Brasil gerou em agosto 110,4 mil empregos com carteira assinada

  • 21 Set 2018
  • 20:13h

Ministério do Trabalhoinformou nesta sexta-feira (21) que o Brasil gerou em agosto 110.431 empregos com carteira assinada. Este é o melhor resultado para o mês nos últimos cinco anos.De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ao todo, foram registradas 1,353 milhão de contratações e 1,242 milhão de demissões.No acumulado do ano, segundo o governo, foram criadas 568,5 mil vagas formais. Nesta quinta (20), o presidente Michel Temer já havia publicado uma mensagem no Twitter informando que o Brasil havia gerado mais de 100 mil vagas formais no mês passado. "Fui informado que o país criou mais de 100 mil empregos com carteira asinada em agosto. Isto é prova que o Brasil está no rumo certo. Em plena recuperação. #Caged", publicou o presidente. Em julho, segundo o governo federal, foram criados 47,3 mil empregosformais e em junho, foram fechadas 661 vagas.

Seis suspeitos de participar de 50 homicídios na Bahia são presos; R$ 75 mil são apreendidos

  • 21 Set 2018
  • 19:08h

Foto: Divulgação/SSP-BA

Seis homens foram presos, nesta sexta-feira (21), suspeitos de participar de uma quadrilha com atuações diretas em, pelo menos, 50 homicídios na cidade de Alagoinhas, a cerca de 110 km de Salvador. Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), policiais civis e militares apreenderam R$ 75 mil com o grupo. De acordo com o órgão, os suspeitos também atuavam com tráfico de drogas, roubos e corrupções de menores. A SSp não detalhou se todos os 50 homicídios atribuídos aos suspeitos ocorreram em Alagoinhas. No entanto, a secretaria afirmou que todas as mortes aconteceram na Bahia, nos últimos 2 anos. Josuel Santos Silva e Jeferson Santos Silva, tiveram mandados de prisão cumpridos e Rafael dos Santos Santana, Alison Santos de Jesus, Luís Mendes Souza e Willian de Jesus Carvalho foram presos em flagrantes. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, além do dinheiro, foram encontrados com o grupo três revólveres, munições, 33 kg de cocaína, 4 kg de maconha, 31 pedras de crack e dois veículos foram apreendidos. A SSP informou que a 2ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Alagoinhas) investigava, há seis meses, dois grupos que praticavam os crimes de forma integrada. Ainda de acordo com o órgão, as prisões foram feitas nos bairros de Miguel Velho, Barreiros, Santa Terezinha e Novo Horizonte. Outros integrantes dos grupos são procurados.

 

Taisan Auto: Venha conferir o GOL 1.0 TRENDLINE, Emplacado, Completo (2018/2019)

  • 21 Set 2018
  • 18:12h

Na Taisan Auto você pode aproveitar as nossas ofertas todo dia. Venha conferir o GOL 1.0 TRENDLINE, emplacado, Completo, ano 2018/2019. Essa é uma grande oportunidade para adquirir um veículo de excelente qualidade e as melhores condições de pagamento, ideal para você e sua família. Venha ver de perto esse carro que está disponível aqui na nossa loja. Estamos localizados na Av. Centenário, 853, Novo Brumado- Brumado-Bahia, fone; (77) 3441-5551. Para conhecer nossa linha completa de veículos disponíveis acesse  www.taisanauto.com.br.

Produção de frangos na Bahia aumenta cerca de 50%, mas perde posição no ranking nacional por causa da greve dos caminhoneiros

  • 21 Set 2018
  • 17:12h

Foto: Reprodução/TV Subaé

A produção de frango na Bahia tem se destacado no cenário nacional. Com 485 granjas e mais de 17 milhões de aves, as regiões do recôncavo e Feira de Santana concentram a maior parte do serviço. O censo agropecuário de 2017, em comparação ao de 2016, mostra que a Bahia aumentou o efetivo de aves em 48,5%, chegando a mais de 31 milhões de cabeças. Porém, o estado perdeu uma posição no ranking nacional, do 10º para o 11º lugar. Os maiores produtores na Bahia são Conceição da Feira (3,433 milhões de cabeças), Barreiras, com (2,149 milhões) e Feira de Santana (2,121 milhões). Esse ano, a produção sofreu uma grande perda durante a greve dos caminhoneiros. De acordo com a Associação Baiana de Avicultura, mais de 200 mil aves morreram de fome porque as empresas ficaram cerca de dez dias sem receber ração.

Juiz proíbe fogos de artifícios em campanhas eleitorais em Tremedal, Belo Campo e Piripá

  • Bahia Notícias
  • 21 Set 2018
  • 16:11h

Foto: Reprodução / CNM

Uma decisão do juiz Aderaldo de Morais Leite Júnior proíbe a queima de fogos de artifícios de qualquer categoria nos municípios de Tremedal, Belo Campo e Piripá, na região de Vitória da Conquista, sudoeste baiano. A ordem foi publicada nesta quinta-feira (20). O magistrado, da 177ª Zona Eleitoral, considerou entre outros pontos o fato de que o uso indiscriminado de fogos de artifício em áreas urbanas pode gerar desconforto à população, além de provocar o acirramento de ânimos entre adversários políticos. 

Em vídeo, Bolsonaro diz que espera alta até o fim do mês: 'Nunca me senti tão bem'

  • 21 Set 2018
  • 15:05h

O candidato do PSL à presidência, Jair Bolsonaro, postou em sua conta no Instagram nesta sexta-feira (21) um novo vídeo gravado no Hospital Albert Eintstein onde diz que espera receber alta até o final do mês. "Nunca me senti tão bem na minha vida. Meu muito obrigado a todos vocês. Até o final do mês se Deus quiser estarei de alta!" Bolsonaro está internado há duas semanas em São Paulo após ser atacado por uma facada durante ato de campanha em Juiz de Fora (MG).Bolsonaro postou no Twitter que votou pela revogação da CPMF na Câmara dos Deputados e que nunca cogitou sua volta. "Nossa equipe econômica sempre descartou qualquer aumento de impostos. Quem espalha isso é mentiroso e irresponsável. Livre mercado e menos impostos é o meu lema na economia!"A Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF) foi um imposto que existiu até 2007 para cobrir gastos do governo federal com projetos de saúde. Esta semana, o jornal "Folha de S.Paulo" publicou reportagem informando que o orientador econômico da campanha de Bolsonaro, Paulo Guedes, disse que pretendia recriar um imposto nos moldes da CPMF.A publicação também afirmou que Guedes estudava uma alíquota única do Imposto de Renda (IR) de 20% para pessoas físicas e jurídicas. Segundo o blog do Valdo Cruz, do hospital, Jair Bolsonaro (PSL) "enquadrou" seu conselheiro econômico, gerando apreensão no mercado. Nesta sexta-feira (21), Paulo Guedes cancelou a sua participação em um evento para empresários na Câmara de Comércio Americana (Amcham), em São Paulo, onde iria debater as propostas de desenvolvimento e ajuste fiscal do candidato. Pouco antes, Bolsonaro postou uma declaração contra os ataques sofridos pelos adversários na campanha, classificando como "covardes". "Enquanto adversários dedicam seus milhões em campanha a ataques covardes contra nós, o Brasil sofre com 60 mil homicídios por ano, 14 milhões de desempregados, 50 mil estupros. Essa é a diferença. A preocupação deles é com o poder a qualquer custo. A nossa é com o futuro do país!", diz a mensagem.

Moradores de Aracatu reclamam que estão sem abastecimento regular de água há 11 dias

  • 21 Set 2018
  • 14:06h

Moradores da cidade de Aracatu, reclamam que estão sem fornecimento regular de água há 11 dias. De acordo com eles, quando a água cai nas torneiras, não dura uma hora. Os moradores da cidade dizem que, por conta do problema, estão tendo que escolher entre lavar as roupas, tomar banho ou cozinhar. A cidade de Aracatu possui 10 mil pessoas na zona urbana. Em nota, a Embasa informou que o abastecimento em parte do município de Aracatu está ocorrendo com vazão reduzida desde a última segunda-feira (17), devido a problemas operacionais na barragem Riacho do Jardim. O órgão diz que as áreas afetadas são as partes altas dos bairros Centro, Caraíbas, Bons Ares e Rui Barbosa. A nota ainda destaca que a Embasa está trabalhando para restabelecer a oferta usual de água, com previsão de regularização ao longo dessa sexta-feira (21).

Escolas estaduais realizam o #TransformaÊ: Virada Educacional Bahia nesta sexta-feira (21)

  • Ascom I Educação
  • 21 Set 2018
  • 13:06h

(Foto: Divulgação)

As escolas estaduais, da capital e do interior, estarão em festa, nesta sexta-feira (21), para a realização do #TransformaÊ: Virada Educacional Bahia. Serão promovidas 12 horas seguidas, das 8h às 20h, de diversas atividades nas áreas de Arte, Cultura, Ciência, Esporte, Empreendedorismo e Inovação, com o objetivo de dinamizar o ambiente escolar e promover o protagonismo estudantil. Cada unidade escolar tem uma programação que envolve ações como apresentações de música, dança, teatro, oficinas de turbante, debates, palestras, intervenções sociais, torneios esportivos e o Grafitaê, intervenções de grafite nas escolas. “Esta é a terceira edição do #TransformaÊ, um movimento importantíssimo, que busca ouvir e criar a interação entre as diversas áreas das artes, do conhecimento e da ciência, de maneira que isso possa fluir na escola e, ao mesmo tempo, a Secretaria da Educação ter isso como uma espécie de recepção de coisas que acontecem na nossa rede”, afirmou o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro. Acolher - Neste ano, o #TransformaÊ apresenta como tema “Escola que Acolhe, uma alusão ao programa Acolher, da Secretaria da Educação do Estado, que promove o atendimento educacional às unidades escolares, por meio da convergência de ações pedagógicas e biopsicossociais. Por isto, na programação, muitas escolas também irão realizar atividades relacionadas ao ‘Setembro Amarelo’, mês de valorização da vida.

Brasil: Jovem de 18 anos morre ao ter parada cardíaca após prova do Detran

  • G1
  • 21 Set 2018
  • 12:11h

Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução

Um jovem de 18 anos morreu nesta quarta-feira (19) durante a prova prática para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na sede do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT). Conforme nota encaminhada pelo governo estadual, Daniel de Oliveira Rodrigues de Souza sofreu uma parada cardíaca enquanto realizava a prova para habilitação de carro e de moto. De acordo com testemunhas, Daniel já havia feito praticamente toda a prova. Já tinha passado pela '‘baliza’' e seguia para o próximo setor, quando se sentiu mal e desmaiou. Durante o teste, o jovem começou a passar mal e foi socorrido por instrutores e técnicos do Detran. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e, ainda por telefone, os profissionais da autarquia foram orientados a retirar o jovem do veículo e a realizar manobras de ressuscitação. Duas equipes médicas foram enviadas até o local, enquanto uma médica do Samu, que atendeu a ocorrência ao telefone, orientou que fossem realizadas manobras de ressuscitação até a chegada das equipes. Daniel foi atendido pelos médicos do Samu e levado ao Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá ainda com vida, porém, não resistiu e morreu na unidade hospitalar.

 

Carga roubada em Barreiras, avaliada em 300 mil reais, é recuperada pela polícia em Igaporã

  • Sudoeste Bahia
  • 21 Set 2018
  • 11:10h

Foto: Divulgação | Polícia Civil

Uma carga roubada na cidade de Barreiras no dia (21/07) foi localizada na cidade de Igaporã. De acordo com informações da Polícia Civil (22ª Coorpin), por volta das 09h de quintafeira (20) uma denúncia anônima informou sobre a localização da carga – produtos diversos como materiais de construções, agropecuária e outros, avaliada em R$ 300.000,00 (trezentos mil reais). Os dados indicavam que o material estaria guardado em um depósito no Bairro Alto da Usina, em Igaporã. No local foi detido um homem identificado como Robson Silva Novais, 35 anos de idade, que foi conduzido à delegacia local e autuado por receptação de carga roubada. Todo o material foi encaminhado à delegacia da cidade de Barreiras. A Polícia Civil investiga o caso a fim de identificar outros integrantes da quadrilha que agem em várias regiões da Bahia.

Mulher é arremessada após choque entre veículos na BA-148, em Dom Basílio

  • Livramento Manchete
  • 21 Set 2018
  • 10:05h

Foto: Montagem / Livramento Manchete

A falta de prudência de um motorista terminou causando um acidente de trânsito na noite desta quinta-feira (20), por volta das 19:40h, na rodovia BA-148, mais precisamente na entrada da cidade de Dom Basílio. Conforme informações obtidas pelo site Livramento Manchete, um automóvel Fox que trafegava sentido Livramento/Brumado colidiu violentamente na lateral de um Gol, após o condutor do Gol realizar uma conversão no entroncamento da rodovia, o mesmo não teria respeitado a sinalização. Ainda segundo informações, pelo menos quatro pessoas tiveram ferimentos leves, e uma ficou em estado grave. Em virtude do impacto, uma mulher de identidade não revelada sofreu graves ferimentos após ser arremessada para fora do veículo Gol, ela foi socorrida por uma equipe do SAMU 192 e encaminhada para o Hospital Professor Magalhães Neto em Brumado. Os ocupantes que sofreram ferimentos leves foram as pessoas de prenomes Otacílio, João Batista, Camila e Regina, essas foram encaminhadas para UPA 24h em Livramento, onde se encontram em observação e não corre risco de morte. A Polícia Militar foi acionada para registrar a ocorrência e controlar o trânsito.

Bolsonaro passa por drenagem após apresentar líquido ao lado do intestino e posta vídeo caminhando

  • 21 Set 2018
  • 09:05h

O candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, foi submetido nesta quinta-feira (20) a uma drenagem após exame de tomografia indicar a presença de líquido ao lado do intestino, segundo informou o boletim médico do Hospital Israelita Albert Einstein. Em sua conta no Twitter, o candidato postou um vídeo caminhando após passar pelo procedimento. De acordo com o centro médico, devido à elevação da temperatura (37,7 °C), foi realizada uma tomografia computadorizada de tórax e abdômen "que evidenciou pequena coleção de líquido ao lado do intestino". O político passou por uma "drenagem guiada por imagem, sem intercorrências. Está com dreno no local e evolui sem dor". No vídeo postado no Twitter, o candidato caminha sozinho, mas acompanhado de uma mulher ao seu lado. Ela empurra um carrinho de hospital do tipo que comporta soro e medicamento. Uma voz masculina, de quem filma o vídeo, afirma: "dia 20 do nove, cinco e 33 da tarde, após uma pequena drenagem. Já está caminhando novamente... Tá forte, hein, cara". Bolsonaro sinaliza que sim com o polegar e comenta: "Me aguarde, hein. Primeiro turno, hein, pessoal". Junto do vídeo, o candidato postou a mensagem: "Tentaram nos tirar da disputa na covardia, mas o esforço de cada um, mesmo no momento mais crítico, só nos ergue ainda mais"."Estamos mostrando que é possível vencer sem vender a alma, sem mentiras, e isso ninguém vai apagar! Vamos em frente! Chega de facções comandando o Brasil!", completa o post.

Horário de verão pode ser proibido em todo o país

  • Senado Notícias
  • 21 Set 2018
  • 08:13h

A extinção em definitivo do horário de verão em todo o território nacional está sendo analisada na Comissão de Infraestrutura (CI). A proposta (PLS 438/2017) é do senador Airton Sandoval (MDB-SP) e está sendo relatada pelo senador Valdir Raupp (MDB-RO). Sandoval questiona a alegação de que, ao se adiantar o horário legal em parte do território nacional, proporciona-se maior aproveitamento da luz solar, o que reduz o uso de energia com iluminação artificial. Para o senador, essa tese  não sobrevive a uma análise econômica mais ampla. Na justificativa do projeto, ele cita vários estudos feitos em países diversos que vinculam a adoção do horário de verão com o desenvolvimento de doenças e problemas de saúde, como aumento de infartos do miocárdio, aumento da pressão arterial e agravamento do diabetes mellitus tipo 2. Segundo o autor, a privação do sono causada pelo horário de verão tem vários efeitos: irritabilidade, comprometimento cognitivo (aprendizagem), perda ou lapsos de memória, comprometimento do julgamento moral (que levaria à prática de crimes), sonolência, bocejos, alucinações, comprometimento do sistema imunológico, agravamento de doenças cardíacas, arritmias cardíacas, redução no tempo de reação (causa acidentes no trânsito), tremores, dores, redução da precisão (leva a acidentes de trabalho), aumento dos riscos relacionados com a obesidade e supressão do processo de crescimento (em adolescentes). Neste ano, o horário de verão está previsto para começar em 4 de novembro, um fim de semana após o segundo turno das eleições, marcado para 28 de outubro. Até o ano passado, o início da mudança de horário era em outubro, mas um pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez com que o presidente Michel Temer editasse um decreto alterando para novembro, com intuito de evitar atrasos na apuração dos votos e na divulgação dos resultados do pleito. O ajuste nos relógios vale para as Regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal) e vigora até 17 de fevereiro do ano que vem. O projeto será analisado também pelas Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), cabendo à última a decisão terminativa.

Poções: Após um ano, homem envolvido em estupro coletivo de jovem é preso; primos da vítima também participaram do abuso

  • G1
  • 21 Set 2018
  • 07:11h

Um homem suspeito de participar do estupro de uma jovem, ocorrido há um ano, foi preso na quarta-feira (19), na cidade de Poções, no sudoeste da Bahia. A informação foi divulgada pela Polícia Civil nesta quinta (20). O suspeito foi identificado como Ginaldo Moreira Rocha. Ele tinha um mandado de prisão em aberto. Segundo a polícia, o crime ocorreu em julho de 2017, depois que a vítima saiu de uma festa com um grupo de rapazes. Além de Ginaldo, outros dois homens participaram do crime. Eles são primos da jovem. A dupla, identificada como William José Cirilo e Evandro José Cirilo, foi presa em flagrante após a ação. Ginaldo era procurado. Conforme a polícia, o suspeito deixou a cidade após o estupro, mas retornou nos últimos dias. O homem foi encontrado no povoado de Fazenda Lagoa da Pedra, na zona rural de Poções, mesmo local onde ocorreu o crime. Ele os outros dois suspeitos seguem à disposição da Justiça.

Caso

A jovem, que não teve a identidade divulgada, foi atacada no início de julho de 2017. De acordo com a polícia, o crime ocorreu após a jovem, os três suspeitos e dois adolescentes deixarem uma festa na zona rural do município. A vítima saiu de carro com o grupo. Os suspeitos pararam o veículo em um matagal e cometeram o estupro. O caso foi registrado pela jovem na Delegacia de Poções. A mulher passou por exame de corpo e delito, que confirmou o estupro. Conforme a polícia, os dois adolescentes que estavam no grupo também denunciaram a ação. Os garotos não participaram do crime e, após depoimento, foram liberados, informou a polícia.

Ibope: Haddad lidera intenções de voto para presidente na Bahia; Bolsonaro vem em 2º

  • Bruno Luiz
  • 20 Set 2018
  • 20:06h

O candidato do PT à Presidência da República é líder isolado nas intenções de voto na Bahia, segundo pesquisa Ibope divulgada na terça-feira (18). O petista aparece com 33% dos votos, seguido por Jair Bolsonaro (PSL), com 14%. Veja abaixo o resultado completo do levantamento:

Fernando Haddad (PT) – 33%
Jair Bolsonaro (PSL) – 14%
Ciro Gomes (PDT) – 9%
Geraldo Alckmin (PSDB) – 6%
Marina Silva (Rede) – 6%
Alvaro Dias (Podemos) – 1%
João Amoêdo (Novo) – 1%
Branco/nulo – 17%
Não sabe/não respondeu – 12%

Os candidatos Vera Lúcia (PSTU), José Maria Eyamel (DC), João Goulart Filho (PPL), Cabo Daciolo (Patriota) e Guilherme Boulos (PSOL) não pontuaram.  Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são citados pelos entrevistadores, Haddad também assume a liderança. O candidato possui 26% das intenções de voto, mas é seguido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que, mesmo preso, registra 13%. Em terceiro, vem Jair Bolsonaro, com 12%. Confira abaixo o resultado completo deste cenário:

Fernando Haddad (PT) – 26%
Jair Bolsonaro (PSL) – 12%
Ciro Gomes (PDT) – 4%
Geraldo Alckmin (PSDB) – 2%
Marina Silva (Rede) – 2%
Outros - 1%
Branco/ Nulo – 14%
Não sabe/Não respondeu – 25%

Os candidatos Vera Lúcia, José Maria Eyamel, João Goulart Filho, Henrique Meirelles, Cabo Daciolo, Alvaro Dias, Henrique Meirelles e Guilherme Boulos não pontuaram.  A pesquisa Ibope tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. O instituto entrevistou 1.008 pessoas entre os dias 15 e 17 de setembro e protocolou o levantamento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o registro 01723/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o registro 03445/2018.