Salvador: Prefeitura e estado se preparam para retomada das atividades escolares

  • Eduardo Dias
  • 01 Set 2020
  • 18:48h

(Foto: GovBA)

Ainda sem uma data pré-estabelecida para o retorno das atividades escolares na Bahia, a prefeitura e o governo do estado, através de suas respectivas secretarias de educação, explicaram ao bahia..ba como têm feito, na prática, os preparativos para a volta às aulas. O decreto que proíbe atividades escolares nas redes pública e privada foi prorrogado pelo governador até o dia 13 de setembro. Para o retorno das aulas na rede estadual de ensino, a Secretaria de Eduacação da Bahia (SEC) explicou que o governo trabalha com um protocolo dividido em três etapas de planejamento para a retomada: infraestrutura das escolas, protocolo pedagógico e de cuidados com pessoal. Do ponto de vista da infraestrutura, a SEC informou que tem realizado adaptações nas salas de aula, bem como a manutenção de suas janelas abertas para facilitar a ventilação, além de ter implantando ventiladores para uma melhor circulação do ar. Ainda segundo a SEC, o governo está instalando pias e lavábulos dentro nas entradas e das salas e áreas mais comuns das escolas, implantação de dispensers de álcool gel e distribuição de pelo menos duas máscaras para proteger alunos e servidores, além de preparar recipientes com tapetes com água sanitária para higienização dos pés dos alunos no momento em que entrarem na escola.

Já os termômetros infravermelho, o governo aguarda a abertura de licitação para compra de mais equipamentos para abastecer as 1.800 escolas e anexos do estado. No entanto, apesar de todas essas aquisições, o secretário Jerônimo Rodrigues, explica que espera que as aulas voltem antes do fim do ano, para que dê tempo de os alunos revisarem o que foi dado nos primeiros dias de aulas do ano e possam seguir o próximo calendário letivo 2020/2021.

“O ano letivo, a hora que voltar, pois essa é a nossa esperança, nós temos que fazer um calendário que o ano de 2020 já entre em 2021, e assim sucessivamente será para os próximos: calendários casados. Essa é a nossa esperança. Tivemos apenas 100 horas cumpridas do atual ano letivo. Se voltar, teremos que fazer uma revisão de tudo que foi dado, pois os alunos precisam relembrar tudo que estudaram anteriormente”, explicou.

Já os protoclos pedagógicos e de cuidados com pessoal, o governo, teve como base os estudos virtuiais, através de plataformas digitais, com provas, aulas, textos e vídeos em parceria com universidades.

“Desde o início nós não paramos. Não é obrigatório o acesso ao conteúdo, mas muitos estão usando esse ambiente virtual. Estamos oferecendo cursos de educação à distancia para professores, diretores.  Sem falar no vale-alimentação de R$ 55 que estamos ofertando aos estudantes pensando na segurança alimentar deles. A gente não parou, estamos fazendo testagens de rotina com alunos de algumas escolas pelo estado. Esse é o protocolo que vai desde infraestrutrtura a cudidar das pessoas da rede, estamos nos preparando para o retorno”, completou o secretário.

Salvador
Na capital, as estratégias são parecidas com as do governo. De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Educação (SMED), Bruno Barral, a prefeitura também tem tomado medidas de prevenção na rede municipal de ensino conforme orientação das autoridades de saúde em seus espaços, como por exemplo, ordenação das salas de aula com espaçamento entre as cadeiras, organização para as entradas e saídas do alunos em horários distintos entre turmas e realização de rodízio de turmas para adequação das crianças.

“Esses são alguns dos protocolos gerais que estamos montando, além de instalação de mais lavatórios e pias pela escola. No entanto, o momento do retorno só será feito quando a saúde permitir. Mesmo assim, já estamos estudando todos os protocolos de adequação, tanto da infraestrutura, quanto de ajuste pedagógico. Eles já estão sendo feitos, mas no momento só irá ocorrer com a devida segurança da saúde”, disse Barral, ao explicar sobre as medidas de prevenção para a votla às aulas na rede municipal.

Foto: Divulgação/SMEDFoto: Divulgação/SMED

Barral lembra ainda que, mesmo que a autorização de retorno seja dada, é preciso ter cautela com os cuidados, principalemente por se tratar de cuidado com crianças e adolescentes.

“Estamos aguardando a liberação para, quando possível for, a gente ter um retorno das atividades, tudo com muita cautela, é claro. As escolas já iniciaram o processo de preparação para que a gente consiga fazer esse retorno no momento certo”, disse o secretário, que afirmou ainda que o ano letivo da rede muncipal não será perdido, pois há um planejamento para que ele se estenda até meados de 2021.

“O letivo ele não está perdido. Se ele puder retornar em breve, vamos estabelecer um ciclo contínuo para 2020/2021 para que a gente alongue um pouco esse período de aulas. É a melhor forma de ele acontecer. Mas repito: não está perdido. Dentro do que pudermos, a gente vai entrar com essas medidas para poder seguir até janeiro ou fevereiro, ou quem sabe mais além”, completou.


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.