Páscoa une cristãos durante a pandemia de coronavírus

  • 12 Abr 2020
  • 08:30h

Mesmo respeitando o isolamento social por causa da expansão da covid-19, fiéis participam hoje da celebração pascal em suas casas | Foto: Divulgação

A relação direta entre a pandemia do novo coronavírus que atinge o mundo e o momento da instituição da Eucaristia por Jesus na Última Ceia com os apóstolos e mais a Via Crucis e a Páscoa (ressurreição) tem um significado profundo, como observa Dom Alberto Taveira Corrêa. “Toda a vida cristã se baseia no mistério pascal, passar da morte para a vida, na Ressurreição de Cristo. Tudo o que vivemos deve e pode ser acolhido transformando dor em amor. Assim, maiores desafios nos fazem abraçar tudo como Cruz, oportunidade para um amor maior, na esperança do dia luminoso que virá de novo, como experimenta a Igreja na Páscoa de Jesus. Nos dias desafiadores diante do novo coronavírus, o arcebispo metropolitano mantém a postura do cristão consciente de que os obstáculos serão superados. “Estamos vendo imensa criatividade, solidariedade, caridade. Parece que, como ouvi um comentário, foi necessário um vírus, inimigo invisível, para acordar a humanidade. Espero que o mundo fique diferente para melhor quando tudo passar”, enfatiza. Acerca de sua mensagem de Páscoa, dom Alberto destacou o texto que redigiu nesse sentido: “Cantai, cristãos, afinal: Salve ó vítima Pascal! Cordeiro inocente, o Cristo abriu-nos do Pai o aprisco. Por toda ovelha imolado, do mundo lava o pecado. Duelam forte e mais forte: é a vida que enfrenta a morte. O rei da vida, cativo, é morto, mas reina vivo! Responde, pois, ó Maria: no teu caminho o que havia? Vi Cristo ressuscitado, o túmulo abandonado. Os anjos da cor do sol, dobrado ao chão o lençol. O Cristo, que leva aos céus, caminha à frente dos seus! Ressuscitou de verdade! Ó Cristo rei, piedade!” (Sequência do Domingo de Páscoa). “O duelo continua, no correr na história, mas é certa a vitória da vida, na força do Cristo ressuscitado. Santa e verdadeira Páscoa, com aquele que reina vivo! Aleluia!”, arremata.

Páscoa
Pandemia
União

Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.