'Vamos trabalhar para levar aos tribunais e julgamento da justiça a todos', afirma Rui Costa

  • 12 Fev 2015
  • 07:17h

(Foto: Reprodução)

Após comparar a ação da Polícia Militar no Cabula, que resultou na morte de 12 pessoas na última sexta-feira (6), a de um “artilheiro em frente a um gol, que tem que decidir em alguns segundos como é para colocar a bola para fazer um gol” e ter levantado a ira de defensores dos Direitos Humanos, o governador Rui costa (PT) afirmou que sua ações serão “sempre guiadas pelo absoluto respeito à lei, aos meus princípios e valores e à minha obstinação por salvar vidas" e que "as minhas atitudes não serão guiadas por aplausos de um lado ou outro”. A resposta foi motivada por uma pergunta da equipe do Bahia Notícias no Face To Face – uma “entrevista coletiva” no Facebook – feita nesta quarta-feira (11), que arguia o chefe do Executivo baiano sobre a boa relação dele com a tropa, após o episódio, e o descontentamento das ONGs e organização – muito ligadas ao PT – após a fala metafórica sobre o futebol e as mortes.

Bando explode caixas eletrônicos em Conceição da Feira

  • 11 Fev 2015
  • 19:08h

(Foto: Reprodução)

Uma agência do Banco do Brasil, em Conceição da Feira, centro norte, foi alvo de ação de bandidos que explodiram dois caixas eletrônicos nesta quarta-feira (11). O estabelecimento ficou parcialmente destruído. De acordo com a delegacia local, os quatro homens envolvidos chegaram na cidade em um veículo Strada, de cor vermelha. Depois de provocarem a explosão, os bandidos fizeram uma pessoa como refém e a liberaram depois de ganharem fuga. "Foi tudo muito rápido", disse um agente local ao Bahia Notícias. A ação, que durou menos de 10 minutos, ocorreu de madrugada, por volta das 3h10min. Ainda de acordo com a polícia, os acusados entraram na rua do lado do banco e depois passaram por outras vias que dão possibilidade de fuga para Santo Antônio de Jesus e Feira de Santana. No momento da ação, a cidade contava com apenas dois policiais militares. Até o momento não há informações sobre a quantia subtraída da agência, nem dados sobre os envolvidos no ato.

Catoze: 'Estou muito satisfeito com o que governador Rui Costa nos passou hoje sobre Brumado'

  • 11 Fev 2015
  • 16:27h

O vereador Catoze no momento do encontro com o governador Rui Costa (Foto: Brumado Urgente)

O vereador Catoze (PT), juntamente com a sua assessoria parlamentar, esteve presente na manhã desta quarta-feira (11) no município de Tanhaçu, onde aconteceu a visita do governador Rui Costa e comitiva para assinatura da ordem de serviços da ampliação do sistema de abastecimento da referida cidade. Sempre conectado com as principais necessidades de Brumado, o vereador Catoze que já construiu uma relação política muito proativa com Rui Costa, conseguiu um rápido encontro com o governador, onde ele aproveitou para lembrar as grandes urgências de Brumado. “Aproveitamos o momento para lembrar ao governador as condições da BR-030, trecho Brumado / Sussuarana, no que ele garantiu todo o empenho para a solução da questão, que é da alçada federal e não estadual, mas mesmo assim, ele disse que não irá cessar enquanto não ver esse problema resolvido, inclusive vale ressaltar que a licitação para as obras deverá ser aberta em breve”. Já na questão da construção da segunda etapa da Barragem de Cristalândia, o vereador Catoze já mostrou uma grande satisfação ao relatar que “já nessa questão tão importante para o nosso povo o governador nos afirmou que, ainda esse ano, será assinada a ordem de serviço para o início das obras, o que nos deixou muito satisfeitos, pois reconhecemos a grande necessidade da elevação da crista da barragem, que irá proporcionar a possibilidade da exploração turística daquela região, gerando renda e novas oportunidades para os brumadenses”. 

MPF/BA apura possível violação de direitos humanos em ação policial que resultou em mortes no Cabula

  • MPF | BA
  • 11 Fev 2015
  • 16:01h

(Foto: Reprodução)

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) instaurou na terça-feira, 10 de fevereiro, inquérito civil a fim de apurar possível violação de direitos humanos em atos praticados por policiais militares da Rondesp, em abordagem ocorrida na última sexta-feira, 6, a um grupo de pessoas na Estrada de Barreiras, no bairro do Cabula, em Salvador/BA. A ação policial resultou na morte de 13 pessoas, deixando feridas outras três, sem que se tenha notícia de qualquer sindicância instaurada a fim de apurar eventuais excessos por parte dos agentes. O caso também será apurado pelo Ofício Criminal do MPF/BA. Responsável pela instauração do inquérito, o procurador da República Edson Abdon afirma “que a apuração minuciosa das circunstâncias de mortes ocorridas em suposta situação de confronto com a polícia é pressuposto básico não apenas para legitimar a própria atuação policial na defesa da segurança pública, mas também para que excessos sejam rigorosamente punidos e não mais ocorram”. Pela versão oficial dos fatos, a abordagem policial foi realizada a um grupo que estaria articulado para a realização de roubo à agência da Caixa Econômica Federal na Estrada das Barreiras. Declarações prestadas na imprensa pelo Diretor da Anistia Internacional, Átila Roque, e por testemunhas, moradores da Vila Moisés - local onde ocorreu o suposto confronto, apontam para uma suposta execução sumária do grupo. O procurador da República ressalta que em 2013 a Bahia teve a alarmante taxa de 36,1 homicídios por 100 mil habitantes, superior à já grandiosa taxa nacional de 25,2 homicídios por 100 mil habitantes. Segundo Abdon, os dados, publicados no 8º Anuário Brasileiro de Segurança Pública em novembro último, corroboram a importância de o poder público empreender medidas que reduzam o número de homicídios no Estado, inclusive quanto à letalidade das forças policiais.

Óculos de sol é na Ótica Companhia dos Olhos

  • 11 Fev 2015
  • 14:32h

O feriado de carnaval está chegando, e para você curtir o feriadão numa boa, não pode deixar sua visão desprotegida, então, vá agora mesmo a Ótica Companhia dos Olhos e escolha o seu óculos de sol dentre os muitos modelos que a ótica oferece e leve aquele que vai te deixar ainda mais atraente e faça sucesso neste carnaval! Ótica Companhia dos Olhos – A ótica amiga da sua visão. Não perca essa oportunidade! A Ótica Companhia dos Olhos fica localizada à Rua Euclides da Cunha, 58 – Centro, Fone: (77) 3441-4658.

Dica da Autoescola São Cristóvão: No período de Carnaval a prudência deve ser a dona da avenida

  • 11 Fev 2015
  • 12:42h

O período de Carnaval sempre é marcado por muitos acidentes, muitos dos quais têm na imprudência a sua causa principal, buscando a conscientização dos condutores a Autoescola São Cristóvão, um dos mais conceituados centro de formação de condutores de toda a região recomenda que todas as normas que envolvem a segurança dos passageiros sejam devidamente cumpridas, inclusive a utilização do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo; visando à valorização da vida neste período festivo. Então, ao sair para brincar o carnaval ou mesmo pegar estrada, a Autoescola São Cristóvão lembra que se faça uma verificação completa de todos os itens de seu veículo e nunca se esqueça de usar o cinto de segurança e os assentos especiais para as crianças, pois os mesmos salvam vidas. Então, faça com que a prudência seja a dona da avenida neste carnaval, assim procedendo a folia estará garantida. 

Em visita a Tanhaçu, Rui Costa garante a Aguiberto a segunda etapa da Barragem de Cristalândia

  • Brumado Urgente
  • 11 Fev 2015
  • 12:18h

O governador Rui Costa fez questão de dar a grande notícia ao prefeito Aguiberto (Foto: Divulgação)

O prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias, fez parte de uma comitiva de prefeitos da região que se dirigiram para o município de Tanhaçu na manhã desta quarta-feira (11), para participar da visita do governado Rui Costa ao município, onde ele assinou a ordem de serviço para o início das obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) do município, que vai beneficiar mais de 11 mil habitantes. Aproveitando o ensejo o prefeito Aguiberto lembrou mais uma vez ao governador Rui Costa a grande necessidade da ampliação da Barragem de Cristalândia, o qual, fez questão de declarar em palanque que “prefeito Aguiberto, nós temos conhecimento da necessidade dessa importante obra, então, vamos apertar o cinto, raspar o tacho e conseguir também junto ao governo federal as verbas para, ainda esse ano, assinar a ordem de serviço para o início da construção da segunda etapa da Barragem de Cristalândia”. O prefeito Aguiberto comemorou a notícia declarando que “realmente foi uma notícia que muito nos alegrou, porque conhecemos a seriedade do governador Rui Costa que não gosta de fazer promessas, então se ele garantiu a obra ainda para esse ano é que ela será realizada. Esse um grande motivo para nós brumadenses comemorarmos, porque sabemos da grande necessidade dessa obra que irá proporcionar, inclusive, a possibilidade de exploração de um perímetro irrigado no entorno da Barragem de Cristalândia”. 

O governador Rui Costa fez o compromisso em cima do palanque com a presença de vários prefeitos da região (Foto: Brumado Urgente)

Aluno exige providência sobre barata em refeição

  • Priscila Machado
  • 11 Fev 2015
  • 10:43h

O restaurante é administrado pela Best Meal | Marco Aurélio Martins | Ag. A TARDE

Seis dias após ter encontrado uma barata em um steak de frango servido no restaurante universitário da Universidade Federal da Bahia (Ufba), o estudante Alberto Alison Alves, 21, reclama da falta de providências. O fato ocorreu no restaurante do campus de Ondina, durante o jantar. O jovem, que cursa bacharelado interdisciplinar, chegou a mastigar o inseto. "Ouvi um barulho diferente, estava mais crocante, então cuspi e percebi que era uma barata", conta. Alberto diz se sentir vulnerável por ter que continuar comendo no restaurante da universidade, já que é bolsista residente.

BR-030: Falta de sinalização em quebra-molas do KM 12 provoca mais um acidente

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 11 Fev 2015
  • 10:06h

A frente do veículo ficou totalmente destruída na colisão (Foto: Brumado Urgente)

Ainda alheio às diversas solicitações, inclusive de vários parlamentares da região (confira) o DNIT, que ainda está responsável pela BR-030 não providenciou a ampliação da sinalização no trecho do KM-12, após a Vila Presidente Vargas em sentindo Caetité, onde existe um quebra-molas que vem causando inúmeros acidentes no local. Na manhã desta quarta-feira (11), por volta das 07h30m, um motorista que dirigiu um Palio branco, placa FHW – 0917 – Diadema – SP, acabou tendo uma forte colisão com a traseira de um caminhão com placa de Brumado. Segundo o condutor do veículo, que estava acompanhado de um amigo, ele estava vindo de São Paulo com destino a Chapada Diamantina, onde ia passar o feriado de carnaval, quando, transitava no referido trecho a cerca de 100 km/h, ao chegar ao quebra-molas não conseguiu parar, pois segundo ele não havia nenhuma sinalização que avisasse sobre o redutor. A colisão foi forte e a frente do veículo ficou praticamente destruída. Segundo o motorista eles foram salvos pelo airbag. A PRE chegou rapidamente ao local e controlou o tráfego. 

O tráfego ficou complicado no local, mas a PRE logo chegou para controlar a situação (Foto: Brumado Urgente)

Aracatu: Policiais militares apreendem veículo que foi tomado de casal em Castro Alves

  • Brumado Urgente
  • 11 Fev 2015
  • 09:14h

O veículo foi levado para a DPM de Aracatu (Foto: Brumado Urgente)

Um veículo Fox de cor preta placa policial NTG 9335, Salvador Bahia, que havia sido tomado de assalto no dia 14 Janeiro na rodovia estadual entre as cidades de Castro Alves e Santa Teresinha foi recuperado por policiais militares lotados na DPM de Aracatu. O referido veículo foi tomado de assalto por dois homens que estavam em uma moto, um deles portando arma de fogo, que praticaram um sequestro relâmpago contra o casal que estava no veículo, deixando-os, tempos depois, num matagal. Nesta terça-feira (10), por voltas das 13:00h, os policiais fizeram a apreensão do veículo no centro de Aracatu. Após averiguar e constatar pelo sistema MOP e INFOSEG, que o veículo tinha restrição de Furto\Roubo, o mesmo foi conduzido juntamente com o elemento que estava de posse do veículo para delegacia local. 

35 anos do PT: presidente diz que partido não se abalou com escândalos

  • Juliana Nobre
  • 11 Fev 2015
  • 08:30h

Foto: Paulo M. Azevedo/Bocão News

Comemorando 35 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores, em meio aos escândalos de corrupção, o presidente do PT Bahia, Everaldo Anunciação, disse que o partido tem muito o que comemorar. Apesar disso, defendeu mudanças e mais diálogo com a sociedade. "Mudamos a cara do país, mas claro que ouvimos o recado da sociedade e sabemos que o partido precisa renovar. Acreditamos que a partir da reforma política daremos um passo. O partido não sai abalado dessa fase, até porque ainda somos o partido com grande número de filiações e o primeiro que a sociedade ainda acredita", defendeu, em entrevista ao Bocão News, durante evento na sede da legenda, no Rio Vermelho, em Salvador. De acordo com o dirigente, "o PT mantém a dianteira na preferência popular, segundo todas as pesquisas". Dentre as mudanças que devem ser feitas está a reaproximação com os movimentos sociais e com a juventude.

Matrícula na rede estadual de ensino começa dia 24 de fevereiro

  • 11 Fev 2015
  • 07:47h

(Foto: Brumado Urgente)

Inicia no próximo dia 24, a matrícula da rede estadual de ensino e prossegue, até o dia 3 de março, podendo ser feita em qualquer escola estadual dos 417 municípios baianos ou diretamente, via internet, pelos estudantes que já são da rede e por alunos do município já conectados com o Sistema de Gestão Escolar (SGE) do órgão. Para se matricular pela internet, os estudantes devem acessar o Portal da Educação. Também podem fazer a matrícula em qualquer escola estadual e em qualquer município, independentemente da unidade em que vai estudar. No ato da matrícula é preciso apresentar original do histórico escolar, original e cópia da certidão de nascimento ou carteira de identidade (RG), CPF e comprovante de residência. Quem optar pela internet deve apresentar os documentos na escola conforme o prazo estabelecido pelo comprovante de matrícula. A matrícula integrada, com todas as escolas operando online, acontece desde 2007, a partir do Sistema de Gestão Escolar, que contribuiu para eliminar as longas filas nas portas das escolas, permitindo acesso com comodidade e segurança para as famílias e os filhos. (Confira o calendário) 
 
 

Calendário
 
Dia 24 – Transferência para estudantes da rede estadual que desejam mudar de escola. 


Dias 25 e 26 – Matrícula para alunos das redes municipais, concluintes do 5º ou 9º ano do ensino fundamental, quando a escola não oferece a série seguinte. 


Dia 27 – Matrícula para estudantes novos do ensino fundamental e Proeja fundamental. 


Dias 2 e 3 de março – Matrícula para alunos novos do ensino médio e técnico nível médio.

CONTINUE LENDO

Trabalhadores da FIOL do Lote I encerraram a paralisação e voltam às atividades

  • Informações do Giro em Ipiaú
  • 10 Fev 2015
  • 19:09h

(Foto: Giro em Ipiaú)

Numa assembleia realizada na manhã desta terça-feira (10), no Canteiro de Obras, em Barra do Rocha, trabalhadores da obra da Ferrovia Oeste-Leste (FIOL), lote 1, que abrange o trecho de Itagibá à Ilhéus, decidiram encerrar a paralisação iniciada na última quinta-feira(05). A empresa CTP Consórcio Trail Pavotec juntamente com as subcontratadas acataram as reivindicações, inclusive da Participação de Lucro(PL). “Uma parcela já foi depositada e a outra será no dia 25 de fevereiro”, contou um operário da obra à reportagem do Giro. Outra reivindicação era a troca do restaurante que serve a alimentação para os funcionários. Segundo a CTP, após o período do Carnaval uma nova empresa deverá assumir a alimentação.  Atualmente, mil trabalhadores são contratados pela CTP, e outros 300 pelas subcontratadas. Esse é mais um dos obstáculos que o Lote 1 enfrenta desde o início das obras.

Após algumas reuniões Sindicato dos Comerciários X Sindlojas da Bahia chegam a acordo

  • 10 Fev 2015
  • 17:42h

(Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

Ficou estabelecido o novo piso da categoria de R$ 804,00 para os empregados com mais de 03 meses consecutivos na mesma empresa, que exerçam as funções de office-boy, faxineiro, carregador, copeiro, vigia, empacotador, entregador, servente; e R$ 814,00 para os demais empregados que exerçam qualquer outra função, com mais de 03 meses consecutivos na mesma empresa. Para os empregados que recebam acima do piso da categoria ficou estabelecido um aumento de 7% sobre o salário base de janeiro/2014. Não houve alterações nas clausulas já acordadas nas convenções anteriores.A Convenção Coletiva de trabalho vigora de 1º de Janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2015, mantida a data base para o dia 1 de janeiro, abrangendo os empregados no comercio em geral, farmácia, mercearia, supermercado, Loja de material de Construção, concessionária de veículos, varejo, atacado, conveniência e etc. Aproveitamos para informar que a segunda feira de carnaval é feriado devido à comemoração do dia do comerciário transferido do dia 30 de outubro para a segunda de carnaval, e a terça-feira é feriado nacional, retornando as atividades comerciais na quarta-feira de cinzas.

Frutab é condenada pela Justiça do Trabalho a pagar indenização no valor de R$ 200 mil

  • 10 Fev 2015
  • 16:18h

(Foto: Reprodução)

A Frutab Frutos da Bahia Ltda, fabricante das polpas de frutas Doce Mel, foi condenada pela Justiça do Trabalho a pagar indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 200 mil por descumprir uma série de normas de segurança e saúde do trabalho. De acordo com uma ação civil pública instaurada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), diversas infrações geravam riscos aos trabalhadores da fábrica, localizada em Ipiaú, no sul do estado. O valor da indenização será destinado a entidades sem fins lucrativos da região. Na ação, o MPT aponta que o empregador não concedia descanso semanal de 24 horas aos empregados, não fornecia equipamentos de proteção individual (EPI) obrigatórios, não fazia o pagamento aos trabalhadores até o quinto dia útil do mês seguinte ao trabalhado, além de não dispor de serviço especializado em engenharia de segurança e medicina do trabalho.