Horário Eleitoral Gratuito ainda é considerado decisivo para as eleições 2014 na Bahia

  • Lilian Machado e Victor Pinto
  • 11 Ago 2014
  • 17:46h

(Composição: Brumado Urgente)

Programado para começar a partir do dia 19 de agosto, 47 dias antes das eleições e ser finalizado em 2 de outubro, a três dias do pleito, a propaganda eleitoral gratuita, veiculada no rádio e na televisão deve ser um dos pontos de grande expectativa para os candidatos que irão concorrer nas chapas da majoritária e da proporcional. Na relação segue a coligação Unidos pela Bahia, encabeçada por Paulo Souto (DEM), com seis minutos e 53 segundos. Lídice da Mata (PSB) possui um minuto e 51 segundos, seguida de Marcos Mendes (PSOL) com um minuto e 11 segundos, Rogério Da Luz com um minuto de nove segundos e Renata Mallet (PSTU), com dois segundos a menos do perretebista.

Na disputa pelo tempo, o vitorioso foi Rui Costa (PT). A coligação Pra Bahia Mudar Mais, além de ser a primeira a se apresentar, após sorteio do Tribunal Regional Eleitoral, terá sete minutos e 56 segundos.


Na relação segue a coligação Unidos pela Bahia, encabeçada por Paulo Souto (DEM), com seis minutos e 53 segundos. Lídice da Mata (PSB) possui um minuto e 51 segundos, seguida de Marcos Mendes (PSOL) com um minuto e 11 segundos, Rogério Da Luz com um minuto de nove segundos e Renata Mallet (PSTU), com dois segundos a menos do perretebista.


Na corrida para o Senado, Otto Alencar (PSD) lidera com quatro minutos, seguido de Geddel (PMDB) com três minutos e 33 segundos; Eliana Calmon (PSB) com um minuto e dois segundos; Hamilton Assis (PSOL) com 42 segundos e Adson Miranda (PEN) com 41 segundos.


Caso ocorra, segundo turno, a data limite para o começo da veiculação é no dia 11 de outubro, devendo se encerrar dois dias antes, no dia 24 de outubro. Além do horário gratuito, outro palco de visibilidade daqueles que disputam para o governo e o senado são os debates. Na Bahia, as televisões já definiram a data de realização dos encontros entre os concorrentes.


Nos bastidores das campanhas políticas na Bahia é grande a expectativa para o inicio desse período, considerado por alguns como fundamentais para estabelecer o canal de comunicação direta com o eleitorado.


As propagandas dos candidatos a presidente e deputado federal serão exibidas às terças e quintas-feiras e aos sábados. Os candidatos a governador, deputado estadual e senador terão a oportunidade de expor suas propostas às segundas, quartas e sextas-feiras.


Para o especialista em política, Joviniano Neto, o potencial do horário não deve ser menosprezado, sendo um fator que pode ajudar principalmente os indecisos, além de um “degrau a mais na escada” da campanha. Ao contrário do que já foi apregoado, a avaliação do especialista é de que as pessoas apreciam o horário eleitoral gratuito. “Primeiro é preciso enfrentar o mito de que a população não gosta. Se pegarmos dados, verificaremos que no inicio as pessoas vêem muito, depois diminuem e voltam a assistir mais no período mais próximo ao pleito”, afirma.


A diferenciação entre os efeitos do programa para a majoritária e para a proporcional é ressaltada. “Para chapa de governador e senador se tem mais tempo e isso auxilia no voto. Grande parte do eleitorado já chega com posição, portanto é o momento de se identificar com a imagem e proposta do seu candidato. O outro dos deputados serve para elevar a autoestima dos mesmos e para que o eleitor veja que seu candidato apareceu, pois não é isso que define o voto em deputado, mas, outras articulações”, pontua. Segundo Joviniano, vale ressaltar que tem eleitores que assistem também por “curiosidade e entretenimento”.


Especialista afirma que propaganda é divisor de águas

O especialista Joviniano Neto enfatiza que antes do horário eleitoral, apenas os públicos setoriais, como os partidos, militantes, sindicatos e instituições ligadas aos candidatos discutem política. “Mas, quando chega à propaganda o assunto entra na agenda pública, sendo um tema inescapável, fazendo com que o eleitor seja obrigado a pensar em quem votar”.


Joviniano acredita que a propaganda terá peso diferenciado para os candidatos Rui Costa (PT), Lídice da Mata (PSB) e Paulo Souto (DEM). “É um divisor de águas. Por exemplo, para Rui é muito mais importante porque seu recall é pequeno. Boa parte vai passar a identificá-lo como candidato. Para Souto será um reforço, ele vai apenas se reafirmar, pois as pessoas já o conhecem muito e no caso de Lídice as pessoas vão querer saber o que ela representa agora, sendo candidata a que?”, questionou.


Segundo ele, a mesma curiosidade as pessoas vão ter em relação ao candidato da oposição ao Senado, Geddel Vieira Lima (PMDB). “Vão se perguntar em qual cargo ele vai se candidatar agora. Por sua vez, a candidata Eliana Calmon (chapa de Lídice) vai se apresentar, situação semelhante a Rui, já que ambos nunca disputaram pela majoritária”, conclui. 


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