Primeiro paciente de transplante de pênis da história será pai na África do Sul

  • 14 Jun 2015
  • 10:00h

(Foto: Reprodução)

Um jovem sul-africano que recebeu o primeiro transplante de pênis bem-sucedido da história em dezembro passado engravidou a namorada, disse nesta sexta-feira o médico que realizou a operação. O homem de 22 anos, que não foi identificado, é um dos cerca de 250 sul-africanos que perdem o pênis todos os anos em rituais de circuncisões mal realizadas. A operação de transplante, que durou nove horas, é parte de um estudo-piloto do Hospital Tygerberg, da Cidade do Cabo, e da Universidade de Stellenbosch. O paciente voltou a ser sexualmente ativo cinco semanas mais tarde. “Para nós, isso significa que estamos preenchendo a maioria dos quesitos, ele consegue urinar de pé normalmente, consegue ter relações sexuais e a função de seu pênis está completamente recuperada”, disse Andre van der Merwe, que chefiou a equipe médica, à Reuters. “Ter filhos é a última coisa que queríamos.” Ele disse que não foram feitos exames de gravidez ou de paternidade independentes para verificar se realmente se trata de um filho do paciente, mas afirmou não ter motivos para duvidar do homem, que mora e trabalha na Cidade do Cabo. “Sei que ele consegue ejacular normalmente, e não há razão para ele ser infértil. Eu esperava uma gravidez em algum momento, embora não o esperasse assim tão cedo”, afirmou. Todos os anos, centenas de jovens sul-africanos, a maioria da tribo xhosa, perdem o pênis em rituais de celebração da maturidade que dão errado. Espera-se que a cirurgia pioneira de Van der Merwe os ajude a superar o trauma físico e psicológico.  Ao anunciar o sucesso do transplante em março, a equipe de Van der Merwe declarou que o procedimento pode ser oferecido no futuro a homens que perderam o pênis por causa de um câncer ou como último recurso a disfunções eréteis graves.

Geddel diz que 'aliança à esquerda' do PT é 'papo para militante zonzo'

  • Alexandre Galvão I BN
  • 14 Jun 2015
  • 09:58h

Foto: Reprodução

O presidente do PMDB da Bahia, Geddel Vieira Lima, não se assustou com a resolução do PT de não encerrar a aliança com seu partido. Em comentário no Twitter, Geddel desdenhou da decisão - que surgiu a partir do quinto congresso nacional do PT, que aconteceu na Bahia. "E alguem imaginou que o PT teria coragem de romper com PMDB?", questionou. Ainda de acordo com ele, "esse 'lero' de aliança à esquerda é conversa mole para militante zonzo com prisão de petistas". Apesar de ter sido ministro do ex-presidente Lula, Geddel, hoje, é um dos maiores opositores da agremiação e defende o rompimento da aliança no plano nacional.

  • 14 Jun 2015
  • 09:30h

Uso excessivo do cartão de crédito encarece preços, afirma o BC

  • 13 Jun 2015
  • 16:01h

(Foto: Ilustração)

O Banco Central (BC) considera que há uma exagerada utilização de cartões de crédito no país, estimulada pelos incentivos ofertados aos consumidores e pela falta de transparência do custo desse instrumento de pagamento. Para o BC, essa situação “acaba impactando o preço dos bens”.  A avaliação consta do Relatório de Vigilância do Sistema de Pagamentos Brasileiro 2014, divulgado ontem. No relatório mensal do BC sobre crédito, a taxa de juros mais alta é a do rotativo do cartão de crédito, que subiu 1,7 ponto percentual de março para abril, e chegou a 347,5% ao ano.  A taxa média das compras, com juros, do parcelamento da fatura do cartão de crédito e dos saques parcelados subiu 3,1 pontos percentuais para 114,6% ao ano. O BC defende que nos casos em que o usuário não necessita de crédito para financiar suas compras, a utilização do cartão de débito é “socialmente mais eficiente”. Isso porque é uma operação mais barata, tanto para estabelecimentos quanto para consumidores. O BC lembra que a taxa de desconto e o prazo de recebimento são menores para os comerciantes, pois o custo com gerenciamento de riscos é menor que nas operações com cartão de crédito.  O relatório também informa que, em 2014, foram realizados R$ 593 bilhões em transações no cartão de crédito (crescimento de 11%) e R$ 348 bilhões em débito (19%). Em 2013, a elevação foi 15% e 23%, respectivamente.  O BC informa ainda que o montante das transações não presenciais já representa 17% do total do faturamento com cartões de crédito e por isso pede que as empresas de cartão reduzam o aumento de riscos com essa transação, “sem onerar o comércio e os consumidores”.

Estudante de 15 anos descobre novo planeta durante estágio em observatório

  • 13 Jun 2015
  • 14:01h

Cientistas estrangeiros confirmaram que o corpo celeste descoberto pelo garoto é mesmo um planeta, que está a mil anos-luz

Quando tinha 15 anos, o britânico Tom Wagg ficou empolgado ao saber que faria um estágio em um observatório. Mal ele sabia que logo no terceiro dia de "trabalho" ele iria descobrir... um planeta novo. Agora, dois anos depois de sua descoberta, cientistas de várias partes do mundo reuniram dados para provar que o corpo celeste descoberto pelo garoto é mesmo um planeta. E agora, há uma competição para escolher seu nome. "Eu fiquei superempolgado", diz Tom, sobre sua descoberta. Ele encontrou o planeta, que está a mil anos-luz, quando estava analisando fotos durante seu estágio no observatório da Universidade Keeke, em Newcastle-under-Lyme, região central da Inglaterra. O professor da universidade Coel Hellier explicou que Tom estava vendo os arquivos com fotos e informação sobre "candidatos a novos planetas". Sua tarefa era procurar por pequenos pontos na luz que são gerados com a passagem de um planeta diante de sua estrela.

"Era apenas meu terceiro dia quando eu me deparei com um bom candidato, mas eu já tinha olhado mais de mil imagens", conta Tom. "Parece chato, mas quando você pensa sobre o que está realmente fazendo, é algo muito inacreditável." O professor Hellier disse que foram necessárias novas observações feitas por supertelescópios do Chile para confirmar a descoberta de Tom. Depois disso, o suposto planeta foi estudado por astrônomos da Universidade de Genebra e da de Liede, para confirmar se o tamanho e a massa do corpo celeste realmente correspondiam às de um planeta. O planeta -- que é relativamente grande, do tamanho de Júpiter -- está sendo provisoriamente chamado pela sigla WASP-142b, já que é o 142º planeta a ser descoberto pelo grupo de observatórios que leva essa sigla e do qual a Universidade de Keele faz parte. Mas um concurso está em curso para escolher o nome oficial do planeta.

CONTINUE LENDO

Estudo relaciona crianças que crescem com gatos à esquizofrenia

  • g1
  • 13 Jun 2015
  • 11:03h

Gato é exibido em competição de beleza felina (Foto: Vadim Ghirda/AP)

Um estudo publicado pela revista científica "Schizophrenia Research" aponta uma ligação - já antes testada - entre crianças que crescem em famílias com gatos e o desenvolvimento da esquizofrenia. Segundo o resumo do trabalho [que pode ser encontrado no site da revista, em inglês], dois estudos anteriores já sugeriam que a convivência de crianças com gatos seria um possível fator de risco para o desenvolvimento posterior da esquizofrenia ou outro transtorno mental grave.Os três pesquisadores testaram novamente a hipótese e chegaram aos mesmos resultados, sugerindo que a convivência de crianças com gatos é significativamente mais comum em famílias nas quais as crianças desenvolvem doenças mentais graves. Os pesquisadores alertam que a explicação pode ser a presença do parasita Toxoplasma gondii e pedem que mais pesquisas sejam feitas para comprovar os riscos.De acordo com o site "Huffington Post", o estudo descobriu que 50,6% das pessoas que desenvolveram esquizofrenia tinham gatos na infância - ainda de acordo com o site, o resultado é bem similar aos achados em estudos de 1990 (50,9% e 51,9%).

Brasil tem 'problemas', mas não está 'doente', diz Dilma no Programa do Jô

  • G1
  • 13 Jun 2015
  • 09:41h

(Foto: Reprodução)

A presidente Dilma Rousseff afirmou em entrevista ao Programa do Jô, que vai ao ar na TV Globo na madrugada desta sexta-feira (12) para sábado (13), que, embora necessite de um ajuste fiscal para equilibrar as contas públicas, o Brasil não está "estruturalmente doente". Segundo ela, o país passa momentaneamente por "problemas e dificuldades", e o ajuste é necessário para uma rápida retomada do crescimento econômico. A entrevista foi concedida na tarde desta sexta, na biblioteca do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, em Brasília. Dilma também se disse "bastante agoniada" com a inflação, uma das coisas que, segundo afirmou, mais a preocupa. "Fico preocupada porque acho que vamos ter de fazer um imenso esforço. Nós iremos fazer o possível e o impossível para o Brasil voltar a ter inflação bem estável, dentro da meta. Este processo que estamos vivendo tem um tempo, ele não vai durar", declarou. A presidente afirmou ainda que se sente "triste" com as críticas que recebe, mas disse que aprendeu a conviver com a situação. "É todo dia. Tem horas que exageram um pouco. Pegam pesado. Mas é da atividade pública." Assista à entrevista completa logo mais no Programa do Jô. 

  • 13 Jun 2015
  • 09:30h

PM divulga chamada final do concurso de 2012

  • 13 Jun 2015
  • 09:02h

(Foto: Reprodução)

A Polícia Militar divulgou, no Diário Oficial desta sexta-feira (12), o resultado final do concurso da instituição e convocou os aprovados a comparecer no dia 19 de junho, às 8h. A lista com os nomes dos inscritos indicados estão entre as páginas 69 e 78. Com a chamada, o número de convocados no concurso de 2012 chega a 5.695. Outros dois mil habilitados foram chamados em março deste ano, dos quais 1.064 considerados aptos iniciam o Curso de Formação de Soldados no próximo dia 29. (GOV.BA)

As melhores opções em óculos solares estão na Ótica Companhia dos Olhos

  • 13 Jun 2015
  • 08:57h

Todo mundo sabe que os óculos de sol protegem nossos olhos dos raios solares, mas, somente os que na sua fabricação obedecem aos padrões técnicos exigidos por lei, então, na hora de escolher os seus óculos, opte por quem está habilitado em oferecer o melhor, ou seja, a Ótica Companhia dos olhos. A ótica também conta com uma equipe qualificada em atendimento ao cliente, onde os nossos clientes são os mais satisfeitos.

Ótica Companhia dos Olhos, óculos a partir de 10x de 29,90 nos cartões de crédito.

WhatsApp é o principal meio de comunicação de 75% dos casais brasileiros

  • 13 Jun 2015
  • 08:03h

O WhatsApp é o principal meio de comunicação de 75% dos casais brasileiros, segundo um levantamento feito pela empresa de proteção de smartphones Pitzi. O Facebook foi citado por apenas 9% dos entrevistados. O índice do uso do SMS é ainda menor e corresponde a apenas 6%. Os demais 10% apontaram a utilização de outras ferramentas como canal de contato com respectivos parceiros. A pesquisa consultou mais de 1.000 pessoas de dez Estados brasileiros --CE, ES, GO, MG, MT, MS, PE, PR, RS, SC, SP, TO--, além do Distrito Federal, para identificar atuação da tecnologia no contexto amoroso dos brasileiros. "A forma como o celular contribui para a busca do amor ou mesmo para a manutenção desse sentimento", disse Daniel Hatkoff, responsável pelo levantamento. Ainda que soubesse da popularidade do WhatsApp entre os brasileiros, Hatkoff disse ter se surpreendido com a proporção do uso do aplicativo entre os casais. "Nos Estados Unidos, por exemplo, o app não é tão comum assim em nenhum contexto, muito menos nos relacionado ao coração", comparou ele, que também citou a intensidade desse uso no Brasil. De acordo com a pesquisa, mais da metade das mulheres comprometidas disse perder as contas de quantas vezes conversam por dia com seus respectivos pelo app. Entre os homens esse índice é de apenas 32%. A maioria deles afirma que a comunicação é feita de 2 a 3 vezes por dia.

Uso de apps de relacionamento lidera entre solteiros

Entre os solteiros, lideram os aplicativos de namoro. A pesquisa da Pitzi aponta que 48% dos entrevistados recorreriam a essa ferramenta para tentar encontrar um parceiro, contra 34% que diz pretender conhecer a alma gêmea no mundo real. Outros 18% afirmaram não usar esses apps de jeito nenhum por julgá-los perigosos.  A aceitação desse recurso não é tão boa entre os comprometidos. Se estivessem solteiros, apenas 39% deles usariam um app de namoro. Outros 44% optaram pela alternativa "Affe, não" e 17% disseram que "nem a pau!". A maioria (67%) também afirmou jamais recorrer a esse tipo de ferramenta enquanto estiver em um relacionamento sério. Em contrapartida, 14% acharam a pergunta muito difícil e 5% disseram que usariam mesmo assim. Caso pegassem o parceiro no flagra usando um app de namoro, 39% terminariam o relacionamento e 16% quebrariam o celular do amado. Por outro lado, 30% não se importariam. A vingança foi cogitada por 15% dos comprometidos entrevistados. Outro dado que também chamou a atenção na pesquisa é que 42% dos casais compartilham suas senhas. "Há dois possíveis motivos: compartilhamento de serviços, como é o caso do Netflix; e para provar que não esconde nada do parceiro/a", acredita Hatkoff, que diz que a decisão pode se tornar arriscada a partir de um possível rompimento ou desentendimento.

CONTINUE LENDO

Pleno do TJ aprova liberação de dados de servidores para OAB-BA

  • Cláudia Cardozo I BN
  • 13 Jun 2015
  • 07:50h

O Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) aprovou na manhã desta sexta-feira (12) a liberação dos nomes dos servidores que ganham supersalários, requisitados pela seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA). Na discussão, os desembargadores demonstraram desconhecimento do funcionamento da seção “Transparência” do site do tribunal, em que ficam disponibilizados os salários de todo o quadro funcional da Corte. A desembargadora Telma Britto demonstrou para os demais colegas como funciona o sistema e afirmou que é possível, sim, conferir a relação de todos os servidores do tribunal, e consultar suas respectivas remunerações. Para ela, o problema que pode ser constatado, é o fato do sistema não explicar direito a natureza das verbas recebidas, e diferenciar o que é salário do total de rendimentos. “Talvez a OAB queria saber exatamente o que integra o subsídio e o que é indenização”, indica. O presidente do Tribunal, desembargador Eserval Rocha, afirmou que esse também é um dos pedidos, e já que é possível conferir o vencimento de cada servidor, elimina uma das requisições da Ordem. Telma Britto afirmou que acha justa a liberação dos dados para OAB e que se esclarece como é composto o contracheque, já que “a imprensa fala como se estivéssemos pagando acima do teto constitucional”. Ficou determinado ainda que será fornecido uma listagem para OAB com filtros, para indicar a lotação de cada servidor. Na ocasião, Eserval antecipou uma publicação que sairá em um veículo de imprensa nacional, em que será noticiado que ele é o quinto presidente de tribunal do país mais bem remunerado, e que o TJ-BA é o segundo melhor do país a remunerar os magistrados. “Eu estou assustado com o quanto eu ganho, e eu estou muito alegre e feliz. Eu sou o quinto presidente mais bem remunerado do Brasil”, afirma. Segundo Eserval, provavelmente, a publicação pinçou “um mês e outro” para aferir que ele é um dos melhores remunerados, e que provavelmente, foi no mês de janeiro, quando boa parte dos magistrados recebe verbas de 13º salário. “Eu gostaria até de ganhar muito mais, legalmente”, brinca Eserval. O presidente também diz não entender o fato do tribunal figurar em segundo lugar no ranking, já que o salário dos magistrados é o mesmo para todo o país, e ele desconhece algum pagamento a mais e indevido. Eserval diz ainda que requisitou ao Recursos Humanos que discrimine todas as verbas recebidas, e que os magistrados não recebem a Parcela Autônoma de Equivalência (PAE). O ex-presidente do TJ, desembargador Mário Alberto Hirs, afirmou que seu salário neste mês foi de R$ 39 mil e que não nega a ninguém, porque é “público”. Questionado se o tribunal paga as férias vencidas, Eserval disse que só tem feito isso em situações excepcionais. Hirs lembrou que tem direito a férias do período em que era presidente do Tribunal, que requisitou há um tempo, mas ainda não foi concedido. Eserval disse também não saber se recebeu da época em que era vice, e isso gerou uma outra discussão, sobre o fato da mesa diretora do TJ ter direito a uma férias a mais pelo cargo ocupado. Um desembargador afirmou que o fato é “estranho” e que fere “o princípio da igualdade e da isonomia”.

Taigun: Feliz dia dos namorados

  • 12 Jun 2015
  • 15:54h

Padre é encontrado morto e com sinais de tortura em Salvador

  • 12 Jun 2015
  • 15:09h

Padre Antonio Almeida era capelão no Cemitério Bosque da Paz.

O padre Antônio Alves de Almeida, mais conhecido como Padre Almeida, foi encontrado morto na noite desta quinta-feira (11), no bairro da Boca do Rio, em Salvador. Segundo a polícia, após denúncia telefônica de que o padre estaria amarrado dentro de casa, as autoridades encontraram o corpo da vítima amarrado e com sinais de violência dentro da casa onde morava, na rua Heitor Dias. Por volta das 22h uma equipe da polícia isolou a área e identificou sinais de arrombamento no portão da residência e marcas de cortes na cabeça e no pescoço da vítima. A casa da vítima foi encontrada toda revirada. O corpo do padre foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e encaminhado para o Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IMLNR). A autoria e a motivação do crime estão sendo investigadas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O padre era capelão no cemitério Bosque da Paz, e também exercia algumas atividades religiosas em igrejas e comunidades como: Nossa Senhora do Carmo – Matriz (Novo Marotinho); Com. Santo Antônio (13 de Junho); Com. São José (Sete de Abril); Com. Nossa Senhora Das Dores (Novo Marotinho); Com. São Francisco Xavier (Jardim Nova Esperança); Com. Nossa Senhoradas Graças (Daniel Gomes); Com. Nossa Senhora do Rosário (Vila Mar); Com. São José Operário (Nova Brasília) e Com. Nossa Senhora do Livramento (Jaguaribe I).

Funcionária de Hotel na Praia Forte é atingida por soda cáustica

  • 12 Jun 2015
  • 14:58h

(Foto: Reprodução)

Uma trabalhadora de limpeza de um hotel na Praia do Forte, na Linha Verde, teve 35% do corpo queimado após ser atingida por soda cáustica jogada por uma colega por causa de discussão ocorrida há cerca de 15 dias no ambiente de trabalho. O ácido foi jogado dentro de um ônibus da empresa, na altura da BA-099, em Vila de Abrantes, na cidade de Camaçari, na região metropolitana de Salvador. No ato, mais quatro pessoas também foram atingidas pelo produto e sofreram ferimentos leves. Segundo informações de Maria Daniele, delegada titular da 26ª Delegacia de Abrantes, a briga ocorreu porque a vítima queria entrar no refeitório onde a suspeita fazia limpeza. No entanto, ela não teria deixado a vítima entrar, quando foi iniciada discussão. "Ontem, 15 dias após o fato, na volta do trabalho para casa, a vítima estava sentada próximo a alguns colegas de trabalho. Todos estavam descansando. A suspeita levantou do local onde estava sentada e derramou soda cáustica na cabeça dela. Uma situação trágica, por um motivo banal", relatou ao G1. As quatro pessoas que estavam próximas à vítima foram atingidas pelo produto receberam atendimento médico e tiveram alta, segundo a delegada. A mulher atingida foi encaminhada em estado grave para o Hospital Geral do Estado (HGE). O estado de saúde é desconhecido. A suspeita foi conduzida por policiais da 59ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) para a delegacia, onde foi presa em flagrante por tentativa de homicídio e lesão corporal, caso seja confirmado o laudo.