Benefícios do Açaí são comprovados pela Ciência

  • 17 Fev 2015
  • 16:20h

(Foto: Reprodução)

A partir da década 1990, com o aumento da pressão internacional para a preservação da Amazônia, os produtos florestais não-madeireiros ganharam importância como alternativa para evitar desmatamentos e queimadas. Essa exposição da Amazônia, na mídia mundial, chamou a atenção para diversos frutos regionais, como o guaraná, cupuaçu e o poderoso açaí. Poderoso, por quê? 

Prevenção do Câncer: Açaí contêm antocianinas, um tipo de antioxidante que se crê desempenhar um papel importante na prevenção do câncer. As antocianinas são responsáveis pelas ricas cores em preto, vermelho e roxo da fruta. A pesquisa constatou que eles podem ter um efeito preventivo e significativo sobre o câncer.

Diminui o colesterol: Um estudo publicado na revista Nutrição descobriu que ratos alimentados com dietas ricas em gordura, juntamente com a polpa do açaí tinham níveis mais baixos de colesterol total e LDL (“mau”) do que os ratos que foram alimentados com dietas ricas em gordura, sem polpa de açaí. As antocianinas no açaí também podem ajudar a reduzir níveis de colesterol.

Quando observarmos diversos atletas, nutricionistas e médicos consumindo um determinado produto é bom ficarmos atentos. Oaçaí, que é rico em ferro, magnésio, cálcio e manganês é umfruto de uma palmeira do Pará que passou então a ganhar admiradores em todo o Brasil melhorando os índices de doenças cardiovasculares e até de colesterol e triglicerídes. 
 
E foi o amplo consumo da fruta no país e sua riqueza nutritiva que estimularam o professor Roberto Soares de Moura, pesquisador da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) a investigar cientificamente os benefícios do açaí para saúde. O resultado não poderia ser melhor: ficou comprovado que o açaí é anti-hipertensivo, reduz o nível de colesterol ruim do sangue (evitando o entupimento de artérias) e diminui a resistência insulínica, combatendo o diabetes.
 
Além de tudo isso, o açaí é antioxidante devido à quantidade e à qualidade de polifenóis –  substâncias com ação contra os radicais livres. Isto quer dizer que também é um ótimo aliado contra a velhice, rugas e queda de cabelo. O ácido oleíco do açaí induz a produção de uma substância no cérebro que gera sensação de saciedade – o que é muito bom para quem quer perder peso.
 
O açaí também é energético e um tônico natural e é aí que está a explicação para que tantos atletas – acostumados a treinos mais intensos – sempre tomem o açaí para repor as energias. Em Brumado, o Kabana Natural é o espaço que mais vende açaí do município com um atendimento diário de dez horas com uma equipe a venda de atendimento capacitada. Wanderson Azevedo (Tiquinho) e Fernando Santos, sócios na empresa, estimam um crescimento do consumo superior a 50% do último verão. “Além das propriedades benéficas do açaí, somos rigorosos na qualidade do produto e na diversidade de opções para melhor atender nossos clientes e isso atrai e fideliza.” – afirmou Tiquinho. “Já era um consumidor inveterado, mas uma das minhas motivações em montar um negócio de açaí foi justamente ao descobrir os valores salutares que poderíamos oferecer aos consumidores ao mesmo tempo proporcionando o prazer de uma deliciosa degustação gelada neste nosso clima que traz calor o ano inteiro” – completou Fernando.

Saúde do Coração: Um estudo publicado na edição de junho de 2011 da revista Atherosclerosis descobriu que o suco de açaí protege contra a aterosclerose (endurecimento das artérias), inibindo a produção de citocinas pró-inflamatórias. Os benefícios de redução do colesterol mencionados acima também contribuem para o papel do açaí na manutenção de um coração saudável.
 
 
Ricos em antioxidantes: estudos sobre o Açaí roxo foi encontrados altos níveis de atividade antioxidante. Os Antioxidantes são benéficos porque lutam contra os radicais livres e com isso há grandes baixas nas quantidades associadas com as taxas de câncer, doença cardíaca e derrame.
 
 
Suporte do Sistema imunológico: Os antioxidantes no açaí, incluindo altos níveis de vitamina C, podem ajudar a impulsionar o sistema imunológico.
 

Anti-inflamatório: Houve alguns resultados promissores em estudos que mostram que o açaí pode ajudar com os sintomas de doenças devido à inflamação crônica, como asma e doenças autoimunes. Um estudo revelou que o açaí pode ser um inibidor de COX-1 e COX-2 inibidor natural, o que significa que ele pode ajudar a inibir a dor e a inflamação, sem os efeitos colaterais ou prescrição de COX-1 e COX-2.
 

Anti-envelhecimento: Os antioxidantes no Açaí pode ajudar a reduzir os efeitos do envelhecimento. Flavonóides e antocianinas protegem as células dentro do corpo e pode reduzir a degeneração das células, ajudando a manter o corpo saudável e jovem.
 

Perda de Peso: Empresas que vendem açaí afirmam que muitas vezes ele acelera o metabolismo. Embora contém aminoácidos que se acredita ser essencial para um metabolismo saudável, ainda há muito pouca evidência científica para provar que comer Açaí há uma ajuda na perda de peso. Dito isto, bagas do Açaí são muito ricas em fibras e pobre em calorias e qualquer alimento com essas qualidades, quando consumidos em lugar de lanches carregados de calorias, a vontade ajuda a pessoa a manter um peso saudável.

Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.