Brumado: Greve dos funcionários da Coelba continua e serviços podem ser prejudicados

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 12 Dez 2013
  • 13:26h

O delegado do Sinergia em Brumado, Walter Maciel de Souza, afirmou ao BU que a greve foi inevitável (Foto:Daniel Simurro / Brumado Urgente)

A greve deflagrada esta semana pelos funcionários da Coelba, que foi intitulada “Chega de Hipocrisia!”, teve a sua continuidade nesta quinta-feira (12), o que revela impasse nas negociações segundo o sindicato. Em Brumado, os cerca de 40 funcionários da concessionária aderiram ao movimento e estão de braços cruzados, o que já não acontecia há cerca de 10 anos. Os serviços estão somente sendo feitos pelas empresas terceirizadas, que vêm se desdobrando para manter o fornecimento de energia na sua normalidade. Os riscos para a população existem, já que, caso venham a ocorrer problemas de maior monta, como na subestação, nem mesmo os funcionários das terceirizadas são capazes de resolver. O Brumado Urgente falou com o delegado local do Sinergia (Sindicato de Energia do Estado da Bahia), que é ligado a CUT, Walter Maciel de Souza, o qual relatou que “não houve outro meio se não paralisar as atividades, já que a nossa pauta de reivindicações está sendo ignorada, até o momento, pela direção da empresa”. Questionado sobre quais seriam as principais reivindicações da categoria, ele respondeu que “as questões principais são a melhoria no nosso plano de saúde, com uma forma de pagamento mais adequada; a efetividade do plano de cargos e salários, o pagamento integral do abono e a estabilidade no emprego”. O delegado do Sinergia fez questão de afirmar que “a questão do plano de saúde é séria, pois não estamos tendo condições de pagar as constantes majorações, tanto nós ativos e os aposentados nos vemos nos riscos eminentes de poder sofrer consequências severas. A empresa precisa apresentar uma proposta decente, pois a situação atual é realmente muito preocupante”. A equipe do Brumado Urgente flagrou equipes das empresas terceirizadas se desdobrando para equalizar o déficit de funcionários no campo, já que, neste período de chuvas, as quedas de energia são mais constantes. Uma nova mesa de negociação está marcada para hoje e os funcionários esperam que o bom senso venha a imperar e a greve possa terminar, tranquilizando assim a população. Vale ressaltar que a greve não atingiu os setores administrativos da empresa, já que estes também são terceirizados. 

Os funcionários das empresas prestadoras de serviços à Coelba estão se desdobrando para manter a normalidade dos serviços (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.