Papa Francisco nomeia primeiro cardeal afro-americano

  • Bahia Notícias
  • 29 Nov 2020
  • 15:50h

Foto: Vatican Media / Fotos Públicas

O papa Francisco empossou, nesse sábado (28), 13 novos cardeais. Um deles é o primeiro afro-americano a ocupar o cargo, o que, de acordo com a agência Reuters, amplia a influência do pontífice no grupo que elegerá seu sucessor.

Segundo a publicação, os cardeais foram empossados em uma cerimônia conhecida como consistório, que foi reduzida em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Desta vez, apenas 10 convidados foram permitidos na Basílica de São Pedro - geralmente, o evento recebe milhares de pessoas.

Dos 13 cardeais que tomaram posse, nove tem menos de 80 anos e são elegíveis, segundo as leis da Igreja, para entrar em um conclave secreto que vai escolher o próximo papa entre eles. Isso vai acontecer quando Francisco morrer ou renunciar. 

Ao longo de seu mandato, o papa já nomeou 18 cardeais de países que nunca tiveram um. No caso do consistório de ontem, por exemplo, Brunei e Ruanda tiveram seus primeiros cardeais. A agência ressalta que a diversidade de países no grupo cresceu desde que o latino-americano Francisco se tornou o pontífice.


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.