TRE-BA acompanha produção do novo modelo de urna eletrônica que será usado nas eleições

  • Bahia Notícias
  • 15 Dez 2021
  • 16:03h

Foto: Divulgação / TRE-BA

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, desembargador Roberto Maynard Frank, acompanhou, na manhã desta terça-feira (14), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, em visita técnica à fábrica que realiza a montagem do novo modelo de urna eletrônica que será utilizado nas Eleições 2022.

A secretária-geral da presidência, Thaís Habib; a secretária Judiciária Eleitoral Remota do 1º Grau de Jurisdição, Hercília Barros; o diretor-geral, Raimundo Vieira; a assessora de Comunicação Social e Cerimonial, Daniele Silva; e a chefe do Cerimonial, Nívia Pereira, fizeram parte da comitiva. 

"Estou muito feliz e honrado de participar desta visita técnica, numa indústria sediada na Bahia, responsável por produzir as urnas Modelo UE2020, com destaque para  acessibilidade. As novas urnas chegam para marcar mais um grande avanço para a Justiça Eleitoral. São equipamentos mais modernos e, sobretudo, acessíveis, tornando ainda mais fácil aos eleitores a participação no processo eleitoral. É uma grande honra participar aqui hoje, ao lado do ministro Barroso, desse momento histórico”, ressaltou.

A linha de produção segue rigorosos padrões de segurança. Entre os diferenciais do novo modelo de urna eletrônica estão: novo design, reposicionamento do teclado do terminal do eleitor em relação à tela de LED, reformulação do terminal de mesário com adoção de uma tela touch screen e um leitor de identificação biométrica com maior área de captura, substituição da bateria de chumbo ácido por baterias de LiFePo - Lítio-Ferro-Fosfato.

Em 2022, a Justiça Eleitoral baiana realizará as Eleições Gerais com o novo modelo de urna eletrônica em algumas cidades do Estado. O planejamento de distribuição das urnas Modelo UE2020 para o próximo pleito será realizado pelo TRE baiano. 

Esta é a segunda vez que urnas eletrônicas são fabricadas na Bahia. A primeira foi em 2002, na cidade de Camaçari, município que comporta empresas pertencentes ao Polo Industrial. 


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.