Brumado: Vanzeiros vão ao Legislativo pedir apoio dos vereadores; ‘estamos sendo vítimas de uma perseguição implacável e injusta’, relatou o representante da categoria

  • Brumado Urgente
  • 17 Set 2019
  • 07:57h

O representante da categoria, 'Téo da Van', fez um pronunciamento contundente em defesa da categoria (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A sessão desta segunda-feira (16) do Poder Legislativo de Brumado foi marcada por uma forte presença dos integrantes do Transporte Alternativo, os populares “vanzeiros”, os quais foram pedir apoio dos vereadores para a sua luta pela legalização. Mesmo ainda não tendo números oficiais, em Brumado, cerca de 120 “vanzeiros” estão em atividade, os quais estão muito apreensivos, já que a fiscalização ficou muito mais rigorosa. Fazendo uso da tribuna livre, o representante da Coopertai – Cooperativa dos Transportes Alternativos do Norte de Minas, Bahia e outros Estados do Nordeste, Expedito Caetano (Téo da Van) fez um pronunciamento contundente em defesa da categoria e do projeto de um novo modal para o transporte personalizado na Bahia. Seguro em suas palavras ele garantiu que está existindo uma perseguição implacável e injusta por parte da Agerba, que é o órgão que regula o transporte no estado. “O transporte alternativo é muito importante para economia, então a sua regularização só beneficiará a população que reconhece a qualidade e competência de nossa categoria”, argumentou e subindo o tom disparou que “existe um deputado federal que é dono de 3 empresas de transporte e que é integrante da comissão de transporte em Brasília, sabemos que ele tem muita influência na Agerba, então isso é desleal, pois milhares de pais de famílias irão ficar desempregados por causa dessa perseguição, lembrando que temos hoje no Brasil cerca de 13 milhões de desempregados, então, ao invés deles contribuírem para o bem, estão querendo acabar com a nossa vida”.

Muitos 'vanzeiros' participaram da sessão (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Ele também explanou que o Ministério Público Federal já está abrindo investigações para apurar essa situação, que, desde 2015, quando a categoria intensificou a sua busca pela legalização, começaram a serem feitas audiências públicas e assinado um TAC pelo transporte municipal, mas, segundo ele, isso foi “fictício”, só com o intuito de enganar a categoria. “Para vocês verem foi liberada duas linhas para Brumado, uma para Malhada de Pedras e outra para Contendas do Sincorá, mas ninguém ficou sabendo, não houve divulgação, foi tudo por debaixo do pano, então é uma luta muito desigual, tanto que as multas que estão sendo impostas podem chegar a 4 mil reais, o que é um absurdo”. No final ele pediu apoio de todos os vereadores pela causa da legalização da categoria que é uma questão urgente, já que foi dado o prazo de até 08 de outubro para que, pelo menos, se obtenha uma autorização precária para que se possa dar continuidade às atividades. “Buscamos a criação de um novo modal de transporte, o personalizado, o qual é conhecido e respeitos pelas milhares de pessoas da região que utilizam os nossos serviços, por isso estamos nessa luta e contamos com o apoio dos vereadores brumadenses”. Após o pronunciamento, os vereadores fizeram questionamentos ao representante e se comprometeram a entrar na luta pela legalização, buscando aproximação do poder público municipal nesse sentido, como também da UVB, União dos Vereadores do Brasil.

Vanzeiros
Transporte Alternativo
Legislativo
Perseguição
Agerba
Legalização

Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.