A IMPORTÂNCIA DA FÉ PARA O CRISTÃO

  • Márcia Coqueiro Gama
  • 14 Mai 2019
  • 18:14h

Márcia Coqueiro Gama Membro da Academia de Letras do Brasil, Teóloga/Psicanalista/Psicopedagoga, Esp. Psicologia da Educação.

Há uma infinidade de estudos, textos e artigos publicados no mundo inteiro que tentam explicar ou negar a fé, a sua eficácia, veemência e a sua asseveração.

A humanidade se divide entre aqueles que professam a sua fé e àqueles que a negam veementemente.

Religião, ciência e ateísmo, enquanto houver mundo, haverá discordância entre ambas em relação à fé. Algumas publicações revelam que a ciência vem, em seu embasamento, se curvando à religião para explicar os benefícios da fé à saúde física, psíquica e emocional dos seres humanos. Independente da aceitação científica, para o cristão é indiscutível e de extrema importância para sua vida, viver uma fé ativa e dinâmica em Cristo.

No cristianismo há três grandes virtudes, a fé, a esperança e o amor.

A fé não é uma ciência exata nem tampouco se trata de razão ou lógica, fé se sente e não se explica.

Para o cristão a fé possui um valor inestimável sendo muito mais preciosa do que o ouro, o status, ascensão, preocupações humanas do Século XXI.

Jesus, o Mestre, nos ensinou o grande poder da fé, tendo em vista que a fé é acreditar no impossível, é não vislumbrar as dificuldades e acreditar sempre na solução dos problemas por mais incomuns que eles sejam.

A fé é uma grande âncora, alicerce, estrutura permanente que sustenta a vida do cristão. A bíblia diz “que o justo viverá da fé”, assim sendo, a fé para o cristão é a certeza das coisas que se esperam, a convicção de fatos invisíveis e a dimensão do impossível que acontece.

O grande Teólogo da Patrística (Filosofia Cristã dos Três Primeiros Séculos), Agostinho, disse: “Fé é acreditarmos naquilo que não vemos, e a recompensa de acreditarmos naquilo que não vemos é vermos aquilo em que acreditamos”.

A fé nos proporciona milagre e milagre vem de Deus. No livro de Efésios 2:8 está escrito: “A fé não vem de vós; é dom de Deus”. Para o cristão a fé nasce no coração de forma dinâmica, viva como um dom que é dado por Deus.

“Tudo é possível ao que crê”, afirma Jesus, onde há ação eficaz da fé torna-se impossível a ação da dúvida, do desânimo e das impossibilidades.

 

 

teologia
esperança
biblia

Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.