SAÚDE MENTAL

  • Karoll Trindade
  • 07 Jan 2020
  • 21:42h

Foto:(Renato Santos)

Decidi publicar um texto da psicóloga Karoll Trindade, que como profissional atua em Brumado, cidade do interior da Bahia, mais precisamente na região sudoeste, onde reside e tem ministrado palestras em escolas, universidade e igrejas, sempre exaltando a necessidade da busca pela saúde mental. Algumas perguntas deixo para sua reflexão antes de continuar a leitura.

Você sofre de depressão, ansiedade ou outro transtorno psicológico qualquer? Qual a diferença que faria em sua vida se você conseguisse dominar sua mente a ponto de poder conduzir a sua vida sem os sofrimentos causados por sentimento de culpa, crenças limitantes e doenças psicossomáticas?

Certo de que esse texto pode ajudar você a uma vida melhor, recomendo a sua leitura.

Karoll Trindade

“Luxo hoje é ostentar saúde mental.” Ultimamente ouvimos com frequência esta frase, mas qual a causa dela está cada vez mais presente no dia a dia. Quando falamos em luxo, logo vem à cabeça carros, casas, bens materiais, as pessoas estão se tornam cada vez mais competitivas, valorizando e intensificando o que é palpável, esquecendo assim o que de fato é raro e valioso.

Estamos vivendo a geração mais vulnerável dos últimos tempos. E a causa dessa vulnerabilidade é essa ostentação “invertida”, é muito bom ter bens materiais, mas a busca incansável destes bens nos faz esquecer de buscar o que deveria ser prioridade, como o luxo tão raro da saúde mental. Observando os ambientes profissionais encontramos colaboradores em uma busca  constante e desenfreada para ser e ter o melhor, enquanto no âmbito familiar encontramos lares vazios de amor, acolhimento e aconchego, cheios de críticas, amarguras e negatividades que somando com outras questões geram conflitos emocionais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) são ansiosas. A ansiedade é a segunda doença mais comum, depois da depressão. Sofremos uma epidemia de doenças mentais. Tempos difíceis.

Com essa realidade, o que devemos ostentar? o que de fato é um luxo? O que vale mais?

 Devemos nos manter saudáveis emocionalmente, ‘ostentar’ o que de fato é necessário, cuidar e valorizar aquilo que não tem preço. Nossa saúde mental vale mais do que os bens materiais que almejamos conquistar.

Não devemos atropelar as coisas em busca do resultado final, sem saúde mental não conseguiremos ir adiante. Reflita sobre isso, valorize sua saúde mental, procure ajuda profissional e ostente saúde mental.

Saúde
mental
mente
psicológico

Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.