'Brumado é uma das cidades em que menos se multa na Bahia', afirma superintendente da SMTT

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 23 Jul 2014
  • 09:15h

O superintendente do SMTT, Clidemar Risério, mostrou planilhas que comprovam a sua afirmação (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Desde que foi efetivado, o processo de municipalização do trânsito em Brumado causou uma série de transtornos e embaraços, já que as mudanças teriam que ser bruscas. As ações que continuam em andamento, ainda não foram bem assimiladas pelos motoristas, já que várias vias da cidade sofreram mudanças de sentido visando à melhoria da mobilidade urbana. O Brumado Urgente recebeu várias reclamações nas quais os motoristas reclamavam que as mudanças de sentido das ruas estavam sendo feitas sem avisar e que os motoristas estavam sendo multados injustamente, pois não tinham sido avisados previamente. Buscando o esclarecimento da questão, a nossa reportagem procurou, na manhã desta quarta-feira (23), o superintendente da SMTT - Superintêndia Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos, Clidemar Risério, que prontamente fez questão de dizer que “as mudanças que estão sendo feitas nos sentidos de inúmeras vias da cidade são para melhorar a mobilidade urbana, entendemos que algumas mudanças são difíceis de serem compreendidas no momento, já que os sentidos das ruas vinham de longa data da mesma forma, mas quero afirmar que isso faz parte de um estudo muito bem elaborado que objetiva a adequação de nossas vias para o crescente tráfego de veículos na cidade”.  Questionado sobre a aplicação de multas, ele foi enfático ao declarar que “quero deixar bem claro que nessas vias onde ocorreram as mudanças não estão sendo aplicadas multas, somente está sendo feito o trabalho educativo, onde os agentes estão somente passando orientações” e subiu o tom ao garantir que “Brumado é uma das cidades em que menos se multa na Bahia, pois o nosso índice de infrações está na casa de 0,3%, ou seja, cerca de 300 multas mensais, frente a uma frota de 30 mil veículos, sem se falar nos veículos flutuantes, os dados comprovam isso. Essa indíce baixo mostra que neste momento o nosso foco é a educação dos motoristas e não a penalização”. E finalizou relatando que “o projeto do ordenamento do trânsito em Brumado é bem amplo e, por isso, está sendo feito gradativamente. A nossa meta é dar fluidez ao tráfego e cremos que estamos no caminho certo”. 


Comentários

  1. Glecio

    "Pura hipocrisia!!! Onde está sendo feito campanha de conscientização? No dia seguinte a alteração da via ao lado do Lapeclin já havia pessoas multadas. É o general da época de militar mostrando as garras e sendo antipático. Cabo eleitoral de oposição a Aguiberto, com sua truculência."

  2. ednei clebson dos santos silva

    "Isso é uma mentira!! Brumado tem cota de multas!!! por que isso ele não fala!! sem falar das placas de sinalizações que é um tira e bota!! "

  3. Paulo

    "De onde ele tirou este dados? existe a industria das multas. No mural do setor tem a estatistica dos agentes quanto aos nûmeros de autuaçoes. Se nao multar nao eh bom agente. "

  4. ROberto

    "Sou condutor a muitos anos e vivencio em meu cotidiano cidades com as mesmas particularidades deste município e sinto que a realidade chega a se tornar grotesca com a falta de capacidade,treinamento e conduta dos senhores agentes em via pública;estes azulzinho que chegam a multar de forma exacerbada atendendo aos fetiches dos senhores chefes do poder que sentem ainda vivenciar o período do coronelismo e militarismo do interior baiano."