Morre Olavo de Carvalho, ex-guru do bolsonarismo

  • Bahia Notícias
  • 25 Jan 2022
  • 06:57h

Foto: Reprodução/ Twitter

Morreu, na noite desta segunda-feira (24), o professor Olavo de Carvalho, considerado ex-guru do bolsonarismo e um dos responsáveis pela ascensão do conservadorismo na cena política brasileira. O autointitulado filósofo de 74 anos morreu nos Estados Unidos, onde estava hospitalizado, segundo nota divulgada nas redes sociais.

Carvalho morava na região de Richmond, na Virgínia, e esteve no Brasil em 2021 para um tratamento de saúde em virtude de problemas cardíacos. O retorno dele para os EUA foi marcado por controvérsias, devido a ausência de informações sobre embarque - incluindo trechos terrestres dentro do território brasileiro.

Após manter ascendência sobre o bolsonarismo, especialmente no chamado núcleo ideológico, Carvalho rompeu com o grupo do presidente Jair Bolsonaro, de quem passou a ser crítico, em meio à aproximação do chefe do Executivo com a chamada "velha política". No governo federal, teria sido avalista de indicações como Ernesto Araújo e Abraham Weintraub, ex-ministros das Relações Exteriores e da Educação, respectivamente. 

O professor deixa a esposa, Roxane, oito filhos e 18 netos. A causa da morte não foi divulgada. 


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.