Monumento a Getúlio Vargas tem marcas de abandono na Serra do Marçal

  • Resenha Geral
  • 18 Fev 2015
  • 16:12h

As marcas do abandono são patentes (Foto: Resenha Geral)

O monumento em homenagem ao ex-presidente Getúlio Vargas foi edificado na Serra do Marçal, em 31 de agosto de 1950. Na época o ex-prefeito de Vitória da Conquista que veio a governar a Bahia, Regis Pacheco, compareceu ao ato de inauguração do obelisco com o imponente busto do homenageado que estava em campanha presidencial. O monumento tem a expressão “O verdadeiro sentido da brasilidade é a marcha para o oeste”. Dados históricos contidos no site da PMVC.A Serra do Marçal, na BA 263, estrada que liga Vitória da Conquista a Itabuna, possui um dos mais belos traçados de todas as rodovias existentes no Estado da Bahia. Ao lado do obelisco poderia ser construído um mirante para que os turistas pudessem apreciar a beleza da Serra do Marçal. Muitos dão uma rápida parada para o registro em fotografias. O local, de grande valor histórico, precisa receber atenção da Prefeitura para que o monumento seja preservado contra atos de vandalismo. Uma iluminação no local por certo embelezaria as noites na Serra do Marçal e serviria para valorizar o monumento. A Uesb – Universidade Estadual do Sudoeste, com o curso de História, pode contribuir com a restauração do obelisco de Vargas.

A estrada da Serra do Marçal é uma das mais belas da Bahia (Foto: Resenha Geral)


Comentários

  1. Pâmella Karoline

    "É uma estrada muito linda, toda aspiral. Gostaria de saber o porquê do nome Serra do "Marçal". Se alguém puder me informar, ficaria muito grata com a informação."

  2. Pâmella Karoline

    "É uma estrada muito linda, toda espiral. Gostaria de saber o porquê do nome Serra do "Marçal". Se alguém puder me informar, ficaria muito grata com a informação."