O adoecimento físico e as causas emocionais

  • Karoll Trindade
  • 06 Jul 2019
  • 00:15h

Psicóloga Karoll Trindade

Você já parou para pensar se uma simples dor de cabeça ou até uma dor de garganta possa ter origem no seu emocional?

O nosso corpo está diretamente ligado as nossas emoções, ou seja, é um reflexo do que sentimos, pensamos e acreditamos; eles se relacionam de uma forma silenciosa e ao mesmo tempo estrondosa. Sempre que algo não está certo o nosso corpo encontra um meio de dizer que algo estranho aconteceu, e busca pedir socorro. E assim surgem as doenças e dores emocionais que nada mais é o nosso inconsciente mostrando que há questões internas que precisam ser resolvidas.

Uma dor de garganta, por exemplo, pode ser manifestada por consequência de conflitos psíquicos que precisam ser ditos, mas não pode. A dor no estômago pode ser um sinal do quanto é difícil “digerir” alguma ideia ou situação emocional. Dores musculares podem ser decorrente de situações na qual somos responsáveis e achamos que somos incapazes e impotentes de realizar. Quando sentimos a “normal” dor de cabeça, pode ser vestígios de uma mente sobrecarregada com pensamentos e sentimentos que nos traz angústia.

Quando se diz “O CORPO FALA”, é uma simplificação da realidade dita acima. A somatização é o resultado do sentimento de culpa vindo de fantasias inconscientes, manifestado em dores físicas como um meio de autopunição. Com isso as doenças podem ser um caminho para descobrirmos a origem de angústias e dores emocionais, resultando em um possível alivio para as mesmas.

Preste atenção no seu corpo! Procure compreender o que ele quer dizer! Sua alma e seu emocional podem estar implorando por socorro! Quando falamos em somatização, falamos em doenças físicas reais, que devem ser tratadas e investigadas por médicos, mas que também são pontos fundamentais que devem ser analisados e vistos como um esgotamento emocional.

Mente
Doença
corpo
emoções
compreender

Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.