Titular da Educação defende que retomada das aulas não deve estar associada à vacinação

  • Jade Coelho
  • 12 Jan 2021
  • 17:49h

(Foto: Reprodução)

Apesar da intenção do prefeito Bruno Reis (DEM) de adiantar a vacinação de professores contra a Covid-19 (leia aqui) sob o argumento de retomada das aulas, o secretário da Educação (Smed) de Salvador, Marcelo Oliveira, defende que o retorno não seja vinculado à imunização. O titular da Smed foi o entrevistado do programa Bahia Notícias no Ar, na rádio Salvador FM 92,3.

Para ele, “sem dúvidas as aulas são a coisa mais importante nesse momento, mas não há de se vincular a retomada à vacinação da população”. “Para isso seria preciso vacinar toda a população”, destacou o secretário da Educação ao acrescentar que isso não deve ocorrer neste ano ainda. Por questões logísticas como disponibilidade de seringas e das próprias vacinas.

“Temos que retomar independente da imunização, mas com cuidados, protocolos de afastamento social. Porque várias outras atividades retomaram”, opinou ao citar restaurantes, instituições religiosas e escritórios.

 De acordo com Marcelo Oliveira, a Smed tem acompanhado os números da pandemia e acurva de contágio da Covid-19 da cidade. Ele reconhece e importância do retorno das aulas, mas foi categórico ao dizer que “não dá para pensar em retomada e flexibilização com a curva em ascensão”.

Salvador está com as atividades escolares presenciais suspensas desde março de 2020. A Smed trabalha na elaboração de um protocolo. Antes de ser colocado em prática esse protoclo sera submetido a avaliação de professores e diretores.

Os prejuízos da pandemia e suspensão de aulas aos alunos também foram comentados por Marcelo Oliveira durante a entrevista. O titular da Smed sinalizou que após um anos como 2020 os estudantes acabam com lacunas de conteúdo, conhecimento e competências que não foram devidamente consolidados.

“Então quando retomarmos as aulas vamos primeiro concluir 2020, para garantir que os alunos assimilem conhecimentos e conteúdo dos seus respectivos anos para que possam enfrentar ano seguinte”, disse. Para ele “não tem cabimente promover um alunos que não tem conteúdo da sua série original”.


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.