INB Caetité volta a produzir urânio para geração de energia no Brasil

  • Sertão Hoje
  • 02 Dez 2020
  • 09:58h

Na URA são realizadas as duas primeiras atividades do ciclo do combustível nuclear: a mineração e o beneficiamento do urânio. (Fotos: Divulgação / INB)

Na terça-feira (1º), a Unidade de Concentração de Urânio (URA) da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), localizada em Caetité, no sudoeste baiano, voltou a produzir urânio. A cerimônia contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, além de uma detonação que simboliza o início da lavra a céu aberto na Mina do Engenho. A cerimônia foi acompanhada de perto pelos empregados da Unidade em Caetité, e contou com um momento especial: o hino nacional foi cantado por uma empregada, a geóloga Jamyle Praxedes Franco, que trabalha na URA há 13 anos.

Na URA são realizadas as duas primeiras atividades do ciclo do combustível nuclear: a mineração e o beneficiamento do urânio, tendo como resultado o Concentrado de Urânio, também conhecido como Yellowcake (U3O8). Na Unidade da INB em Caetité foram produzidas 3.750 toneladas de concentrado de urânio entre 2000 e 2015, a partir da primeira área lavrada, a Mina Cachoeira. Desde a exaustão dos recursos passíveis de lavra a céu aberto no local, as atividades de mineração estavam paralisadas.

“Esta retomada é a primeira fase para consolidar nossa proposta de tornar o Brasil autossuficiente e um exportador de yellowcake”, afirmou o ministro Bento Albuquerque, complementando ainda que “as mais recentes análises do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, da Organização das Nações Unidas (ONU), e da Agência Internacional de Energia, não conseguem elaborar qualquer cenário para os próximos 30 anos em que não haja uma significativa participação da fonte nuclear para atender às demandas de geração de energia de base e em larga escala, de modo que, ao lado das renováveis, atenda as necessidades da transição energética para descarbonização da economia”.


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.