B.J. Lapa: Lapa: Novo aeroporto deve abrir licitação para obras em julho

  • BN
  • 18 Abr 2019
  • 15:57h

Atual aeroporto deve ser desativado/Foto: Reprodução/Notícias da Lapa

O novo aeroporto regional de Bom Jesus da Lapa, na região do Velho Chico, oeste baiano, deve ter a licitação para contratação das obras em julho deste ano. Nesta quinta-feira (18), um decreto, publicado no Diário Oficial do Estado, desapropriou uma área para construção do novo terminal aeroviário do município. A área onde a obra deve ser levantada tem 512 hectares e fica às margens da BR-430, próximo ao povoado de Quincas. Ao Bahia Notícias, o secretário de infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, disse que a construção do terminal atende às necessidades atuais do município. "Em função do crescimento da demanda, o atual aeroporto não tem mais condições de operar por várias restrições. A pista operacional mesmo foi reduzida", disse o secretário. Um projeto de engenharia que guiará a construção do aeroporto deve ser concluído em maio. O secretário informou que quando o novo terminal começar a operar, o atual deve ser desativado.  Cavalcanti ainda informou que o decreto de desapropriação desta quinta é uma atualização de um anterior que também previa a desapropriação do terreno. Bom Jesus da Lapa é um dos destinos turísticos mais visitados da Bahia, tendo a tradicional romaria como ponto alto do fluxo de visitantes.


Comentários

  1. Claudio Lemes Louzada

    "Boa Notícia. Mas sempre é bom lembrar e reafirmar as nossas autoridades municipais e do governo do estado que para assegurar um contínuo crescimento do modal, aeroporto regional moderno e atual tem, entre outras obras de infraestrutura aeroportuária, pista MÍNIMA de 1.650 metros de comprimento por 45m de largura (1.650 x 45m) e resistência do piso da pista para 33 toneladas ou superior para receber os TURBOÉLICES, e voo por instrumento GPS. O GPS simplesmente é livre, grátis, sem ônus. O GPS assegura a normalidade de operações de pouso e decolagem com sol ou chuva, durante o dia ou à noite. O balizamento noturno é fácil e barato de instalar, sem requerer as especialidades de manutenção exigidas pelo antigo equipamento de alta voltagem e 220V, porque hoje, é de LED e energia solar. Com essas características técnicas e de engenharia, o aeroporto estará capacitado a receber turboélices de até 90 passageiros. Mas, devo ressaltar que há 5 anos a frota de turboélices de 70 lugares era de 54 unidades, hoje são 32 aeronaves. Os turboélices não são a prioridade de nenhuma empresa aérea, mesmo assim devem crescer para acomodar 90 passageiros. As congêneres estão novamente renovando a frota para os jatos regionais de 135 lugares Airbus A220 e Embraer E195-E2 e jatos de 180 lugares Airbus A320-NEO e Boeing B737-MAX. Não podemos construir ou reformar aeroportos para o hoje. O hoje, já é passado. Saudações, "