Esperanto: Brumado Urgente entrevista o mestre Claudio Moisés

  • Por Daniel Simurro
  • 20 Set 2014
  • 12:31h

O mestre Claudio Moisés, o grande difusor do Esperanto em Brumado (Composição: Brumado Urgente)

Quem já não ouviu falar em Esperanto?, só que acontece que pouca gente sabe do seu real significado e o que está por trás desta língua que foi criada por Lázaro Luiz Zamenhof, que nasceu em Bialystok, nordeste da Polônia em 15 de dezembro de 1859 e que ao longo da sua vida se dedicou de corpo e alma à sua causa. Buscando atender várias solicitações de leitores nesse sentido, o Brumado Urgente entrevistou o mestre em Esperanto, professor Claudio Moisés, que gentilmente recebeu a nossa equipe para responder os questionamentos. Confira a entrevista (Clique):

Brumado Urgente: Como surgiu o Esperanto?

Claudio Moisés: O Esperanto surgiu de um ideal de Lázaro Luiz Zamenhof, que nasceu e viveu em Bialystok, uma área de intensos conflitos étnicos, onde se falava várias línguas, então, diante desta dificuldade, ele teve a ideia de criar uma língua universal. Aos 15 anos, ele, fascinado com a língua inglesa, que utilizava uma sufixação muito eficaz, decidiu criar uma língua ainda mais prática que pudesse universalizar a humanidade, daí, então, ele ficou recluso por vários anos para, podemos dizer, “dar a luz” ao Esperanto em 26 de julho de 1887, que foi uma proposta muito arrojada e, porque não dizer, hercúlea, porque naquele momento reinava o Positivismo de Augusto Comte, então, qualquer ideia inovadora, com uma concepção mais ampla, era tida como fanática e absurda.

 

Brumado Urgente: Então o primeiro momento foi de grandes desafios?

Claudio Moisés: Sim, pois a criação de uma língua internacional numa atmosfera altamente contrária a isso representava realmente um grande desafio, mas o Espírito do Tempo foi complacente, pois o objetivo era muito mais que a criação de uma língua, era uma nova proposta para humanidade.

 

Brumado Urgente: Então o Esperanto é muito mais que uma língua?

Claudio Moisés: Exatamente, o Esperanto tem um escopo muito mais do que a simples linguística, pois ele traz em seu bojo uma nova proposta ética para a humanidade. Ele tem uma base filosófica muito sólida e interessante que é a difusão da Paz e Fraternidade entre os povos, ou seja, uma unificação mundial por meio do grande ideal de Lázaro Luiz Zamenhof.

 

Brumado Urgente: Então afirmar que existe o Movimento Esperantista não seria um exagero?

Claudio Moisés: De forma alguma, pois existe sim o Movimento Esperantista, que prega não somente a Esperança, mas também a Paz e o entendimento entre os homens.  

 

Brumado Urgente: E o ideal de Lázaro Luiz Zamenhof atingiu os seus objetivos?

Claudio Moisés: Lázaro faleceu em abril de 1917 e teve a sua vida toda dedicada à causa esperantista. Ele viveu com a incompreensão das pessoas, mas como todo grande idealista, susteve a sua própria ideia, que foi o combustível para a sua causa. Podemos sim afirmar que os seus objetivos foram alcançados, já que o Esperanto vem tendo um crescimento gradual no decorrer dos tempos.

 

Brumado Urgente: Qual seria o paralelo do Esperanto com o Inglês, que hoje é considerada a língua mais falada pela humanidade?

Claudio Moisés: O Inglês surgiu da necessidade de uma hegemonia política e econômica, já o Esperanto traz consigo a mensagem da Paz, da Esperança e da Fraternidade entre os povos, um conceito que vai muito além do materialismo dominante. Nós, esperantistas, cremos que o Esperanto conseguirá ser uma língua universal, mas não temos pressa, pois isso acontecerá naturalmente. Esse seria o paralelo entre ambos.

 

Brumado Urgente: Qual é o grande trunfo do Esperanto?

Claudio Moisés: Derivada do Latim, que foi a língua utilizada pelos romanos em seu intento de dominação mundial, o Esperanto é uma língua facílima, 50 vezes mais fácil que qualquer outra que é falada no planeta. Ela tem apenas 16 regras gramaticais e do jeito que se fala se escreve e vice-versa. Não tem declinação verbal e sua sufixação é a mais simples possível, todas suas palavras são paroxítonas, o que facilita muito o aprendizado.

 

Brumado Urgente: Enquanto tempo se aprende o Esperanto?

Claudio Moisés: Em média, em 3 meses já se consegue aprender, mas isso vai de cada pessoa, pois o cognitivo é muito pessoal, mas, com um pouco de dedicação, como eu já falei, o Esperanto é de fácil aprendizado.

 

Brumado Urgente: Em Brumado, onde se ensina o Esperanto?

Claudio Moisés: Aqui em Brumado temos o Clube do Esperanto, que fica localizado na Rua São José Batista, 1, Sede da Seamb, na saída para Livramento, no Bairro São José. Não temos ainda uma logística adequada, mas, queríamos dizer que antes de ensinar a língua, passamos a filosofia da Paz e Fraternidade, mas estamos de braços abertos para receber novos adeptos. Hoje temos 35 membros e a primeira turma já está para se formar, o que ajudará a difundir a nossa proposta. Para quem quiser aprender pela internet é só acessar o site: www.kurso.com.br. Vale ressaltar que o senador Cristovão Buarque entrou com um projeto para que o Esperanto possa ser ensinado no Ensino Médio.

 

Brumado Urgente: Suas considerações finais?

Claudio Moisés: Enxergar o Esperanto apenas como língua seria uma mutilação. Cremos que esta filosofia avançará naturalmente, mas, para finalizar, divulguem a Bandeira do Esperanto, pois assim fazendo já está se difundido o ideal de Lázaro Luiz Zamenhof. 


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.