CAPES abre cadastro para professores interessados em cursar licenciatura e, com isso, a UNEB de Brumado vislumbra ofertar novos cursos para formação inicial de professores

  • ASCOM: Uneb Campus XX
  • 14 Jan 2020
  • 10:37h

Foto: Divulgação (Dados vão orientar o planejamento dos programas de formação inicial da Educação Básica )

Para nortear o planejamento de programas de formação inicial da Educação Básica de 2020, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) abriu, no dia 26 de dezembro de 2019, o cadastro para professores da rede pública que tenham interesse em cursar licenciaturas em suas áreas de atuação.

As informações poderão ser encaminhadas, por meio do portal da CAPES, até o dia 31 de janeiro de 2020, conforme notícia publicada pela Assessoria de Comunicação Social da CAPES, em sua página, no Site do Ministério da Educação. O professor interessado deve cadastrar o currículo e preencher um formulário, que solicita informações sobre formação e atuação profissional.

Os dados informados serão verificados pela secretaria de educação estadual ou municipal. As informações são fundamentais para verificar a formação atual dos professores e qual é a demanda por capacitação profissional. Programas como o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) – que fomentam cursos de licenciatura – já terão seus próximos editais direcionados por essas informações. 

A iniciativa contribui para o fomento à formação de professores, previsto no Plano Nacional de Educação (PNE). Com essa notícia, o Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XX, localizado em Brumado, vislumbra dar continuidade à sua contribuição na formação inicial de professores em toda a região que atende.

Almeja-se a oferta dos seguintes cursos na Sede da instituição (em Brumado): Geografia, Letras – Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa e Matemática. Nas sedes dos próprios municípios que apresentarem demandas significantes e manifestarem interesse em firmar parcerias, intenta-se levar a Licenciatura em Pedagogia. Para terem acesso às informações detalhadas, os interessados deverão entrar no site http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/12-acoes-programas-eprojetos-637152388/83961-capes-abre-cadastro-para-professoresinteressados-em-cursar-licenciatura, onde poderão ler o Manual do usuário e o Tutorial para interesse em formação. Já para cadastrarem-se na Plataforma CAPES e registrarem o interesse nas formações iniciais, deverão acessar o site https://eb.capes.gov.br/portal/. Em caso de dúvidas, poderão também comparecer à Sede do DCHT/UNEB/Campus XX – Brumado, situada à Rua Exupério Pinheiro Canguçu, N.º 300, Centro, Brumado ou ligar para os telefones (77) 3441 2387 e (77) 3441 3652.


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.