Prefeitura de Caetité implanta primeira escola de tempo integral da história do município

  • Mário Filho
  • 07 Mar 2020
  • 10:18h

(Foto: Direcom)

A Escola Municipal Manoel Lopes Teixeira, localizada no bairro Pedro Cruz, é a primeira unidade escolar de Caetité de toda a história a receber o ensino integral e jornada ampliada. As aulas começaram no dia 2 de março com mudanças na grade curricular e a inclusão de novos projetos artístico-culturais, esportivos e de robótica para as crianças e adolescentes. Na noite dessa quinta-feira (05/03), foi realizado um ato simbólico de implantação da nova modalidade de ensino com a presença de autoridades municipais e gestores da unidade escolar. Com cerca de 300 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental no diurno, a escola recebeu melhoria na sua estrutura física, profissional e pedagógica para receber os estudantes às 7h30 até às 15h30, com café da manhã, almoço e lanche da tarde. De acordo com a secretária de educação do município, Iamara Junqueira, antes do início das aulas foram realizadas reuniões sobre a proposta do ensino integral. “Antes de começar as aulas, nos reunimos, equipe da Secretaria de Educação com uma assessoria técnica, para definir a proposta pedagógica. Os alunos terão as disciplinas da base comum e o incremento de oficinas das mais diversas modalidades esportivas, incluindo natação, de artes e de robótica”, explica Iamara. Essa realização é um orgulho para nós, porque vai ao encontro do ideário de Anísio Teixeira, da educação integral, gratuita e de qualidade”, destacou a secretária, que também agradeceu a confiança de toda comunidade escolar no projeto. “Agradeço os pais, alunos, professores, gestores e equipe de apoio, pela confiança e por abraçar essa iniciativa”.

 

Escola terá aulas de iniciação musical, natação e robótica

Entre os projetos que serão desenvolvidos na escola municipal estão aulas de futsal, vôlei, handebol, natação, iniciação musical, dança, teatro, vivências artísticas e robótica, além das disciplinas regulares e reforço escolar. Para a realização dessas oficinas, a unidade escolar contará com um articulador e 10 educadores sociais (monitores).

A Escola

Construído em 2008 e inaugurado, efetivamente, em 2011, foi somente em julho de 2018, que a Escola Municipal Manoel Lopes Teixeira foi completamente concluído, pela atual gestão, com a entrega do primeiro andar e ampliação de espaços educativos, a saber: laboratório de informática, sala de vídeo e biblioteca, além de 6 salas para desenvolvimento de oficinas, banheiros coletivos masculino e feminino.

O prédio possui 12 salas de aula, 5 banheiros coletivos destinados ao uso dos estudantes, 2 banheiros individuais destinados aos professores e funcionários, 01cantina com depósito, 01 secretaria, 01 diretoria, sala dos professores, 01 sala de coordenação, 02 refeitórios, almoxarifado, área livre coberta, ampla área externa livre descoberta, sala de dança e área de convivência.

O corpo docente em 2020 é composto por 30 professores. A equipe de apoio conta com 02 auxiliares de secretaria, 03 porteiros, 04 merendeiras, 04 profissionais de serviços gerais, 02 vigilantes. A equipe gestora é composta de: 1 diretor e 2 vice-diretoras, 01 coordenadora pedagógica e 01 secretária escolar. 

Educação
Tempo
Integral
Caetité

Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.