Brasil pode atingir 1 milhão de mortes em 2022, alerta cientista

  • Redação
  • 21 Jun 2021
  • 15:53h

Para especialista, vacinação deve ser acompanhada por outras ações | Médico e neurocientista Miguel Nicolelis (Imagem: Reprodução/YouTube)

O neurocientista Miguel Nicolelis, alertou para as consequências que “erros básicos” podem ter para o aumento de mortes por Covid-19 no Brasil. Para o especialista, se medidas mais rígidas não forem tomadas, o país pode ultrapassar a marca de 1 milhão de óbitos no ano que vem.

“Hoje em dia é muito difícil fazer uma previsão acurada, tão acurada quanto a que fizemos em março e que bateu em cima da previsão [dos 500 mil mortos em junho]. Nós multiplicamos por 10 o número de mortes em um ano. Nos últimos quatro meses, fomos de 250 para 500 mil vítimas da Covid, dobramos. É concebível, se nada for feito junto com a campanha de vacinação, que a gente possa atingir em algum momento em 2022 por volta de um milhão de óbitos no Brasil”, disse Nicolelis em entrevista para a CNN Brasil.

“Temos fluxo nas rodovias, aeroportos recebendo pessoas com variantes, como a indiana e a andina, que são altamente transmissíveis. Países que só apostaram na vacinação, sem lockdown e outras formas de bloqueio sanitário, não conseguiram dar conta. Então continuamos a repetir os mesmos erros básicos de manejo da pandemia”, justificou.

Na avaliação do cientista, o Brasil deve passar os Estados Unidos como país com mais mortes em decorrência da doença nos próximos 60 dias. “Vamos completar 83% dos óbitos esperados anualmente, em todas as causas, em sete meses. O que é um absurdo completo. Fomos da média mensal de 100 mil óbitos por todas as causas para 185 mil em abril e março. As perspectivas, se apostarmos só na vacinação, que está capengando na segunda dose, podemos dobrar o número de óbitos nos próximos oito meses no Brasil”.

Nesta segunda-feira (21), os Estados Unidos registraram 601 mil mortes por conta do novo coronavírus, com 90 mortes registradas nas últimas 24 horas, enquanto o Brasil tem 502 mil mortes sendo que 1.025 contabilizadas nas últimas 24 horas. Vale lembrar que a população dos EUA é de 331 milhões de pessoas, enquanto o Brasil 212 milhões.


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.