Empresas funcionam como Concierge para idosos, oferecendo agendamento de transportes e consultas e até mediação de conflitos com familiares

  • AD Comunicação
  • 23 Out 2020
  • 10:55h

A população acima de 60 anos movimenta R$ 1,8 trilhão por ano no Brasil | Foto: Divulgação

De acordo com o IBGE, em 2019 havia 28 milhões de idosos no Brasil, o equivalente a 13% da população. E um estudo feito também no ano passado pelas áreas de Inteligência e Pesquisa da TV Globo mostrou que o consumo desta faixa da população – maiores de 60 anos – movimenta aproximadamente R$ 1,8 trilhão por ano.

Atenta a este mercado, a empresa Chronossomos desenvolveu uma consultoria que contempla uma série de serviços para este público, que vão de Concierge para agendamento de transportes, consultas e exames e indicações de casas de repouso até mediações de conflitos com familiares ou assistência para gestão de finanças e bens. A empresa começou a funcionar em março, dias antes do início da pandemia no Brasil. 

Além disso, para integração dos clientes são promovidos fóruns, encontros, atividades de lazer, cursos e programas de revitalização cognitiva e emocional, sempre de acordo com afinidades e interesses. As opções ainda abrangem coordenação de atendimentos em casos de emergência, orientações sobre cuidados com a saúde ou direitos a benefícios e acompanhamento da agenda de medicamentos.

“Fazemos de tudo. Quando aconteceu o lockdown, por exemplo, e durante algumas semanas ninguém podia sair de casa, quem dependia de cuidadores até para as refeições foi prejudicado. Daí intercedemos e passamos a gerenciar inclusive entregas de comidas de supermercados ou restaurantes, coordenando o esquema com as portarias para chegar até a porta de nossos clientes”, explica Mauro Schweizer Leite, CEO da Chronossomos. Segundo ele, outro ponto de atenção foi com a tecnologia. “Em geral os idosos não fazem bom uso ou precisam de um tempo maior para assimilá-la. Nem todos sabem chamar Uber ou táxi porque nem todos conseguem acompanhar as constantes inovações e atualizações de funcionalidades ou regras. Também atuamos nisso.”

A Chronossomos também montou uma rede de profissionais qualificados e treinados para atendimento, que contempla motoristas, médicos e fisioterapeutas. Para completar, lançou o Selo Amiga do Idoso, em parceria com a ProprietàBBG, que visa promover a inclusão dos idosos e chamar a atenção do mercado para a relevância crescente deste público.


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.