Mulheres: hipertrofia e definição

  • por Vitror Cotrim
  • 12 Ago 2015
  • 16:01h

(Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

A busca por um corpo com pouca gordura e músculos bem torneados têm se tornado cada vez mais o objetivo entre as mulheres, mas não é tão fácil assim. A maioria das mulheres tem mais dificuldades em ganhar massa muscular e definição, devido as questões hormonais que acabam dificultando a aquisição de grandes músculos.

Tendo mais gordura na sua composição corporal a definição também é mais difícil, embora consigam aumentar consideravelmente o ganho de força. No treino não existe diferença entre exercícios femininos ou masculinos como algumas pessoas pensam, pois a musculação é universal. Seguir uma dieta bem equilibrada e um treino bem planejado sem duvida pode auxiliar para atingir esses objetivos, procure sempre por orientação de um profissional de Educação Física.

Taigun Auto: Space Fox i-TREND IMOTIOM

  • 12 Ago 2015
  • 15:57h

Brumado: ENSF comemora dia estudante com várias atividades recreativas

  • Brumado Urgente
  • 12 Ago 2015
  • 15:41h

(Foto: Divulgação ENSF)

A escola Nossa Senhora de Fátima (ENSF), comemorou o dia do estudante com várias atividades recreativas: jogos, brincadeiras, seleção do garoto e garota estudantil, entre outras. A direção, juntamente com todos os professores e coordenadores  prestaram uma linda homenagem a todos os estudantes. Foi destacada a importância de comemorar o dia do estudante, e  de uma forma lúdica e bem divertida,  a ENSF prestou a sua homenagem. 

Projeta Móveis - Personalizados

  • 12 Ago 2015
  • 15:25h

Ituaçu: TJ-BA nega pedido para suspender interdição de cadeia pública

  • Bahia Notícias
  • 12 Ago 2015
  • 15:17h

(Foto: Reprodução)

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Eserval Rocha, negou o pedido de suspensão da interdição da Cadeia Pública de Ituaçu, no sudoeste do estado. A Procuradoria Geral do Estado (PGE) interpôs um recurso para suspender os efeitos da liminar proposta pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), acatada em primeira instância. O juízo de primeiro grau determinou que a Cadeia Pública fique interditada por 60 dias, sob pena de multa diária de R$ 5 mil, e que em 120 dias seja construído uma nova sede ou que a unidade existente seja reformada para atender a requisitos mínimos legais para abrigar detentos ou proceda a reforma do prédio interditado, sob pena de multa diária de R$ 5 mil. Além disso, determinou que os detentos fossem transferidos para a Delegacia Regional de Brumado. Para o Estado, a decisão causa grave lesão à ordem, à segurança e à economia públicas. 

A PGE ainda afirmou que não se pode encarar o problema carcerário estadual do ponto de vista exclusivo do município, “até porque já existe um planejamento que está sendo cumprido e que, no devido tempo, contemplará a região de Ituaçu”. Afirmou que a Secretaria de Segurança Pública, respeitando os limites orçamentários a disposição, tem se esforçado para melhorar não somente as acomodações da Cadeia Pública de Ituaçu, como também as demais unidades carcerárias. De acordo com o MP, as instalações das carcerárias são precárias, superlotadas. Para o desembargador, a “dignidade da pessoa humana é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, devendo ser sobrelevada em relação aos demais princípios” e que a jurisprudência já tem admitido controle judicial de atos omissivos do Executivo, sem ferir o principio da separação de poderes. Ainda considerou que os detentos devem ter o mínimo de dignidade ofertado pelo Estado.

CONTINUE LENDO

Aplicativo do Detran-BA tem sete mil downloads em menos de um dia

  • 12 Ago 2015
  • 14:38h

Aplicativo oferece serviços sem precisar procurar sede do órgão. (Foto: Carla Ornelas/ GOVBA)

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) lançou um aplicativo que pode diminuir as filas encontradas na sede do órgão, em Salvador, para quem precisa solicitar serviços. O app gratuito está disponível para download em dispositivos móveis com sistemas operacionais Android e iOS. “Desde as 15h de ontem até 10h desta quarta-feira, foram 7.000 mil downloads”, informou o diretor-geral do órgão, Maurício Bacelar. Quem baixar o “Detran.BA Mobile” precisa inicialmente fazer um cadastro, com e-mail e senha. Para ter acesso às informações, deve informar números de documentos como o da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), do Cadastro Nacional de Pessoas Físicas (CPF) e do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavan).

 

No aplicativo, o usuário pode solicitar segunda via de habilitação e da documentação de veículos, além de visualizar a situação de infrações, como multas de trânsito.Também é possível fazer um perfil do próprio veículo ao organizar informações sobre a próxima revisão e da troca de óleo, de bateria, de pneus e de extintor de incêndio. O aplicativo ainda oferece informação sobre o resultado de exames e um simulado para o teste da primeira ou a renovação da habilitação.  "A cada 30 dias, novos serviços serão oferecidos no aplicativo, para que seja feito paulatinamente e seja oferecida maior segurança. Dentro de seis meses, as pessoas terão que vir ao Detran apenas quando for exigido, para colher biometria, tirar fotografia e fazer vistoria do veículo", relata Bacelar.Segundo ele, em 60 dias, o usuário que for ao Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) fazer renovação da Carteira Nacional de Habilitação, para tirar retrato e fazer biometria, vai poder agendar o serviço pelo aplicativo. "O pré-atendimento vai poder ser feito pelo smartphone", garante o diretor do Detran.

CONTINUE LENDO

Anvisa suspende venda e uso de medicamento contra hipertensão

  • 12 Ago 2015
  • 14:04h

(Foto: Reprodução)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, em publicação no Diário Oficial da União desta quarta-feira (12), a suspensão em todo o território nacional da fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso do medicamento Vasopril comprimido, 5 e 10 mg, fabricado pela empresa Biolab Sanus Farmacêutica Ltda. O produto é utilizado para tratamento de hipertensão. De acordo com o texto, os registros do medicamento foram cancelados pela Anvisa desde 2013. 

Rede Record dá prioridade a Brumado e instala sistema digital em atendimento à solicitação do prefeito Aguiberto

  • 12 Ago 2015
  • 13:11h

Rede Record dá prioridade a Brumado e instala sistema digital em atendimento à solicitação do prefeito Aguiberto (Fotos: Divulgação)

Dentre do planejamento de ações da Prefeitura Municipal de Brumado, a área tecnológica ocupa um lugar especial, com vários estudos para conceder à população as novidades desta nova era. Dentre a extensa pauta que vem sendo formatada, algumas vitórias vêm acontecendo e, nesta quarta-feira (12), mais uma conquista foi obtida com a instalação do sistema digital da TV Record. Na semana passada o prefeito Aguiberto Lima Dias se encontrou com a coordenadora do setor de implantações e manutenção da referida emissora, a qual informou que Brumado seria uma das primeiras cidades da Bahia a receberem o sinal digital, o que se confirmou hoje, com a vinda de uma equipe técnica da TV Record Bahia comandada por Hélio Vieira dos Santos, que, juntamente com o chefe do setor de telecomunicações da prefeitura, Milton Caíres e integrantes da empresa A&R, estão fazendo as instalações do sistema na Serra das Éguas, o qual deverá entrar no prazo máximo de 48 horas. O prefeito Aguiberto comemorou mais essa conquista e fez questão de destacar que “estamos muito satisfeitos com mais essa vitória, pois o sinal digital é fantástico. Agradecemos à emissora por atender o nosso pleito e fazer com que Brumado fosse uma das 3 primeiras cidades da Bahia a receber o sinal digital, assim como Jacobina e Juazeiro”. Ele ainda ressaltou que “continuaremos a nossa luta em tornar a nossa cidade cada vez mais moderna, pois sabemos que esse é um anseio de todos os brumadenses, então diante disso esperamos ampliar ainda mais a instalação de sistemas digitais de outras emissoras em Brumado”.

 

Professores deixam sala de aula e fazem sucesso na web com videoaulas

  • 12 Ago 2015
  • 13:03h

(Foto: Reprodução)

Já faz tempo que as videoaulas preparatórias para concurso público são transmitidas pela internet, mas  agora que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é pré-requisito para ingressar no ensino superior, elas também se tornaram uma febre entre os candidatos a uma vaga na faculdade desejada. Consequência disso, alguns professores que trocaram o quadro-negro pela câmera e o giz por ferramentas de design gráfico se tornaram verdadeiras celebridades, com milhões de seguidores nas redes sociais.O YouTube, site de vídeos mais popular da internet, já conta com a plataforma EDU (YouTube Educação), que reúne conteúdo para todas as disciplinas do ensino médio e fundamental. No entanto, para os educadores, a plataforma já não é suficiente. Além do Facebook para discutir algum assunto, ou até do WhatsApp para tirar alguma dúvida, há sites que contam com assinantes regulares. E a sala de aula, para alguns, já virou coisa do passado.

É o caso do professor Rafael Cunha, que dá aulas de português e redação no cursinho virtual Pré-Vestibular e Enem Descomplica. O escritório fica no Rio de Janeiro, mas Rafael tem alunos no Brasil inteiro e desde 2011 dá aulas exclusivamente pela internet. Ele começou a gravar os vídeos no final de 2010, a convite do professor de Física Marco Fisbhen, também do Descomplica.  “Ele (Marco) sempre teve angústia de falar com 50 alunos numa aula, depois falar a mesma coisa para mais 50 em outra, e dizia: ‘por que eu não posso fazer uma vez só e levar para muita gente?’”, conta Rafael. Na época, o professor gravou alguns vídeos  e o retorno foi bastante positivo.  O trabalho foi começando a ser feito de forma mais organizada e, hoje, o site  tem, em média, 8 milhões de acessos únicos por mês  - cerca de  400 mil por dia. Outro fenômeno é o professor de Biologia Paulo Jubilut. Há quatro anos, ele foi demitido de um cursinho em Curitiba (PR). “Eu pensei: ‘ah, vou parar de dar aula’. Eram quase 15 anos estudando, consumindo Biologia e, antes de seguir o meu caminho, eu decidi gravar minhas aulas e jogar na internet. Era meio que meu legado para a humanidade, só que começou a fazer sucesso”, conta Jubilut, que tem 4 milhões de visitas por mês no site Biologia Total. Conveniência Para o professor de Física Ivys Urquiza, que ainda dá aulas presenciais em Maceió (AL), quando o aluno busca uma videoaula aumenta a capacidade de concentração. “Ele está fazendo de forma pró-ativa o trabalho de estudante, que é diferente de quando ele está na sala de aula, onde ele está na conveniência dos pais, professores. Na internet, ele busca quando é conveniente para ele”, diz.A ideia é compartilhada por Jubilut, para quem é possível aprender muito mais com as videoaulas e em menos tempo. “Nela, ao contrário da aula física, você não tem o cara apagando o quadro, não tem troca de professor, não tem aquele cara contando historinha”, ilustra. Urquiza começou a compartilhar conteúdo na web em 2009. No início, tinha um blog e escrevia textos. Depois, com a insistência dos alunos, começou a fazer vídeos. De 2013 para cá, foram mais de 3,5 milhões de aulas assistidas. “Se eu fosse fazer isso presencialmente, precisaria de mais de 250 anos”, calcula ele, que já teve aulas assistidas até por índios do Amazonas.

Serviços
A maioria dos sites de videoaulas possui conteúdo gratuito e pago. No Descomplica, por exemplo, há um teste ao final de cada aula e também são feitos simulados mensais. Lá, também há aulas ao vivo todos os dias. O aluno que assinar o pacote - mensal ou anual - tem  redações corrigidas e aulas particulares.Já no site Física Total, do professor Urquiza, há, além das aulas, podcasts, simulados e material de leitura. O estudante também pode escolher assinar pacotes mensais, anuais ou para cursos específicos, como o Raio-X Enem, que começou ontem, e o Extensivo Medicina.O professor Jubilut preferiu personalizar o conteúdo.  Ao se cadastrar no site, o aluno “evolui” biologicamente de acordo com os avanços nos conteúdo. “Ele começa como bactéria e, à medida que vai avançando, chega a lêmure e isso motiva muito o aluno”, diz. Também é possível fazer um simulado que prioriza os conteúdos em que o estudante está mais fraco.

Dicas 
A dez semanas do Enem, o professor Rafael Cunha, de Redação, aconselha que os estudantes observem o tipo de texto que vem sendo exigido nos últimos anos, além de ler redações nota 1000 e as com pontuação mais baixa. “Não basta saber o que fazer, mas também o que não fazer”, indica. Na área de Física, o professor Urquiza diz que o estudante deve focar, agora, nos conteúdos que mais caem na prova. “Hidrostática, fenômenos ondulatórios, termodinâmica e eletrodinâmica básica”, cita. Já Jubilut sugere atenção para temas atuais. “Assuntos que estão fortes são a questão da dengue, da crise hídrica no Sudeste... também dá para fazer bastante perguntas sobre o aquecimento global”, exemplifica.

Faturamento fez professores deixarem sala de aula
Além de levar conteúdo para mais gente, produzir videoaulas é um negócio bastante rentável em muitos casos. O professor de Português e Redação Rafael Cunha, do curso Descomplica, por exemplo, não dá mais aulas presenciais desde 2011. Ele não conta quanto ganha por mês, mas garante que a produção online,  muitas vezes ao vivo, paga bem melhor do que as aulas presenciais.  “O professor recebe uma hora-aula significativamente maior do que a média de mercado. No Rio de Janeiro, eu suponho que, num curso de alto nível, fica em torno de R$ 60 a hora-aula. Nas videoaulas, o valor é bastante mais significativo”, garante. O Descomplica tem hoje uma equipe com mais de 120 profissionais. Desde que foi demitido do cursinho onde dava aulas em Curitiba (PR), o professor Paulo Jubilut, de Biologia, também tem se dedicado à plataforma online. Mas ele explica que não é só disponibilizar as aulas. “O aluno paga R$ 20 e tem tudo lá dentro do site: tem tecnologia que mostra o que ele tem que estudar, o que ele tem de desempenho em relação aos outros. Tem gente que não gosta de mim, mas assina o site só para ter acesso ao material”, comenta ele, fazendo propaganda do site Biologia Total. Além das videoaulas (ao vivo e gravadas), professor Jubilut também é consultor de Biologia no programa Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo, e escreve colunas para empresas. Já o professor Ivys Urquiza, de Física, afirma que reduziu em 40% a carga horária em sala de aula este ano. No tempo livre, se dedica à internet e até a palestras. Ele estipula um valor de R$ 150 para cada vídeo pronto de 15 minutos. “Eu comparo o fenômeno das videoaulas com o que acontece no esporte: a maioria das pessoas que pensa em jogar futebol quer ter o salário de um Kaká, um Neymar. Mas, para cada um desses, tem 10 mil incógnitos. Eu, hoje, ganho mais com internet”, assegura.

Para especialistas, interação entre professor e aluno faz diferença
por Giulia Marquezini

Poupar tempo e fixar melhor os conteúdos são algumas das motivações que levam alunos a buscar mecanismos online na preparação para o Enem. No entanto, especialistas se dizem preocupados com a dependência que esse tipo de recurso pode criar e lembram que a interação entre professores e alunos pode ser um diferencial no aprendizado. “O aluno não pode achar que vai aprender somente através dos vídeos. As aulas são apoios pedagógicos que servem como revisão ou fixação de determinado conteúdo. Mas o vídeo não alcança a interação entre professores e alunos, que é muito necessária”, afirma Iris de Sá, psicopedagoga e professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Para a doutora em Educação e professora do Instituto Federal da Bahia (Ifba) Telma Brito, existe uma perda pedagógica nesse tipo de educação a distância. “O uso da tecnologia pode potencializar a aprendizagem, mas um bom projeto não pode deixar de ter interatividade com os alunos, onde é possível estabelecer um diálogo”, avalia. Estudante do 3º ano do Salesiano Dom Bosco, Bruno Alves, 16, conta que começou a assistir videoaulas por ter dificuldade em concentração no colégio. “Preciso sempre de muito silêncio para estudar, por isso assisto aulas no YouTube”, conta. Já Eza Lôbo, 17, do 3º ano do Colégio São Paulo, pondera sobre as vantagens das gravações. “Com a videoaula, consigo ver a explicação várias vezes, mas não é a mesma coisa de tirar dúvidas com um professor”. 

CANAIS DE APRENDIZADO
Física Total - Ivys Urquiza youtube.com/FISICATOTAL
Descomplica youtube.com/sitedescomplica
Biologia Total - Paulo Jubilutwww.youtube.com/jubilut
Vestibulândia - Nerkie youtube.com/user/nerckie
Matemática Rio -  Rafael Procopio youtube.com/user/matematicario
Química em Ação - Paulo Valim youtube.com/user/plvalim
Stoodi youtube.com/user/stoodibr
Marcelão da Química www.youtube.com/user/cecelobeni
Me Salva! www.youtube.com/user/migandorffy

CONTINUE LENDO

Cardiologista baiano lança versão em inglês de livro sobre prevenção cardiovascular

  • 12 Ago 2015
  • 11:38h

(Foto: Reprodução)

O cardiologista baiano e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Jadelson Andrade, lançará em 30 de agosto a versão em inglês do seu livro Tratado de Prevenção Cardiovascular. Intitulado Prevention of Cardiovascular Diseases (Prevenção de Doenças Cardiovasculares, na tradução em português), o lançamento será feito durante congresso promovido pela Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC), em Londres, na Inglaterra. Destinado a um público multidisciplinar de cardiologistas e profissionais da área médica, o “Prevention of Cardiovascular Diseases” está dividido em 28 capítulos escritos por autores europeus, norte-americanos e brasileiros. “O livro tem uma relevância muito grande para a cardiologia brasileira, pois não há uma cultura de prevenção cardiovascular no Brasil. Para mim é motivo de muito orgulho, enquanto cardiologista brasileiro, poder participar desta publicação ao lado de especialistas renomados e de grande destaque no cenário da cardiologia mundial”, comemora Andrade. O livro, disponibilizado nas versões impressa e digital, será publicado pela editora Springer, uma das mais referenciadas em publicações médicas no mundo. Após o lançamento da versão impressa, a obra terá lançamento mundial via web a partir de setembro deste ano. Ainda assinam o livro a ex-presidente da American Heart Association (AHA), Donna K. Arnett, e o presidente da European Society of Cardiology, Fausto Pinto. 

Garota de 12 anos morre baleada em Conquista; alvo era namorado da jovem

  • Blog da Resenha Geral
  • 12 Ago 2015
  • 11:02h

(Foto: blitz Conquista)

Uma garota de 12 anos morreu baleada, por volta das 19h desta terça-feira (11), em Vitória da Conquista. Segundo a polícia, o alvo era o namorado da adolescente, que já foi vítima de um atentado.A jovem estava na porta da casa do namorado, no bairro Pedrinhas, quando um homem se aproximou correndo e começou a atirar contra os dois. O garoto, de 15 anos, correu para o interior do imóvel e conseguiu escapar. Porém, a garota não teve a mesma sorte e foi atingida no peito. O Samu 192 foi acionado, mas a menina não resistiu e morreu no local. O namorado da vítima relatou à polícia que o autor dos disparos é o mesmo que o baleou em maio deste ano, após uma briga em um show. A polícia investiga a relação entre os crimes e, também, se há alguma ligação com o atentado ocorrido no domingo (11), no bairro Cruzeiro. Naquela noite a residência da jovem foi metralhada por dois homens armados. Informações Blitz Conquista

Lula diz que Dilma pode errar e que é preciso ajudá-la a consertar erros

  • 12 Ago 2015
  • 10:28h

(Foto: Reprodução)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu nesta terça-feira (11) que a presidente Dilma Rousseff pode ter cometido erros, mas disse que é preciso ajudá-la a consertá-los. Em discurso a uma plateia de trabalhadoras rurais, em Brasília, ele também afirmou que o país vive um momento de dificuldade, mas que isso não se deve à presidente. “É lógico que ela [Dilma] pode errar, como eu errei e como qualquer um erra, e vocês erram enquanto mãe. Nem sempre a gente faz as coisas que é aceito 100% pelos filhos. Nós sabemos disso.  Mas quando ela errar, ela é nossa. E nós temos que ajudá-la a consertar para a gente poder fazer esse país ficar muito melhor”, discursou o petista. Lula participou nesta noite da abertura da 5ª Marcha das Margaridas, evento que reúne trabalhadoras rurais e que neste ano tem como tema Desenvolvimento Sustentável com Democracia, Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade.

“Nós não vivemos o momento mais extraordinário do nosso país. Nós vivemos algumas dificuldades, que não é uma dificuldade da presidenta Dilma. Não é uma dificuldade de nenhuma de vocês individualmente. É daquelas dificuldades que a gente não sabe quem foi que criou”, afirmou. Lula lembrou que em 2005, ano em que foi descoberto o esquema do mensalão, ele passou por pressão por impeachment. "Eu lembro que em 2005, quando os mesmos que estão atacando a Dilma, diziam que iam fazer impeachment do Lula, eu disse para eles: 'Se vocês quiserem me cortar, vocês vão ter que ir para a rua disputar o povo brasileiro'".

Crise
O ex-presidente também criticou os adversários políticos, dizendo que a situação do país era pior antes dos governos petistas, e fez referência à crise financeira internacional que teve início em 2008. “A única coisa que nós sabemos é que não foi o povo trabalhador que criou a crise econômica mundial. Foi os banqueiros internacionais. A crise não nasceu em Quixeramobim, a crise não nasceu em Garanhuns ou muito menos em Maceió. A crise não nasceu em Brasília. A crise nasceu no coração dos Estados Unidos, a crise nasceu no coração da Europa”, completou em seguida.

Viagens pelo país
Ao discursar, Lula disse ainda estar se preparando para voltar a viajar pelo país. “Eu estou quieto no meu canto, mas todo santo dia, todo santo dia tem provocação, todo santo dia tem uma coisa e eu estou quieto. Portanto eu queria dizer para vocês: eu estou preparando o meu caminho para voltar a viajar por esse país”, disse o ex-presidente, sob aplausos. “Eu quero ver se os nossos adversários estão dispostos a andar por esse país, discutir esse país, para discutir o que tem que ser discutido”, afirmou em seguida. Lula, no entanto, não especificou o motivo das viagens e nem informou quando começará a viajar.

CONTINUE LENDO

Dica da Semana do Rei do Som

  • 12 Ago 2015
  • 10:06h

As caixas acústicas multiuso amplificam, mixam e reproduzem sinais de áudio e voz. Permitem a ligação de microfones e aparelhos de reprodução de áudio, como CDs, DVDs, Videokês etc. São excelentes para o uso em casa, lojas e bares. Visite agora mesmo a loja REI do SOM e adquira a sua caixa amplificada pelo menor preço da Bahia. 

Servidores criticam projeto que reajusta o Planserv; entenda mudanças

  • 12 Ago 2015
  • 09:52h

(Foto: Reprodução)

Os servidores públicos estaduais que ganham mais vão ter de pagar mais ao Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos (Planserv). Isto porque o governo estadual enviará, ainda esta semana, um projeto de lei à Assembleia Legislativa da Bahia propondo reajustes na tabela de pagamento ao plano e ampliando o teto dessa contribuição. Não está previsto aumento para a taxa de coparticipação. A medida, segundo o governo, é para melhorar, ampliar e interiorizar o atendimento médico do Planserv. Pelo projeto, 56% dos 500 mil beneficiados pelo plano não vão sofrer reajustes nas mensalidades, são os servidores com salário até R$ 3,75 mil. Já os outros  44% terão reajustes entre 2,98% e 78,34% (ver tabela). O projeto prevê novo teto de contribuição, dos atuais R$ 10,25 mil para R$ 22,25 mil, criando, a partir do teto em vigor, 31 novas faixas de contribuição.

 

(Foto: Reprodução)

“A tabela não sofre reajustes desde 2011. A pessoa pode ganhar R$ 15 mil ou R$ 30 mil, mas o desconto é o mesmo. Não é justo”, diz a coordenadora do Planserv, Cristina Cardoso. Outra mudança prevista é a redução do limite de idade para agregados - que passará de 35 para 24 anos.  “Precisamos adequar [o Planserv] às regras em vigência [em outros planos]”, justifica. Segundo ela, o agregado - seja ele filho, enteado e ex-pensionista maior de 18 anos ou neto de até 35 anos - já beneficiário e com mais de 24 anos continuará usufruindo dos benefícios já utilizados hoje, desde que comprove que não possui qualquer vínculo empregatício formal.

Alterações
A partir da aprovação do projeto, o servidor, que atualmente pode se vincular ao plano a qualquer momento, terá até cinco anos para aderir. Também será possível incluir agregados para pensionistas - nesse caso, os netos do servidor falecido também poderão ser incluídos. Além disso, a contribuição do cônjuge terá um aumento de 10%, passando de 40% para 50% da contribuição do titular. O valor do Plano Especial, para quem opta pelo apartamento no lugar da enfermaria, passará de R$ 45 para R$ 65 somados ao valor da mensalidade. Caso aprovado, o projeto vai ser uma preocupação a mais para a professora aposentada Conceição Mesquita, de 57 anos. Além do aumento de 2,98% na mensalidade, ela terá que se virar com uma de suas filhas, que tem 24 anos e já trabalha e, por isso, será excluída do plano. “Tenho seis agregados - duas filhas, que não são mais dependentes pois têm mais de 18 anos - e quatro netos. A de 33 estuda e a de 24 já trabalha e não poderá mais ser agregada”, lamenta. Hoje, R$ 305,50 são descontados do seu pagamento. A contribuição dos agregados é por idade - pelas filhas, ela paga R$ 79,40 e, pelos netos, R$ 595,20. “As mudanças beneficiam só a empresa. A gente continua sofrendo”.

Críticas
A presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário da Bahia (Sinpojud), Maria José dos Santos, falou que os sindicatos repudiam as alterações. “Não concordamos com a redução da idade para agregado e nem com o teto de R$ 22,5 mil, já que a pessoa que ganha R$ 30 mil vai pagar o mesmo de quem ganha o teto”. De acordo com a coordenadora do Planserv, as propostas visam a manutenção e ampliação da assistência do plano. “Só será possível fazer a interiorização [do Planserv] se houver incremento de receita e correção das distorções”, garante a gestora.

CONTINUE LENDO

Coité: Jovem que escreve de cabeça pra baixo será destaque em rede nacional

  • 12 Ago 2015
  • 09:21h

Foto: Reprodução / Calila Notícias

A adolescente de Conceição do Coité, região sisaleira, que tem por costumeescrever “de cabeça para baixo” vai explicar o jeito curioso em rede nacional. Bianca Cerqueira Oliveira dos Santos, que cursa o 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Olgarina Pitangueira Pinheiro vai ser entrevistada por Fátima Bernardes, no programa “Encontro”, da TV Globo. A curiosidade sobre o jeito de a garota escrever tem repercutido nas redes sociais para além das divisas de Coité. Bianca, que tem 17 anos, vai ser um dos destaques da edição do programa nesta quinta-feira (13), que faz homenagem ao Dia do Canhoto. Segundo o site Calila Notícias, a jovem não esconde a satisfação e vive uma rotina diferente nos últimos dias.