Brumado: Faculdade Pitágoras há 50 anos transforma vidas

  • 14 Jul 2018
  • 14:20h

A Faculdade Pitágoras de Brumado tem o propósito de ajudar a melhorar a vida das pessoas, oferendo educação de qualidade reconhecida nacionalmente. Há 50 anos trabalhando com EDUCAÇÃO, a marca Pitágoras está em Brumado há 7 meses e, neste período, já conseguiu mudar a vida de muitas pessoas que acreditam que só conseguiremos sucesso, de maneira lícita, se nos dedicarmos aos estudos, com foco, com meta, com fé. Com esta tradição, o sucesso é garantido e a unidade de Brumado conta com excelentes profissionais, com larga experiência, seguindo às premissas corporativas. 100 pessoas acreditaram e concluíram o 1º semestre de maneira excepcional, realizando visita à RHI Magnesita, verificando como os conteúdos aprendidos no 1º semestre serão aplicados na vida profissional, tomando como base as ações realizadas pela empresa. Teoria e prática se entrelaçam o tempo inteiro, formando pessoas capazes de saber, saber fazer e, sobretudo, ser gente, com sensibilidade, sentimento de pertença, solidariedade, ética, cidadania. Estamos com as matrículas abertas para o 2º semestres, as aulas iniciarão no dia 13 de agosto, e já temos muito a comemorar! Dois candidatos fizeram o vestibular e ganharam bolsa de 100%: Sheila Aguiar Costa Lino  e Vantuir Cunegundes. Teremos mais um vestibular no dia 22/07, às 9h, com bolsas de 100% (primeiro colocado), 50% (2º colocado) e outras ofertas imperdíveis para quem deseja cuidar do seu futuro. Venham conhecer a nossa unidade! Além dos cursos de Graduação, temos Curso de Extensão em Energias Renováveis, ministrado pelo Prof. Edson Meirelles, carga horária de 50h; Cursos de Pós-Graduação em diversas áreas e Centro de Idiomas, com cursos de Inglês e Espanhol disponíveis para toda comunidade. Querem saber mais? Visitem os nossos sites! Graduação: www.faculdadepitagoras.com.br. Pós-Graduação: www.portalpos.com.br

Extensão: https://eletec.maestrus.com/ver/curso/energias-renovaveis-eolica-e-solar/ 

Visitem também a nossa sede! Rua Eugênia Dantas Araújo, 55, Bairro Hospital – Brumado –BA. Telefones: 77 98123-9486 / 77 98124 5622

 

Dez cidades da Chapada estão há 1 ano sem homicídios; Abaíra está há mais de quatro anos

  • 14 Jul 2018
  • 14:00h

Foto: Reprodução / EBC

Na região da Chapada Diamantina, 26 cidades estão sem crimes contra a vida entre há pelo menos 85 dias e 10 delas estão livres de mortes violentas há mais de um ano. O município de Abaíra é o que possui o maior recorde, apresentando 1.649 dias, ou mais quatro anos e meio, sem homicídios, latrocínios ou lesões dolosas seguidas de morte. A lista continua com Boninal (898 dias), Nova Redenção (857 dias), Palmeiras (491 dias), Wagner (491 dias), Ibiquera (461 dias), Presidente Dutra (452 dias), Brotas de Macaúbas (437 dias), Ipupiara (410 dias), Piatã (366 dias), Gentio de Ouro (315 dias), Itaguaçu da Bahia (264 dias), Milagres (245 dias), Boa Vista do Tupim (253 dias), Seabra (235 dias), Mucugê (228 dias) Ibipeba (206 dias), Pintadas (180 dias) Buritirama (178 dias), Barra do Mendes (163 dias), Macajuba (162 dias), Marcionílio Souza (116 dias), Iraquara (116 dias) Cafarnaum (106 dias), América Dourada (89 dias) Mundo Novo (85 dias). A região conta com três Coordenações Regionais de Polícia Técnica (CRPTs) implantadas nos municípios de Jacobina, Irecê e Itaberaba, seis unidades da Polícia Militar, entre elas companhias independentes e especializadas (42ª/Lençóis, 29ª CIPM/Seabra, 98ª CIPM/Ipirá e Cipe) além de batalhões (7º BPM/Itaberaba e 11º BPM/ Irecê), Rondas Especiais (Rondesp) e o Comando de Policiamento Regional (CPR) Chapada. A Polícia Civil possui 55 sedes na região da Chapada, entre elas estão as Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins), a Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) e as Delegacias Territoriais (DTs). O Corpo de Bombeiros, que está presente nas localidades de Itaberaba e Lençóis, também tem participação neste resultado. As duas estruturas atendem ainda aos demais municípios que compõem a região, principalmente em locais que apresentam riscos de afogamento e mal estar para a população.

Embalagens vazias de agrotóxicos são recolhidas de forma itinerante em Brumado

  • 14 Jul 2018
  • 13:00h

Foto: Divulgação

Cada vez mais os Produtores estão conscientes em devolver os vasilhames plásticos de adubos e defensivos agrícolas. Todo ano no mês de Julho concretiza esta Parceria com o ARAS ( Central de Recebimento em Vitória da Conquista ), inpEV ( Istituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias - SP ), ADAB e Prefeitura Municipal de Brumado. Foram Recolhidos 10 Big Bag´s com aproximadamente 6.000 vasilhames vazios de Agrotóxicos retirados da Natureza, do alcance de Crianças, animais e contaminação do Lençol Freático.

Revendedoras denunciam falta de gás de cozinha e demonstram preocupação com desabastecimento na Bahia

  • 14 Jul 2018
  • 12:00h

As revendedoras de gás de cozinha da Bahia estão preocupadas com a falta do produto no Estado. Segundo denúncias, a situação pode causar desabastecimento para a população. Ainda de acordo com a denúncia, o racionamento acontece devido a problemas da Petrobras e vem se arrastando desde à greve dos caminhoneiros. Em contato com o Sindigás, a reportagem foi informada que, no início de julho, houve uma redução considerável na oferta de GLP na Bahia por causa da paralisação das atividades em uma das unidades da Refinaria Landulpho Alves-Mataripe (RLAM) devido a  problemas operacionais. O Sindigás ressaltou que para garantir o abastecimento das cidades baianas, as empresas estão recorrendo a polos de suprimento em Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. A previsão é que a situação do abastecimento esteja normalizada na próxima semana.  O sindicato explicou, ainda, que o problema de abastecimento no Estado não tem relação com a paralisação dos caminhoneiros.

Palestra para os adolescentes do CRAS Yolanda Pires sobre os 28 Anos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

  • 14 Jul 2018
  • 11:00h

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania – SESOC, por intermédio da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS Chico Xavier, realizou palestra no dia 11/07/2018, no CRAS Yolanda Pires, para os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com o tema: Avanços e Retrocessos dos 28 Anos do Estatuto da Criança e do Adolescente. O CREAS Chico Xavier oferta serviço especializado para atendimento e proteção as pessoas vítimas de violências, tendo como público alvo: crianças, adolescentes, mulheres, idosos, pessoas com deficiência e em situação de rua, bem como adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto. Desde sua implantação, em abril de 2009, a equipe atendeu 1589 casos de violação de direitos e destes, 798 são contra crianças e adolescentes, correspondendo a 50,22% dos casos. O ECA veio para garantir que estas crianças e adolescentes tenham seus direitos assegurados por lei, fazendo com que este percentual seja reduzido. 

Empresária Perinalva Dias declara apoio à pré-candidatura de Márcio Moreira

  • 14 Jul 2018
  • 10:00h

O período de busca de apoios continua cada vez mais intenso em Brumado, o que confirma as previsões de que este ano as eleições terão uma dimensão muito maior, ainda mais que a atmosfera está sendo regida pelo sentimento de valorização da representatividade local nas esferas estadual e federal. Neste sentido o pré-candidato Márcio Moreira continua desenvolvendo a sua agenda positiva e, na manhã desta quarta-feira (11) obteve mais um apoio, desta feita da empresária Perinalva Dias, proprietária da empresa Pax Nacional, que é considerada uma das mais respeitadas da Bahia. “Temos conhecimento da política e da importância que ela representa para que possamos ter o futuro que desejamos, por isso a escolha certa de um representante para a nossa cidade é muito importante”, declarou a empresária que ainda observou que “após uma análise eu decidi dar o meu apoio a Márcio, pois ele se mostrou capaz para cumprir essa missão de dar continuidade ao progresso e desenvolvimento de nossa cidade”. O pré-candidato também destacou que “ter o apoio de uma empresária tão respeitada como é Perinalva Dias é uma honra para nós, mas também aumenta a nossa responsabilidade, pois sabemos que ela é muito consciente e tem um bom conhecimento da área política”.

Brumado: Homem com mandado de prisão em aberto é preso nesta sexta-feira (13)

  • Brumado Urgente
  • 14 Jul 2018
  • 09:00h

Foto: Divulgação | Polícia Militar

No final da manhã desta sexta-feira (13), uma guarnição do PETO (Pelotão de Emprego Tático Operacional) fazia rondas de rotina na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães e, avistaram dois indivíduos em atitude suspeita. Durante abordagem e busca por registros, os policiais identificaram um mandado de prisão em aberto expedido pelo Juiz da Vara Criminal da Comarca de Brumado, por crime de furto qualificado em nome de Fábio Júnior Pereira da Silva. O homem foi conduzido à sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), onde foram tomadas as medidas cabíveis.

Contas de luz já podem ser pagas nas lotéricas a partir deste sábado (14)

  • 14 Jul 2018
  • 08:30h

A Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) anunciou, na noite desta sexta-feira (13), que fechou um acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF) e restabeleceu contrato com o banco para que os pagamento das faturas da conta de luz seja feitos nas casas lotéricas de todo o estado da Bahia Conforme a Coelba, os consumidores já poderão fazer o pagamento nas lotéricas a partir de sábado (14).

Carro tomba após motorista perder a direção do veículo próximo a Ibiassucê

  • Brumado Urgente
  • 14 Jul 2018
  • 08:00h

Foto: Brumado Urgente

Um acidente foi registrado na manhã desta sexta-feira (13), em um trecho que liga Pancadão a Ibiassucê. De acordo com informações, passadas ao Brumado Urgente, o motorista do veículo, que não foi identificado, teria perdido a direção do veículo e acabou capotando. O motorista não teve maiores ferimentos e passa bem. O carro ficou totalmente destruído. Nenhum outro veículo se envolveu neste acidente.

Brumado: Após assalto, Polícia Militar localiza suspeito e material roubado

  • Brumado Urgente
  • 14 Jul 2018
  • 07:24h

Foto: Divulgação | Polícia Militar

Durante uma ação, realizada por uma guarnição PETO, na tentativa de localizar um meliante que teria cometido roubo na noite desta quinta-feira (12), foram localizados alguns objetos na zona rural do município. O crime ocorreu nas imediações do Clube Social de Brumado e o assaltante utilizou uma motocicleta para realizar o assalto, ele acabou levando um aparelho celular de uma senhora. De posse de informações, a guarnição deslocou à  Fazenda Lagoa do  Juliano, onde visualizou o indivíduo suspeito que, ao avistar a viatura, empreendeu fuga. No local, os policiais localizaram a motocicleta utilizada nessa prática delituosa, as peças de roupas idênticas às que foram utilizadas pelo indivíduo flagrado pelas câmeras de segurança,  aparelhos celulares antigos e seus respectivos carregadores, além de uma nota de serviço de desbloqueio e de renovação de conta para smartphone Motorola G5. Diante desses fatos, todo material foi levado e entregue ao preposto da Polícia Civil na sede da 20° COORPIN, unidade encarregada pelas investigações do caso.

De abril para maio, volume do setor de serviços recua 4,8% na Bahia

  • 13 Jul 2018
  • 18:00h

Foto: Ilustrativa

Após uma variação positiva registrada em abril (0,7%), o setor de serviços no estado recuou 4,8% em maio. O resultado baiano foi um pouco mais baixo que a média nacional, de -3,8%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgados nesta sexta-feira (13) pelo IBGE.  De abril para maio, o setor de serviços recuou em 23 dos 27 estados, com destaque negativo para Tocantins (-20%), Espírito Santo (-11%) e Mato Grosso (-9%). Nessa comparação, os serviços só tiveram resultados positivos no Acre (4%), Distrito Federal (1%) e Piauí (1%), enquanto no Amazonas o setor não apresentou variação. Frente a maio de 2017, o volume dos serviços na Bahia também seguiu em queda (-9%). Nessa comparação, o setor recua há sete meses consecutivos na Bahia (desde novembro de 2017).  Com o desempenho negativo de maio, os serviços na Bahia acumulam queda de 6% no ano de 2018 e de 4% em 12 meses. O desempenho do setor não é positivo nesses indicadores há bastante tempo: no acumulado no ano, está em quedas seguidas desde fevereiro de 2017; no acumulado em 12 meses, recua desde setembro de 2015.

Casal é detido acusado de prender gêmeos de três anos em caixote

  • 13 Jul 2018
  • 17:00h

Foto: Reprodução

Duas crianças de três anos foram encontradas presas em um caixote de madeira em uma casa na zona rural de Santa Teresa, no Espírito Santo, na última terça-feira (10). Os pais foram levados à delegacia e podem responder na Justiça por maus-tratos e até perder a guarda dos filhos. Após uma denúncia anônima, agentes do Conselho Tutelar da cidade foram até o local, com a ajuda da Polícia Militar. Ao chegarem à residência, encontraram os irmãos gêmeos de três anos presos dentro da caixa, que estava trancada com um cadeado. O espaço era pequeno e dividido em dois, para que as crianças não tivessem contato uma com a outra. Segundo a PM, os pais alegaram que faziam isso para que pudessem cuidar dos afazeres domésticos e rurais da casa sem se preocupar com os filhos. A polícia conta ainda que eles não ofereceram resistência e mostraram o local onde o caixote ficava, na sala. As crianças não apresentavam sinais de agressão física e também não reclamaram de maus-tratos aos agentes. Ainda assim, os pais foram levados à delegacia, onde prestaram depoimento e foram liberados em seguida. A Delegacia de Polícia de Santa Teresa apura o caso. As crianças foram levadas para o Conselho Tutelar e estão no Centro de Convivência de Santa Teresa. O caso será levado para a Justiça.

Bahia: Acusado de golpes em seguro-desemprego é preso pela Polícia Civil

  • 13 Jul 2018
  • 16:00h

Foto: Divulgação / Polícia Civil

Um homem acusado de fraudar o seguro-desemprego foi preso em Ipiaú, no sudoeste. Segundo a Polícia Civil, via G1, o homem, identificado como Rodrigo Santos Sampaio, oferecia R$ 100 para pessoas fornecerem a carteira de trabalho (CTPS) delas. Ele criava um vínculo empregatício entre pessoas e empresas, com base em documentos. Após suposta demissão das mesmas pessoas, o seguro-desemprego era liberado e o suspeito ficava com a quantia. Ainda segundo a Polícia, o mesmo homem é investigado por uso de cartão clonado. Na casa dele, foram encontrados documentos de empresas e de pessoa física. A Polícia também investiga a participação de outras pessoas em fraudes na cidade. 

Brumado: Dia D de vacinação contra a raiva em gatos e cachorros será no sábado (21)

  • Brumado Urgente
  • 13 Jul 2018
  • 15:00h

Foto: Divulgação

É de suma importância cuidar dos animais domésticos, tanto pela saúde dos mesmos, quanto pela saúde de seus tutores. Para isso, é preciso estar atento a Campanha de vacinação anti-rábica , que é utilizada na prevenção da raiva. Em Brumado, o dia D para a campanha será no próximo dia 21 (sábado). O horário de atendimento será realizado das 08h às 17h e todos os cães e gatos a partir de três meses podem ser vacinados. Confira os locais de vacinação: USF Urbis I, USF Flores, USF Baraúnas, USF Caic, USF Olhos D’água, USF Vila, USF São Félix, USF Paulo Vargas, Centro de Saúde, Clube do Sindicato e Colégio Estadual de Brumado.

Últimos dias de inscrição para mais de 9 mil vagas de cursos técnicos na rede estadual

  • 13 Jul 2018
  • 14:00h

Foto: Ilustrativa

A Secretaria da Educação do Estado está com inscrições abertas até domingo (15 de julho), para 9.335 vagas de cursos técnicos de nível médio, na forma de articulação subsequente ao Ensino Médio, na rede estadual de ensino. As inscrições para o processo seletivo devem ser realizadas no endereçohttp://processoseletivoeptec.educacao.ba.gov.br, para 42 cursos, em 82 municípios. Pode participar do processo quem já concluiu o Ensino Médio e suas modalidades de forma gratuita, seja na rede pública de ensino, no âmbito federal, estadual ou municipal ou tenha, comprovadamente, cursado em instituição filantrópica, ou em instituição privada na condição de bolsista. Os cursos têm duração de dois a três semestres e são gratuitos.  Entre os cursos ofertados estão: técnico em Administração, Segurança do Trabalho, Logística, Meio Ambiente, Agroecologia, Agronegócios, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Cozinha, Alimentos, Saúde Bucal, Edificações, Informática, Eletromecânica, Paisagismo, Dança, Processos Fotográficos, Recursos Humanos e Guia de Turismo.  No ato da inscrição, o candidato deverá fazer a opção para um único município, unidade escolar, curso e turno. Ao inscrever-se, o candidato informará o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e criará uma senha, que dará origem a um login para trânsito no link do sistema, inclusive para modificar as informações ou cancelar a sua inscrição. As vagas disponibilizadas serão distribuídas segundo a ordem classificatória das médias finais obtidas nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática no último ano/módulo de estudo no Ensino Médio ou equivalente ou resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e que deverão ser informadas pelo candidato no ato da inscrição. A divulgação do resultado está prevista para o dia 17 de julho. A matrícula dos selecionados será entre os dias 19 e 23 de julho na unidade escolar para qual foi classificado. O início do período letivo será no dia 30 de julho.