Guardião dos céus e príncipe dos apóstolos: 29 de junho é dia de São Pedro

  • Redação
  • 29 Jun 2019
  • 10:58h

(Foto: Divulgação)

Venerado como o porteiro do céu, ele é invocado como padroeiro da longevidade, além do santo responsável pelas trovoadas com raios e trovões. Em relação ao sincretismo religioso, São Pedro corresponde, nas crenças do Candomblé, ao orixá Xangô. Ambos são símbolos de força e liderança, e, por isto, são relacionados. Xangô é a divindade que rege o fogo, o trovão e os raios. Pode, através da sua justiça, dispensar favores, movendo favoravelmente ventos, raios, trovões para nos defender e para ganharmos causas. A sua lei é como a rocha: dura, justa e cega. Xangô, assim como Pedro, tem como símbolo a pedreira. Xangô também é associado a São João Batista.

Festas de São Pedro na Bahia

São Pedro também é homenageado durante as festas juninas pelo Brasil. No Nordeste, acendem-se fogueiras para louvar o santo que conseguiu manter-se fiel à mensagem do Cristo.

Como São Pedro é padroeiro dos pescadores, as cidades costeiras do país quase sempre têm uma capela em sua homenagem, o que também contribui para a popularização da festa.

Na Bahia, as comemorações não passam em branco. Diversos municípios do interior do estado têm mais festejos tradicionais no dia de São Pedro comparado às festas de São João. Cidades como Muritiba, Serrinha, Itiruçu e Eunápolis destacam-se na tradição do guardião dos Céus.

No caso de Muritiba, no Recôncavo Baiano, São Pedro é o padroeiro da cidade. O São Pedro da Serra tem apresentações de quadrilhas, grupos folclóricos e nomes importantes da música.

Outra cidade famosa nessa época é Itiruçu, no centro-sul do estado. A festança tem curtição gratuita na praça central, mas destaca-se mesmo pelo Forró Coffee – festa privada que recebe muitos turistas. O evento é realizado em uma fazenda de café, daí o nome.

Em Serrinha, no nordeste do estado, cidade conhecida pela famosa vaquejada, tem também o “Pedrinho”. Apesar do diminutivo, os festejos de São Pedro são grandiosos e realizados desde 2009. Lá, a festa é gratuita e conta com a apresentação de quadrilhas e shows.

Em Eunápolis, no extremo sul baiano, pelo contrário, comemora-se o “Pedrão”, autointitulado “o maior São Pedro do Brasil”. O município tem apresentação de quadrilhas e uma programação musical gratuita, recheada com artistas famosos.

São Paulo também é homenageado no dia 29 de junho

Vale lembrar que, além de São Pedro, em 29 de junho também é comemorado o dia de São Paulo. A origem desta celebração é muito antiga e refere-se à data do aniversário de morte e do translado das relíquias de ambos os santos.

Paulo de Tarso, ao contrário de Pedro, não esteve entre os doze discípulos que seguiram Jesus mais de perto. Na verdade, Paulo perseguia cristãos. No entanto, converteu-se e tornou-se um dos grandes evangelizadores da igreja.

Ambos os santos morreram martirizados. São Pedro foi crucificado. Já São Paulo foi degolado em Roma.

Esta data ainda é considerada o Dia do Papa, pois São Pedro, além de ter sido o primeiro papa da Igreja, foi o que permaneceu por mais tempo no posto – durante 37 anos.

São Pedro
Guardião
Céus
Chave
Apóstolo
Festa
Junina

Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.