Candidato a reeleição, prefeito de Brumado na frente com 46% das intenções de voto

  • Rodrigo Aguiar / atarde.uol.com.br
  • 14 Nov 2020
  • 11:50h

1-Eduardo Vasconcelos (PSB); 2-Fabrício é candidato do (DEM); 3-Dr. Geraldo concorre pelo (PP); 4-Tõe Gentil disputa pelo (PSDB) – Fotomontagem: A TARDE

Candidato à reeleição, o prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos (PSB), tem 46,7% das intenções de voto na disputa pelo cargo, segundo levantamento A TARDE/Potencial Pesquisa. Em segundo lugar, aparece Fabrício (DEM), com 31,8%. Ele é seguido por Dr. Geraldo (PP), que registra 6,2%, e Tôe Gentil (PSDB), que tem 0,5%. Responderam que não sabem em quem vão votar 10,8% dos entrevistados. Os que pretendem votar branco e nulo totalizam 3,7%. 

O prefeito lidera em todas as regiões pesquisadas, porém seu desempenho nos distritos (59,5%) é superior ao registrado na sede do município (41%). A pontuação de seu principal adversário tem lógica inversa: Fabrício tem 34,5% das intenções de voto na sede e 25,9% nos distritos.

No recorte por gênero, o democrata se sai melhor entre os homens (35,8%) do que entre as mulheres (28%). Já o socialista tem a preferência de 49,2% do eleitorado feminino e 44% do masculino.

Faixa etária

Na divisão por faixas etárias, Fabrício vence apenas entre os mais jovens, que representam 13,3% do eleitorado local. No grupo entre 16 e 24 anos, o candidato do DEM tem 45%, contra 35% do chefe do Executivo municipal.

Aprovação

Bem avaliado conforme o levantamento, Vasconcelos faz uma administração ótima para 18,8% e boa para 37%. No entendimento de 29% dos entrevistados, a gestão municipal é regular. Classificam o trabalho do prefeito como ruim 7%; outros 7% dizem que a administração é péssima.

O chefe do Executivo municipal é ainda o menos rejeitado entre os postulantes, com um índice de 35,7%. Em seguida, estão Fabrício (47,8%), Dr. Geraldo (54,5%) e Tõe Gentil (78%).

O estatístico e especialista em marketing político Zeca Martins, diretor da Potencial Pesquisa, chama a atenção para o fato de, apesar de ser rejeitado por 35% das pessoas entrevistadas, o prefeito tem a gestão reprovada por um índice muito menor (14%). “Ou seja, até quem o rejeita, dizendo que não votaria nele, não considera o governo tão ruim”, destaca.

Para o diretor da Potencial, a reeleição está “bem encaminhada”, já que, além da vantagem de aproximadamente 15 pontos percentuais e uma boa avaliação do trabalho do Executivo pelos habitantes do município, há um alto grau de definição do eleitorado em relação ao voto. Somente 10,8% dos entrevistados disseram que ainda podem mudar o voto. No entanto, no grupo que indicou voto no prefeito, esse índice é de 4,3%.

Registro

Registrada com o nº BA 09926/202 na Justiça Eleitoral, a pesquisa tem margem de erro de quatro pontos percentuais. Foram 600 entrevistas presenciais, entre 9 e 12 de novembro.


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.