Evidências já mostram o novo ‘Quem é Quem’ na Câmara de Vereadores de Brumado

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 08 Out 2019
  • 10:10h

A Câmara de Vereadores de Brumado é o termômetro da política local (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Faltando um ano para as eleições municipais de 2020, o clima pré-eleitoral mostra temperaturas com tendência de alta, especialmente no cenário do Poder Legislativo que é um grande termômetro político. Nesta segunda-feira (07), foi realizada uma votação sobre a derrubada ou manutenção do veto do prefeito ao projeto de readequação da zona azul e, alguns territórios ficaram demarcados, o que projeta mudanças no quadro político na Casa da Cidadania

Situação

Com maioria esmagadora até a metade do ano, o chefe do executivo contava com 11 dos 13 vereadores, mas, após os episódios conturbados da Zona Azul que tiveram muitos dedos apontados para os parlamentares, algumas mudanças começaram a ocorrer, a ponto de o prefeito ter uma derrota por 11 a 2 na sessão anterior, na qual foram aprovadas as emendas dos vereadores. O projeto foi para a sansão e o gestor confirmou a sua postura, vetando as emendas, o que fez com que o projeto retornasse ao Legislativo, mas ao contrário das previsões o veto às emendas foi mantido, num “turnover” muito eficaz promovido pela equipe política do prefeito.

Então duas baixas aconteceram no “exército” situacionista, tendo uma pequena dúvida sobre o posicionamento da vereadora Ilka Abreu, que não pode estar presente à sessão de ontem, mas, ao que tudo indica, continua na base do prefeito que agora está composta, além dela por: Santinho (líder), Rey de Domingão, Zé Carlos de Jonas, Glaudson Dias, Girson Ledo, Lia Teixeira e Elias Piau, ou seja, 8 vereadores.

Apesar do presidente Léo Vasconcelos ter declarado que continua na base do prefeito, ele já é considerado “carta fora do baralho” para a situação, mas, como em política tudo é possível, fica aí a incógnita.

Oposição

O que no começo era a voz solitária do vereador Zé Ribeiro, tendo em seguida a companhia de “Lek Cabeleireiro”, agora, a oposição ganha os reforços de Palito e “Wanderley Nen”. Otimistas eles acreditam que novos “soldados” virão, porque a insatisfação fisiologista, segundo eles, aponta nesse sentido.

Então, com essa adequação no mapa político do Legislativo, os embates devem se tornar ainda mais rígidos, ainda mais com a presença da população, que, aos poucos está voltando a frequentar a câmara, comprovando a tendência histórica de que as sessões tinham mesmo é que ser nas segundas à noite.

Situação
Oposição
Eleições
Municipais
Embates
Zona Azul

Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.