Laboratórios alertam sobre falta de insumos para testes de Covid-19

  • 13 Jan 2022
  • 14:09h

Foto: Freepik

A alta demanda de exames laboratoriais para o diagnóstico da Covid-19 pode levar à falta de insumos necessários para a realização desses testes. O alerta foi feito pela Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed).

Diante da alta considerável de casos de infecção pelo novo coronavírus, principalmente vinculada à variante Ômicron, houve um significativo aumento da capacidade produtiva global de testes, tanto PCR como de antígeno. Caso os estoques não sejam recompostos rapidamente, poderá ocorrer a falta da oferta de exames.

"Quando avaliamos as notícias que vêm de outros países, de que eles já estão sem insumos, é certo que o problema chegará ao Brasil", explica o presidente do Conselho de Administração da Abramed, Wilson Shcolnik. "Não é possível mensurar nesse momento até quando poderemos atender, pois os estoques são variados dependendo do laboratório e da região, mas há um risco real de desabastecimento", afirma o executivo.

A entidade recomenda a priorização de pacientes para efetuarem os testes. "O ideal seria seguirmos testando todo mundo que se expôs de alguma forma, porém, com o cenário que vislumbramos a curto prazo, recomendamos fortemente que sejam submetidos a testes apenas os pacientes que tenham maior gravidade de sintomas, pacientes hospitalizados e cirúrgicos, pessoas no  grupo de risco, gestantes, trabalhadores assistenciais da área da saúde, e colaboradores de serviços essenciais, cessando a testagem de contactantes, assintomáticos e pessoas com sintomas leves, que devem permanecer em isolamento até que o cenário seja normalizado, deixando a possibilidade de teste para os pacientes mais críticos", reitera Shcolnik.


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.