A música como terapia

  • por Amarílio Lima
  • 20 Nov 2020
  • 11:06h

Foto: Reprodução / Google

 Você sabia que a música, além de ampliar a atividade cerebral, melhorando o desempenho escolar e no trabalho, também tem poder de cura? Ela desenvolve potenciais e restaura funções do indivíduo, reforçando o organismo para agir contra doenças e com isso proporcionando uma melhor qualidade de vida através da prevenção ou reabilitação e tratamento.

A música causa liberação de endorfinas e ameniza o estímulo da dor, tornando-a bem mais suportável. Além de aliviar a dor a música também pode ser utilizada para melhorar comportamentos, comunicação e promover o bem-estar físico e psíquico do paciente para que ele consiga mais facilmente superar as barreiras que a sua patologia impõe. Também é eficaz nos transtornos neurológicos, depressão, estresse e sintomas de ansiedade. O ato de tocar um instrumento musical ajuda a melhorar as frequências cardíacas, respiratórias e pressão de pacientes portadores de doença arterial coronária. Estudos comprovam que a musicoterapia também é eficiente para prevenir e tratar várias doenças da terceira idade como problemas associados à perda de memória, equilíbrio e movimentos, além de atuar como coadjuvante no tratamento do Alzheimer, retardando seus efeitos colaterais.

Aproveite as férias para realizar o sonho de tocar um instrumento musical e ser mais saudável, feliz e admirado por seus amigos e familiares!


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.