Prefeitos de Vitória da Conquista e Brumado voltam a defender a criação de uma frente política que busque a divisão da Bahia em 2 novos estados

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 05 Nov 2019
  • 15:19h

Herzem Gusmão e Eduardo Vasconcelos na busca de dar maior musculatura à ideologia da divisão da Bahia (Foto: Brumado Urgente)

Apesar de ainda não ter um grande número de adeptos a corrente municipalista vem tendo um crescimento em alguns locais do país, já que, com a forte crise econômica e os constantes contingenciamentos dos governos estadual e federal, os municípios são os que mais perderam em recursos, tendo sobre si o peso de que é justamente neles que está a grande fatia da arrecadação. Uma corrente ideológica nesse sentido também vem ganhando musculatura, que tem sua égide na redução da violência, no desenvolvimento dos municípios do interior e a melhoria do IDH. Então, neste contexto divisionário, os prefeitos Eduardo Vasconcelos (Brumado) e Herzem Gusmão (Vitória da Conquista), municipalistas “de carteirinha”, vêm unindo forças na busca dessa possibilidade, que, para muitos, é extremamente remota, já que a Bahia é um estado de um conteúdo histórico-cultural indivisível. A tese foi defendida novamente com muito vigor por ambos gestores durante o evento de adesão de Brumado à Agenda 2030, o qual ocorreu na manhã desta terça-feira (05) no auditório do IFBA de Brumado. Não deixando de ficar evidente do estilo “puxar a sardinha para minha brasa”, a investida nessa possibilidade seria realmente muito benéfica para toda a região sudoeste, pois, as chances de Vitória da Conquista ser a nova capital são bem factíveis, o que, para Brumado, seria muito proveitoso. A defesa dessa tese deve ganhar novos adeptos, principalmente prefeitos da região que já começam a simpatizar com a ideia de criar uma frente que busque a criação da Bahia do Sul. Mesmo que, a princípio, isso seja uma utopia, pode ser que o futuro possa mostrar que não.

Divisão
Bahia
Herzem Gusmão
Eduardo VAsconcelos
Ideologia

Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.