Sisu já registra mais de 2,5 milhões de inscritos

  • Agência Brasil
  • 23 Jan 2015
  • 07:12h

Sisu oferece 205.514 vagas em 5.631 cursos | Foto: Reprodução

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou até 15h desta quinta-feira, 22, 2.589.112 inscritos, novo recorde do sistema. O número superou o total de inscritos no Sisu do primeiro semestre de 2014, quando 2.559.987 se inscreveram. O curso de direito na Universidade Federal Fluminense segue no topo das notas de corte do Sisu, segundo a última relação, divugada esta madrugada. A nota de corte na ampla concorrência é 827,4 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São consideradas as instituições que ofertam suas vagas integralmente pelo Sisu e que não atribuíram bonificação às notas dos estudantes. Em seguida, com 821,8 pontos, está o curso de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. As inscrições terminam às 23h59 de hoje. Para quem ainda não se inscreveu, a recomendação é que não deixe para a última hora. A inscrição é feita pela internet, no portal do Sisu. O sistema oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. Para concorrer, é preciso ter feito o Enem em 2014 e não ter tirado 0 na redação. Nesta primeira edição de 2015, o Sisu oferece 205.514 vagas em 5.631 cursos. O resultado será divulgado dia 26. Os candidatos que não forem selecionados, poderão ainda participar da lista de espera, de 26 de janeiro a 6 de fevereiro.

Brumado: Em ritmo de Marcha Azul, guardas municipais participam de campanha de doação de sangue

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 22 Jan 2015
  • 21:02h

O guarda municipal Jerry Adriano na hora da doação (Foto: Brumado Urgente)

Sob o lema “doar sangue é doar vida”, um número de guardas municipais esteve nessa quinta-feira (22) na unidade do Hemoba de Brumado para fazer uma doação coletiva, a qual, a princípio, visa suprir os apelos que vêm sendo feitos na mídia de brumadenses que se acidentaram e necessitam de sangue com urgência. Mostrando uma forte consciência cidadão, os 8 componentes da GMC fizeram a doação com muita alegria e satisfação. “É um grande prazer poder ajudar as pessoas e doar sangue é uma das ações mais importantes nesse sentido, pois pode salvar vidas”, afirmou o guarda municipal Jerry Adriano Garcia. Eles aproveitaram para lembrar que no próximo dia 31 haverá a Marcha Azul Marinho, que reunirá guardas municipais de toda a Bahia, num evento histórico, que será um divisor de águas para a Guarda Municipal de Brumado. “Dia 30, Brumado irá presenciar um dos maiores eventos em segurança pública que é a Marcha Azul, então aproveitamos o momento para convidar a todos a participarem do intenso dia de atividades”. 

A doação foi feita em ritmo de Marcha Azul (Foto: Brumado Urgente)

Artigo de Opinião: O CULPADO

  • Dr. Cleio Diniz
  • 22 Jan 2015
  • 19:37h

(Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

Com certa frequência escuto comentários sobre nossas leis estarem defasadas, serem velhas e não corresponderem às necessidades e anseios, de não serem capazes de responderem a onda de crimes das mais diversas espécies acometido no País, desde crimes de corrupção a própria violência. Percebo um sentimento de indignidade e a escolhida foram às leis.

Não que as mesmas não mereçam serem atualizadas, adequadas às inovações impostas por uma evolução acelerada e desenfreada. Ora, se prestarmos um pouco de atenção a nossa cronologia histórica, iremos perceber que a esmagadora evolução se deu nos últimos 200 anos, o que não é nada comparado à existência da raça humana.

Mas as leis por si só, mesmo atualizadas não compensaram o desequilíbrio que nos assola em prol da ilegalidade. Existe algo maior que denominamos de sistema, ou seja, não adianta termos leis severas se não temos como aplica-las decentemente, não adianta ter leis se ainda nos arrastamos por anos a fio para obtermos um julgamento, seja na esfera cível, seja na esfera criminal. Não adianta condenar se não tem onde prender, quiçá ressocializar.  A letargia do Estado em todas suas esferas propiciam e incentivam a ilegalidade, criando a imagem que o risco ainda é pequeno para quem navega no lado oposto da lei. Quando se beneficia da corrupção do dinheiro público, sendo pego não se devolve, não se tem o patrimônio escondido em nomes de terceiros alcançado pelo braço da lei.  Quando se é pego na criminalidade do trafico, do roubo e afins, mesmo sendo preso ainda se beneficia das benesses do sistema e a vítima arca com o total prejuízo.


A lei é apenas uma engrenagem dentro de um sistema e indiferente de sua modernização, a condição arcaica das demais peças a torna obsoleta e nada acontece. Mas ela acaba por levar a culpa, por servir de bode expiatório. Na verdade a lei é a grande desculpa encontrada por aqueles que prezam pela permanência de um sistema entravado e inoperante. Não podemos nos esquecer de que, este sistema é alimentado pela falta de conduta e apreço a responsabilidade individual de cada ente de um todo, a sociedade.

Brumado: Após tropeçar em bloco no meio da calçada, idoso fica muito ferido

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 22 Jan 2015
  • 17:01h

O obstáculo fica no meio da calçada e já causou vários acidentes (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Existem alguns absurdos urbanos que mostram o quanto o cidadão ainda está desamparado pelos poderes constituídos, ainda mais em cidades de menor porte, onde os órgãos de defesa muitas vezes não possuem uma estrutura atualizada aos avanços que estão ocorrendo na sociedade moderna. Brumado se encaixa nesse perfil, ainda mais agora, após o impactante choque de gestão que vem sendo empreendido pelo novo governo. O Brumado Urgente teve acesso a um caso que exemplifica muito bem essa situação, um caso que tem dois protagonistas, a vítima, o idoso Dácio Gomes, residente no Bairro Novo Brumado e o vilão, um obstáculo de concreto que é um misto entre tartaruga e gelo baiano, que está localizado em uma loja ao lado da agência da Caixa Econômica Federal, que acabou sendo o responsável por um grave acidente ocorrido na última terça-feira (20), com o referido senhor de idade, que, após tropeçar no bloco que fica (pasmem) no meio da calçada (espaço que deveria ser exclusivo dos pedestres), acabou tendo uma forte queda, machucando a cabeça, as mãos e fraturando o joelho.

 

O idoso teve ferimentos na cabeça e teve que tomar vários pontos, pois os cortes foram profundos (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

 

A nossa equipe de reportagem foi na tarde desta quinta-feira (22) na residência do idoso que está tentando se recuperar do acidente. Ele explicou como aconteceu descrevendo que “estava indo para a procissão e a missa de São Sebastião, quando, de repente tomei uma queda feia e quando me dei por mim estava todo ensanguentado”, tomando fôlego ele continuou dizendo que “quando fui ver, já meio desacordado, o que tinha acontecido, percebi que tinha tropeçado num bloco que estava no meio da calçada”. Ele que foi removido para o hospital e recebeu cuidados médicos faz um apelo ao setor de infraestrutura clamando que “pelo amor de Deus tirem aquele bloco de lá, porque sei que outras pessoas fora eu se acidentaram lá também e qualquer hora um pode morrer naquele local”.

 

                     As mãos do idoso ficaram feridas e o joelho fraturado                                     (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

 

A nossa equipe buscou respostas para explicar o motivo porque aquele bloco estava no meio da calçada atrapalhando o ir e vir dos pedestres e a primeira explicação que nos foi dada é que a loja, visando impedir que pessoas que não sejam clientes estacionem seus carros no local, já que lá é área de carga e descarga, decidiu colocar o obstáculo no local. Buscamos contato com o secretário municipal de infraestrura, engenheiro André Cardoso que garantiu que “pelo que sei já há uma notificação para o estabelecimento retirar o obstáculo, mas, mesmo assim, nesse momento foi enviar o fiscal ao referido local para atestar a irregularidade e, em seguida, fazer o auto de infração para que o objeto seja o quanto antes retirado para que outros acidentes não aconteçam e mais pessoas venham a se machucar”.   

É Lei: A partir de agora está proibido pet shops exibirem animais em vitrines ou gaiolas

  • 22 Jan 2015
  • 16:10h

A resolução do Conselho Nacional de Medicina Veterinária que proibia a exposição de animais em vitrines e gaiolas em pet shops entrou em vigor na última semana. De acordo com informação do jornal O Estado de S. Paulo, a norma foi publicada em outubro do ano passado. Além de não expor o animal, para garantir seu bem-estar “em relação as suas tentativas de se adaptar ao meio ambiente”, como a livre manifestação de dor, sede ou fome, é preciso que sejam providenciados ambientes “livres do excesso de barulho, com luminosidade adequada, livre de poluição e protegido contra intempéries ou situação que causem estresse aos animais”. A nova regra determina também que os clientes do pet shop também devem ser orientados a evitar que os bichos de estimação fiquem estressados.

L. Eduardo Magalhães: Quadrilha destrói supermercado ao explodir caixa eletrônico

  • Informações do G1
  • 22 Jan 2015
  • 15:38h

(Foto: Reprodução)

Um supermercado ficou completamente destruído após cerca de seis homens armados com fuzis e metralhadoras renderem um segurança e explodirem um caixa eletrônico localizado no interior do estabelecimento, na madrugada desta quinta-feira (22). A ação que durou cerca de três minutos, de acordo com informações da polícia, ocorreu na cidade de Luis Eduardo Magalhães, região oeste da Bahia. Ainda segundo informações da Polícia Militar, a ocorrência foi registrada por volta das 3h, no bairro Jardim Imperial. Com a explosão, até uma cratera foi aberta na parede onde estava instalado o caixa eletrônico. A polícia não soube informar se alguma quantia em dinheiro foi levada pelo grupo. Conforme a polícia, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi para o local. A PM faz buscas pela região para localização dos suspeitos. Por volta das 8h30 nenhum deles havia sido preso. A Polícia Civil investiga o caso. 

Brumado: Janeiro deve terminar sem chuvas e com a continuidade do forte calor

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 22 Jan 2015
  • 12:59h

O mês de janeiro de 2015 está sendo um dos mais

O primeiro mês do ano que está sendo chamado de “Janeiro Sombrio”, devido ao choque de gestão que está sendo imposto pelo governador Rui Costa, que dentro da sua nova filosofia da “austeridade máxima” extinguiu vários órgãos causando muita indignação, teve, em Brumado, pelo menos no ponto de vista meteorológico, muita luz, já que o astro rei brilhou intensamente durante todo o mês e, segundo a previsão do respeito instituto Seagri, deverá continuar radiante até o final de janeiro. Então diante disso, os brumadenses irão continuar “escaldados” pelo forte calor e, paradoxalmente, na área politica, vão ficar amargando a “geladeira” que o governo do estado vem dando no município, pois ao invés de anunciar obras e investimentos, como todos esperavam, estão anunciando medidas que estão causando preocupação. Já o mesmo de fevereiro, segundo a mesma previsão, deverá se iniciar com chuvas, o que traria o alívio para essa época em que as temperaturas estão para lá de elevadas. Então, se espera que, com a chuva, o governador Rui Costa possa “quebrar o gelo” e fazer uma visita aos brumadenses, os quais estão muito ansiosos para dar as boas-vindas ao novo chefe do executivo baiano. Confira, abaixo, o gráfico da previsão do Seagri até o final do mês:

Prefeitura de Alagoinhas cancela Micareta de Carnaval de 2015

  • Bahia Notícias
  • 22 Jan 2015
  • 12:25h

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Alagoinha

A prefeitura de Alagoinhas, litoral norte, cancelou a Micareta de Carnaval da edição de 2015 da cidade. Anunciada nesta quarta-feira (21), a medida foi tomada após avaliações técnicas entre as diversas secretarias e órgãos – Ministério Público, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, entre outros – considerarem que o ano é atípico, principalmente pelo corte de gastos públicos no Brasil em todos os âmbitos. A Câmara de Vereadores da cidade aprovou a redução de custos da festa, de R$ 2 milhões para R$ 500 mil, para que os recursos sejam destinados a áreas de Educação e Saúde. A prefeitura, portanto, chegou à conclusão que seria inviável realizar a festa com o novo orçamento. A captação de patrocínios privados não foi o suficiente. Além disso, o MP também reforçou a determinação para que a festa não ocorra no centro da cidade, e o percurso da Micareta estará com canteiros de obras na época. Segundo informações do site Aratu Online, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Roberto Costa, afirmou que o Alafolia será reestruturado para que a festa seja maior em 2016.  

População mais participativa: Número de denúncias anônimas começa a aumentar em Brumado

  • Brumado Urgente
  • 22 Jan 2015
  • 11:36h

A Pop 100 que estaria a serviço do tráfico foi apreendida por meio de uma denúncia anônima (Foto: Brumado Urgente)

A população brumadense vem mostrando maior receptividade aos constantes apelos dos comandos da Polícia Militar e Polícia Civil, que, por reiteradas vezes vem lembrando que para a melhoria do setor da Segurança Pública é necessário a participação de toda a sociedade, principalmente nas denúncias anônimas, as quais são uma importante peça no combate à criminalidade. Nestes últimos dias o número de denúncias anônimas vem aumentando na cidade, tanto que, só na noite de ontem, duas diligências foram realizadas motivadas por isso. A primeira resultou na apreensão de uma menor que estava com uma quantidade de maconha, a qual disse que estava vindo de Caetité com destino a Livramento, mas que pode ter alguma ligação com o tráfico regional, já que ela estava em atitude suspeita juntamente com um motociclista. A segunda foi no Bairro das Baraúnas, onde 3 elementos tinham sido denunciados, mas quando a Polícia chegou ao local eles conseguiram fugir, mas foi apreendida uma Pop 100 que ao que tudo indica era utilizada por eles para o tráfico de entorpecentes. 

Radical: Rui Costa rompe com o PDT alegando que não se pode 'servir a dois senhores'

  • 22 Jan 2015
  • 10:11h

O governador Rui Costa está adotando uma postura diferente de Wagner, que era mais republicano (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O PDT está fora do governo Rui Costa e já perdeu a Secretaria de Agricultura, que era comandada por Fernanda Mendonça. A decisão foi tomada na manhã de quarta-feira, 21, pelo governador Rui Costa e coube ao secretário estadual de Relações Institucionais, Josias Gomes, informar ao presidente estadual do PDT, o deputado federal Félix Mendonça Júnior. A decisão de Rui é resposta à carta divulgada, na terça, pelo PDT na qual a  sigla diz que ficaria na administração estadual e com o prefeito ACM Neto (DEM), onde Andrea Mendonça, irmã de Félix, assumiu a Secretaria de Desenvolvimento. "Fizemos uma reunião e, diante das circunstâncias que se apresentaram, encerramos as relações com Félix Mendonça Júnior. Mas informei aos deputados estaduais da intenção de tê-los na base", disse Gomes. Rui Costa impôs como condição para a permanência do PDT no governo a saída dos pedetistas da administração Neto, na capital.

Josias Gomes disse que Nestor Duarte (Administração Penitenciária) permanece. O novo nome para a Agricultura deve ser indicado pelos cinco deputados estaduais do PDT que permaneceram na base de Rui. Gomes disse ainda que os deputados estaduais definirão o futuro de Alexandre Brust, indicado pelo PDT para a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM). O secretário das Relações Institucionais afirmou que Rui Costa quer, diferentemente do ex-governador Jaques Wagner, alianças com quem tenha "um lado só". Félix Júnior admitiu que o PDT saiu enfraquecido do processo. "É claro que o PDT perdeu, porque está fora da base de um governo que ajudou eleger. Mas se não nos querem, o que vou fazer?", indagou o dirigente. O parlamentar disse que não "está jogando dos dois lados" nem tem "dois servos", como afirmam os que discordam da presença do PDT no governo do estado e na prefeitura. Lembrando que 2016 está distante, informou que o posicionamento da direção do partido não foi desleal ao governo. "Nosso acordo foi ajudar a eleger este governo e não foi colocado nada sobre exclusividade (a projetos políticos)". Para Félix Jr., o partido entende que o Estado é uma coisa e o município outra.

CONTINUE LENDO

Proposta impede multa para motorista que esquecer carteira de habilitação

  • 22 Jan 2015
  • 08:38h

(Foto: Reprodução)

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 8022/14, das deputadas Sandra Rosado (PSB-RN) e Keiko Ota (PSB-SP), que impede a aplicação de multa e a retenção do veículo se o motorista não estiver com os documentos exigidos pela lei, caso eles possam ser verificados, pelo agente de trânsito, em equipamentos capazes de consultar, em tempo real, a situação dos documentos obrigatórios, como licenciamento anual e habilitação do condutor. Segundo a Agência Câmara, o projeto altera a Lei 9.503/97, que institui o Código de Trânsito Brasileiro. Pela regra atual, quem dirigir sem portar o licenciamento e a carteira de motorista poderá ser multado e ter seu veículo retido até a apresentação do documento. A infração é considerada leve. Segundo a proposta, até mesmo o auto de infração será cancelado, caso o condutor apresente, em até 30 dias, o documento ao órgão de trânsito responsável pela autuação.

Natural Life comemorou 1 ano de aniversário em Brumado com sucesso absoluto de vendas!

  • Ascom Izidy Ramel Comunicação
  • 22 Jan 2015
  • 07:48h

Foto: Divulgação

A loja que você já conhece pelo compromisso em comercializar produtos de qualidade com preços baixos, além de sempre cobrir qualquer oferta comprovada do mercado, realizou um grande evento de "promoções" para os seus clientes no último final de semana. A Natural Life agradece a todos os envolvidos direta e indiretamente nesse evento, em especial às pessoas que aproveitaram o "Black Fridey" e fizeram desse aniversário uma verdadeira festa! Mas não se preocupe caso você não tenha podido estar lá nesses dias, a Natural Life realiza promoções de verdade o ano inteiro, basta conferir: vá à loja e veja você mesmo, lá na Av. coronel Tibério Meira, 78 - Centro, pertinho da Caixa Econômica Federal. Natural Life, sua loja de produtos naturais e suplementos alimentares feita sob medida para a sua vida!

Maior beneficiada por Bolsa Família, Bahia tem programas que incentivam geração de renda

  • por Renata Farias
  • 22 Jan 2015
  • 07:04h

Dados obtidos no sistema Portal da Transparência, do governo federal, mostram que a Bahia é o estado que recebeu o maior valor em recursos do Programa Bolsa Família em 2014, aproximadamente 13% dos R$ 24,8 milhões destinados à ação, ou cerca de R$ 3,2 milhões. De acordo com a coordenadora do programa no estado, Luciana Santos, cerca de 1,8 milhão de famílias baianas são beneficiadas, com a influência de diversos fatores para o alto número. "A Bahia foi o primeiro estado a identificar as famílias com perfil de pobreza. Essa processo é bastante dinâmico aqui, o que faz com que nosso estado tenha um maior número de cadastros qualificados", explicou ao Bahia Notícias. Para seguir no programa, a cada dois anos o beneficiário deve atualizar seu cadastro, que ainda passa por uma ação de auditoria, realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), para certificar o direito à transferência de renda. Algumas ações realizadas pelo governo da Bahia, principalmente na zona rural, podem ter como consequência a redução no número de famílias que necessitam do auxílio, segundo superintendente de Inclusão e Assistência Alimentar (SIAA), Rose Pondé. "O governo tem iniciativas no sentido de migrar essas famílias para um processo contínuo de inclusão socioprodutiva. A nível rural, temos duas grandes ações que se traduzem no programa de aquisição de alimentos na agricultura familiar, um voltado especificamente para inclusão de renda dos produtores familiares de leite e outro de produtos diversos", disse. O Programa de Aquisição de Alimentos e o Programa Cisternas, ambos na zona rural, estão entre as ações que tentam tirar a população da transferência de renda e levá-la a um processo de renda duradoura. Por meio dos programas, o governo incentiva a agricultura familiar, além da produção de leite, e doa a produção comprada para a rede escolar infantil. De acordo com a coordenadora estadual do programa, as condicionalidades para participação do programa –  crianças de até 15 anos com frequência escolar acima de 80%, acima de 70% para jovens de até 17 anos e 11 meses, acompanhamento de saúde para mulheres e crianças com calendário vacinal e relatório médico atualizados – garantem que as famílias tenham acesso à escola e saúde. Com essas medidas, há uma tendência de desligamento paulatino da transferência de renda pela população. "Alguns municípios da Bahia já têm registrado o que nós chamamos de retorno garantido, quando o beneficiário passa a ter um perfil de renda em que não há mais necessidade de receber o Bolsa Família. No entanto, se ele perder o emprego ou de alguma forma voltar a ter necessidade, há a garantia que ele volte a receber o benefício", afirmou Luciana. Dessa forma, os beneficiários têm um incentivo para se desligar do programa sem temer uma necessidade futura, segundo ela.

Secretário de Saúde classifica como terroristas as especulações que envolvem o Hospital de Brumado

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 21 Jan 2015
  • 20:40h

As especulações sobre a perda do Hospital Magalhães Neto cresceram muito durante essa quarta-feira (21) (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Diz o ditado que “alegria do palhaço é ver o circo pegar fogo” e, trazendo esse axioma para a realidade de Brumado, não faltariam atores para esse “thriller” que já beira o terror. A mentalidade tacanha e polarizada que vem dominando a história da política local, onde dois grupos sempre disputaram o poder nas últimas décadas, acabou tendo o seu clímax agora em 2015, num verdadeiro “apocalipse” brumadense, já que uma nuvem de medo vem tomando conta da cidade com a perda de vários órgãos, que aliada a uma onda de criminalidade das mais severas eclodiu na pior crise política da história da Capital do Minério. Dentro deste roteiro, após o anúncio da extinção da Direc, Dires, Inspetoria da Fazenda, Derba, Ebal e Ebda, um boato acabou deixando o clima ainda mais tenso que foi o fechamento do Hospital Regional Magalhães Neto, o qual iria passar sua logística para Guanambi. Visando colocar às claras essa “cruel” possibilidade que iria prejudicar cerca de 400 mil pessoas que são atendidas na unidade, já que o município detém a Saúde Plena e é sede de micro, o Brumado Urgente ouviu o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, que foi taxativo ao afirmar que “num momento como esse fazer uma especulação como essa é espalhar o terror pela cidade”. Ele ainda destacou que “eu não acredito, em hipótese alguma numa possibilidade dessas, pois seria uma total insanidade ” e ainda complementou que “eu, até o momento não tenho a mínima comunicação por parte do governo, que é o titular do hospital, de que isso possa acontecer, então espalhar essa notícia só beneficia a turma do quanto pior melhor”.  

Carnaval de Salvador custará R$ 50 milhões, mas organização tem pouco mais da metade até agora

  • 21 Jan 2015
  • 19:21h

(Divulgação)

O Carnaval 2015 de Salvador vai custar R$50 milhões. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 21, durante entrevista do prefeito ACM Neto e do secretário de Cultura e Turismo, Érico Mendonça. Neto informou que o governo do estado não vai colocar recursos na festa da cidade. Até o momento só foram arrecadados R$ 28,8 milhões, investidos por duas cervejarias, uma companhia de aviação e um banco particular. O secretário Érico Mendonça disse que que a prefeitura ainda está entrando em contato com outros possíveis patrocinadores. O tom mais duro da entrevista foi do prefeito Neto: "Esse ano nós não temos o patrocínio do governo do estado no Carnaval. Ele ainda não pagou a festa de 2014, a medida que ele não pagou o do ano passado, não podemos discutir o deste ano". Em nota, o governo do estado afirmou que vai investir aproximadamente R$ 70 milhões no carnaval de Salvador, "por meio das secretarias de Segurança Pública, Turismo, Cultura, Saúde, Justiça, Trabalho e Promoção à Igualdade Racial". Por meio da Secretaria de Comunicação Social o governo afirma que a resolução de pendências financeiras em relação à cota de patrocínio de 2014 será solucionada da maneira mais adequada. Salvador ainda tenta recursos da Petrobras para investimento no Carnaval, mas ainda não há posição da estatal sobre o assunto. Para o Secretário Mendonça, mesmo sem patrocínios o Carnaval de Salvador não perderá qualidade.