Homenagem Póstumas à Maria José Viana Leite Santos

  • Familiares e Amigos
  • 14 Set 2020
  • 10:46h

(Foto: Arquivo Familiar)

Nascida em 26/03/1951, cujos pais José Walter Leite e Florisa Ramos Viana Leite, bem souberam criá- lá, exatamente nos bons caminhos . E, como irmã mais velha, cuidou de todos, com muito carinho: José Walter Leite Filho, Orlando Brás Viana Leite, Ana Maria Viana Leite, Carlos Alberto Viana Leite e José Luís Viana  Leite.

Professora, advogada, assumiu diretoria de escola, trabalhou no Colégio Estadual de Brumado (CEB), Getúlio Vargas, Sindicato, na Direc... e por onde passou deixou  um bom perfume de boa amiga, daquelas que não dispensavam um cafezinho da tarde para conservar boas amizades, além de profissional dedicada que ensinou a  muitos alunos e colegas a lição de viver com um sorriso no rosto.

Casou- se com Ivan Meira dos Santos há 48 anos, anos dourados, tempos de muita cumplicidade e felicidade... de  muita luta também, como de fato é em toda caminhada. Com muita destreza, sustentava seu matrimônio com a força de uma inigualável esposa, afinal de contas, vivia de fé em fé, comemorando cada passagem de vitória, muitas vezes até  transformando o choro em  alegria,  vivendo assim  um  crescimento  espiritual.

 Fundamentou  a construção do seu  lar no verdadeiro amor,  amor esse que gerou 5 filhos: Ivã Meira dos Santos Júnior, Ana Regina Viana leite Santos, Claúdia Viana leite Santos, Alessandro Viana leite Santos e Sara Luísa Viana leite Santos, todos criados com a mesma essência, daquele mesmo amor, de mulher zelosa, mantenedora de  uma casa sempre cheia de bons amigos,  mesas postas  com o bom tempero da união, enfeitadas com flores de todas as  formas, como  as  queridas orquídeas  regadas ao som de  músicas. 

Assim, embalava a todos com os braços fortes de mãe guerreira e justa.  Nessa mesma sabedoria, recebeu seus netos com a marcante presença de uma "voinha" de verdade, que acalentava, fazia as vontades e corrigia a todos: Ana Luísa, Ana Carolina, Artur Viana , Ivan Neto, Brisa Viana, Júlio, Clara e Júlia Viana, todos regados com a doçura da vovó Zezé. 

Dessa forma viveu, cuidadando daqueles que estavam ao seu alcance, com a animação e vigor de uma mulher que não se amedrontava com a vida,  não se entristecia com a falta, mas era grata por tudo que chegava em suas mãos. 

E, de um modo inesquecível, deixou seu legado ao morrer, tendo vivido  cada minuto intensamente, cumprindo com a sua missão, com a  primazia da integridade, amor  e fé!

Maria José Viana Leite Santos
Homenagem
Póstuma

Comentários

  1. Maria Elizabete Magalhães Rocha Dourado

    "Zezé, assim eu te chamava.Saudade nosso convívio Colégio General Nelson de Mello. Mais SAUDADES ainda no aconchego do teu lar, onde tua Mamae nos preparava um lanche regado de café com leite, sequinhos, Aviador e etc. para nos encorajar a concluir as tarefas escolares. Que o Todo Poderoso te Salve lá nas Alturas."