Ufba prorroga inscrições para três cursos superiores com vagas em Brumado, Guanambi e Conquista

  • Redação
  • 14 Set 2020
  • 11:32h

(Foto: Divulgação)

As inscrições para os cursos superiores de educação á distância (EaD) da Universidade Federal da Bahia (Ufba) foram prorrogadas até a próxima terça-feira (15). Os interessados devem se inscrever pelo ingresso.ufba.br/ead. São três cursos ofertados em parceria com a Universidade Aberta do Brasil – Licenciatura em Matemática (200 vagas), Licenciatura em Teatro (150 vagas) e Biblioteconomia (200 vagas). Embora o curso seja na modalidade à distância, mensalmente ou a cada dois meses serão realizados encontros presenciais em dez polos de apoio localizados em cidades do interior baiano. Um dos polos do curso de licenciatura em Matemática será em Guanambi, onde serão disponibilizadas 40 vagas. Já em Vitória da Conquista haverá pólos dos cursos de Bacharelado em Biblioteconomia, com 40 vagas, e Licenciatura em Teatro, com 30 vagas. Em Brumado, a Ufba oferta 40 vagas no curso de Biblioteconomia.  

De acordo com informações da Ufba, a forma de ingresso é diferenciada e voltada para servidores do campo da Educação, além de professores da Educação. Em nota, a Ufba informou que as novas graduações EaD irão adotar o conceito do ensino on-line que vem sendo utilizado pela Superintendência de Educação a Distância (Sead), em parceria com as Unidades Acadêmicas envolvidas nas novas graduações e adequada a realidade da pandemia da covid. 

“O ensino contará, ainda, com aulas presenciais nos polos de apoio presencias da UAB ou remotas com o apoio de uma infraestrutura da Plataforma Moodle e a Videoconferência da RNP, enquanto durar o isolamento físico, onde o aluno poderá praticar os conteúdos estudados a distância”, informa a universidade.Com as novas graduações, o aluno terá as mesmas experiências práticas e teóricas que o ensino 100% presencial.

Os novos cursos contam com o apoio da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Para se inscrever para qualquer um dos cursos é preciso ter concluído o ensino médio.

De acordo com a Ufba, o público alvo para as vagas de biblioteconomia são pessoas que atuam ou têm interesse em trabalhar em biblioteca, editora, repositório institucional, normalização de documentos e pesquisa em base de dados. O curso tem duração de oito semestres e carga horária de 2.895  horas. Embora seja oferecido na modalidade à distância, quando acabar o isolamento social devem ocorrer encontros mensais ou bimensais nos polos de apoio presencial. Eles estão localizados nos municípios de Brumado, Ilhéus,  Juazeiro, Santos Amaro e Vitória da Conquista.

Já no caso da licenciatura em Teatro, o curso também tem duração de oito semestres, mas a carga horária é de 3.226 horas. Quando acabar o isolamento social também estão previstos encontros mensais ou bimensais nos polos de apoio presencial, que estão localizados nos municípios de Alagoinhas, Irecê,  Feira de Santana, Juazeiro e Vitória da Conquista.

Para concorrer a uma das 200 vagas da licenciatura em Matemática, além de ter concluído o ensino médio é preciso ter interesse no ensino da matemática básica. O curso também tem duração de oito semestres, mas a carga horária é de 3.068 horas. Quando acabar o isolamento social também estão previstos encontros mensais ou bimensais nos polos de apoio presencial, que estão localizados nos municípios de Irecê, Itaberaba, Juazeiro, Guanambi e Santo Amaro.

Cursos por cidade

Licenciatura em Matemática: Polos em Guanambi, Irecê, Itaberaba, Juazeiro e Santo Amaro

Licenciatura em Teatro: Polos em Alagoinhas, Feira de Santana, Irecê, Juazeiro e Vitória da Conquista

Biblioteconomia: Polos em Brumado, Ilhéus, Juazeiro, Santo Amaro e Vitória da Conquista.


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.