Vladimir Putin 'aconselha' países vizinhos a não aplicarem sanções à Rússia

  • Bahia Notícias
  • 04 Mar 2022
  • 14:10h

Foto: Reprodução / GloboNews

Durante discurso transmitido pela TV estatal da Rússia, nesta sexta-feira (4), o presidente Vladimir Putin pediu aos países vizinhos que não apliquem sanções econômicas à Rússia.

“Não há má intenção em relação a nossos vizinhos. E eu os aconselho a não piorar a situação, não adotar nenhuma restrição. Nós cumprimos todas nossas obrigações e continuaremos a cumpri-las”, ressaltou.

Putin afirmou, ainda, que suas ações são apenas uma reação a atitudes “não amigáveis” de outras nações: “Nós não vemos nenhuma necessidade em piorar nossa relação. Todas nossas ações, se elas surgem, são exclusivamente em resposta a alguma ação não amigável, ações contra a Federação Russa”.

Dependência baiana por fertilizantes russos já preocupa Seagri

  • por Vitor Castro
  • 04 Mar 2022
  • 12:42h

Foto: Reprodução / Pixabay

Passados nove dias desde a invasão russa à Ucrânia, a economia global já começa a sentir as consequências da guerra. No Brasil, segundo analistas, um dos maiores impactos será sentido na agricultura, já que o país importa grande parte dos fertilizantes da nação russa, que tem sofrido diversas sanções econômicas.

Na Bahia, para tentar minimizar os impactos, na próxima semana representantes da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) se reunirão com produtores visando encontrar os melhores caminhos caso ocorra um possível desabastecimento dos insumos. 

A produção agrícola do estado tem ganhado força nos últimos anos. A soja cultivada na região Oeste, por exemplo, representa quase 60% de toda a produção da região Nordeste de acordo com os dados da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). 

No solo baiano também são produzidas outras culturas como algodão, milho e café. Mas para que a produção alcance o mercado externo ou se torne, por exemplo, matéria prima para ração utilizada na pecuária e avicultura, a semente precisa de tempo e nutrição até alcançar o ponto de colheita. É aí que entram os fertilizantes. 

 

À frente da Seagri, João Carlos Oliveira pondera que os solos brasileiro e baiano tendem a uma escassez de nutrientes como o potássio, fósforo e nitrogênio. Justamente os importados da Rússia. “Nosso solo é muito dependente destes adubos químicos. Cerca de 25% de todo o fertilizante importado para o Brasil em 2021 foi oriundo da Rússia. A questão da guerra dificulta a importação por conta do fechamento de portos. Já a alta do preço do petróleo também afeta o transporte dos fertilizantes”, esclarece. 

De acordo com o secretário, mesmo antes do conflito começar na prática, a crise diplomática lá já interferia no plantio aqui. “Isso aumentou muito o custo de produção. Embora nossas commodities [soja, algodão, celulose, café] estejam bem situadas no mercado internacional, nos últimos 60 dias já tinha uma tendência para tal, e aumentou muito o custo de produção. Isso é extremamente preocupante”, destacou. 

O secretário explica que um ponto positivo a ser analisado é o fato da safra do primeiro semestre já estar plantada. Com isso é sabido que os produtores têm estoque de fertilizantes para os primeiros seis meses do ano. O problema é o futuro incerto, por isso o secretário defende o que chamou de uma ‘postura proativa e de preocupação desde agora’. 

"Estamos ouvindo os segmentos, dialogando e ampliando essa discussão neste primeiro momento. No próximo dia 10 vamos realizar um webnário para discutir com técnicos e representantes de outras instituições essa questão do aumento do insumo agrícola, em especial dos fertilizantes e o que isso impacta economicamente com o custo da produção”, disse. 

A pasta está recomendando que agentes agrícolas e os produtores invistam em técnicas que reduzam o consumo das substâncias. “Por exemplo, na minha condição de agrônomo entendo que você pode trabalhar com uma reavaliação do manejo. Alternativas como a rotação de culturas, com incorporação de plantas que agregam nutrientes ao solo como algumas leguminosas. Também podemos fortalecer a agricultura de precisão para evitar desperdício de fertilizantes. Tudo isso precisa ser repensado e incorporado nesse momento que vivemos”, ponderou. 

ALTERNATIVAS

Uma das alternativas defendida pelo secretário de Agricultura da Bahia é a busca de outros produtores de insumos agrícolas caso a Rússia deixe de ofertar os fertilizantes. Nesta terça-feira (1º), por exemplo, a Belarus, país aliado à Rússia, anunciou que não conseguirá exportar sua produção de fertilizantes para o Brasil por conta de um bloqueio feito pela Lituânia.

A busca por outros produtores é vista como viável pelo especialista e doutor em economia, Antônio Carvalho. “É o que chamamos de substituição de importação. É claro que quando você tem um fornecedor que representa mais de 60% do que você compra, há aí uma dependência ainda que teórica, mas não é o único fornecedor do mundo”, avaliou.

Ainda de acordo com Carvalho, mesmo que não haja um desabastecimento, já que o Brasil poderá comprar os insumos de outros países, nada garante que os preços não serão superiores. “O Brasil compra em maior quantidade da Rússia muito possivelmente porque as condições de preço são as melhores. Se a Rússia não puder vender, vai ter que comprar de outros países com um preço elevado. Isso pode fazer com que fique mais caro produzir no Brasil, desembocando no preço do trigo, do pão, do cuscuz, do frango ou da carne bovina, por exemplo, já que a ração destes animais tem como origem os produtos da agricultura”, lembrou.   

CONTINUE LENDO

Executiva do PT se reúne neste sábado para discutir composição da chapa

  • por Anderson Ramos
  • 04 Mar 2022
  • 10:39h

Foto: Divulgação / PT

A reunião da Executiva do PT que aconteceria nesta sexta-feira (4) foi adiada para o sábado (5). Informações obtidas pelo Bahia Notícias dão conta de que a legenda não conseguiu concluir o diálogo com o PSB e o PCdoB, presididos no estado por Lídice da Mata e Deividson Magalhães, respectivamente.

 A decisão pelo adiamento foi tomada para ter as opiniões de todos os membros do grupo governista. A expectativa é de que sejam apresentadas propostas para que o PT indique também a vice da chapa que deve ser encabeçada por Otto Alencar, embora a vaga já esteja endereçada a um nome do PP.  O PT já deve ocupar  a candidatura ao Senado com Rui Costa.

Teixeira: Gêmeas são aprovadas em medicina em mais de 30 faculdades

  • Bahia Notícias
  • 04 Mar 2022
  • 08:36h

Foto: Reprodução / TV Bahia

Duas irmãs gêmeas estudantes de uma escola pública de Teixeira de Freitas, no Extremo Sul, conseguiram uma façanha. As jovens Samyra e Sarah Aramuni, simplesmente, conseguiram aprovação para cursar medicina em mais de 30 faculdades públicas do Brasil.

Conforme a TV Santa Cruz, as duas decidiram ingressar na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Entre as 30 instituições de ensino superior, as duas irmãs, de 19 anos, ainda atingiram médias para cursar a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

À emissora, as gêmeas disseram que estudavam cerca de dez horas por dia. Samyra e Sarah Aramuni concluíram o ensino médio no ano passado no Centro Territorial Estadual de Educação Profissional do Extremo Sul (CETEP), em Teixeira de Freitas.

Essa foi a segunda vez que as duas passaram pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

BC começa a liberar valores a receber de clientes em bancos na segunda

  • por Cristiane Gercina | Folhapress
  • 03 Mar 2022
  • 16:45h

Foto: Reprodução / O Tempo

O Banco Central começará a liberar, na próxima segunda (7), os valores a receber aos clientes que esqueceram dinheiro em bancos e instituições financeiras por algum motivo. A liberação segue um calendário próprio e o cidadão só pode sacar o dinheiro no dia agendado pelo sistema.
 

A data e o horário de retirada do montante foi informada aos contribuintes que fizeram a consulta no site dos valores a receber a partir do dia 13 de fevereiro. Para quem esqueceu o dia e hora em que deverá voltar ao site, é possível fazer uma nova consulta, segundo a instituição.
 

O contribuinte precisa ter com ele o número do CPF, se a checagem for para conta de pessoa física, e a data de nascimento. No caso das empresas, a consulta é feita informando o CNPJ e a data de abertura do negócio. Herdeiros também terão direito aos valores a receber.
 

Ao todo, serão liberados R$ 4 bilhões nesta primeira fase para um total de 28 milhões de pessoas e empresas. Haverá ainda uma segunda fase de valores, a partir do dia 2 de maio. O cidadão que receber no primeiro lote também poderá ter dinheiro no segundo (ou em outros lotes), já que os valores são liberados por motivos diferentes.
 

SABIA COMO FAZER A NOVA CONSULTA

Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br
 

Informe CPF ou CNPJ de quem quer consultar os valores
 

Para pessoas físicas, informe a data de nascimento; para empresas, digite a data de abertura do negócio
 

Se houver valores a receber, o sistema informará uma data para que retorne ao site e solicite o dinheiro, a partir de 7 de março
 

Anote a data e o horário informados para voltar ao site no momento exato e fazer a transferência
 

No dia agendado, o trabalhador deverá voltar ao site dos valores a receber para fazer uma nova consulta. Nela, será informado o total a ser retirado, a instituição financeira e o motivo do "esquecimento". Se perder a data, será possível voltar no dia informado para a repescagem na sua primeira consulta. O horário é das 4h às 24h.
 

Segundo o Banco Central, a nova data de resgate será um sábado. Haverá ainda uma nova chance, em 28 de março, para reaver o dinheiro. A indicação, no entanto, é prestar atenção nos dias marcados para a liberação e pedir a transferência do dinheiro. Ela poderá ser feita por Pix, DOC (Documento de Crédito) ou TED (Transferência Eletrônica Disponível).
 


 

CONFIRA O CALENDÁRIO DE LIBERAÇÕES DA PRIMEIRA FASE
 

Nas datas abaixo, quem tem dinheiro a receber saberá quanto poderá sacar
 

Data de nascimento ou de criação da empresa - Período para pedir a transferência - Data de repescagem (para quem perder a data agendada)
 

Antes de 1968 - 7 a 11/3 - 12/mar
 

Entre 1968 e 1983 - 14 a 18/3 - 19/mar
 

Após 1983 - 21 a 25/3 - 26/mar
 


 

VEJA OS CINCO PASSOS PARA FAZER O RESGATE DOS VALORES
 


 

Passo 1 - Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br
 

O acesso ao site deve ser feito na data e horário informados anteriormente na consulta ao site.
 

Se ele ainda não souber o dia exato do resgate ou se perdeu a data, é possível fazer o resgate a qualquer momento
 


 

Passo 2 – Faça o login com sua conta gov.br
 

É preciso ter nível prata ou ouro no sistema para conseguir ter acesso ao dinheiro
 

Se ele ainda não possuir conta nesse nível, é preciso elevar o nível de segurança por meio do site ou aplicativo
 

O cidadão não deve deixar esse movimento para o dia do resgate.
 


 

Passo 3 – Leia o termo de responsabilidade
 

Para ter acesso ao dinheiro, é preciso ler o termo de responsabilidade e aceitá-lo
 


 

Passo 4 – É hora de consultar:
 

O sistema do Banco Central vai mostrar:
 

o valor a receber;
 

a instituição que deve devolver o valor;
 

a origem (tipo) do valor a receber; e
 

informações adicionais, quando for o caso.
 


 

Passo 5 – Clique em uma das opções que o sistema indicar:
 

"Solicitar por aqui" - significa que a instituição oferece a devolução do valor via Pix no prazo de até 12 dias úteis
 

Selecione uma das chaves Pix e informe os dados pessoais;
 

Guarde o número de protocolo, se precisar entrar em contato com a instituição.
 

"Solicitar via instituição" - significa que a instituição não oferece a devolução por Pix no prazo de até 12 dias úteis
 

Neste caso, entre em contato pelo telefone ou email informado para combinar com a instituição a forma de devolução do valor.
 

Fique ligado: tela de informações dos Valores a Receber, o cidadão deve consultar os canais de atendimento da instituição clicando no nome dela.
 


 

DINHEIRO CAIRÁ NA CONTA EM ATÉ 12 DIAS
 

De acordo com o Banco Central, o prazo para liberação do dinheiro é de 12 dias úteis é para pagamentos por meio do Pix, para instituições que aceitem esse tipo de transferência (o sistema mostrará). Será preciso informar a chave Pix quando fizer a solicitação da transferência. Em caso de transferência por meio de DOC ou TED, o prazo depende de cada banco. Transferências feitas por DOC são limitadas a R$ 4.999,99 e caem na conta em até um dia útil. O horário-limite para a operação é determinado pelo banco.
 

Operações por meio de TED, por sua vez, não possuem limite de valor e caem na conta até o fim do dia, se forem realizadas até as 17h. Caso contrário, a transferência é agendada para o dia seguinte. O horário-limite pode variar, também dependendo da instituição financeira.
 

O resgate do dinheiro só será permitido a quem tem senha no portal Gov.br, mas em nível prata ou ouro. O cidadão com conta nível bronze não vai ter acesso à transferência. Para aumentar a segurança da conta, é preciso acessar o gov.br e fazer a elevação de nível no computador ou celular.
 

As contas que forem validadas por biometria facial da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dados bancários, por meio do banco na internet ou cadastro no sistema de servidores públicos têm nível de segurança prata.
 

Para ser ouro, é preciso ter a conta validada pela biometria facial da Justiça Eleitoral ou por certificado digital compatível com ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).
 

SAIBA CONSEGUIR NÍVEL OURO NO GOV.BR PELO CELULAR:

 

Para ter conta ouro, a alteração também pode ser feita no site ou aplicativo, mas, pelo aplicativo de celular, o caminho é mais fácil, já que a câmera do smartphone consegue fazer o reconhecimento facial de forma rápida.
 

Acesse o aplicativo gov.br
 

Clique em "Entrar com gov.br"
 

Digite o CPF e vá em "Continuar"
 

Depois, informe a senha e clique em "Entrar"
 

No quadro azul, acima, onde está seu nome, vá em "Aumentar nível"
 

Em seguida, acesse "Aumentar nível da conta"
 

O gov.br pedirá acesso à câmera do celular, clique em "OK"
 

Aparecerão orientações para fazer a foto; clique em "Reconhecimento facial"
 

Enquadre seu rosto e aguarde; aparecerá a mensagem "Reconhecimento facial realizado com sucesso", vá em em "OK"
 

Ao final do procedimento, aparecerá a mensagem "Validamos sua foto na base de dados da Justiça Eleitoral. Você atingiu o maior nível de segurança para sua conta gov.br!"
 


 

COMO OBTER A CONTA GOV.BR NÍVEL PRATA
 

Selo é necessário para receber dinheiro que será liberado pelo Banco Central e para acessar o extrato da declaração do Imposto de Renda.
 

Veja o passo a passo pelo computador:
 

Acesse o site https://sso.acesso.gov.br/
 

No lado direito da tela, em "Identifique-se no gov.br com", informe o número do seu CPF e vá em "Continuar"
 

Na próxima tela, digite sua senha e vá em "Entrar"
 

Clique no quadro "Privacidade"
 

Em "Selos de Confiabilidade", clique em "Gerenciar lista de selos de confiabilidade"
 

Na próxima tela, clique em "Autorizar", para que o sistema tenha acesso a seus dados pessoais
 

Aparecerá então o nível de sua conta e o que você deve fazer para mudar de nível
 

Para obter selo prata

 

O caminho mais simples para conseguir o nível prata é por meio de cadastro no site do seu banco, por meio do portal gov.br
 

Também há validação do cadastro via sistema de servidores, para quem é funcionário público, ou por meio do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), que acessará os dados de quem tem biometria cadastrada neste sistema.

CONTINUE LENDO

Conquista: Elomar tem melhora progressiva e deixa de ser intubado

  • por Francis Juliano
  • 03 Mar 2022
  • 13:10h

Foto: Reprodução / G1

O cantor e compositor Elomar Figueira Mello apresentou evolução no quadro de saúde. Em boletim desta quinta-feira (3), a unidade de saúde informou que Elomar teve nas últimas 24 horas “melhora progressiva”.

Por isso, a equipe médica retirou o tubo ao qual o músico estava submetido devido ao tratamento. O artista permanece, porém, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) onde os profissionais do setor seguem o protocolo de “desmame de ventilação mecânica”, ou seja, a retirada gradual dos procedimentos exigidos com o agravamento da doença.

Elomar está internado no Hospital Samur, em Vitória da Conquista, no Sudoeste, desde a noite do dia 21 de fevereiro (ver aqui). Na ocasião, o músico foi diagnosticado com Covid-19.

Estudantes inadimplentes podem renegociar dívidas com Fies no dia 7

  • por Folhapress
  • 03 Mar 2022
  • 10:03h

Foto: Reprodução / Agência Brasil

Cerca de 1 milhão de estudantes terão a oportunidade de renegociar as dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) a partir do dia 7 deste mês. Segundo o Ministério da Educação, o total de inadimplentes, ou seja, com mais de 90 dias de atraso no pagamento alcança 51,7% dos estudantes com financiamento e soma R$ 9 bilhões em prestações não pagas.
 

Para os estudantes que possuem dívidas com 90 a 360 dias de atraso, o desconto é de 12% no saldo devedor, isenção de juros e multas e parcelamento em até 150 vezes. As informações são da Agência Brasil.
 

Para a inadimplência de mais de 360 dias, o desconto chega a 86,5% no saldo devedor. Caso o estudante seja inscrito no CadÚnico ou beneficiário do Auxílio Emergencial, o desconto será de 92%. O saldo dessa dívida poderá ser parcelado em até dez vezes.
 

O Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, agentes financeiros do Fies, são os responsáveis pela renegociação das dívidas. Para ter o nome retirado dos cadastros restritivos de crédito, os beneficiários deverão pagar o valor da entrada no ato da renegociação, correspondente à primeira parcela.
 

O valor mínimo da prestação é R$ 200. A operação poderá ser realizada integralmente nos canais de atendimento disponibilizados pelos agentes financeiros.
 

CAIXA
 

Cerca de 800 mil estudantes com contrato realizado pela Caixa Econômica estão inadimplentes, com dívida média de R$ 35 mil. Esses estudantes poderão realizar a renegociação de seus contratos de forma 100% digital. O interessado pode consultar o site da Caixa para verificar se pode ou não pedir a renegociação de acordo com as regras estabelecidas.
 

Após confirmar o enquadramento nas regras e simular a renegociação, os interessados gerarão o boleto para pagamento da primeira parcela ou, caso optem pela quitação de uma só vez, da parcela única.
 

Para mais informações, os estudantes poderão acessar o endereço www.caixa.gov.br/fies ou ligar no 0800 726 0101.
 

BANCO DO BRASIL
 

No Banco do Brasil, mais de 500 mil estudantes poderão renegociar parcelas do Fies em atraso, de forma digital, no aplicativo do banco.
 

Para aderir à renegociação pelo canal mobile, basta acessar a opção Soluções de Dívidas e clicar em Renegociação Fies. Por meio da solução, o estudante poderá verificar se faz parte do público-alvo, as opções disponíveis para liquidação ou parcelamento da dívida, os descontos concedidos, assim como os valores da entrada e demais parcelas.
 

Além do mobile, a contratação também poderá ser realizada em qualquer agência do BB, com as mesmas condições.
 

Os clientes podem obter mais informações pelo App BB, portal www.bb.com.br, WhatsApp (61-4004-0001) e Central de Atendimento BB (0800-729-0001).
 

Matéria alterada às 20h38 para correção de informação. Ao contrário do publicado anteriormente, renegociação só estará disponível a partir do dia 7 de março.

Brumado: Curso Método 8S ocorrerá nos dias 10 e 11 de março; inscrições abertas

  • 03 Mar 2022
  • 09:03h

Foto: Divulgação

O curso Método 8s que ocorrerá em Brumado nos dias 10 e 11 de março, de acordo com os organizadores do evento é uma atualização do método mundialmente conhecido denominado 5S, que é um conjunto de técnicas japonesas de aprimoramento empresarial e profissional que fazem sucesso no mundo todo há mais de 70 anos. O evento será apresentado pelo já conhecido Delney Lima, um palestrante/conferencista que atua em todo o Brasil com eventos que costuma atrair um grande público. Maiores informações e inscrições poderão serem feitas através do telefone (75) 9 9160-0986, falar com Francy Nascimento.

Rússia reconhece Zelensky como líder da Ucrânia; conversa deve acontecer nesta quinta

  • Bahia Notícias
  • 03 Mar 2022
  • 08:01h

Ministro das Relações Exteriores da Rússia | Foto: Reprodução / YouTube

Uma nova reunião entre representantes da Ucrânia e Rússia para negociar um cessar-fogo no conflito entre os dois países deve acontecer nesta quinta-feira (3). O encontro que seria realizado na quarta (2) foi adiado de última hora (veja aqui).

 

Ainda na quarta, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse nesta que a Rússia reconheceu o presidente Volodymyr Zelensky como líder da Ucrânia e saudou como um “passo positivo” o fato de Zelensky querer receber garantias de segurança.

 

“Nossos negociadores estão prontos para a segunda rodada de discussão dessas garantias com representantes ucranianos”, disse ele.

 

Zelensky disse em uma entrevista que a Rússia precisa interromper o bombardeio da Ucrânia antes que novas negociações possam ocorrer. Ele pediu garantias de segurança, mas da Otan e não da Rússia.

 

O oficial afirmou ainda que Moscou continua comprometida com a desmilitarização da Ucrânia e que deveria haver uma lista de armas específicas que nunca poderiam ser implantadas em território ucraniano.

 

“Tipos específicos de armas de ataque devem ser identificados que nunca serão implantados na Ucrânia e não serão criados”, disse Lavrov em entrevista à Al Jazeera, cujo texto foi publicado no site de seu ministério.

 

Com informações da CNN.

Assembleia-Geral da ONU aprova resolução contra a Rússia; Brasil vota a favor

  • por Rafael Balago | Folhapress
  • 02 Mar 2022
  • 18:17h

Foto: Reprodução / Youtube / CNN

A Assembleia-Geral da ONU aprovou nesta quarta-feira (2) uma resolução condenando a invasão da Ucrânia pela Rússia, por 141 votos a favor, 5 contra e 35 abstenções.
 

A resolução foi proposta conjuntamente por 95 dos 193 países do colegiado. O Brasil não se juntou ao grupo dos proponentes, mas votou a favor da proposta.
 

O documento condena a invasão da Ucrânia pela Rússia, reafirma que nenhuma aquisição de território por ameaça ou uso da força deve ser reconhecida como legal e expressa grave preocupação com os relatos de ataques a civis.
 

A resolução também reafirma a independência da Ucrânia e sua integridade territorial, deplora nos termos mais fortes a agressão da Rússia contra o país vizinho e demanda que Moscou retire suas forças da Ucrânia imediatamente. E deplora o envolvimento de Belarus no conflito.
 

A Assembleia-Geral, no entanto, não pode aplicar medidas, como sanções ou envio de missões de paz. Só o Conselho de Segurança tem autoridade para tal. Essa instância das Nações Unidas é formada por 15 países, cinco dos quais com assentos permanentes e com poder de veto e outros dez em vagas rotativas —o Brasil atualmente ocupa uma posição temporária. Como a Rússia é membro fixo do órgão, pode barrar medidas contra si mesma.
 

Assim, a resolução tem como principal função deixar claro como os demais países veem as ações da Rússia e mostrar seu isolamento internacional, bem maior do que em casos anteriores.
 

Em 2014, a Assembleia-Geral também aprovou uma resolução condenando a anexação da Crimeia, até então parte da Ucrânia, pela Rússia. Naquele ano, 100 países apoiaram a medida, 11 foram contra e 58 se abstiveram.
 

A resolução atual foi aprovada em uma reunião emergencial da Assembleia-Geral, a 11ª convocada desde a criação da ONU, em 1945. O encontro começou na segunda (28) e teve discursos de mais de 120 representantes.
 

Em um último apelo antes da votação, Sergei Kislitsia, representante da Ucrânia na ONU, voltou a comparar as ações da Rússia com as da Alemanha nazista. "Eles [soldados russos] vieram resolver o que chamam de 'problema ucraniano'. Há mais de 80 anos, outro ditador tentou resolver de forma final o 'problema' de outro povo. Ele falou quando o mundo respondeu de forma unida", disse Kislitsia.
 

Ao pedir voto contra a resolução, o representante russo disse que a maioria dos países sofrem pressão de potências do Ocidente para se posicionar contra a Rússia, e voltou a acusar o governo ucraniano de usar civis como escudo e de perseguir a própria população.
 

"Votar contra a resolução é votar por uma Ucrânia livre do radicalismo e do neonazismo", disse o embaixador russo Vasili Nebenzia.
 

Em discurso na segunda (28), o representante do Brasil na ONU, Ronaldo Costa Filho, condenou a invasão e criticou o envio de mais armas para a Ucrânia. "Nos últimos anos, temos visto uma deterioração progressiva da situação de segurança e do balanço de poder na Europa Oriental. O enfraquecimento dos Acordos de Minsk por todas as partes e o descrédito das preocupações com a segurança vocalizadas pela Rússia prepararam o terreno para a crise que estamos vendo. Deixe-me ser claro, no entanto: esta situação não justifica o uso da força contra o território de um Estado membro."
 

"Convocamos os atores envolvidos para reavaliarem suas decisões em relação ao suprimento de armas, ao uso de ataques digitais e à aplicação de sanções seletivas, incluindo na importante área de segurança alimentar. Precisamos de soluções construtivas, não de ações que vão prolongar hostilidades e espalhar o conflito, com efeitos na economia e na segurança mundial", afirmou.
 

Na ocasião, Costa Filho pediu que os órgãos das Nações Unidas trabalhem conjuntamente em busca de soluções, pois a crise pode ter impacto muito mais amplo se não for contida. "Estamos sob uma rápida escalada de tensões que pode colocar toda a humanidade em risco. Mas ainda temos tempo para parar isso."
 

Comitê científico decide na segunda liberação total do uso máscaras no Rio

  • por Matheus Rocha | Folhapress
  • 02 Mar 2022
  • 16:11h

Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Governo de SC

Os membros do Comitê de Enfrentamento à Covid do Rio irão se reunir na segunda-feira (7) para debater a liberação do uso de máscaras em lugares fechados da capital fluminense. O papel do comitê é assessorar a Prefeitura, que pode acatar ou não a avaliação do colegiado. O uso de máscaras em espaços abertos está liberado desde outubro do ano passado.
 

A Secretaria Municipal de Saúde diz que está em contato com o governo do estado para alinhar uma ação conjunta. Isso é necessário porque, se a liberação não for acompanhada pelo governo estadual, a medida não terá efeito concreto. No caso de regras sanitárias divergentes, vale sempre a mais restritiva.
 

Em novembro do ano passado, por exemplo, a capital fluminense liberou o uso de máscaras em academias para pessoas não vacinadas. No entanto, a prefeitura precisou recuar depois que a Secretaria de Estado de Saúde decidiu manter o uso do item de proteção nesses ambientes.
 

Para a epidemiologista Gulnar Azevedo, a prefeitura deveria esperar mais um pouco para liberar o uso de máscaras em lugares fechados. Ela argumenta ser importante as autoridades se certificarem de que a flexibilização não vai trazer de volta uma nova onda da doença.
 

"A liberação do uso de máscaras tem que acompanhar não só a situação da vacinação e a necessidade de internação de pessoas, mas também o que houve de aglomeração nesses dias de Carnaval", diz Azevedo, que é professora do Instituto de Medicina Social da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).
 

Embora a prefeitura tenha proibido o Carnaval de rua, o que se viu no feriado foram cenas de aglomeração, com pessoas reunidas em blocos clandestinos. "Por isso, acredito que seria melhor esperar mais um pouco."
 

Segundo a especialista, a liberação das máscaras deve acontecer levando em conta o cenário epidemiológico não apenas da capital, mas também o de outras cidades do estado. Além disso, ela diz ser importante fortalecer a vigilância epidemiológica antes de não mais exigir o uso da proteção. "Identificando surto em algum lugar, medidas rápidas e adequadas devem ser tomadas para impedir que essa curva de casos venha a subir novamente."
 

No momento, os números da pandemia na cidade indicam melhora da situação. A taxa de positividade dos testes de Covid está em 14%. Em meados de janeiro, quando a cidade vivia uma nova onda da doença, esse índice chegou a 50%.
 

Nesse período, a capital também registrou uma alta de internações, com mais de 800 pessoas em leitos na rede pública. Atualmente, porém, esse número também caiu. Na terça-feira (1), havia 55 pessoas internadas na rede pública por Covid, 32 estavam na UTI e 23 na enfermaria. A média móvel de casos também apresenta curva descendente, com 217 casos em sete dias.

Homem morre no Porto da Barra; banhistas se bronzeiam ao lado de cadáver

  • Bahia Notícias
  • 02 Mar 2022
  • 12:19h

Foto: Reprodução Redes Sociais

Um homem morreu após sair da água no Porto da Barra, na manhã desta quarta-feira (2). Para o G1, a 11ª Companhia Independente da Polícia Militar, informou que testemunhas disseram que ele nadava na praia quando caiu logo após sair do mar.

Ainda conforme a PM, ele nadava no local no início da manhã e ao sair do mar, caminhou alguns metros, sem firmeza nos passos, e caiu na faixa de areia. O nome da vítima não foi divulgado. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e tentou reanimar o homem, mas ele não resistiu. Ainda não há detalhes sobre a causa da morte.

O fato porém, não intimidou alguns banhistas, que continuaram aproveitando o dia de Sol em uma das praias mais disputadas de Salvador. Alguns deles inclusive se bronzearam ao lado do cadáver.

Rui autoriza concurso público com mais de 2 mil vagas na educação

  • Bahia Notícias
  • 02 Mar 2022
  • 10:05h

Foto: Camila Souza / GOVBA

O governador Rui Costa autorizou a realização de um novo concurso público para a Secretaria de Educação do Estado (SEC).  A autorização está publicada no Diário Oficial do Estado, edição desta quarta-feira (2). Serão oferecidas 1.806 vagas para professores de Ensino Médio e 307 vagas para coordenadores pedagógicos que deverão atuar em unidades escolares da Educação Básica e em Núcleos Territoriais da Educação (NTEs).

 

A realização do concurso visa alocar docentes de Ensino Médio em municípios com menos de 65 mil habitantes das mais diversas regiões do Estado, além de priorizar o provimento de professores para os componentes de português e matemática mesmo nos municípios de maior número populacional. Nesse sentido, a previsão é de que sejam contratados professores dos principais componentes curriculares do Ensino Médio, a exemplo de História, Inglês, Matemática, Português, Química e Sociologia, que irão atuar com uma carga horária de 40 horas semanais.

 

Também com carga horária de 40 horas, os coordenadores pedagógicos irão suprir a demanda de escolas com mais de 1.000 estudantes matriculados onde haja oferta de Ensino Médio e/ou Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e das unidades onde não haja coordenador lotado. Além disso, estão previstas 27 vagas especificamente para atuação em Núcleos Territoriais de Educação (NTE).

 

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, disse que o concurso valoriza a carreira do magistério público estadual e amplia a qualidade da Educação.  "Com este novo concurso, iremos suprir a demanda por provimento de professores e ampliar o quadro de coordenadores pedagógicos. Isto também significa valorizar a carreira e qualificar ainda mais a nossa rede, porque teremos professores e coordenadores  do quadro efetivo do magistério público estadual", afirmou.

Gás de cozinha fica mais caro na Bahia a partir desta quarta-feira

  • Bahia Notícias
  • 02 Mar 2022
  • 09:00h

Foto: Marcello Casal / Agência Brasil

A Acelen, empresa que administra a Refinaria Mataripe, antiga Ladulpho Alves, anunciou na terça-feira (1º) o segundo reajuste do gás de cozinha na Bahia em 2022. O aumento, que já vale a partir desta quarta (2), é de 3,24%, o que equivale a R$ 1,51 na refinaria, o que deve impactar entre R$ 2 e R$ 3 no produto final.

Para a TV Bahia, a Acelen justificou o reajuste do produto alegando a cotação do petróleo, da variação do dólar, além do custo logístico para a entrega do produto.

A primeira alteração no preço aconteceu no dia 3 de fevereiro, quando o gás ficou 9,4% mais caros no estado. Na época, o valor repassado para o consumidor final ficou entre cinco e sete reais e o preço médio do botijão de 13 quilos, passou para R$ 120.

Guerra na Ucrânia atinge agricultura, e ministra diz já ter 'plano A e plano B'

  • Bahia Notícias
  • 01 Mar 2022
  • 18:14h

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

A ministra Tereza Cristina, titular do Ministério da Agricultura, já fez um levantamento dos múltiplos problemas que o Brasil pode enfrentar por causa da guerra da Rússia contra a Ucrânia. As informações são da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.

 

De acordo com a publicação, a importação de fertilizantes, trigo, soja, outros grãos e carne para a Rússia e a Ucrânia podem ser afetadas.

 

“O ministério avalia que, como o mundo todo, sofreremos impactos. Mas ainda não está claro o tamanho deles. É preciso tranquilidade e cautela. Temos muitas alternativas, e já estamos estudando todas elas. Temos plano A e plano B”, afirmou a ministra à coluna.

 

O mais imediato obstáculo é a importação de fertilizantes, fundamentais para a agricultura. O Brasil adquire no exterior 85% do volume aplicado nas lavouras. A Rússia responde por cerca de 30% do suprimento ao país. A Belarus, nação aliada de Vladimir Putin, por cerca de 20%.

 

O Brasil já vinha enfrentando problemas para comprar os fertilizantes da Belarus -o cloreto de potássio, produzido pelo país, é um dos fertilizantes mais usados por agricultores brasileiros nas culturas de soja e milho.

 

Em novembro do ano passado, a ministra Tereza Cristina viajou à Rússia para tentar contornar o problema e aumentar a garantia de fornecimento de fertilizantes, evitando que eles faltem no Brasil, o que pode impactar no preço dos alimentos da safra deste ano.

 

Tereza Cristina afirma que, caso o comércio de adubos da Rússia para o Brasil seja inviabilizado, há alternativas. “O potássio é o maior problema. Mas podemos comprá-lo do Canadá, de Israel, do Chile, de Omã”, disse.

 

O Brasil importa 60% de tudo o que consome de trigo e uma parte desse volume vem da Rússia. Porém, a maior parte das compras é feita na Argentina, EUA e no Canadá. A alternativa poderia ser aumentar a importação desses países.

 

O terceiro problema é a exportação de soja brasileira para a Rússia. Com as sanções, os navios russos podem ter dificuldade para transportar o produto, o que pode afetar as vendas.

 

De acordo com a coluna, a Rússia importou 768,2 mil toneladas de soja em 2021, ou US$ 343,2 milhões, esse é o principal produto exportado aos russos.

 

O país compra também proteínas no Brasil, com destaque para a carne de frango. Foram 105,8 mil toneladas embarcadas no ano passado, ou US$ 167,1 milhões.