COVID-19: Números de Brumado x Guanambi e Vitória da Conquista

  • Mário Guedes I Brumado Urgente
  • 01 Abr 2021
  • 13:47h

Fotomontagem: Laércio de Morais I Brumado Urgente

Dia após dia temos acompanhado estarrecidos e apreensivos o noticiário sobre a pandemia de Covid no Brasil, verificando-se completo descontrole nas ações e principalmente omissão por parte das autoridades que deveriam cuidar para que os números não atingissem o patamar em que chegou. Afinal são milhares de vidas humanas interrompidas num pequeno espaço de tempo.

E a nossa querida Brumado como está diante deste triste cenário. Despertou em nós a curiosidade e resolvemos fazer uma análise dos números alcançados em Brumado comparando-os com Guanambi e Vitória da Conquista, cidades tidas como as maiores e mais importantes da região sudoeste da Bahia.

Para começar calculamos a Taxa de Transmissão Comunitária que consiste em somar os casos novos nos últimos 14 dias e dividindo pela população da cidade e multiplicando em seguida por 67.335 que é a população de Brumado. Encontramos 65 casos em Brumado, 36 em Guanambi e 19 em Vitória da Conquista. Com a seguinte classificação para a Taxa de Transmissão Comunitária: Brumado – Alta (50 a ≤ 200), Guanambi – Moderada (20 a ≤ 50) e Vitória da Conquista – Baixa (5 a ≤20)  .

Em seguida analisamos a Taxa de Positividade que de acordo com a OMS valor inferior ou igual a 5% é um indicador de que a pandemia está controlada. Mas, em Brumado atinge 41,0% enquanto que em Guanambi atinge 29,9% e Vitória da Conquista 28,2%. Ou seja, mostra que em Brumado o vírus circula descontroladamente.

Os indicadores mais citados no acompanhamento da pandemia são as taxas de infecção e a de mortalidade por 100 mil habitantes. A projeção, que reflete o impacto do coronavírus em determinado local, é feita dividindo-se o número de contaminados e de mortes pela quantidade de habitantes de certa localidade e multiplicando o total por 100 mil. Usando a fórmula, projetamos para um universo de 67.335 pessoas, população de Brumado.

Em infecção, Brumado encerrou março com 7.056 casos contra 5.142 casos de Guanambi e 4.851 casos de Vitória da Conquista, ou seja, Brumado estar 37% acima de Guanambi e 45% acima de Vitória da Conquista.

E em mortes Brumado encerrou março com 123 óbitos contra 39 óbitos de Guanambi e 73 óbitos de Vitória da Conquista, ou seja, Brumado estar 215% acima de Guanambi e 68% acima de Vitória da Conquista.

Fazendo uma projeção futura para os números estimamos que sem vacinação em 31/12/2021 Brumado alcançará 24.951 casos de infecção e 435 vidas perdidas para a Covid.

Para ter-se ideia do tamanho da tragédia sanitária vivenciada em Brumado replicando para o Brasil os números alcançados em Brumado o Brasil teria 387 mil mortes e não as 322 mil mortes oficiais. Ou, simplesmente 65 mil mortes a mais.

Confira o gráfico


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.