Cientistas descobrem cura para a ressaca

  • 04 Ago 2015
  • 18:16h

Estudo aponta que pera asiática reduz sintomas da ressaca | Foto: Reprodução

Uma nova descoberta feita por cientistas australianos promete melhorar os efeitos da famosa ressaca. Neste caso, nada de remédios ou simpatias para diminuir a dor de cabeça, boca seca e até o esquecimento: a cura milagrosa está na pera, especificamente a originária da Ásia. Os especialistas da Commonwealth Science and Industrial Research Organization realizaram estudos com a fruta e o próprio suco, que reduzem drasticamente os sintomas da ressaca. Caso o consumo seja realizado antes da ingestão de bebidas alcoólicas, ela promete ainda diminuir a perda de memória ou a dificuldade de concentração. Os voluntários que participaram do teste beberam cerca de 220 ml do suco antes de consumirem álcool e notaram a redução dos sintomas de embriaguz. Agora, os pesquisadores desejam ampliar este estudo para alcançar os mesmos resultados com as peras ocidentais.

Operação da PF combate fraudes à Previdência na Bahia

  • A Tarde
  • 04 Ago 2015
  • 17:58h

(Foto: Reprodução)

A Polícia Federal (PF) e o Ministério da Previdência Social deflagraram nesta terça-feira, 4, uma operação para desarticular uma quadrilha especializada em fraudar benefícios previdenciários. A ação conta com a participação de 25 policiais federais e oito servidores. Denominada "Walking Dead II", a operação é realizada nos municípios baianos de Salvador, Jacobina e Ourolândia, para cumprir seis mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva. Segundo as investigações da PF, os membros da quadrilha apresentavam às agências da Previdência Social documentos falsos (certidões de óbito, certidões de casamento e carteiras de trabalho com vínculos empregatícios, entre outros) para conseguirem benefícios de forma fraudulenta, como pensões por morte em que os beneficiários estão vivos. Os criminosos recebiam pagamentos mensais com valores superiores a R$ 5.000, além de valores retroativos de instituições bancárias, gerados pela suposta existência de filhos menores de idade, que não existiam. Os investigados vão responder pelos crimes de estelionato qualificado, falsificação de documentos públicos e associação criminosa. Somadas, as penas podem chegar a até 16 anos de prisão. Esta é a segunda etapa da operação, que já cumpriu seis mandados de prisão em dezembro de 2014. O Ministério da Previdência Social estima os crimes já causaram um prejuízo aos cofres do INSS de aproximadamente R$ 1.688.000.

Globo teria plagiado instituição em nova logo do Criança Esperança

  • 04 Ago 2015
  • 16:52h

(Foto: Reprodução)

A Globo pode ter cometido plágio ao apresentar a nova logo do programa Criança Esperança. A imagem, que marca os 30 anos da ação, tem elementos muito próximos da instituição Children's Museum of New Hampshire, programa de voluntariado da cidade de Dover, nos Estados Unidos. A semelhança foi notada por profissionais de publicidade, que começaram a compartilhar as logos nas redes sociais como Twitter e Whatsapp. O grafismo e as cores foram os detalhes que mais chamaram a atenção dos internautas. Uma das poucas diferenças seria a ausência dos pontos brancos nas letras. A Globo negou o plágio. Em nota, a emissora defendeu que a logo ”é uma criação original, feita a partir de uma evolução da tipologia da marca anterior e o uso da paleta de cores da marca Globo”. “A interseção das cores na tipografia faz referência ao conceito de ativação da campanha, em que diferentes cores e formas, quando unidas, ativam a solidariedade e a esperança", completaram.

Débora: a história da menina santa do cemitério

  • Notícias Terra
  • 04 Ago 2015
  • 16:07h

(Foto: Reprodução)

Uma história de violência na zona leste de São Paulo no começo dos anos 1980 transformou para sempre o cotidiano do maior cemitério do Brasil, localizado no bairro da vila Formosa, também na zona leste. Débora Campo de Oliveira, de apenas 5 anos, foi morta e esquartejada por uma vizinha que tinha ciúmes do carinho que o marido sentia por ela. Em janeiro daquele 1983, ela foi sepultada em uma das quadras do cemitério mais famoso da zona leste e não demorou muito para que o seu local de descanso eterno virasse ponto de peregrinação. Segundo o administrador do cemitério Vila Formosa I, Antônio Tagino da Silva, a "Menina Débora", como é conhecida, ganhou status de milagreira assim que foi enterrada no local.  “Essa criança foi sepultada aqui e, a partir daí, foi criado um culto religioso. As pessoas comparecem, principalmente aos finais de semana, para fazer pedidos para a menina”, disse.

Após alguns anos de culto religioso ao sepultamento da menina, a administração do cemitério decidiu reservar toda a quadra para Débora, que tem seu túmulo isolado em uma das áreas mais famosas do cemitério. Ao chegarmos ao local, nossa equipe encontrou um taxista que acabara de acender algumas velas para a menina considerada santa pelos moradores da região. “Toda segunda-feira eu venho até o cemitério para acender algumas velas e fazer pedidos”, disse Mário Célio de Souza, 73 anos, que confessou não conhecer direito a história da menina sepultada. Além das velas, o túmulo da criança sempre está decorado com brinquedos, doces e até uma mamadeira. Por causa dos alimentos deixados por lá, a proliferação de insetos pe inevitável. Segundo a administração do cemitério, aos finais de semana grupos se reúnem ao redor da sepultura para fazer pedidos e orações. Quem passa por ali, garante que os pedidos feitos para a menina Débora são atendidos.

CONTINUE LENDO

Presidente do TRT-BA suspende corte de ponto de servidores

  • 04 Ago 2015
  • 15:36h

(Foto: Reprodução)

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), desembargador Valtércio de Oliveira, decidiu suspender, no período de 3 a 25 de agosto, o corte de ponto e dos valores relativos a gratificações e ao auxílio alimentação dos servidores que aderiram à greve. O corte do ponto dos grevistas estava previsto no Ato 383/2015. O presidente do TRT ainda determinou a manutenção de 50% dos servidores em trabalho durante a greve. A decisão foi tomada na tarde desta segunda-feira (3) em mais uma reunião, com representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal (Sindjufe-BA), do Comando de Greve e a juíza Andréa Schwarz, titular da Vara do Trabalho de Porto Seguro. A data de vigência da suspensão do corte de ponto leva em consideração o limite para que o Congresso Nacional paute a análise do veto imposto pela Presidência da República ao PLC nº 28/2015, que trata da recomposição salarial dos servidores do Poder Judiciário Federal. Entretanto, os efeitos do ato serão mantidos no período de 23 de julho a 2 de agosto, até novo posicionamento da administração do tribunal. Nesta quarta-feira (5), o presidente do tribunal normatizará as novas deliberações, inclusive em relação à criação da Comissão Conjunta para Acompanhamento da Greve, uma proposta sugerida pelos servidores. Composta por integrantes da Administração e do Comando de Greve, a comissão deverá fiscalizar o cumprimento de todas as deliberações acordadas no decorrer do movimento. 

Detran oferece curso de capacitação a 600 mototaxistas na Bahia

  • 04 Ago 2015
  • 15:08h

(Foto: Mauro Akin Nassor/ Arquivo CORREIO)

Com o objetivo de reduzir os acidentes envolvendo motocicletas, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) vai ofertar durante o mês de agosto um curso de capacitação para mototaxistas. O objetivo é atender 600 profissionais que circulam em Salvador e Região Metropolitana. A iniciativa faz parte de uma parceria firmada nesta segunda-feira (3), pelo órgão e o Sindicato de Motociclistas, Motoboys e Mototaxistas do Estado da Bahia (Sindmoto), que aderiu à campanha ‘Leve a consciência na garupa’. Segundo Maurício Bacelar, diretor-geral do Detran-BA, o sindicato irá ajudar o órgão na seleção dos mototaxistas. “O sindicato vai nos ajudar a selecionar quem possui os critérios exigidos para exercer a profissão, como ter completado 21 anos e estar habilitado na categoria A, pelo menos há dois anos, além de possuir todos os dispositivos de segurança", explicou. Com duração de 30 horas, a capacitação irá contemplar aulas práticas e teóricas, nas quais os mototaxistas irão aprender noções de legislação de trânsito, gestão de risco sobre duas rodas, segurança e saúde, ética, cidadania e transporte de pessoas. 

A capacitação garante que os profissionais possam circular nas vias de forma legal, como predispõe a Lei nº 12.009/09, que regulamenta a atividade. “Precisávamos de uma campanha assim para mostrar que a moto é um veículo muito bom, mas tem seus perigos. Os motociclistas precisam entender que só um bom comportamento no trânsito pode mudar esse quadro de violência tão alarmante. Com mais mototaxistas capacitados pelo Detran, vamos ajudar a disseminar a mensagem da conscientização”, disse o presidente do Sindmoto, Henrique Baltazar. Do Correio da Bahia

CONTINUE LENDO

Tiro de Guerra 06/024: Defesa de Ponto Sensível

  • 04 Ago 2015
  • 14:35h

(Foto: Divulgação)

Nos dias 1° e 2 de agosto, os integrantes do Tiro de Guerra realizaram um exercício de defesa de ponto sensível, estabelecendo um Posto de Segurança Estático (PSE), guarnecendo as instalações do conjunto de antenas de transmissão de rádio, telefonia e TV da cidade e região. O exercício teve como objetivo adestrar os atiradores do Tiro de Guerra no que tange aos aspectos operacionais de Defesa Territorial e de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). De acordo com o Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra de Brumado, o Exército só tem razão de existir se estiver pronto para ser empregado. Portanto, a prontidão da Força é seu estado de normalidade. Essa prontidão implica em ter combatentes adestrados e adequadamente equipados para cumprir as missões que a Constituição Federal lhe impõe, e ainda, estar em condições de (ECD) apoiar o Governo em ações subsidiárias e a sociedade em demandas eventuais. 

Greve afeta mais da metade das agências do INSS, diz ministério

  • 04 Ago 2015
  • 14:32h

(Foto: Reprodução)

A greve de servidores do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) chega à quinta semana. Ao todo, 54,5% das agências têm atendimento parcial e 17,8% estão fechadas, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (3) pelo Ministério da Previdência Social. A mobilização afeta agências de todos os estados. A pasta diz que 5.734 servidores (17,6% do total) aderiram ao movimento, que pede reajuste salarial de 27,5% imediato, com aumento gradual nos próximos quatro anos, além de melhorias nas condições de trabalho. No fim da última semana, a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) estimava uma adesão de aproximadamente 90%. O Ministério do Planejamento propôs um reajuste de 21,3%, dividido em parcelas nos próximos anos, e as negociações ainda continuam.

A greve na Bahia completa 29 dias nesta terça-feira (4). A paralisação, que começou no dia 7 de julho, conta com adesão de 90% dos funcionários no estado, de acordo com estimativa do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social do Estado da Bahia (Sindprev-BA). Na manhã desta terça-feira, os trabalhadores fizeram uma manifestação na porta da gerência do órgão no bairro do Comércio. O coordenador do sindicato, Edvaldo Santa Rita, informa que todas as sete gerências do estado – em Salvador, Vitória da Conquista, Barreiras, Juazeiro, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus e Itabuna – estão praticamente paradas.

CONTINUE LENDO

Governo investe mais de R$ 81 mi em abastecimento de água

  • 04 Ago 2015
  • 14:02h

(Foto: Reprodução)

Este ano, o Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), investiu R$ 81.694.521,21 em sistemas de abastecimento de água, em especial nas áreas rurais, cujas dificuldades da população são maiores. Com isso, um total de 21 municípios foram contemplados, beneficiando 236 mil moradores, que há muito aguardavam por concretizar o sonho de ter água potável em suas torneiras. Os recursos são oriundos dos governos federal e estadual. Nova Redenção, Muritiba, Rio do Antonio, Planaltino, Glória, Jacobina, Conde, Tanhaçu, Porto Seguro, Manol Vitório, Mulungu do Morro, Jequié, Conceição da Feira, Bonito, Uibaí, Cravolândia, Planalto, Santa Maria da Vitória, Oliveira dos Brejinhos, Riacho de Santana e Encruzilhada foram as localidades contempladas no primeiro semestre deste ano. (Tribuna da Bahia)

De acordo com o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, é prioridade do executivo estadual  levar cada vez mais água aos baianos. “Para este mês já temos em nossa programação inicial quatro cidades: Xique-Xique, Macaúbas, Livramento de Nossa Senhora e Itautê e nosso objetivo é chegarmos cada vez mais às comunidades dispersas, nas zonas rurais, onde a água é um recurso valioso para a sobrevivência da população e o desenvolvimento local”, enfatizou. Cássio Peixoto cita ainda como exemplo de mudanças as intervenções feitas em Muritiba, onde foi investido recursos da ordem de R$ 20 milhões. “E uma nova realidade foi implantada na região”, fez questão de frisar. E não para por aí. Em Conde foram R$ 17 milhões e em Planaltino R$ 7.400 milhões. Para o secretário, a felicidade estampada nos rostos dos moradores beneficiados independe do valor aplicado. “Em todas as inaugurações a gratidão e satisfação dessas comunidades são indescritíveis. Afinal, junto com a água, lavamos esperança de vida melhor e desenvolvimento para comunidades rurais em todo o estado”, pontuou. Ele cita a emoção da última entrega em Encruzilhada, na localidade de Vila do Café, que contou com a presença do governador Rui Costa.   ”Foram investidos R$ 2,3 milhões para beneficiar cerca de 11 mil pessoas e, conforme os próprios moradores, tratou-se da realização de um sonho”. Em Vila Café, a água é captada através de uma estrutura flutuante no Rio Curral e levada ainda de forma bruta por meio de adutora com 7.222,50m até os reservatórios, um apoiado com capacidade para 300 metros cúbicos e dois elevados com capacidade de 10 a 150 m3. O sistema entregue no sábado é composto por uma estação de tratamento com casa de química, laboratório e filtro. A Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), empresa vinculada a SIHS, implantou ainda uma rede distribuição com extensão de 11.897 metros que vai atender 894 ligações domiciliares.  

CONTINUE LENDO

Taigun Auto: Gol 1.6 i-TREND Completo

  • 04 Ago 2015
  • 13:32h

Aluna livramentense se destaca na 10ª olimpíada brasileira de matemática e recebe premiação

  • L12 Notícias
  • 04 Ago 2015
  • 13:08h

(Foto: Reprodução São Timóteo em Foco).

A aluna livramentense Fernanda Amorim Almeida, do 8º ano da Unidade Escolar Barão de São Timóteo, situada no distrito de São Timóteo, a 45 km da sede, recebeu a Premiação Regional da OBMEP 2014 pelo bom desempenho na segunda fase da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Fernanda se destacou entre os melhores do estado da Bahia. A solenidade aconteceu no último dia 27 de agosto, auditório da UNEB, Campus VI, na cidade de Caetité, onde a aluna esteve acompanhada dos professores Adalto Neiva Trindade, Bento Dias e a Diretora Iani Santana. Para os professores, o sucesso obtido pela aluna Fernanda, dentre outros estudantes daquela Unidade Escolar, bem como os índices que a escola tem alcançado ao longo dos últimos anos é fruto de um trabalho incessante de professores e de toda a comunidade escolar.

Transmissões das sessões da Câmara são canceladas devido à ação do Ministério Público

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 04 Ago 2015
  • 12:49h

As sessões do Legislativa estão com suas transmissões suspensas devido à uma recomendação do Ministério Público (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A Constituição Federal preconiza que as ações dos agentes públicos têm que ser divulgadas para conhecimento da população, mas, em Brumado, pelo menos no âmbito da Câmara de Vereadores, isso acabou sofrendo uma mutilação na noite desta segunda-feira (03), onde ocorreria uma sessão solene de entrega de títulos de cidadão brumadense, a qual não pode ser transmitida por uma recomendação do Ministério Público Federal e Estadual, que acataram uma denúncia de irregularidades no processo licitatório que resultou num contrato firmado entre a presidência da Casa Legislativa e a Rádio Educativa Brumas FM, para as transmissões das sessões ordinárias e extraordinárias. Segundo conteúdo da representação o referido veículo de comunicação estaria inabilitado de realizar as transmissões, já que não poderia ter fins lucrativos. A recomendação que foi prontamente acatada acabou desagradando a muita gente, especialmente os moradores do meio rural que são assíduos ouvintes das sessões, assim como os brumadenses que residem fora que também gostam de se informar do que está acontecendo na sua cidade. Corre o boato nos bastidores que a denúncia teria sido feita por uma rádio regional, que teria participado, inclusive do processo licitatório e por vereadores que resolveram comprar a briga, pois estariam descontentes com a mesa diretora. Até que haja uma decisão judicial, ou seja realizado um novo processo licitatório, as transmissões das sessões continuaram suspensas, o que pode gerar uma insatisfação ainda maior dos cerca de 20 mil habitantes do meio rural que tem o costume histórico de ouvir as sessões todas as segundas-feiras. 

Cópia da recomendação (Reprodução)

Waldenor tem encontro no Ministério das Comunicações

  • Joana D'Arck
  • 04 Ago 2015
  • 11:20h

(Foto: Divulgação)

No giro em Brasília para cumprir extensa agenda de audiências nos órgãos públicos em defesas de ações para a Bahia, o deputado federal Waldenor Pereira e o deputado estadual Zé Raimundo e aproveitaram a oportunidade para fazer uma visita de cortesia ao amigo e secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Emiliano José. No encontro realizado hoje (15) pela manhã, eles conversaram sobre os planos e projetos da gestão do secretário da pasta responsável pela regulamentação da outorga para exploração dos diversos serviços de radiodifusão e pelo acompanhamento da exploração desses serviços pelas entidades. Entre outras competências, a SCE também formula políticas, diretrizes, objetivos e metas relativos aos serviços de radiodifusão.  

PT, movimentos e sindicatos preparam atos de repúdio a atentado contra Institulo Lula

  • Rede Brasil Atual
  • 04 Ago 2015
  • 10:42h

Imagens de câmeras de segurança registraram quando uma bomba foi jogada em frente à sede do Instituto Lula, na capital paulista

O PT e movimento sindical preparam manifestação contra a intolerância e em repúdio ao atentado contra a sede do Instituto Lula, cometido na quinta-feira (30), em São Paulo. Será a primeira de uma série de manifestações contra ataques em que os alvos foram os petistas. As informações são do jornal ABCD Maior. Segundo a nota, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, informou que o primeiro ato em defesa da democracia será dia 16, em frente ao Instituto Lula, local do atentado, no bairro paulistano do Ipiranga. "A partir de agora, nós, dirigentes, vamos construir em nossas bases essa grande mobilização em defesa do Brasil, dos empregos e dos avanços sociais. E tudo isso se traduz, também, na defesa do presidente Lula", disse.

 

Para o dirigente sindical, é "inadmissível" o atentado a bomba. "É um tipo de atitude que aconteceu poucas vezes na história do nosso País e que repudiamos fortemente. Um comportamento de gente pequena, atormentada, pessoas que, com certeza, não deram um centésimo da contribuição que o presidente Lula deu ao Brasil e ao mundo", afirmou Marques. Nesta segunda-feira (3), prefeitos da região do ABC paulista, reunidos no chamado Consórcio Intermunicipal, aprovaram nota de protesto contra o ataque a bomba. "O que aconteceu com o Instituto Lula se trata de um ataque fascista e de extrema-direita. Querem criar uma instabilidade no país quando atacam nosso 'eterno' presidente Lula", disse o deputado estadual Teonílio Barba (PT). "A intolerância ultrapassou todos os limites. Cada dia mais amplia o ódio no país", acrescentou o deputado estadual Luiz Turco (PT). "Terrorista." Foi assim que o prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), chamou o ataque contra o Instituto Lula. "Se houvesse uma pessoa perto de onde jogaram a bomba sofreria ferimentos gravíssimos", protestou o prefeito. O mesmo pensa o presidente do consórcio e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (PSDB). "Fico triste com esse tipo de atitude, me envergonha. Na política, tem de discutir ideias e não partir para agressões. A bomba poderia ter matado alguém", avaliou o tucano.

CONTINUE LENDO

'Zé do Botão' é condenado a quatorze anos de prisão em regime fechado

  • Brumado Urgente
  • 04 Ago 2015
  • 10:19h

A sentença foi proferida pelo Juiz Titular da Vara Crime de Brumado Dr. Genivaldo Guimarães (Foto: Brumado Urgente)

Um crime que ocorreu na madrugada do dia 11 de maio de 2010, na Fazenda São João, na zona rural de Brumado, teve o seu desfecho judicial nesta segunda-feira (03) com a realização do tribunal do júri do acusado, o lavrador José Alves do Santos “Zé do Botão” pela prática de homicídio qualificado por motivo fútil e por recurso que impediu a vítima Armandio Freitas de Oliveira de ter se defendido, o qual veio a falecer ainda no local, após ter sido alvejado pelas costas, ao atender a porta por volta das 01h. Uma rixa antiga teria motivado “Zé do Botão” a disparar contra a vítima. Após exposições por parte da defesa e da promotoria, a sentença foi proferida pelo juiz da Vara Crime, Dr. Genivaldo Guimarães e o acusado foi condenado a 14 anos de prisão em regime fechado, mesmo ele tendo confessado o crime, o que, no entendimento da Justiça, não foi uma atenuante de valor, já que várias testemunhas ouviram “Zé do Botão” ter chamado a vítima e, em seguida, os disparos. Um fato que chamou a atenção foi que uma testemunha de defesa, Luciene Maria de Jesus, apelidada de “Lena”, foi presa, em flagrante, pela prática de falso testemunho. Como não houve pedido de indenização, a quantia não foi fixada, mas a família da vítima poderá ainda pleitear esse benefício na Vara Cível.