Casos de malária devem crescer 50% no Brasil este ano

  • 16 Mai 2018
  • 17:00h

Projeção feita pelo pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz Cláudio Maierovitch aponta que o Brasil poderá ter um aumento de 50% nos casos de malária neste ano. Até março, o País registrou 50 mil infecções. Pelos cálculos do pesquisador, com base nos dados de janeiro e fevereiro, até o fim do ano os registros poderão chegar a 293 mil. O avanço esperado é de proporção semelhante à que foi identificada em 2017. Depois de seis anos de queda, a malária voltou a aumentar no País no ano passado e a preocupar autoridades sanitárias e especialistas. Em 2017, foram notificados no País 193 mil casos, 50% a mais do que o registrado no ano anterior. Diante do aumento de casos, um comitê assessor decidiu na semana passada preparar uma carta de alerta para o governo brasileiro. A retomada de crescimento da doença por dois anos consecutivos ocorre pouco tempo depois de o Brasil comemorar o avanço no combate à malária. 

Encruzilhada e Paratinga recebem Rastreamento do Câncer de Mama

  • 16 Mai 2018
  • 16:00h

O Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama chega esta semana aos municípios de Encruzilhada, na Região de Vitória da Conquista, e Paratinga, na região de Ibotirama. Serão oferecidas mamografias gratuitas a mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. Em Encruzilhada, o atendimento começa nesta quarta-feira (16), com a unidade móvel estacionada na Praça Nélson Pales. A meta da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) é atender a 1.091 mulheres dentro da faixa etária preconizada. Já em Paratinga, a unidade móvel estará estacionada na Unidade de Saúde Jackson Brandão Teles, no Bairro Vermelho. O atendimento começa na próxima segunda-feira (19), até 2 de junho. No município, a meta de atendimento está em 1.818 mulheres. Para atendimento, é necessária apresentação de documento de identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia.

Lula ficará impossibilitado de votar se continuar preso na sede da PF

  • 16 Mai 2018
  • 15:00h

Se o ex-presidente Lula (PT) continuar preso na sede da Polícia Federal em Curitiba, não poderá votar, já que o local não é uma unidade prisional e não receberá urnas.  De acordo com a Coluna do Estadão, do jornal O Estado de S.Paulo, se Lula for transferido para um presídio, poderá votar porque seu caso ainda não foi transitado em julgado. No entanto, se a unidade for no Paraná, ele só poderá votar em presidente, já que não transferiu o título no prazo.

Vocalista brumadense é destaque em shows realizados em Minas Gerais

  • Brumado Urgente
  • 16 Mai 2018
  • 14:00h

Foto: Divulgação

A Banda Farra do Gordinho, que tem como vocalista o brumadense Darlan, realizou diversos shows musicais no último final de semana em Minas Gerais. A banda passou pelas cidades de Januária e Montes Claros e foi bem recebida pelo público. De acordo com o vocalista da banda, esse foi um momento espetacular "Foi maravilhoso, saímos de nosso estado e recebemos o carinho de fãs de cidades maiores que Brumado, jamais imaginaria isso, mais ao mesmo tempo é um sinal de que nosso trabalho vem crescendo bastante". Darlan contou ainda que em Januária a banda gravou um CD ao vivo e a expectativa é de que ele seja lançado nas próximas semanas "Januária sempre foi uma cidade que abraçou nosso trabalho e assim que apareceu a oportunidade de fazer um show lá, já marcamos pra realizar a gravação, o público cantou todas nossas músicas e foi bem receptivo com a gente, ficando até um gostinho de quero mais", comentou o vocalista.

Bandidos tomam moto do ator Marcello Novaes

  • 16 Mai 2018
  • 13:00h

O ator Marcello Novaes assaltado na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (16). O crime aconteceu na Avenida Érico Veríssimo. Na abordagem, os bandidos levaram a moto do artista, que não ficou ferido. Segundo o jornal Extra, durante esta madrugada, o batalhão responsável por aquela região, o 31º Batalhão de Polícia Militar, informou que o veículo do ator, que foi rastreado, estaria na área da Avenida Leopoldo Bulhões, em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio.

Campanha Maio Amarelo é realizada pela segunda vez em Brumado

  • 16 Mai 2018
  • 12:00h

Foto: Divulgação

O Maio Amarelo é realizado em 27 países, e é promovido no Brasil pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). O ONSV começou a campanha em 2013, mobilizando imprensa, fabricantes, governo e sociedade em torno da segurança no trânsito. O evento traz uma certa semelhança com outras campanhas adotadas pela Saúde, por exemplo, como Dezembro Vermelho (Contra a Aids) e Outubro Rosa (Contra o Câncer de Mama). Em Brumado, o evento está em sendo realizado pela segunda vez consecutiva. Considerado importante por toda a gestão municipal, a consciência no trânsito é enfatizada durante todo o mês de maio. Parcerias como: Polícia Rodoviária Estadual, SAMU, Exército, Diversos Setores da Prefeitura, entre outros, viabilizam a propagação das dicas e ensinamentos. Além de diversas autoridades municipais, estiveram presentes também no evento ocorrido na tarde da última segunda-feira (14/05), alunos dos colégios Clarice Moraes e Nice Públio, que presenciaram belas explanações de pessoas competentes da área, vídeos educativos, e saíram daquele auditório jovens mais conscientes que, consequentemente, serão adultos mais responsáveis no trânsito. O Coordenador da SMTT em Educação no Trânsito estará, ainda, desenvolvendo campanhas nas Escolas, Colégios, Faculdades, Indústrias e Comércio, coordenando operações educativas e de orientação. No final, foram distribuídos laços amarelos (símbolo da campanha) para todos os presentes lembrarem de se conscientizar e respeitar o trânsito sempre, e não somente durante o mês de Maio.

Inscrições abertas para o curso pré-vestibular Universidade para Todos, são ofertadas 100 vagas para Brumado

  • Brumado Urgente
  • 16 Mai 2018
  • 11:00h

Foto: Ilustrativa

A partir desta quarta-feira (16), estão abertas as inscrições para o processo seletivo para o curso pré-vestibular do Programa Universidade Para Todos. Serão 14 mil vagas distribuídas pela Bahia. A inscrição pode ser realizada de forma gratuita até o dia 23 deste mês no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). As aulas serão realizadas de 5 de junho a 14 de dezembro. Durante o curso, os alunos terão acesso às disciplinas de Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia. Para se inscrever para o curso, é necessário que o aluno tenha estudado ou estude na rede pública de ensino.

Brumado: IFBA irá oferecer curso de Engenharia de Minas

  • Brumado Urgente
  • 16 Mai 2018
  • 10:00h

Foto: Brumado Urgente

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, campus Brumado, irá oferecer um novo curso na cidade: Engenharia de Minas. O comunicado foi divulgado através de uma Resolução Nº 23, de 10 de maio de 2018, onde há a aprovação do projeto de implantação do referido curso superior no campus de Brumado a partir do segundo semestre de 2018. Essa será mais uma oportunidade para o jovem se inserir no mercado de trabalho como graduação oferecida de forma pública na cidade.

Inaugurada em Brumado a Sala do Empreendedor

  • 16 Mai 2018
  • 09:00h

Foto: Divulgação

Foi inaugurado, na manhã desta segunda-feira (14/05), em parceria com o SEBRAE, o mais novo espaço para os empresários brumadenses, a Sala do Empreendedor. A Prefeitura Municipal de Brumado vê como principal objetivo na Sala do Empreendedor o fortalecimento da economia local em harmonia com o comércio. O Espaço está situado na Rua Dr. Mário Meira, 65 – Centro, ao lado do SEMAC (Antigo Fórum). Em todas as manifestações realizadas pelos presentes, ficou clara a satisfação e contentamento com a inauguração do local. Já na sala, o Prefeito Eduardo Vasconcelos realizou a cerimônia de inauguração ao descerrar a placa – “Sala do Empreendedor – Brumado, 14 de maio de 2018”.A partir desta sala, poderão ser auxiliados todos aqueles que têm uma iniciativa e necessitam de orientações para a abertura de novas empresas, além da desburocratização dos processos. Este espaço deve ser a concentração de órgãos municipais, estaduais e federais envolvidos nos procedimentos de atendimento empresarial. Serão oferecidos serviços de registro, baixa e alterações de inscrições municipais e estaduais, e os serviços prestados pelos setores de fazenda, tributos, posturas, meio ambiente, vigilância sanitária e obras, secretaria de planejamento e urbanismo. Porém, a Sala do Empreendedor tem um potencial para ser maior do que um serviço de desburocratização. A Sala do Empreendedor é uma oportunidade de fomentar o desenvolvimento econômico local e deve ser eficiente no atendimento ao cidadão empreendedor, afinal negócios fortes fazem um município mais forte.

Aposentadoria por idade será aprovada por internet e telefone

  • 16 Mai 2018
  • 08:00h

O INSS deixará de agendar atendimento presencial para a realização de pedidos de aposentadoria por idade a partir de segunda-feira (21). As solicitações, feitas por internet ou telefone, vão ser analisadas automaticamente. Se os dados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis) estiverem corretos, o benefício já será concedido. Só vai ser necessário comparecer à agência se houver alguma pendência na documentação. Após o pedido feito pelo telefone 135 ou pelo site Meu INSS, o segurado recebe um protocolo e pode acompanhar o andamento do processo. Além da aposentadoria por idade que exige 60 anos para mulheres e 65 anos para homens, mais 15 anos de contribuições ao INSS –, o salário-maternidade também será liberado desta forma. A medida deve agilizar a concessão desse tipo de benefício. . As solicitações, feitas por internet ou telefone, vão ser analisadas automaticamente.

Triplex atribuído a Lula é leiloado por R$ 2,2 milhões

  • 16 Mai 2018
  • 07:19h

A unidade triplex do Condomínio Solaris, no Guarujá, atribuída pela Justiça ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi arremata hoje (15) em leilão por R$ 2,2 milhões. O lance vencedor foi feito às 13h55, cinco minutos antes do final do pregão. O comprador que fez o lance, denominado Guarujapar, tem a localidade registrada como Brasília. Além dos R$ 2,2 milhões, ele terá de arcar com a comissão do leiloeiro, de R$ 110 mil, e mais R$ 47.204,28 de débitos condominiais. O apartamento triplex nº 164-A ocupa do 16º ao 18º pavimento do Edíficio Salinas, no Condomínio Solaris. Ele tem área privativa de 215,2 metros quadrados, área comum de 82,6 metros quadrados e duas vagas de garagem. Em 29 de janeiro, o juiz federal Sérgio Moro determinou a venda, em leilão público, do triplex após o imóvel ter sido penhorado a pedido da 2ª Vara de Execução de Títulos Extrajudiciais da Justiça Distrital de Brasília, em processo da empresa Macife contra a OAS. Segundo a defesa de Lula, a decisão dessa penhora, pela própria Justiça, comprovaria ser a OAS a verdadeira dona do triplex, e não o ex-presidente. Na decisão anunciada por Moro, o juiz argumentou que “o imóvel foi inadvertidamente penhorado, pois o que é produto de crime está sujeito a sequestro e confisco e não à penhora por credor cível ou a concurso de credores”. O juiz determinou que os valores a serem obtidos com o leilão do triplex sejam revertidos à Petrobras. Bruno Bocchini – Repórter da Agência Brasil

Brumado: Homem dá entrada no HMPMN com tiro no pé

  • 15 Mai 2018
  • 19:41h

Um homem de identidade ainda não revelada deu entrada no início da noite de hoje (15), no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto com um tiro no pé. Ainda, segundo informações colhidas pela equipe do Brumado Urgente, não se sabe as circunstâncias dessa ocorrência, entretanto, a vítima será ouvida na Delegacia de Brumado para que as autoridades policiais possam tomar as medidas cabíveis. Foi apurado pela equipe do BU que esse mesmo homem recentemente havia dado entrada no Hospital de Brumado, figurando como vítima de um tiro nas costas.

Sac Móvel realiza atendimento em Pindaí, Rio do Antônio, Palmas de Monte Alto e Ibiassucê

  • Brumado Urgente
  • 15 Mai 2018
  • 18:00h

Foto: Divulgação

Os serviços disponibilizados pelo SAC estarão disponíveis nas cidades de Rio do Antônio, Pindaí, Ibiassucê e Palmas de Monte Alto, através da carreta SAC móvel do governo do estado da Bahia ainda durante o mês de maio. Inicialmente está em Rio do Antônio, nesta terça (15) e quarta-feira (16), na Praça Coronel Souza Porto. O próximo destino é a cidade de Pindaí, nos dias 18 e 19 na Praça Genebaldo Correia. A terceira parada será na próxima semana em Ibiassucê, na Praça Oliveira Brito, nos dias 21 e 22. Finalizando os atendimentos na região, vai até Palmas de Monte Alto, na Praça da Bandeira. O atendimento será das 8h às 18h nos quatro municípios.

A partir de hoje, cidadão pode doar a pré-candidato via vaquinha virtual

  • 15 Mai 2018
  • 17:00h

As pessoas físicas que quiserem financiar com recursos próprios o pré-candidato de sua preferência à eleição deste ano podem fazê-lo a partir de hoje (15) via crowdfunding, também conhecido como “vaquinha virtual”. A novidade foi regulamentada neste ano pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após ter sido prevista pelo Congresso na minirreforma eleitoral de 2015. A vaquinha foi aprovada pelos parlamentares depois da proibição da doação de empresas para candidatos. Os pré-candidatos poderão lançar páginas na internet para receber as doações, mas estão vetados de pedir votos diretamente, sob a pena de serem processados por campanha eleitoral antecipada.

Como doar

Para doar, o cidadão deve utilizar uma das empresas intermediadoras cadastradas no TSE. Até o momento 20 plataformas do tipo fizeram o cadastro. A lista completa pode ser encontrada no site do tribunal. A depender da empresa, a doação poderá ser feita via boleto, cartão de crédito ou até mesmo dinheiro em espécie, a depender da empresa que intermediará a transação. Há um limite diário para a doação, de R$ 1064,10 por CPF, previsto pelo TSE como forma de prevenir fraudes. O doador deve ficar atento às taxas administrativas que podem ser cobradas pelo serviço – desde um valor fixo a uma pequena porcentagem do valor doado. Caso a pessoa física queira doar mais do que R$ 1064,10, isso deve ser feito por meio de outra modalidade de doação, diretamente à conta do pré-candidato ou do partido e exclusivamente via transferência bancária. Em todos os casos, o cidadão deve observar o limite de doação de 10% da renda declarada à Receita Federal, previsto na legislação eleitoral. Caso doe mais do que isso, estará sujeito a multa no mesmo valor da quantia em excesso. Todas as doações devem ser identificadas com o nome e CPF do doador. No recibo, devem constar ainda outras informações, como CNPJ do candidato, data e meio de pagamento da doação. O prazo limite para qualquer doação é a data da votação: 7 de outubro para o primeiro turno e 28 de outubro para o segundo turno.

Presidente do Legislativo Brumadense participa de cerimônia de posse de corregedor-geral do MP-BA

  • Ascom CMB - Eliana Costa Silva
  • 15 Mai 2018
  • 16:00h

Foto: Divulgação

Na última quinta-feira, 10 de maio o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, vereador Léo Vasconcelos esteve na cerimônia de posse do corregedor-geral do Ministério Público Estadual para o biênio 2018-2020, o procurador de justiça Zuval Gonçalves Ferreira. Em uma cerimônia bastante concorrida, com a presença de autoridades de diversos órgãos, parentes e familiares o novo corregedor-geral citou a presença do presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Léo Vasconcelos, como um parente ilustre da família. Destacou as atribuições conferidas pela Constituição Federal ao Ministério Público, ressaltando a importância da Corregedoria para o fortalecimento da Instituição. Afirmando que irá trabalhar para cumprir o conjunto de atribuições próprias da Corregedoria, assim como a modernização e atualização institucional Léo Vasconcelos quando do recebimento do convite demonstrou toda a sua satisfação pelo sucesso na carreira do procurador Zuval Gonçalves Ferreira, uma pessoa muito querida da família e também por ser um exemplo de responsabilidade, compromisso e submissão a carreira. “Ficamos extremamente emocionados em participar da cerimônia de posse de Dr. Zuval, pessoa de nossa família, que conquista mais uma grande vitória em sua carreira exemplar. Temos certeza que muitos degraus ainda há de galgar”. Na oportunidade Leo Vasconcelos convidou o novo corregedor-geral do MP para visitar Brumado, declarando o mesmo que assim que puder colocará em sua agenda essa visita.