Construção de novo aeroporto começa em Bom Jesus da Lapa

  • TP
  • 11 Set 2020
  • 07:41h

A planta do novo aeroporto que poderá receber aeronaves com até 70 passageiros | Foto: Ulgo Oliveira/Seinfra

A construção do novo aeroporto de Bom Jesus da Lapa já está em andamento na região do Velho Chico. Os serviços realizados pelo Governo da Bahia, através da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), iniciaram no final do mês de agosto. O novo equipamento aeroportuário vai operar com aviação geral e terá capacidade de receber aeronaves com até 70 passageiros. Nessa primeira fase será implantada a pista de pouso e decolagem, o taxiway, o pátio de estacionamento de aeronaves e a cerca patrimonial. Esta etapa deve ser concluída no segundo semestre de 2021. O investimento é de aproximadamente R$ 20 milhões. Para a construção do aeroporto, a Seinfra assinou o convênio de delegação junto à Secretaria de Aviação Civil (SAC), obteve autorização pela Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) e teve o plano básico aprovado pelo Comando da Aeronáutica (Comaer). Outra importante obra realizada pela Seinfra na região do Velho Chico é a restauração da BA-160. “Em Bom Jesus da Lapa, estamos recuperando os 136 quilômetros da BA-160, que liga o município a Ibotirama, passando por Paratinga. Atualmente, os serviços são realizados entre Bom Jesus da Lapa e Paratinga. Além disso, o projeto para a implantação de 5,7 km do acesso ao novo aeroporto está sendo elaborado”, ressalta o secretário de Infraestrutura Marcus Cavalcanti.

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Comentários

  1. Claudio Lemes Louzada

    "O formato e o destino de cada cidade sempre foram definidos pela sua capacidade em termos de transporte. Nos dias de hoje, isso diz respeito especificamente ao transporte aéreo. Parabéns!!! Nesse mês de julho 2020, a EMBRAER divulgou sua proposta de nova família de aeronaves. Agora, um Turboélice de 80 a 99 Passageiros! Quase Cem Passageiros!!! O fato é altamente relevante para projetos de aeroportos no estado da Bahia. Sinaliza claramente que os turboélices regionais que até então, transportando 70 (ATR72-600) a 86 (Dash8-Q400) passageiros, poderão transportar até 99 passageiros para as cidades pequenas e médias. Como consequência direta, qualquer projeto do aeroporto da cidade já deve ser de uma pista de pouso maior e com alta resistência do piso asfáltico. Não podemos mais projetar, reformar ou construir aeroportos para o hoje. O hoje, já é passado. Nas cidades progressista e com visão clara do modal, os aeroportos regionais estão sendo construídos com Pistas de Pouso MÍNIMAS e BÁSICAS de 1.600 x 30 e resistência do piso para 35 Toneladas ou superior. O projeto, principalmente da pista de pouso deve sempre prever esse inegável acontecimento da EMBRAER no transporte de até 99 passageiros e as já existentes aeronaves turboélices de 70 e 86 lugares. Pista maior, mais larga, alta resistência do piso e ampla área livre nas cabeceiras e laterais da pista. A SEINFRA já vem sinalizando que os novos aeroportos do estado estão sendo construídos com pista de pouso maiores como Guanambi 1.700m, Senhor do Bonfim 1.650m ou Vitória da Conquista 2.100m. Parabéns! Saudações e bons voos, "