Especialista alerta para uso indevido de medicamento para afinar nariz

  • Juliete Neves
  • 15 Set 2021
  • 12:24h

Não há evidência científica de que o medicamento produza o efeito | Foto: Reprodução

Dentre os vídeos de uma famosa rede social, um tipo em especial tem se popularizado: pessoas usando indevidamente o medicamento isotretinoína com intuito de afinar o nariz. A substância, no entanto, é prescrita para o tratamento de acne, uma vez que diminui a produção das glândulas sebáceas. Médicos dermatologistas estão alertando a população sobre o perigo do procedimento.

"Isotretinoína é uma medicação utilizada para tratamento de acne grave ou resistente ao tratamento tópico ou antibioticoterapia. É o único tratamento com chance de cura para acne vulgar. Por ser uma droga de impregnação e metabolismo hepático, pode ter interação com diversos medicamentos e com o álcool, podendo levar a alterações hepáticas quando tomada sem acompanhamento médico", avisa a professora do curso de Medicina da Pitágoras Eunápolis, médica dermatologista Camila Reis.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia emitiu alerta declarando que não há qualquer evidência científica de que o medicamento produza o efeito. "A literatura médica desconhece qualquer relação do medicamento com o ‘afinamento’ do nariz. A medicação é excelente quando bem indicada, mas pode causar muitos riscos para quem utiliza sem prescrição médica", esclarece a médica.

"Não há nenhuma evidência de que a medicação traga esse resultado de afinar o nariz. Não é o efeito esperado com o uso da isotretinoína, ela é uma medicação para controle da produção de sebo (gordura da pele)", alerta Camila.

Para utilizar o remédio, o paciente precisa assinar um termo de responsabilidade de que irá seguir as orientações médicas, já que pode provocar danos no fígado e, em caso de gravidez, há risco do bebê nascer com malformação. A compra do medicamento só pode ser feita mediante prescrição por meio de receituário do médico dermatologista.


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.