Rui Costa: ‘Se o governo federal não comprar, o estado da Bahia vai comprar a vacina’

  • Redação
  • 05 Fev 2021
  • 16:51h

(Foto: Reprodução)

Durante discurso no município de Riacho de Santana, no sudoeste baiano, nesta sexta-feira (5), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), alfinetou o governo federal ao comentar sobre a aprovação pelo Senado da Medida Provisória que agiliza a autorização de novas vacinas no Brasil para uso emergencial. De acordo com a MP, basta uma agência sanitária internacional aprovar a vacina que ela pode ser adquirida no Brasil.

Com isso, Rui disse que espera que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) libere a vacina Sputnik V e outros imunizantes o mais rápido possível. A Bahia possui um contrato de prioridade com o laboratório União Química para a entrega de 50 milhões de doses da vacina russa. Rui ainda disse que o presidente Jair Bolsonaro é o primeiro no Brasil a ocupar o cargo e “brincar com a vida humana”.

“O Senado ontem votou e espero que o presidente não vete. […] Seja se a Anvisa liberar ou por essa lei que o Senado votou, se o governo federal não comprar a vacina, o estado da Bahia vai comprar para vacinar o seu povo”, afirmou o governador.

Também nesta sexta-feira (5), a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou que o governo do Estado cedeu ao governo federal o direito às 50 milhões de doses da vacina russa Sputnik V.


Comentários

  1. J. Cícero Alves

    "“O governo do Estado cedeu ao governo federal o direito às 50 milhões de doses da vacina russa [...]” Em um país sério, com um presidente comprometido com a qualidade de vida, o bem-estar e a saúde da população, em momentos de calamidade pública, é o governo federal que socorre as unidades federativas. Mas no Brasil, como se pode ver, são as unidades federativas que estão socorrendo a União. Não fosse o empenho de alguns governadores, hoje não teríamos vacina no país. O descaso do presidente bolsonaro com a pandemia do coronavírus é execrável e revoltante. Sua injustificável indiferença diante do avanço da Covid-19 no Brasil faz intensificar ainda mais a crise sanitária que se instalou no país, revelando o que parece ser uma certa vocação genocida cada vez mais explícita nas ações e falas desse presidente fascista. Quantos ainda terão de morrer sem vacina, sem oxigênio e sem amparo por incompetência e irresponsabilidade desse governo genocida? Nesses dias difíceis que estamos vivendo, marcados pela profunda crise sanitária que abala o país, não podemos deixar aqui de reconhecer e elogiar o empenho e a luta dos governos estaduais no combate à Covid-19. Parabéns aos governadores deste país, e em especial, ao governador Rui Costa pela seriedade e competência com que tem enfrentado o problema até aqui, mostrando seu compromisso com a preservação da vida e da saúde do povo baiano. "