Brumado: Debates no Legislativo têm temperatura elevada e até ‘fogo amigo’ entre vereadores de situação

  • Brumado Urgente
  • 03 Mai 2019
  • 12:52h

A sessão acabou surpreendendo e tendo debates acalorados (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O que a princípio era uma “pauta leve” e uma sessão que iria terminar antes do seu horário regimental acabou tendo uma temperatura elevada e debates acalorados, inclusive entre vereadores da base de situação. A presença do deputado estadual Vitor Bonfim, pode ter contribuído nesse sentido, já que ele chegou durante a sessão e foi convidado pelo presidente Léo Vasconcelos para compor a mesa. A temperatura começou a se elevar quando o vereador Santinho fez uma defesa da gestão municipal em relação à UTI do Hospital Magalhães Neto. Segundo ele o município vem fazendo muito a sua parte e o governo do estado ainda estaria aquém das expectativas já que os custos vêm sendo bancados em 60% para o município e 40% para o estado. “O governo tem que rever essa situação e custear integralmente a UTI, já que ela vem sendo utilizada por inúmeros municípios baianos, não só os pactuados. Não é justo os recursos do povo de Brumado terem essa destinação”, argumentou o vereador. Isso foi o suficiente para provocar a pronta defesa do vereador Zé Ribeiro, líder da oposição que foi contundente ao declarar que “não tem como ouvir uma afirmação dessa e ficar calado, já que o governo do estado vem fazendo muito e os custos da UTI são pagos também pelos municípios pactuados que dão a sua contribuição, então temos que esclarecer a realidade dos fatos. 

Os vereadores Elias Piau (esquerda) e Zé Carlos de Jonas, que integram a base de situação, acabaram entrando em rota de colisão (Fotos. Brumado Urgente)

A saúde em Brumado não anda bem, todos sabem, tanto que já está para explodir uma crise no hospital, onde vários servidores já estão fazendo um movimento de protestos. Eles estão indignados com essa gestão que parece que vive de ilusão”. Os debates entre situação e oposição se seguiram, tendo um viés claramente político. O clima esquentou tanto que até entre o grupo situacionista houve bate-boca, o que veio corroborar ainda mais para os rumores de um possível racha na base governista. Os protagonistas do fogo-amigo foram os vereadores Zé Carlos de Jonas e Elias Piau, sendo que este último acabou, após elogiar a administração, também criticar, pois externou a sua decepção pela retirada das máquinas que estavam fazendo a requalificação das estradas na região do Distrito de Itaquaraí. Diante disso Zé Carlos de Jonas foi enfático ao defender que “não posso aceitar uma coisa dessa, pois provo que 90% das estradas daquela região foram recuperadas. O meu colega Elias errou ao fazer essa declaração, pois ele ficava tirando fotos e mais fotos dos serviços e agora vem fazer essa crítica, espero que ele caia em si e reconheça o seu erro”. A sessão se estendeu muito e terminou por volta das 11h30m, criando um ambiente de discussões paralelas, muitas das quais foram divididas com o deputado Vitor Bonfim, que teria ido à Câmara também com uma missão política de catalisar os “insatisfeitos” para o grupo oposicionista.

Discussões
Política
Brumado
Fogo-amigo
Situação
Oposição

Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.