Burro despenca de telhado de casa, destrói sala e fere criança em SP

  • G1
  • 14 Nov 2019
  • 11:03h

(Foto: Dirceu Garcia/GCN)

Uma criança teve ferimentos leves depois que um burro despencou dentro da sala de uma casa nesta quarta-feira (13) em Franca (SP). O telhado do imóvel fica no mesmo nível de um terreno por onde o animal pastava. O menino de 2 anos que estava no cômodo foi atingido por pedaços de telha, mas passa bem. O acidente aconteceu no Jardim Brasilândia durante a tarde. Segundo as primeiras informações apuradas pela EPTV, afiliada da TV Globo, o animal pastava por um terreno na Rua Sabará quando pisou na telha, que não suportou o peso e se quebrou. O burro despencou no meio da sala da casa e destruiu o sofá e a TV. Alguns pedaços de telha atingiram um menino de 2 anos, que estava deitado e assistia TV no momento da queda. A criança teve ferimentos leves. Segundo os moradores, o animal chegou a se machucar, mas conseguiu deixar o interior da casa e foi embora. Essa não é a primeira vez que um animal cai do telhado no Jardim Brasilândia. Em 2006, próximo ao local, uma égua subiu no telhado e acabou caindo na sala de uma casa, causando estragos.

Combate à Tríplice Endemia: Parceria entre UFBA, VIGEP e PMB irá operacionalizar Xenovigilância em Brumado

  • Ascom | PMB
  • 14 Nov 2019
  • 11:02h

(Foto: Ascom | PMB)

Com o crescimento dos índices de infestação do mosquito Aedes Aegypti e, consequentemente, o aumento dos casos de notificações de casos de Dengue, a Prefeitura Municipal de Brumado está celebrando uma importante parceria com a UFBA, visando um combate mais eficaz à Tríplice Endemia. Neste sentido o representante do projeto, o aluno do Campus Anísio Teixeira da UFBA, Henry Paul Granger Neto, esteve em Brumado para passar detalhes da sua pesquisa que está sendo desenvolvido em Vitória da Conquista. e está em vias de ser viabilizado em Jequié também Representantes da Vigep e o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, acertaram a agenda que será efetivada em uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira (14), o que será um ganho muito positivo para o município de Brumado.

MP para incentivar contratação de jovens altera leis trabalhistas

  • G1
  • 14 Nov 2019
  • 10:09h

(Foto: Reprodução)

Além de criar o programa Verde Amarelo, destinado a incentivar a contratação de jovens, a medida provisória 950 assinada na última segunda-feira (11) também alterou uma série de regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Entre as mudanças, está a ampliação da possibilidade de trabalho aos domingos, abertura de agências bancárias aos sábados e aumento da carga horária de bancários para oito horas diárias. Por se tratar de uma MP, as alterações entraram em vigor de imediato. Se o Congresso Nacional não votar a medida em até 120 dias, a MP perde a validade. O Congresso ainda poder alterar ou mesmo rejeitar a medida provisória.

Trabalho aos domingos

  • COMO ERA: A CLT prevê descanso semanal de 24 horas consecutivas ao trabalhador. Esse descanso deve coincidir com o domingo. Em caso de serviço que exija trabalho aos domingos, será estabelecida escala de revezamento, além de ser necessária permissão prévia da autoridade competente.
  • COMO FICOU: Para os setores de comércio e serviços, o repouso semanal remunerado deverá coincidir com o domingo no mínimo uma vez, em um período máximo de quatro semanas: para o setor industrial, o trabalhador terá de folgar pelo menos um domingo em um período máximo de sete semanas. O texto ainda prevê que o trabalho aos domingos e aos feriados será remunerado em dobro, exceto se o empregador determinar outro dia de folga para compensar o trabalho ao domingo.

Bancários

  • COMO ERA: A jornada de trabalho de bancários era de seis horas contínuas nos dias úteis, com exceção dos sábados. A jornada de seis horas não se aplicava a funções de direção, gerência, fiscalização e chefia.
  • COMO FICOU: A medida retira a restrição de trabalho aos sábados. A MP prevê ainda que a jornada de trabalho de seis horas diárias – com 30 horas semanais – só vale para os trabalhadores de bancos que operam exclusivamente no caixa. Para os demais bancários, a jornada será de oito horas, com permissão de jornada superior mediante acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.

Multa do FGTS

  • COMO ERA: Em caso de demissão sem justa causa, as empresas pagavam 40% do valor do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para o trabalhador e 10% para o governo.
  • COMO FICOU: A MP acabou com a multa adicional de 10% do FGTS, cobrada das empresas, nas demissões sem justa causa. A MP não altera, porém, a multa de 40% que os trabalhadores recebem na demissão sem justa causa – que continuará sendo paga normalmente pelos patrões.

Quadrilha internacional pode estar envolvida em vazamento de áudios em Brumado; PF poderá ser acionada

  • Brumado Urgente
  • 14 Nov 2019
  • 09:11h

(Imagem Ilustrativa)

O caso dos recentes vazamos de áudios em Brumado pode ser um caso de investigação internacional, podendo até envolver até a participação da Polícia Federal. Segundo informações obtidas por meio de fontes, existem, até o momento, duas principais linhas de investigação. A primeira recai sobre a possibilidade do estabelecimento onde os aparelhos podem ter sido enviados para conserto e lá, terem sido os arquivos copiados, o que, a princípio é tida como mais provável. A segunda, é mais complexa, porque poderia ter o envolvimento de uma quadrilha especializada, provavelmente do Paraguai, que parece ter interesses na cidade. As investigações irão ser ampliadas, mas, caso a possibilidade da participação de uma quadrilha internacional possa ser tida como possível, a Polícia Federal poderá comandar a operação. A população e as vítimas esperam que isso acontece com rapidez, para que tudo fique devidamente esclarecido.

Mundo: Nos EUA, inquérito de impeachment de Trump tem primeira audiência pública

  • G1
  • 14 Nov 2019
  • 09:06h

(Foto: Reprodução)

O inquérito de impeachment do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, entrou nesta quarta-feira (13) numa etapa nova, com a primeira audiência pública. Adam Schiff, o deputado democrata que lidera a investigação contra o presidente Donald Trump, disse que os depoimentos públicos vão determinar não só o futuro desse governo, mas o futuro da própria presidência americana. Já o republicano Devin Nunes, deputado fiel a Trump, disse que tudo não passa da versão ucraniana barata de outra investigação que, segundo ele, não deu em nada: a da influência russa na eleição de 2016. A oposição tenta provar que o presidente segurou uma ajuda militar para a Ucrânia, tentando forçar o governo em Kiev a investigar a família do rival político Joe Biden. Os partidários de Trump dizem que houve apenas um diálogo normal entre líderes de dois países.  Um impeachment é pouco provável. Trump conta com a maioria no Senado, que tem a última palavra. Mas para democratas e republicanos, o objetivo real é outro: a próxima eleição, daqui a um ano. E revelações feitas em depoimentos públicos podem influenciar os votos. Nesta quarta-feira (13), uma das testemunhas, o diplomata Bill Taylor, citou o embaixador americano na União Europeia, Gordon Sundland, que, segundo ele, disse que Trump é um presidente que age como um homem de negócios: quando vai assinar um cheque a quem lhe deve algo, sempre exige um pagamento em adiantado. Na Casa Branca, Trump disse que esse inquérito de impeachment é uma farsa e não deveria ser permitido. Trump disse também que a conversa que teve com o presidente ucraniano foi perfeita. Ele se referia à uma ligação telefônica entre os dois líderes em julho de 2018, que foi o estopim do processo de impeachment contra ele.

'Príncipe do Ecstasy' é preso em Conquista

  • Redação
  • 14 Nov 2019
  • 08:13h

As drogas e o dinheiro apreendidos (Foto: Divulgação Polícia Civil)

A Polícia Civil, através da DTE (Delegacia de Combate a Tóxicos e Entorpecentes), efetuou a prisão de um homem de 27 anos acusado dos crimes de tráfico de drogas e receptação. Os investigadores da Delegacia especializada, após investigações, efetuaram uma busca na casa do autor, localizada no bairro Brasil, onde foi apreendida uma grande quantidade de comprimidos de Ecstasy, cerca de 1.500 ( mil e quinhentos ) unidades da droga sintética, além de vários frascos e caixas de esteroides anabolizantes proibidos, produtos eletrônicos sem nota fiscal e de origem ilícita e dinheiro oriundo do tráfico de drogas. As investigações da PC apontam que ele é um dos grandes fornecedores de Ecstasy tanto que ele é conhecido como o "Príncipe do Ecstasy", onde comercializa as substâncias em festas e eventos frequentados por muitos jovens nesta cidade, cuja droga sintética é popularmente conhecida como “bala”, sendo comercializada para os usuários por R$ 50,00 a unidade. Na operação policial foi apreendido ainda o veículo GOL do autor usado no tráfico , onde os investigadores encontraram vários comprimidos de Ecstasy, para comercialização. O acusado foi apresentado na DTE, onde foi interrogado e autuado em flagrante delito pelos crimes descritos, sendo posteriormente encaminhado para o Presídio, onde ficará custodiado à disposição da Justiça .

Bahia: Familiares de garotos denunciam homem que diz ser agenciador de futebol

  • G1
  • 14 Nov 2019
  • 08:00h

( Foto: Reprodução/TV Bahia)

Familiares de garotos que sonham em ser jogador de futebol na cidade de Ibicaraí, no sul da Bahia, denunciaram um homem que diz ser agenciador de atletas. Alessandro Nascimento, de 14 anos, é um dos jovens que recebeu a promessa de um homem chamado Cláudio Moraes, para jogar no Corinthians. Segundo o garoto, que treina pelo menos três vezes na semana, o agenciador informou que ele precisava pagar R$ 230 pelo contrato. "A gente pensou até que tinha acontecido um acidente com ele, um que aconteceu em Ilhéus, todo mundo perguntava se era ele que estava no carro. Ele sumiu nesse dia", contou o garoto. "Eu tive que arrumar esse dinheiro, tomar emprestado, porque ele [Alessandro] começou a chorar e falar que não ia dar certo e eu disse que ia. Aí peguei e tomei [dinheiro] do vizinho emprestado", disse a mãe de Alessandro, Tatiane Serpa. Ao todo 14 jogadores receberam propostas de Cláudio Moraes e cinco deles registraram ocorrência na delegacia de Ibicaraí. Célia Santos registrou queixa após pagar por um contrato para o filho jogar no Gil Vicente, clube que disputa a primeira divisão de Portugal. "Sempre foi o sonho dele [filho] jogar muito longe. Eu perdi R$ 600", lembrou. Segundo os familiares, Claudio Moraes negociava os preços através de áudios e vídeos enviados pelo WhatsApp. O treinador de futebol Anderson Lima foi a pessoa que manteve contato com Cláudio Moraes nos últimos dois meses. "Eu estou aqui comunicando a vocês tudo, a documentação vai ficar pronta hoje e esses contratos de Ibicaraí vão ser assinados amanhã a tarde e daí automaticamente vai ocorrer a liberação do dinheiro. Na sexta-feira pela manhã estaremos viajando", diz Claudio Moraes em vídeo enviado para os pais dos garotos. "Eu não dependo do dinheiro de ninguém, está certo? Eu não dependo do dinheiro de ninguém, mas essa taxa que eu coloquei aqui é a taxa simbólica que vocês têm de pagar. Isso aí é lei, se eu fosse colocar taxa de viagem, essas coisas, ninguém iria fazer isso, mas eu consegui o melhor, que foi o contrato. Eu não estou ganhando nada em cima de vocês", concluiu. De acordo com Anderson, os valores pagos pelos pais dos jogadores variaram entre R$ 200 e R$ 2 mil por atleta. Meninos de outras seis cidades da região também caíram no golpe. "As cidades que foram atingidas por esse golpe foram Ibicaraí, Itororó, Almadina, Itabuna, Ubatã, Ilhéus, Itapé e Itacaré. Dentro dessas cidades que eu citei são aonde eu tenho o meu trabalho regional conhecido, não só em Ibicaraí, mas em boa parte da região, foi aonde eu tive o contato dos alunos e que eu fui tentar levar oportunidades, sonhos oficiais para eles, mas chegou alguém para estragar esse sonho", lamentou o treinador. Além dos valores cobrados para levar os jogadores até os times, o agenciador também pediu aos pais uma contribuição pra alugar vans que levariam 70 pessoas até Ilhéus, cidade que também fica no sul da Bahia, onde aconteceria um jantar de despedida dos atletas. De acordo com os familiares, a festa também nunca aconteceu. Para os pais do jovem Adriano Leal, de 19 anos, que perderam quase R$ 2 mil, o maior prejuízo foi ver a frustração do garoto. "A gente fica triste com isso, porque eu acreditei muito. É um cara que parecia ser direito. O cara só falava em Deus e eu acreditava, mas na verdade foi adiando até que chegou a hora que ele não poderia adiar mais e a casa caiu. Esperamos que Justiça seja feita e que ele pague pelo que ele fez", lamentou o açougueiro Jair Leal. "Quando a gente fica sabendo de questão de peneira, eu botei 19 anos, já é o meu último ano de futebol de acreditar. A gente vai se organizando e quando acaba acontecendo o que aconteceu com todos nós, a gente acaba desistindo. É o meu último ano, perdemos tudo o que a gente tinha, apostamos em uma coisa que deu errado", disse Adriano.O caso é investigado na delegacia de Ibicaraí. A reportagem da TV Santa Cruz entrou em contato com o agenciador Cláudio Moraes e ele informou que quer devolver o dinheiro das famílias e pretende fazer isso até segunda-feira (18). O suspeito também disse que as viagens não deram certo, porque houve um atraso na documentação tanto por parte dele como dos atletas por meio do treinador.

Homem morre após ser atropelado por pá carregadeira na zona rural de Caetité

  • Informações do Folha do Vale
  • 14 Nov 2019
  • 07:57h

Jorge Joaquim Farias, de 48 anos, morreu atropelado pela pá carregadeira no Sítio São Domingos, município de Caetité, na tarde desta quarta-feira (13) | Foto: Reprodução Whatsapp

Um homem de 48 anos morreu após ser atropelado por uma pá carregadeira, na tarde desta quarta-feira (13), no Sítio São Domingos, município de Caetité, na região Sudoeste da Bahia. De acordo informações, pessoas que estavam no local do acidente escutaram um barulho e posteriormente avistaram a pá carregadeira descendo desgovernada em uma ladeira. Jorge Joaquim Farias foi arremessado e atropelado por uma das rodas dianteira da máquina. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, porém quando os socorristas chegaram ao local constataram o óbito. Após perícia no local o corpo de Jorge foi levado ao IML-Instituto Médico Legal de Guanambi para realização de exame de necropsia.

Conquista: Homem é preso suspeito de comercializar anabolizantes e drogas sintéticas

  • G1
  • 14 Nov 2019
  • 07:07h

(Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Um homem de 27 anos foi preso suspeito de comercializar anabolizantes e drogas sintéticas, nesta quarta-feira (13), na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Conforme a Polícia Civil, Roberto Mariano Gonçalves da Silva foi encontrado durante uma busca feita na casa do autor, que fica no bairro Brasil. No local, os policiais apreenderam uma grande quantidade de comprimidos de Ecstasy, cerca de 1.500 unidades da droga sintética, além de vários frascos e caixas de esteroides anabolizantes proibidos, produtos eletrônicos sem nota fiscal e de origem ilícita e dinheiro. Segundo informações da polícia, Roberto Mariano é suspeito de ser um dos grandes fornecedores de Ecstasy em festas e eventos frequentados por jovens em Vitória da Conquista.A polícia informou que o suspeito foi encaminhado para a delegacia do município, onde foi ouvido e autuado em flagrante por tráfico de drogas e receptação. Depois, ele foi levado para o presídio de Vitória da Conquista, onde está à disposição da Justiça.

Brasil: Cuidadora denuncia vaga de emprego que veta 'negras e gordas'

  • G1
  • 13 Nov 2019
  • 20:06h

( Foto: Fernanda Spadinger/Arquivo pessoal)

A cuidadora de idosos Eliangela Carlos Lopes, de 41 anos, que mora em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, procurou a Polícia Militar para registrar um boletim de ocorrência no início deste mês após receber uma mensagem oferecendo emprego e vetando negras e gordas no processo de seleção. “Únicas exigências: Não podem ser negras, gordas e precisam de pelo menos 3 meses de experiência”, dizia o texto. A oferta de emprego era da Home Angels BH Centro-Sul, que trabalha com serviço de cuidadoras, e foi enviada à empresa de treinamento Leveza do Afeto, que a repassou por meio de uma linha de transmissão do WhatsApp. Em nota, a Home Angels Centro-Sul informou que "inexiste qualquer requisito para contratação de seus funcionários e/ou prestadores de serviços, salvo a avaliação quanto a aptidão técnica". Já a Franqueadora Home Angels, de São Paulo, disse que repudia veementemente o que ocorreu e destacou a igualdade de tratamento entre as pessoas. “A minha intenção foi empregar. Eu copiei e colei para atender a demanda”, disse ao G1, nesta quarta-feira (13), a responsável pela Leveza do Afeto, Fernanda Spadinger. Já Eliangela, se revoltou ao ler o texto. "Eu não preencheria a vaga por causa do meu tom de pele. Eu fiquei estarrecida, em estado de choque, com o meu coração dilacerado. Eu sou negra, de cabelo ruim, moradora de Ribeirão das Neves e estou com 41 anos. Que chance eu teria?”, questionou. Ela disse que não precisava da vaga porque está empregada há dois anos no bairro Aparecida, na Região Noroeste da capital mineira, mas se colocou no lugar de colegas desempregados. Eliangela contou, ainda, que mandou uma mensagem para Fernanda Spadinger dizendo que a mensagem era racista. Fernanda se desculpou e enviou outro post corrigindo. “Eu repudio qualquer tipo de preconceito. Não é uma postura minha e nem da minha empresa. Eu deveria ter filtrado ou dito que eu não trabalho com esse tipo de empresa, mas na pressa eu envie para a lista de transmissão das cuidadoras criadas por mim”, se defendeu Fernanda. A gestora ainda disse que se desculpou com Eliangela e se colocou à disposição para ajudá-la. Eliangela é cuidadora de idosos há sete anos e afirma que a mensagem mexeu com o emocional dela.  Depois de procurar a Polícia Militar e registrar um boletim de ocorrência, há ainda muito a ser feito por Eliangela. Segundo ela, para dar andamento no processo judicial, vai ter que ir a um cartório para fazer uma escritura que custa em torno de R$ 250. “Agora imagine as pessoas que estão desempregadas? É por isso que as coisas não vão para frente, as pessoas desistem”, disse Eliangela se referindo ao alto custo do documento.

 

Celulares pré-pagos com cadastros desatualizados serão bloqueados na BA

  • G1
  • 13 Nov 2019
  • 19:09h

(Foto: Reprodução)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que celulares pré-pagos que não tiverem cadastro atualizado depois de terem recebido notificação das operadoras terão as linhas bloqueadas na próxima segunda-feira (18). A medida vale para consumidores dos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e São Paulo. Segundo a Anatel, menos de 1% dos 91 milhões de celulares pré-pagos dessas regiões apresenta alguma pendência cadastral. Esta é última fase da campanha de comunicação aos consumidores com cadastros desatualizados, realizada pelas operadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo, dentro do Projeto Cadastro Pré-Pago, acompanhado pela Anatel. O objetivo, segundo a agência, é garantir uma base cadastral "correta e atualizada", a fim de evitar a ocorrência de fraudes (linhas associadas indevidamente a CPFs) e, dessa forma, ampliar a segurança dos consumidores. Como atualizar o cadastro. Quem tiver a linha pré-paga bloqueada poderá fazer a atualização dos dados cadastrais junto à sua prestadora por meio dos canais de atendimento, como call center e espaço reservado ao consumidor na internet. Nesse contato, devem ser informados o nome completo e o endereço com o número do CEP. No caso de pessoa física, é necessário o número do CPF e, para pessoa jurídica, o CNPJ. Também poderão ser solicitadas informações adicionais de validação do cadastro.Para garantir que o SMS de solicitação de recadastramento recebido foi, de fato, encaminhado pela prestadora contratada, o consumidor pode conferir os números utilizados pelas prestadoras para envio destas mensagens na página Cadastro Pré-Pago, no portal da Anatel na internet.

Gabarito oficial do Enem 2019 é divulgado

  • G1
  • 13 Nov 2019
  • 18:06h

(Foto: Reprodução/Inep)

gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi divulgado na tarde desta quarta-feira (13) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os cadernos de prova também foram divulgados. É importante lembrar que o número de acertos não representa necessariamente a nota final. Na correção do Enem, é usado o método chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI) – modelo estatístico que leva em conta a dificuldade de cada pergunta e busca avaliar o desempenho do candidato em determinada área de conhecimento. As notas individuais serão divulgadas em janeiro de 2020.

Governo elevará repasse na saúde a cidades com melhor desempenho

  • G1
  • 13 Nov 2019
  • 17:12h

(Foto: Reprodução)

O governo federal anunciou nesta terça-feira (12) que vai aumentar o repasse de verbas de saúde para municípios que tiverem melhores indicadores no setor. Entre os quesitos, está o aumento do número de cidadãos cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o ministério, o orçamento para a chamada atenção primária passará de R$ 18,3 bilhões neste ano para R$ 20,4 bilhões em 2020 – um aumento de 11,4%. As regras para repassar esses R$ 2 bilhões adicionais serão baseadas em desempenho. Os R$ 2 bilhões para esse bônus de produtividade em 2020 virão, segundo o governo, de economias feitas no próprio Ministério da Saúde, em áreas como propaganda e contratos de terceirização. Atualmente, o dinheiro do governo federal que vai para cada prefeitura depende do número de habitantes daquela cidade, e dos serviços ofertados (se há centro cirúrgico ou tratamento de câncer, por exemplo). Pelo novo modelo, o número de pessoas efetivamente acompanhadas pelos serviços de saúde também vai entrar no cálculo. A adesão a programas específicos, como o de saúde bucal, também será levada em consideração. De acordo com o Ministério da Saúde, esses critérios serão um “estímulo” para que os municípios cadastrem 50 milhões de brasileiros que, hoje, estão fora dos sistemas. “Essa maneira [anterior] de repassar o recurso era muito justificada pela chamada universalidade. E realmente, não se pode perder de vista a universalidade. Mas ela criou, presidente, um mundo dos esquecidos”, afirmou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Segundo o ministro, se cada uma das 44 mil equipes do Programa Saúde da Família atendesse 3 mil habitantes, seria possível atingir 140 milhões de beneficiados. Hoje, diz Mandetta, a ação atende 90 milhões de pessoas. “Onde estão as pessoas? Nós fomos cruzar os cadastros e nós encontramos o cadastro do Bolsa Família, do BPC, do INSS, dos menores benefícios. São mais de 40 milhões esquecidas, quase metade delas as pessoas mais frágeis, que mais necessitam do cuidado do Saúde da Família.” Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, dessas quase 50 milhões de pessoas não atendidas pelo SUS, 30 milhões estão em outros cadastros do governo federal, como o que norteia o pagamento do Bolsa Família (CadÚnico). As regras constam em uma portaria a ser publicada pelo Ministério da Saúde e devem começar a valer em 2020. Até a publicação desta reportagem, o texto da portaria ainda não tinha sido divulgado. Segundo o secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Erno Harzheim, os municípios terão 12 meses para se adequar. O prazo para esse mutirão de credenciamento de usuários do SUS vai até abril, e os primeiros resultados devem ser divulgados em setembro de 2020. Daí em diante, a avaliação do desempenho dos municípios será realizada a cada quatro meses. Com as mudanças, o governo também espera um ganho na execução do orçamento da atenção básica – que muitas vezes é devolvido porque a prefeitura não consegue usar o recurso.

Ladrão de calcinhas ataca varais em MG e é preso com mais de mil peças; ele usava um dos modelos

  • G1
  • 13 Nov 2019
  • 16:05h

( Foto: Polícia Militar / Divulgação)

A polícia prendeu um ladrão de calcinhas e sutiãs com 1.045 peças íntimas escondidas no quarto de sua casa, em Turmalina, cidade no interior de Minas Gerais. Durante a abordagem, os policiais militares foram surpreendidos ao perceberem que o homem, de 41 anos, estava usando uma das calcinhas. Com base no número de peças apreendidas, é possível dizer que muitas das 8.880 mulheres que fazem parte da população do município, no Vale do Jequitinhonha, já foram vítimas dele, preso, de acordo com a Polícia Militar, pela segunda vez pelo mesmo crime. Ainda segundo as informações da PM, as mil calcinhas e os 45 sutiãs foram encontrados em vários locais do quarto dele: debaixo da cama, dentro do colchão e no guarda-roupas. Em 2015, os furtos de 301 peças íntimas ocorreu em Capelinha, cidade vizinha a Turmalina. “A Polícia Militar foi até a residência dele, no Bairro São João Batista, para darmos cumprimento a um mandado de prisão por furto. Durante as buscas, encontramos as peças íntimas”, fala o tenente André Dale. Havia roupas íntimas novas e usadas, de várias cores e modelos. O tenente explica que a PM já recebeu diversas reclamações de mulheres relatando furtos de suas peças íntimas. Porém, muitas vítimas não registram boletim de ocorrência por medo, receio ou vergonhaAo ser questionado pela PM, o homem não deu detalhes sobre os furtos, apenas disse que cometia os crimes em vários locais. Ele foi levado para a delegacia da cidade. O G1 tenta mais informações com o delegado responsável pelo caso.

Livramento: Preso com explosivos é dono de mineradora e suspeito de incêndios na Chapada

  • G1
  • 13 Nov 2019
  • 15:02h

( Foto: Divulgação/Polícia Civil)

O homem preso em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste da Bahia, com explosivos e munições, é dono uma mineradora e usava o material para extração ilegal de minério. De acordo com o delegado Arilano Botelho, ele é suspeito de provocar incêndios em Livramento de Nossa Senhora, na região da Chapada Diamantina. Hércules de Almeida Hemerly, de 57 anos, foi detido na terça-feira (12). Em conversa com o G1, nesta quarta (13), o delegado Arilano falou sobre o caso. "As investigações apontam que o incêndio na serra foi promovido através das extrações de minério, porque quando os explosivos são detonados, eles lançam faíscas que incendeiam facilmente a vegetação que já está seca. Com todo o material encontrado com ele, ele se torna um dos suspeitos. Seguimos com as investigações do inquérito, para saber se ele é realmente o causador e se há mais pessoas", explicou. Ainda segundo o delegado Arilano, as explosões causaram o incêndio, mas não significa que tenha sido proposital. "Os incêndios partiram dessas explosões, mas não foi necessariamente proposital. No entanto, quando se faz isso, se assume o risco de causar as chamas, porque a cidade está com o clima muito seco", detalhou. Para o delegado, o suspeito confessou que o material ilegal encontrado na casa é realmente dele, mas disse que não usou os explosivos nos últimos dois anos. Todos os equipamentos foram apreendidos e levados para perícia. Depois disso, serão encaminhados para o Exército, a partir de uma decisão judicial.