Brigada de Incêndio da RHI Magnesita reforça o combate a queimadas em Brumado

  • ASCOM RHI MAGNESITA
  • 04 Out 2021
  • 20:13h

Desde junho, os 100 brigadistas voluntários da empresa atuaram em seis ocorrências; em uma delas, eles impediram que as chamas atingissem o IFBA

A estiagem severa de 2021, além de causar prejuízos econômicos e sociais, traz consigo o risco das queimadas. Em Brumado, um dos esforços de combate a esse tipo de ocorrência concentra-se na Brigada de Incêndio mantida pela RHI Magnesita. Desde junho, a equipe de voluntários treinados pela empresa atuou em seis incidentes, sendo que em um deles ela evitou que o fogo alcançasse as instalações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), houve crescimento de 34% no número de queimadas registradas na Bahia nos últimos cinco anos. Tendo em conta apenas o Sudoeste, foram assinalados 1.635 focos de incêndio em 2021, segunda maior marca do estado. Em Brumado, além do fogo debelado no campus do IFBA, a Brigada da RHI Magnesita atuou em ocorrências próximas à Vila Presidente Vargas, Vila de Pedra Preta e à Urbis, bem como às margens da BR-030 e de estradas vicinais.

Atualmente, a Brigada de Incêndio conta com 100 integrantes, todos trabalhadores da empresa que exercem variadas funções dentro da operação. Eles atuam como brigadistas de forma voluntária e recebem treinamento especializado de 40 horas para desempenhar esse papel, além de passarem por cursos de reciclagem semestrais. As aulas são ministradas por profissionais habilitados.

“A pessoa que quer se tornar brigadista, além de ter uma vontade natural de ajudar o próximo, também deve apresentar algumas aptidões, como bom preparo físico, agilidade, senso crítico para tomada de decisões e capacidade de analisar cenários, além de ter a capacidade de manter a frieza em momentos de tensão”, explica Patrícia Vasconcelos, engenheira de segurança da RHI Magnesita e uma das coordenadoras da brigada.

Quando acionados, os brigadistas recebem os devidos equipamentos de proteção individual (EPI), como capacete, balaclava, luvas, botas e óculos, dentre outros. Caminhões-pipa, com jatos de água que alcançam 30 metros, dão suporte às equipes.

O PAPEL DA BRIGADA

A existência da Brigada não substitui o papel do Corpo de Bombeiros Militar. As diferenças vão desde a capacidade técnico-operacional à própria natureza de atuação, visto que os brigadistas são voluntários.

“É importante deixar claro que não podemos atender a todo tipo de ocorrência, nossa capacidade é mais restrita. Por exemplo, focos de incêndio que envolvem eletricidade ou algum tipo de óleo não podem ser combatidos com água. São situações que requerem competências e equipamentos muito específicos”, explica Patrícia Vasconcelos. Além disso, os brigadistas da RHI Magnesita têm o trabalho limitado ao território de Brumado.

Ainda que lide com situações de menor complexidade, a existência da Brigada de Incêndio no município representa um apoio importante. “É muito válida a presença de um corpo treinado de brigadistas na cidade. Sempre estamos à disposição quando sabemos que temos condições técnicas e operacionais de ajudar”, finaliza Patrícia Vasconcelos.

SOBRE A RHI MAGNESITA

A RHI Magnesita é líder global em produtos refratários de alta qualidade, sistemas e soluções, indispensáveis ??para processos industriais de alta temperatura que excedam 1.200 ° C em diversos setores industriais, incluindo aço, cimento, metais não-ferrosos e vidro. Utilizando uma cadeia de valor verticalizada, da matéria prima à produção de refratários e soluções completas baseadas em performance, a RHI Magnesita atende clientes em praticamente todos os países. A empresa tem um alto nível de diversificação geográfica, com mais de 11,5 mil funcionários em 35 unidades produtivas e mais de 70 escritórios ao redor do mundo.  A RHI Magnesita pretende alavancar sua liderança global em termos de receita, escala, portfólio de produtos e presença geográfica diversificada focando estrategicamente em países e regiões com maiores perspectiva de crescimento.

 

Suas ações estão listadas na bolsa de Londres (RHIM) e somos parte do índice FTSE 250. Para mais informações, favor visite o site: www.rhimagnesita.com

 


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.