Fábricas de calçados geram 31 mil empregos diretos na Bahia

  • Redação
  • 23 Mai 2019
  • 15:04h

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

A indústria de calçados emprega cerca de 31 mil pessoas em toda a Bahia atualmente. A descentralização do segmento, por meio da oferta de incentivos fiscais, promove o funcionamento de 51 fábricas, que estão espalhadas em 41 municípios. Instalada desde 2016 em Serrinha, a Minas Bahia gera cerca de 250 empregos diretos e supera a marca anual de 727 mil pares de calçados produzidos, abastecendo, além do nordeste brasileiro, as regiões sul e sudeste do país. No último dia 15 de maio, o grupo firmou compromisso com o governo baiano para ampliar a planta fabril. O Estado entrou com a cessão de um galpão e incentivos fiscais e, em contrapartida, a Minas Bahia vai investir R$ 3,8 milhões, gerando 200 novos empregos diretos e saltando a produção para 1,3 milhão de pares ao ano.    Além da Minas Bahia, Serrinha abriga a fábrica Nádia Talita, que, por sua vez, produz tênis esportivos e sapatilhas, ambos sintéticos. A empresa também fornece palmilhas e executa injeção de sola. São três linhas de produção responsáveis por confeccionar seis mil pares por dia, nas quais  trabalham mais de 300 pessoas. De acordo com a diretora de Desenvolvimento de Negócios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), Laís Maciel, novas fábricas devem se instalar na Bahia em breve. Ainda segundo a diretora, sete empreendimentos estão previstos para ser implantados nos próximos anos nas regiões de Castro Alves, Serrinha, Ubaíra e outros municípios. O investimento somado chega a R$ 48 milhões. Cerca de dois mil novos empregos diretos serão gerados com isso.

Conquista: Prefeitura monta ‘força tarefa’ para impedir moto táxi na cidade; motos já foram apreendidas

  • Redação
  • 23 Mai 2019
  • 14:59h

(Foto: Reprodução)

Repercute, e muito, o início do funcionamento de um aplicativo de moto táxi em Vitória da Conquista, divulgado na manhã desta quinta-feira (23).  Segundo informações do Blog do Rodrigo Ferraz, a prefeitura imediatamente buscou coibir a operacionalização de um aplicativo de moto táxi em Vitória da Conquista. O secretário, Jackson Yoshiura, disse em entrevista que o serviço de inteligência da secretaria já localizou as informações sobre o funcionamento do aplicativo e motos já foram apreendidas nesta quinta-feira (23).Ele disse também que não há interesse do município em regulamentar o serviço de moto táxi e ressaltou o perigo que pode oferecer à população.

Compadre Washington tem alta do Hospital das Clínicas de SP

  • Redação
  • 23 Mai 2019
  • 14:40h

(Foto: Divulgação)

Compadre Washington teve alta do Hospital das Clínicas de São Paulo nesta quinta-feira (23). Ele estava internado desde a noite de domingo (19) se recuperando de uma agressão sofrida durante assalto após show na Virada Cultural. O crime foi registrado por câmeras de segurança, o vocalista do É o Tchan aparece saindo de uma lanchonete acompanhado de duas pessoas quando um assaltante contorna uma banca de jornais. Mais criminosos aparecem para cercar as vítimas e um casal bloqueia a frente. Na discussão, Compadre Washington leva um soco e um pontapé, cai com o rosto no chão e bate a cabeça. O ladrão, que usa uma mochila nas costas, fugiu com o celular dele. Os outros assaltantes correram em seguida.  De acordo com Milton Menezes, empresário da banda, o cantor sofreu apenas um corte na cabeça. “Foram feitos alguns exames e não foi diagnosticado nada com relação a nenhuma gravidade no cérebro”, disse. “Ele falou comigo para tranquilizar todos os fãs, familiares dele, também, os amigos, que Compadre Washington está bem, graças a Deus.”

 

TBT: Continua o grande sucesso da 'Quinta Maluca' do Rey do Dellivery

  • Brumado Urgente Publicidade
  • 23 Mai 2019
  • 14:12h

(Divulgação)

Brumadense são apaixonados por pizzas e quando elas são de alta qualidade, acompanhadas por um preço irresistível, o sabor é ainda melhor. É exatamente isso que o Rey do Dellivery está proporcionando com promoções incríveis e imperdíveis. A qualidade das pizzas do Rey do Delivery é um grande diferencial, que é representado pelo renomado e premiado pizzaiolo Darlan Ribeiro, que é considerado um dos melhores da região. A promoção "Quinta Maluca" continua sendo um sucesso absoluto e como hoje é quinta-feira, então, os clientes vão poder degustar as maravilhosas pizzas com um preço ainda mais irresistível. O Rey do Dellivery fica Praça Maria Aparecida Ferreira, 56 (Fundo do Detran) e o horário de Funcionamento é das 18h às 0h0m e você pode pedir a sua pizza pelo celular ou whatsapp: 9.9925-4844, lembrando que são aceitos todos os cartões. Essa promoção é somente válida para as quintas-feiras. 

 

Bahia tem 25 mortes por doenças respiratórias em 2019

  • informações do G1 Bahia
  • 23 Mai 2019
  • 12:14h

(Foto: Reprodução)

Vinte e cinco pessoas morreram na Bahia este ano com algum tipo de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O dado foi divulgado nesta quinta-feira (23), pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e corresponde a semana epidemiológica 21, com dados levantados até 22 de maio. Entre os 417 municípios baianos, 55 registraram casos de SRAG. O município com maior registro foi Salvador, com 297 casos, o que equivale a 63,6% do total de casos notificados no estado. A capital baiana também teve o maior número de óbitos, com 17 casos.

 

Em toda a Bahia foram 467 casos de síndrome, 48 confirmados para Influenza, 55 por outros vírus respiratórios, 128 com amostras negativas e 236 casos estão em investigação. Conforme registrado no boletim, dos 48 casos confirmados para Influenza, 24 foram ocasionados pelo vírus Influenza A H1N1, 18 pelo vírus Influenza A H3N2 sazonal, um Influenza A não subtipado e cinco por Influenza B. Foram identificados outros vírus respiratórios dentre as amostras positivas dos casos investigados: Vírus Sincicial Respiratório (22), Parainfluenza1 (2), Parainfluenza3 (4), Adenovírus (3) e Metapneumovírus (24). De acordo com o boletim da Sesab, dos 25 óbitos, quatro foram por H1N1, três por Influenza H3N2, um por Parainfluenza I, três óbitos estão sendo investigados e em 14 óbitos não houve identificação de vírus. Os casos de síndrome respiratória por H1N1 ocorreram com maior incidência na faixa etária de 50 a 59 anos (0,4 por 100 mil hab.), e a maior letalidade foi registrada no grupo de menores de 2 anos e 2 a 4 anos. Os 467 casos notificados representam redução de 63,25% em relação aos dados do mesmo período de 2018. No ano passado, nos meses do primeiro semestre, foram notificados 1.271 casos e 116 óbitos de SRAG. Foram confirmados 306 casos e 37 óbitos por Influenza, dentre eles Influenza A H1N1 (225 casos e 27 óbitos), Influenza A H3N2 Sazonal (36 casos e 05 óbitos), Influenza A não subtipado (11 casos e 01 óbito) e Influenza B (34 casos e 04 óbitos).

CONTINUE LENDO

Daniel Almeida reúne deputados e reitores das Universidades Estaduais

  • Assessoria Parlamentar
  • 23 Mai 2019
  • 11:50h

(Foto: Divulgação)

Acontece nesta sexta-feira (24), às 8h30, na sede da Universidade Estadual da Bahia, um café da manhã com parlamentares baianos e reitores (as) das Universidades Estaduais. A iniciativa, proposta do deputado federal e coordenador da bancada da Bahia, Daniel Almeida (PCdoB/BA), visa promover um espaço de diálogo entre parlamentares e representantes da comunidade acadêmica para tratar principais temas que envolvem a área de educação no estado.  “Estamos enfrentando muitos embates que envolvem a educação brasileira e não podemos nos furtar de fazer essa importante discussão. A nossa ideia é fortalecer o compromisso com as pautas que envolvem a área, que exerce um papel fundamental na formação dos cidadãos. Com isso, reafirmamos a mobilização que acontece em todo o país em torno de uma educação pública de qualidade”, justificou Daniel.  Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) estão paralisados desde o dia 9 de abril e cerca de 50 mil estudantes estão sem aula.

Após quase dois séculos de existência, PM da BA tem 1ª mulher promovida a tenente-coronel

  • Itana Alencar, G1 BA
  • 23 Mai 2019
  • 10:48h

Agora tenente-coronel, a militar Ana Fernanda Dantas é a maior autoridade feminina da PM da Bahia — Foto: Jorge Cordeiro/Divulgação PM-BA

Após 194 anos de instituição, a Polícia Militar da Bahia teve, neste mês, a primeira mulher promovida à patente de tenente-coronel. Aos 54 anos, a médica pediatra Ana Fernanda Dantas contou a sua trajetória profissional como oficial e falou sobre as responsabilidades que a aguardam. Nascida em Salvador, a militar está na corporação há 25 anos – agora a um degrau da patente mais alta da PM, que é coronel. No entanto, hoje, Ana Fernanda Dantas é a maior autoridade feminina da Polícia Militar na Bahia. Ela entrou na PM no primeiro concurso em que foi permitido o ingresso de mulheres no quadro de médicos da instituição – em 1993. Além de médica pediatra, a tenente-coronel também é bacharela em direito e mestra em administração pública. Por já ter ingressado na PM como médica, Ana nunca participou de ações operacionais nas ruas.

A honraria – como ela mesma classifica a promoção –, foi concedida no dia 7 de maio, em uma solenidade liderada pelo comandante-geral da PM, o coronel Anselmo Brandão, no quartel da corporação que fica no Largo dos Aflitos.

"O coronel Anselmo fez essa solenidade. Foi simples, mas bastante significativa. Só estavam na minha frente quatro coronéis e, no meu grupo, dos que seriam promovidos a tenentes-coronéis, só tinha eu de mulher. Quando eu olhei para trás e vi tantos homens, eu percebi o quanto é significativo ser a primeira mulher", lembra Ana Fernanda.

Para a militar, junto com a promoção há o crescimento da responsabilidade. "A carreira militar tem isso, você vai subindo de acordo com seu amadurecimento e as responsabilidades e nossas atribuições vão aumentando", ponderou.

As promoções na carreira militar dependem de vários quesitos, segundo Ana Fernanda. Para a patente de tenente-coronel no quadro de médicos, que era a área em que a militar concorria, só havia uma vaga que seria "disputada" entre ela – então major –, e um colega homem.

"[A promoção] não depende só da gente estar habilitado. No meu caso, como eu sou médica, a gente concorre dentro do nosso quadro de médicos. Eu e o outro colega que estávamos habilitados para a promoção, então nós dois tínhamos expectativa. Quase não tinha nenhuma diferença entre a gente no termo de pontos e notas, então sabíamos que poderia ser um ou outro", comentou.

A tenente-coronel se formou em medicina pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) em 1988. Antes disso, ela concluiu o Ensino Fundamental em uma escola pública da cidade de São Gonçalo dos Campos, a cerca de 108 km de Salvador, município onde morou por 15 anos.

Depois, a militar voltou à capital para terminar o Ensino Médio no Colégio Marista, onde também ingressou após fazer prova.

"Em 90 [1990] eu vi o concurso [da PM], mas naquele ano não tinha vaga para as mulheres na minha área. O quadro de saúde era só para homens. Em 93 [1993] abriu o concurso com vagas para mulheres. Eu passei aos 28 anos. Depois eu fiz os sete meses da academia, fazendo estágio de adaptação para carreira militar e entrei na corporação com 29 anos", lembra.

Na época, Ana Fernanda fez a especialização em pediatria e em pneumologia infantil. A militar serviu no Colégio da Polícia Militar da unidade Dendezeiros, que fica no bairro do Bonfim, de 1996 a 2008, nas funções de tenente e capitã.

"Em 2011 eu fui convidada para implantar o serviço médico da Casa Militar do Governador, que fica na governadoria, no Centro Administrativo da Bahia. Já em 2017, me convidaram a implantar o serviço médio do Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, que também fica no CAB", destaca.

Hoje, a tenente-coronel se divide entre o Departamento de Saúde da PM, que fica na Vila Militar do Bonfim, e no serviço do Centro de Operações da SSP. "Agora estou aguardando o nosso diretor de Saúde, o coronel Nolasco, voltar de férias e me delegar meu novo local de trabalho. Enquanto isso, sigo com meu serviço", disse.

Sobre histórias que tenham marcado a trajetória da tenente-coronel, ela faz questão de dizer que todas têm significado igual.

"Como eu lido com a parte médica, são inúmeras histórias envolvendo pacientes. A nossa missão é tentar ajudar as pessoas nos seus momentos de maiores fragilidades. Quando eu fazia atendimento em ambulância, por exemplo, eu recebia muitos pacientes graves. São situações rotineiras e a gente tenta tratar todas de forma igual", ponderou.

CONTINUE LENDO

Em visita ao Mercado Municipal de Brumado, prefeito autoriza a reforma dos sanitários públicos

  • Ascom | PMB
  • 23 Mai 2019
  • 09:30h

Durante a visita foi determinada a reforma dos sanitários públicos do Mercado Municipal de Brumado (Foto: Ascom | PMB)

Dentro do planejamento de requalificação dos equipamentos públicos, a administração municipal de Brumado vem realizando vários estudos para que as ações nesse sentido sejam efetivadas. Então, dentro desta tendência o prefeito Eduardo Vasconcelos esteve visitando nesta quarta-feira (22) o Mercado Municipal, mas especificamente os sanitários públicos, os quais passarão por uma total reforma. Acompanhado do diretor do órgão Manoel Gonsalves, o gestor confirmou que alguns usuários têm tido um comportamento de vandalismo, jogando toda a sorte de materiais dentro dos vasos sanitários, principalmente latas de cerveja amassadas, o que causa um entupimento da rede, provocando mau cheiro e outras situações indesejadas. Então, diante disso, a direção do mercado irá disseminar uma campanha do uso consciente dos banheiros públicos do Mercado Municipal para que esses fatos não venham a se repetir. Já foi dada autorização para início dos trâmites administrativos necessários ao início das obras de reforma, as quais irão atender os anseios dos proprietários de box e barracas, além dos munícipes em geral.

Brumado: homem é detido após possível caso de descumprimento das medidas protetivas da Lei Maria da Penha

  • Brumado Urgente
  • 23 Mai 2019
  • 09:24h

A ação foi realizada pelo PETO, que conduziu o suspeito para a DP (Foto: Brumado Urgente)

Os casos de violência doméstica continuam povoando a página policial de Brumado, que, infelizmente vem registrando episódios que mostram um agravamento dessa situação tão preocupante. Nesta quarta-feira (22), após uma denúncia feita ao CICOM, uma guarnição do grupo B do PETO foi averiguar uma possível situação de Maria da Penha na Rua Padre Vieira, bairro Novo, em Brumado. Chegando ao local, foi constatado um homem batendo violentamente no portão da casa da vítima e desferindo inúmeras ameaças. Diante disso, a guarnição teve que conter o indivíduo. Logo após, conversando com a vítima, a mesma informou que ele já havia a agredido e ameaçado os filhos outras vezes, tendo ocorrências registradas. O indivíduo foi conduzido para a Delegacia Territorial para que as medidas cabíveis fossem adotadas.

Ação conjunta da Polícia Civil da Bahia e PM/SP culmina com a prisão de mais um homicida!

  • Ascom | 20ª Coorpin
  • 23 Mai 2019
  • 08:48h

(Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

Uma ação conjunta entre a Polícia Civil da Bahia - envolvendo as Delegacias de Polícia de Brumado e Jânio Quadros-BA (20ª COORPIN) - e a Polícia Militar de São Paulo, culminou com a prisão DERRIAN PIRES DE SOUZA, de 25 anos de idade. Conforme apurado no inquérito policial presidido pelo Delegado Titular da Delegacia de Polícia de Brumado, no dia 20/09/2014, DERRIAN, juntamente com outro comparsa, teria assassinado a tiros o jovem PAULO SÉRGIO DE JESUS SILVA, dentro de um bar no Bairro Urbis II, em Brumado. A equipe da Polícia Civil da Delegacia de Jânio Quadros-BA, atuando em apoio à equipe da Delegacia de Brumado, conseguiu descobrir o paradeiro do autor na capital paulista e acionou a Polícia Militar daquele Estado, a qual conseguiu prender o foragido e cumprir o respectivo mandado de prisão preventiva. O preso foi apresentado na 55ª DP (São Rafael-SP) e deverá ser transferido para uma unidade prisional da Bahia em momento oportuno.

Batida frontal entre dois carros deixa 4 mortos e um ferido na BA; crianças estão entre vítimas

  • Informações da PRE
  • 23 Mai 2019
  • 08:10h

Acidente que deixou mortos ocorreu na BA-290, na altura de Medeiros Neto, — Foto: Divulgação/PRE

Uma batida frontal entre dois carros deixou quatro pessoas mortas e uma ferida, na BA-290, trecho da cidade de Medeiros Neto, extremo sul da Bahia, na noite de quarta-feira (23). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), quatro vítimas estavam no mesmo veículo, enquanto a outra viajava sozinha no outro carro. Informações preliminares da PRE apontam que as quatro pessoas no veículo eram da mesma família: pai, mãe e dois filhos. O homem e as crianças morreram, enquanto a mãe foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para o Hospital Regional de Teixeira de Freitas. Não há informações sobre o estado de saúde da mulher. A PRE ainda não tem detalhes das causas do acidente, mas suspeita que a batida tenha ocorrido durante uma ultrapassagem. A polícia ainda detalhou que com o impacto da batida, uma das crianças foi arremessada para a estrada.

 

 

Luva de pelica do Tribunal de Justiça é um ataque à liberdade de imprensa

  • Fernando Duarte
  • 23 Mai 2019
  • 07:15h

(Foto: Reprodução)

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Gesivaldo Britto, até tentou se retratar, porém a declaração de que o Bahia Notícias é parte de uma “mídia podre, marrom” mostra que o incômodo com o trabalho jornalístico sério é real e palpável. Não é a primeira vez que veículos de imprensa são alvos de questionamento do Judiciário. E o TJ-BA não é o primeiro órgão da Justiça a atacar a liberdade de imprensa. Por isso é necessário colocar os pontos nos Is para separar o joio do trigo, algo que poucos estão dispostos a fazê-lo. Faço essa reflexão não apenas porque o alvo foi o site em que trabalho. Mas porque o tom adotado por Britto é idêntico ao utilizado pelo ministro Alexandre de Moraes ao determinar a censura de uma matéria que citava o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Tóffoli. Para uma parcela de agentes públicos, mesmo o trabalho sério de fiscalização e acompanhamento feito pelo jornalismo é questionável quando mexe com os interesses deles. Ou alguém vai dizer que se fizéssemos um trabalho “chapa branca” haveria incômodo das classes abastadas pelo poder? Como se não bastasse a abjeta comparação entre jornalismo sério e blogs anônimos, o presidente do TJ-BA foi infeliz também ao falar que o serviço de investigação da Corte identificou “colegas aqui de dentro” que mantêm relacionamento com repórteres. Talvez não seja de mal tom recordar que, no jornalismo, existe a figura da fonte, que é preservada por um sigilo garantido por lei. É natural que desembargadores, juízes e servidores conversem com repórteres. É comum que procuradores e promotores também. Políticos e agentes públicos idem. Para ficar em apenas poucos exemplos. Então acionar um serviço de investigação para constranger esse relacionamento é, no mínimo, antidemocrático. Espero estar certo em acreditar que, na verdade, Gesivaldo Britto se equivocou tanto quanto confundiu o nome do Bahia Notícias com outro veículo não citado por ele. Em um momento em que tantos atores sociais banalizam o papel de jornalista, é preciso reforçar que temos um papel fundamental na construção de um estado efetivamente democrático. Ou o cidadão comum saberia que os membros do Tribunal de Justiça consomem mais frutas per capita do que a maioria da população? Ou que a Corte foi obrigada a abrir um procedimento investigatório para averiguar o “sumiço” de uma medalha dos 410 anos do mais antigo Tribunal do Brasil? Ou que um erro de contagem de votos poderia arquivar um processo contra o deputado estadual Roberto Carlos, acusado de fazer “rachadinha” nos mesmos moldes das acusações contra o o senador Flávio Bolsonaro? Gostem ou não, estaremos cumprindo um papel social ao trazer discussões que alguns preferem colocar para debaixo do tapete. Por isso, agradeço ao presidente do Tribunal de Justiça da Bahia por, humildemente, reconhecer que o Bahia Notícias não se presta a esse papel. Pena que um tapa depois de dado não é facilmente esquecido.

Isidório quer dialogar com Bolsonaro: ‘Para conversar com doido, só outro doido’

  • Redação
  • 22 Mai 2019
  • 20:15h

(Foto: Reprodução)

O deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante) voltou a criticar o governo federal de forma inusitada. Após encenar recentemente na Câmara um tiroteio, em protesto contra o decreto que facilita o porte de armas, o parlamentar se ofereceu para ser um interlocutor da Casa com o presidente Jair Bolsonaro, por ser “doido”. “Eu entendo que é chegada a hora de buscar uma interlocução. Essa Casa precisa tirar uma comissão ou um parlamentar para conversar com o presidente da República. E pelo perfil dele, me sinto preparado para ir até ele, se for necessário. Venho da Bahia, sou conhecido como doido. E para conversar com doido, só outro doido”, discursou o deputado, para risos e aplausos dos oposicionistas.  A deputada Sâmia Bomfim (PSOL) comentou a fala do colega no Twitter: “A Câmara quase sempre é um ambiente desgastante, mas de vez em quando a gente dá umas risadas”.Após a repercussão do discurso, Isidório escreveu no Facebook: “A manifestação causou risos no Congresso, mas estava falando sério!”.

Fifa desiste de Copa do Mundo do Catar com 48 seleções

  • Informações do GE
  • 22 Mai 2019
  • 18:27h

(Foto: Divulgação)

A Fifa desistiu de realizar a Copa do Mundo de 2022, no Catar, com 48 seleções. Nesta quarta-feira (22), a entidade decidiu abandonar um dos principais objetivos para a competição. Com isso, o atual formato de 32 equipes será mantido. Segundo o jornal The Times, questões políticas e de logística foram os principais fatores para que Gianni Infantino, presidente da Fifa, abandonasse o projeto. Segundo o GloboEsporte.com, o país anfitrião vive grave crise política com os vizinhos Emirados Árabes e Arábia Saudita, que inclusive as fronteiras com esses países estão fechadas.  O recuo marca uma derrota política para Infantino. O mandatário da entidade era o maior entusiasta do projeto. 

Ceetité: Dupla suspeita de ter disparado contra ciclista brumadense é presa pela Polícia

  • Informações do Folha do Vale
  • 22 Mai 2019
  • 17:02h

Foto:Reprodução Sudoeste Bahia

Dois suspeitos de assaltar um ciclista foram presos no final da tarde de terça-feira, 21 de maio, por agentes do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 94ª Companhia Independente da Polícia Militar, em Caetité, no Sudoeste da Bahia. De acordo informações, Marcos Aurélio da Silva Pinto (Calango), e Elson Venâncio Oliveira, são suspeitos de atirar contra a cabeça de David Barbosa dos Santos, 55 anos, no dia 7 deste mês, BR-122, no distrito de Maniaçu, zona rural de Caetité. Segundo informação da polícia, Calango foi detido em sua residência, no bairro Nossa Senhora da Paz. Em seguida, ele confessou o crime e entregou para os policiais um revólver calibre 38 municiado. Além da arma, disse que Elson também participou do crime. Os suspeitos foram levados à delegacia de Caetité onde permanecem à disposição da justiça. A bicicleta David foi recuperada pelos militares.