Transparência Pública: Brumado fica em 8º lugar no ranking estadual com nota acima da Bahia

  • Brumado Urgente
  • 07 Fev 2019
  • 10:31h

A atual gestão da Prefeitura de Brumado teve a confirmação de seus ideais de transparência pública (Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

Com o novo momento que buscou a efetivação do processo de reforma e de modernização, o Estado redefiniu o seu papel, deixando de ser o responsável exclusivo pelo desenvolvimento social e econômico, por meio da produção de bens e serviços, para se adaptar à uma nova função de “Estado Gerencial”. A transparência se realiza por meio do acesso dos cidadãos às informações governamentais, o que torna mais democrática e estreita as relações entre o Estado e a sociedade civil. Neste novo contexto, a Prefeitura Municipal de Brumado, que vem buscando se integrar de forma muito célere a este processo, comprovou as suas metas com bons resultados e, agora com a divulgação pelo Ministério da Transparência o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), do resultado da 3ª edição da Escala Brasil Transparente (EBT), o município comprovou que está totalmente afinado aos novos tempos, obtendo uma nota na casa do excelente (8,23) que o colocou no 8º lugar na Bahia e na 143º no país, superando, inclusive o próprio estado que teve 6,3, tendo ainda que se ressaltar que as capitais brasileiras ficaram dentro desse patamar da nota 8,0. 

Brumado ficou em 8º lugar no ranking da Transparência Pública (Reprodução: Transparência Brasil)

Neste panorama de transformação, o município de Brumado avançou muito nesse quesito importante que é medido por meio de uma intensa e rigorosa avaliação do órgão federal, que é o responsável por realizar atividades relacionadas à defesa do patrimônio público e ao incremento da transparência da gestão, por meio de ações de controle interno, auditoria pública, correição, prevenção e combate à corrupção e ouvidoria. Diante desta confirmação, o prefeito Eduardo Vasconcelos recebeu várias mensagens, as quais elogiaram a sua gestão, que mostra um compromisso com os novos ideais da gestão pública. “Sempre fomos defensores intransigentes da transparência pública e isso agora ficou totalmente comprovado com a divulgação dos dados pelo Ministério da Transparência”, destacou o gestor que ainda fez questão de afirmar que “mas vamos nos esforçar ainda mais para obtermos a nota 10. Estamos no caminho certo e estamos convictos que poderemos dar esse orgulho ao povo de Brumado”. Confira o resultado (clique). 

Transparência
Ranking
CGU
Brumado

Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.