Europa tem mais de 250 mil mortes por Covid-19, diz agência

  • G1
  • 18 Out 2020
  • 18:44h

Placa instrui distanciamento social entre os britânicos, foto de 18 de outubro — Foto: Jason Cairnduff/Reuters


A Europa registrou mais de 250 mil mortes por complicações do novo coronavírus até este domingo (18), segundo um levantamento feito pela agência de notícias France Presse. O número equivale a um quinto de todas as mortes por Covid-19 no mundo.

No total, desde o início da pandemia, foram 250.030 mortes confirmadas por complicações do coronavírus em todo o continente que registra também mais de 7,3 milhões de casos da doença. A maior parte das mortes está concentrada em cinco países:

Reino Unido (43.646)
Itália (36.543)
Espanha (33.775)
França (33.392)
Rússia (24.187)

Apenas na semana passada, mais de 8 mil pessoas morreram de Covid-19 na região. O continente, que já foi apontado como epicentro da pandemia no mundo, voltou a tomar medidas duras para conter um novo avanço da doença.

Guia turística usa máscara enquanto fala em frente do Coliseu em Roma, na Itália, durante a pandemia do novo coronavírus — Foto: Andrew Medichini/AP

Neste domingo, a Itália bateu – pelo quarto dia seguido – seu recorde diário de novos casos de Covid-19. Apenas nas últimas 24 horas, o país registrou 11.705 casos de coronavírus, a maior contagem diária desde o início do surto no país.

Houve também aumento no número de mortes – foram 69, contra 47 anunciadas no sábado, 55 na sexta e 83 na quinta. O número é bem menor que os registrados no auge da pandemia na Itália (março e abril), quando um pico diário de mais de 900 mortes foi alcançado.

A Itália foi o primeiro país da Europa a ser atingido pela Covid-19 e tem o segundo maior número de mortos no continente, atrás apenas do Reino Unido. O governo italiano impôs novas restrições a reuniões, restaurantes e atividades escolares em uma tentativa de diminuir o aumento de infecções.

Mais restrições

Na França, pelo menos nove cidades – incluindo a capital Paris – passaram a ter um toque de recolher entre 21h e 6h, como medida para evitar a propagação da doença.

Londres e outras oito cidades britânicas foram classificadas como áreas de risco de contágio alto – o segundo nível em uma escala que vai até três. Mais de 28 milhões de pessoas – metade da população inglesa – não vão mais poder marcar encontro em lugar fechado com pessoas de casas diferentes.

A Suíça também registrou aumento de casos. Por causa disso, o governo impôs o uso de máscara obrigatório a partir desta segunda-feira (19) em locais públicos fechados.

"Nesta semana, o número de casos dobrou, e o aumento agora é exponencial", declarou a presidente suíça, Simonetta Sommaruga, para justificar a gravidade da situação.


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.