderá fazer uma chapa partidária toda ser anulada pelo TSE, caso o fato seja apurado e comprovado.

A legenda em questão é o PDT – Partido Democrático Trabalhista, que conquistou uma das vagas a vereador, mas que teria inscrito uma candidatura que ainda não está deferida pela justiça eleitoral, a qual poderá ser motivo de cancelamento de toda a chapa, já que estaria em desacordo, justamente com o percentual mínimo de 30% de vagas femininas.

O caso em questão trata-se da candidata Ducilene da Silva Meira, a qual teria sido escolhida pelo partido para substituir Maria Aparecida Barros, que teve o pedido de registro indeferido.

O fato é que Ducilene não obteve um voto sequer, o que poderá configurar como candidatura laranja, que se ficar comprovado pelo TSE vai culminar no indeferimento.

Caso haja mesmo a condenação e a consequente queda da chapa, um novo coeficiente eleitoral vigorará e um novo candidato ocupará a vaga.

Vale ressaltar que todo o processo será desencadeado juridicamente, não podendo ser do dia para à noite. 

Enfim, a Bahia começa o redesenho da sua economia, com Porto Sul e Fiol

  • Levi Vasconcelos
  • 27 Nov 2020
  • 08:33h

Imagem: Animação/ Governo da Bahia

Rui Costa visitou ontem o canteiro de obras do Porto Sul, em Ilhéus, algo simbólico, mas expressivo: a Bahia dá os primeiros passos na construção da logística que vai redesenhar o mapa econômico do estado.

O Porto Sul e a Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), já liberada, construídos em cronogramas sincronizados com previsão para conclusão em meados de 2022, para além, vai conectar o litoral baiano com o agronegócio no oeste, que hoje usa portos de Recife (PE), Vitória (ES) e Santos (SP). Além disso, a ponte Salvador-Itaparica completa a conexão.

Segundo João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, ao longo dos mais de 600 quilômetros da Fiol há uma série de jazidas minerais, como de prata, níquel e ferro, cuja exploração é emperrada pela falta de logística.

Espaço amplo

Leão diz que a hora de essa área tirar o atraso chegou. É agora.

— Vamos apresentar um longo mix de oportunidades minerais num leque de abrangência de 80 quilômetros de cada lado da ferrovia. Isso numa área em que os índices de desenvolvimento econômico são dos mais baixos.

Como a pandemia e as eleições ocupam a mídia, a retomada não teve o destaque merecido, mas o deputado Tum (PSC), produtor de manga e uva em Casa Nova, hoje usando portos de Recife para exportar, diz que é um salto:

— Para nós, isso quer dizer que a Holanda e a Bélgica, nossos destinos mais frequentes, ficam mais próximos.

Veja lista dos 10 deputados federais que mais gastaram cota parlamentar

  • Redação
  • 27 Nov 2020
  • 08:11h

(Foto: Reprodução)

O deputado João Maia, do PL do Rio Grande do Norte, é o líder de gastos de cota parlamentar na Câmara dos Deputados até agora. A informação é da coluna de Guilherme Amado, da revista Época.

Segundo a publicação, o parlamentar gastou R$ 471 mil até a quinta-feira passada , principalmente com gastos de divulgação da atividade parlamentar.

A cota é o dinheiro que os deputados têm para usar com divulgação, passagens aéreas, aluguel de escritório e carros, serviços postais, entre outros.

Veja a lista dos dez deputados que mais gastaram a cota parlamentar:

1- João Maia (PL-RN) – R$ 471,3 mil

2- Jesus Sérgio (PDT-AC) – R$ 444,6 mil

3- Manuel Marcos (REP-AC) – R$ 443,1 mil

4- Wellington Roberto (PL-PB) – R$ 442,1 mil

5- Marcelo Ramos (PL-AM) – R$ 438,7 mil

6- João Daniel (PT-SE) – R$ 428,8 mil

7 – Luiz Carlos (PSDB-AP) – R$ 427,5 mil

8 – Gonzaga Patriota (PSB-PE) – R$ 420,5 mil

9 – Frei Anastacio Ribeiro (PT-PB) – R$ 414,5 mil

10 – Silas Câmara (REP-AM) – R$ 413,3 mil

Brumado: Coelba comunica desligamento programado da rede elétrica para sexta-feira, dia 27; confira os locais

  • Redação
  • 27 Nov 2020
  • 07:18h

(Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

A Coelba, através do seu Departamento de Comunicação, comunica aos consumidores de Brumado, que nesta sexta-feira, dia 27, haverá desligamento programado da rede elétrica, das 10h às 16h30, no Povoado Espinheiro, localizado na zona rural. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

Jovem presa após ser flagrada com maconha na Bahia seria paga para entregar droga em rodoviária

  • Informações do G1/BA
  • 27 Nov 2020
  • 07:16h

Jovem é presa após ser flagrada com mais de 20kg de maconha em mala na Bahia — Foto: Divulgação/PRF

A jovem de 20 anos que foi presa pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), após ser flagrada com 26 tabletes de maconha em uma mala, seria paga para entregar a droga na rodoviária de Mossoró. A prisão ocorreu na quarta-feira (25), quando o ônibus interestadual onde a jovem estava foi abordado pelos policiais na BR-116, região de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Segundo a PRF, o ônibus saiu de São Paulo (SP) e seguia para Mossoró (RN). Durante a abordagem e fiscalização no coletivo, a equipe encontrou na mala da suspeita os 26 tabletes, cada um com 1kg, totalizando 26 kg de maconha. Quando a droga foi achada, a jovem disse que a entregaria na rodoviária da cidade de Mossoró (RN), onde seria paga pelo transporte. Ela foi presa e encaminhada à Delegacia de Vitória da Conquista.

Políticos torram fundo eleitoral, mas guardam fundo partidário para 2022

  • Redação
  • 27 Nov 2020
  • 06:56h

Até agora foi usado pouco mais de 5% de fundo partidário, que deve destinar em torno de R$ 1 bilhão às legendas neste ano | Foto: Reprodução

Políticos que concorreram a algum carro de poder nas eleições municipais de 2020 torraram o fundo eleitoral, mas pouparam dinheiro do fundo partidário para as eleições de 2022. De acordo com a coluna Painel, da Folha de S.Paulo, sobre o fundo eleitoral, que tem orçamento de R$ 2 bilhões, das 33 legendas, só o PRTB e o Novo, esse último amplamente financiado por empresários, recusaram a verba.Com relação ao fundo partidário, até agora candidatos declararam uso de pouco mais de 5% da verba do fundo, que neste ano deve destinar em torno de R$ 1 bilhão às legendas. Apesar de nem todo esse dinheiro ser passível de uso nas eleições, muitos partidos estão fazendo caixa para 2022, quando, além da Presidência da República, estarão em disputa a Câmara dos Deputados, um terço do Senado, os governos estaduais e as Assembleias Legislativas.

ANTT define novas medidas para o transporte interestadual

  • Agência Brasil
  • 26 Nov 2020
  • 18:33h

(Foto: Reprodução)

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estabeleceu novas medidas a serem adotadas nos serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros para prevenção à disseminação do novo coronavírus. A resolução que atualiza regras já determinada pela agência, foi publicada nesta quinta-feira (26) no Diário Oficial da União, e, diferente da norma anterior, não trata do transporte ferroviário de passageiros.

A nova resolução entra em vigor em 1º de dezembro e valerá enquanto durar a situação de emergência de saúde pública, definida pelo Ministério da Saúde. O serviço de transporte internacional continua suspenso, enquanto houver a restrição de entrada de estrangeiros no país. Entretanto, a ANTT pode autorizar o transporte em casos excepcionais, como o retorno de brasileiros ou estrangeiros aos seus respectivos países de origem.

De acordo com a norma, as empresas que operam os serviços de passageiros devem adotar medidas para limpeza e desinfecção dos veículos, em especial para manter a qualidade do ambiente climatizado e impedir a proliferação de microrganismos nocivos à saúde. As empresas também devem estratégias para minimizar o contato entre os passageiros e instruí-los, a cada viagem, acerca das medidas básicas de higienização.

No caso de veículos não climatizados, a ANTT recomenda que as janelas permaneçam abertas durante a viagem.