Beber água antes de principais refeições ajuda a emagrecer, diz pesquisa

  • 03 Set 2015
  • 20:01h

(Foto: Reprodução)

Uma pesquisa realizada na Universidade de Birmingham, Reino Unido, descobriu que ingerir 500 ml de água meia hora antes das principais refeições favorece aPERDA DE PESO. Os cientistas analisaram os resultados de um experimento com 84 adultos obesos. "Quando combinado com instruções sobre como aumentar a quantidade de atividade física e adotar uma dieta saudável, esse hábito parece ajudar as pessoas a conseguirem um emagrecimento extra a um ritmo moderado e saudável", afirmou Helen Parretti, professora da Universidade de Birmingham e participante do estudo, em entrevista à revista Obesity. Os participantes da pesquisa foram atendidos, durante 12 semanas, em uma consulta de gerenciamento do peso. Do total, 41 receberam instruções de ingerir água antes do café da manhã, almoço e jantar. Os outros deveriam imaginar que estavam com o estômago cheio antes das refeições. Aqueles que beberam água perderam, em média, 4,3 kg, enquanto os outros emagreceram cerca de 0,8 kg. "A beleza desses resultados está na simplicidade. Basta beber meio litro de água três vezes ao dia para ajudar a reduzir o seu peso", concluiu Parretti.

Policiais civis da Bahia aprendem técnicas investigativas dos EUA

  • 03 Set 2015
  • 19:00h

(Foto: Reprodução)

A preservação do local do crime é um dos principais assuntos que agentes de investigação dos Estados Unidos passam para policiais baianos e de outros estados no Curso de Investigação de Homicídio. O evento, iniciado na última segunda-feira (31), é realizado na sede da Coordenadoria de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil, em Salvador, até a sexta-feira (4). A realização do curso na capital baiana é resultado de parceria do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com a Embaixada Norte-Americana. São 48 policiais baianos, sendo 28 delegados ou investigadores, três peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e 17 policiais civis de outros estados brasileiros que participam da ação.

Sobre a preservar do local do crime, o coordenador do curso e de Gestão e Integração da Ação Policial da COE, delegado Evilásio Bastos Filho, explica que a Polícia Civil da Bahia já realiza o isolamento da área, mas frisou que, para a polícia norte-americana, este é um ponto crucial para o início das etapas investigativas. "Eles demonstram com funciona o sistema jurídico lá [EUA] e a importância de preservar o local do crime. Lá nos Estados Unidos a população já está acostumada culturalmente a isso. Aqui na Bahia, os parentes querem verificar documento, pisam na prova, isso dificulta bastante a coleta de prova. Eles mostram a importância e lá funciona muito bem porque policia e a população estão instruídos disso.  O sistema jurídico é diferente, em que há mais respeito à polícia. Aqui o policial trabalha e tem que mostrar que está trabalhando", relatou. Ainda de acordo com Evilásio Bastos Filho, o DPT da Bahia é referência no Brasil em vários aspectos, inclusive na análise do DNA. A policia local é solicitada para fazer exames de outros estados, contudo as provas colhidas às vezes são consideradas "fracas". Filho destaca como deve ser a atuação da população nos locais onde ocorrem crimes. "Começa com a população se afastar e deixar de lado o local. A Polícia Militar, que às vezes chega primeiro, tem que delimitar com fita de entrada. Se é no trânsito, vai causar engarrafamento, mas quando a população entende que é um bom propósito, as coisas andam melhores. A certeza da impunidade é o que anima o criminoso. A matéria-prima da policia é a informação. Não tem como se adivinhar as coisas", finaliza.

CONTINUE LENDO

Uso de suplemento pode causar diabetes

  • 03 Set 2015
  • 18:02h

(Foto: Reprodução)

Famosos entre frequentadores de academia, suplementos como whey protein (suplemento à base de proteína) e BCAA (suplemento de aminoácidos de cadeia ramificada) podem levar ao desenvolvimento de diabetes. De acordo com um estudo realizado pelo pesquisador Christopher B. Newgard, da Universidade Duke, nos Estados Unidos, as mudanças no corpo de quem consome suplemento podem alterar o metabolismo da glicose e gerar resistência à insulina. Newgard explicou que o aminoácido chamado leucina estimula a proteína mTOR, que regula a resistência à insulina e induz oGANHO DE MASSA MUSCULAR. No entanto, com o uso prolongado, a captação de glicose pelas células pode ser reduzida, o que faz com que a insulina se acumule no sangue. "Uma dieta rica em gordura combinada à ingestão de leucina e BCAA são fatores que aumentam essa resistência do organismo à insulina. Por isso, o mais indicado é uma dieta balanceada. A resistência à insulina afeta o pâncreas, podendo levar o organismo a desenvolver um quadro de diabetes", explicou Maria Fernanda Barca, endocrinologista da Universidade de São Paulo (USP), em entrevista à revista Veja.

Polícia apreende drone que levava celulares para dentro de presídio em Eunápolis

  • 03 Set 2015
  • 17:06h

O drone levaria chips, celulares e carregadores para dentro do presídio (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

Um drone que levaria celulares para dentro de um presídio em Eunápolis, no Extremo Sul do Estado, foi apreendido nesta quinta-feira (9) pela Polícia Militar. Uma equipe da Companhia Independente de Polícia de Guardas (CIPG) a equipe estava no posto de serviço quando visualizou o drone em direção ao presídio. Segundo informações da PM, dois homens que controlavam o equipamento conseguiram fugir quando perceberam a presença dos policiais. Conectado ao drone, a polícia apreendeu 340 chips de celular, quatro cartões de memória com adaptador, nove celulares, dois pendrives e quatro carregadores de celular.  Todo o material foi encaminhado para a delegacia de Eunápolis. Ninguém foi preso.

Trabalhadores dos Correios aprovam início de greve para 15 de setembro

  • 03 Set 2015
  • 16:23h

(Foto: Divulgação)

Durante assembleia realizada na noite desta quarta-feira (2), os trabalhadores dos Correios da Bahia aprovaram o indicativo de greve para o dia 15 de setembro, a partir das 22h. A greve deve afetar diversos estados do país, já que os 36 sindicatos do país aderiram à paralisação, sem previsão de retorno ao trabalho. A classe pede reajuste salarial, com aumento de 12,94%, R$ 40 de ticket alimentação e contratação imediata de aprovados no concurso de 2011. A categoria acusa a empresa pública de “intransigência” nas negociações.

Senado aprova proibição de doações de empresas a campanhas

  • 03 Set 2015
  • 15:42h

(Foto: Reprodução)

 O Senado aprovou nesta quarta-feira, por 36 votos a 31, a proibição de doações de empresas a campanhas eleitorais, liberando apenas doações de pessoas físicas, limitadas ao equivalente a todos os rendimentos do doador em um ano. A proibição foi incluída no projeto da reforma política por meio de emenda proposta pelo relator do texto no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). A votação do projeto da reforma política no Senado ainda não terminou, contudo. Os senadores, que já aprovaram o texto-base e essa emenda de Jucá, ainda vão apreciar emendas que podem fazer outras modificações no texto, mas não mais relativas às doações. Após concluída a votação no Senado, o projeto, que foi alterado na Casa, terá de voltar à Câmara dos Deputados. Críticos do financiamento privado de campanhas eleitorais afirmam que as doações de empresas estão diretamente ligadas aos casos de corrupção como o investigado na Petrobras pela operação Lava Jato. A própria presidente Dilma Rousseff, durante sua campanha pela reeleição no ano passado, defendeu publicamente o fim do financiamento privado. (Reportagem de Leonardo Goy e Maria Carolina Marcello)

Novo roteador promete wifi mais rápido do mundo

  • 03 Set 2015
  • 15:09h

(Foto:Divulgação)

Um roteador anunciado pela Asus nesta quarta-feira (02), durante a Feira Internacional de Tecnologia, promete ter o sinal wifi mais rápido do mundo. De acordo com a empresa, o aparelho que contém oito antenas é ideal para jogos online, streaming em 4K de filmes e séries e grandes redes domésticas. Sem preço divulgado, o RT-AC5300 deve ser lançado ainda este ano, em data também desconhecida. A Asus garante que o modelo chega a 1 Gbps na banda de 2,4 GHz e até 2.167 Gbps em cada uma das duas redes na banda de 5 GHz. O total de dados que podem circular de uma vez utilizando o roteador é justamente 5.300 Gbps. Ele é 67% mais rápido que a primeira geração de roteadores de três bandas lançados pela companhia. 

Brumado: FCA inicia campanha de conscientização aos motoristas sobre os riscos da desatenção à linha férrea

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 03 Set 2015
  • 14:35h

As abordagens acontecerão em locais por onde passa a linha férrea na cidade (Foto: Brumado Urgente)

Brumado possui uma localização geográfica estratégica e, talvez, por causa disso, ainda seja uma das cidades do Brasil que é cortada por uma linha férrea, o que é considerado ultrapassado pelas correntes modernistas. Diante disso, alguns acontecimentos recentes, com acidentes que acabaram tendo destaque na mídia, os quais tiveram vítimas graves que acabaram sendo atingidas pelas locomotivas da FCA – Ferrovia Centro Atlântica, acabou ampliado as ações de segurança da referida empresa, que, inclusive iniciou uma nova campanha educativa no sentido de se conscientizar os condutores de veículos sobre os riscos da desatenção ao atravessar a ferrovia. Na manhã desta quinta-feira (03) vários funcionários da empresa estiveram em pontos específicos da cidade fazendo abordagens aos condutores veículos. O objetivo é reduzir ao máximo, ou até extinguir, os acidentes que envolvem motoristas e locomotivas da FCA.  

Brumado: Ifba abre inscrições para Processo Seletivo 2016

  • 03 Set 2015
  • 14:29h

(Foto: Divulgação)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) abriu, nesta quinta-feira (3), as inscrições para o Processo Seletivo 2016. O cadastro poderá ser feito até 22 de outubro na página da instituição. Serão 7.260 vagas para cursos superiores e técnicos disponíveis em 20 cidades da Bahia: Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salinas da Margarida, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista. No caso dos cursos superiores, 100% das vagas serão ocupadas por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, sendo 60% pelo sistema de classificação do IFBA e 40% pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para as vagas de cursos técnicos, serão aplicadas provas de questões objetivas e redação. Já para ingressar nos cursos técnicos integrados, modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), a seleção será composta de duas etapas: participação em palestra informativa, preenchimento do questionário socioeconômico e redação; entrevista. Para os cursos técnicos, a data de aplicação da prova será no dia 6 de dezembro, das 8h às 12h30. A taxa de inscrição é de R$ 30, mas os candidatos egressos de escolas públicas podem solicitar isenção parcial e pagar apenas R$ 3. Ainda há oportunidades pelas cotas sociais, com vagas para afrodescendentes, índios, índios descendentes e de outras etnias, conforme percentual indicado no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os candidatos com deficiência têm reserva de 5% em relação ao total.

Taigun Auto - proclame sua liberdade

  • 03 Set 2015
  • 14:00h

Antidecote: Deputadas baianas criticam normatização de roupas no Congresso

  • 03 Set 2015
  • 13:01h

Tia Eron, Moema Gramacho e Alice Portugal | Foto: Montagem/ Bahia Notícias

As três deputadas federais da Bahia criticaram o projeto que quer “normatizar” as roupas das mulheres na Câmara dos Deputados, em Brasília. Única a concordar com a proposta, Tia Eron (PRB) disse que o regimento da Casa, por não estar “acostumado com mulheres na política”, não faz menção à vestimenta das mulheres. “A política tem uma cultura masculina muito enraizada”, sintetizou. Para ela, as mulheres que frequentam a Casa Legislativa precisam estar “adequadas” à liturgia do lugar. “Você precisa usar um vestido com manga, um blazer, um tailleur. Uma mulher decentemente trajada não é uma mulher que chega com vestido colado”, opinou. Contrária à proposta, Moema Gramacho (PT) quer uma audiência pública na Casa para debater o projeto da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ). “Não concordamos com diversos pontos apresentados e hoje fomos surpreendidos com a apresentação dela do projeto à Mesa Diretora. Queremos conversar com todas as deputadas, com as servidoras e os terceirizados”, disse. Ainda de acordo com Gramacho, a proposta tem um cunho “elitista”.

 “Existe um preconceito de classe. Ela exige que o tênis seja limpo, não seja de cores extravagantes ou cítricas. Além disso, proíbe-se também a roupa justa, decotada, não pode calça jeans estilizada e não pode saia acima do joelho”, enumerou. Para Alice Portugal (PCdoB), a Câmara dos Deputados deveria se debruçar sobre assuntos mais “importantes”. “O Brasil tem tanta coisa pra tratar. Temos uma crise, temos as categorias do setor público, temos pessoas desabrigadas, e aparece um projeto desta natureza. Completamente irrelevante”, classificou. Para a comunista, a proposta é “conservadora”. “Eu acho que é uma proposta conservadora, que eleva a estética e ignora a ética e as propostas políticas. Todo mundo aqui é pautado pelo bom senso”, finalizou.

CONTINUE LENDO

Legislativo convoca jovens para participar da IIª Conferência Municipal da Juventude na tarde de hoje (03)

  • 03 Set 2015
  • 11:49h

(Divulgação)

Acontece hoje (03,09) nas dependências da Câmara Municipal de Brumado a 2ª Conferência Municipal da Juventude. O evento terá início às 13h00 com o credenciamento e transcorrerá com o desenvolvimento do tema: “As várias formas de mudar Brumado, a Bahia e o Brasil” com culminância no horário das 18h00. Logo após a abertura será ministrada a palestra com a Conselheira Tutelar, Juliana Nascimento Muniz, que explanará sobre o “Estatuto da Juventude” A participação da população é de fundamental importância, destacando a dos jovens, que poderão dissertar sobre o tema proposto e contribuir de forma direta com o desenvolvimento do seu município, revertendo em benefícios para todos. Os membros do Conselho Municipal da Juventude destacam que esse será um momento de grande relevância, quando todos terão a oportunidade de discutirem políticas públicas para o crescimento e desenvolvimento do Município, Estado e País. Venham, participem, seja mais um nessa grande corrente na busca de um país mais igualitário!!!!!!

Pronatec oferece 16,4 mil vagas de qualificação; veja cursos na Bahia

  • 03 Set 2015
  • 11:42h

(Foto: Reprodução)

Quem quer correr atrás de uma formação técnica já pode se inscrever nos cursos oferecidos neste segundo semestre pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Na Bahia, o programa irá ofertar 16,4 mil vagas em cursos de qualificação profissional. Ao todo, são oferecidos 669 cursos em 159 cidades do estado nos Institutos Federais de Educação (Ifba) e nas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Todos os cursos são oferecidos gratuitamente. Quem participa ainda recebe auxílio para alimentação, transporte e material escolar. Para se inscrever no Pronatec, é preciso ter, no mínimo, 16 anos e estar cadastrado ou em processo de inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. As matrículas devem ser feitas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de cada município.

 

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A TABELA COMPLETA DE VAGAS NOS CURSOS

Segundo o diretor de Inclusão Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Luiz Müller, a oferta de cursos leva em conta a demanda das empresas e a vocação econômica da região, o que garante uma chance maior de empregabilidade. “São cursos que aumentam o potencial de empregabilidade do profissional, 54% dos beneficiários do Bolsa Família conseguiram sua primeira carteira assinada por meio do Programa”, ressalta.

Mais procurados
As aulas têm duração média de dois anos. Além de buscar um curso com menor tempo de conclusão, os estudantes também optam por aqueles que atendem a demanda do mercado. Foi justamente esse ponto que o técnico em Petróleo e Gás Felipe Costa levou em consideração quando ingressou na qualificação. “Quando cursei, a expectativa em torno do pré-sal estava muito grande com relação a investimentos e oferta de trabalho. Também queria um curso que me inserisse o mais rápido possível no mercado”, justifica. Para a coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Estratégico do Senai, Jeane Vilas Boas, os cursos do Pronatec que têm sido mais procurados são os técnicos em calçados, desenho de construção civil, eletroeletrônica, eletromecânica, logística, manutenção automotiva, mecânica e petróleo e gás. “As qualificações que têm maior empregabilidade são justamente as mais procuradas pelos candidatos que querem ingressar rapidamente no mercado de trabalho”, constata. O Senai oferece 3 mil vagas pelo Pronatec em toda a Bahia, em mais de 30 áreas de conhecimento. O estudante de manutenção mecânica e industrial Felipe Carvalho irá se formar no curso técnico em novembro. “Neste momento de crise, a qualificação se torna ainda mais importante. Por isso, estou pensando em fazer um curso de inglês para agregar. Tem que correr atrás, porque senão a gente fica parado”, completa. Para mais informações sobre o Pronatec, ligue 0800-707-2003. 

CONTINUE LENDO

Ministério da Saúde lança campanha de atenção às mulheres lésbicas e bissexuais

  • 03 Set 2015
  • 11:00h

Foto: Elza Fiúza/ Agência Brasil

O Ministério da Saúde lançou, nesta quarta-feira (2), uma campanha voltada para saúde de mulheres lésbicas e bissexuais. Segundo a Agência Brasil, a mobilização, de caráter informativo, tem por objetivo acabar com o atendimento ginecológico baseado no pressuposto de que todas as mulheres são heterossexuais ou precisam de atenção ligada à reprodução. De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, entre os desafios do atendimento estão a crença equivocada de que as mulheres lésbicas não têm risco de desenvolver cânceres de mama e de colo de útero e a oferta de anticoncepcionais e preservativos masculinos. A campanha distribuirá cartazes e folders para informar profissionais da saúde sobre as especificidades desta população. Além disso, Chioro destacou a importância de abordar o assunto na formação dos profissionais e na educação continuada de quem já trabalha no setor de saúde.

 O ministro disse ainda que o ministério tem indícios de que as mulheres lésbicas são menos acolhidas que as demais na prevenção e tratamento dos cânceres de colo de útero e de mama. "Não podemos aceitar nenhuma forma de exclusão", afirmou. Com o slogan "Cuidar da Saúde de Todos. Faz Bem para a Saúde das Mulheres Lésbicas e Bissexuais. Faz bem para o Brasil", a campanha é uma parceria entre o Ministério da Saúde, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e  Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República. No Brasil, as mulheres lésbicas e bissexuais têm direito ao atendimento humanizado, integral e de qualidade nos serviços... Posted by Ministério da Saúde on Quarta, 2 de setembro de 2015

CONTINUE LENDO

Homem é preso pela PF de Vitória da Conquista após ser flagrado transportando 1kg de cocaína pura

  • 03 Set 2015
  • 10:18h

Preso afirmou que comprou a droga em São Paulo para revender na cidade baiana I Foto: Divulgação

Um homem foi preso após ser flagrado transportando 1 kg de cloridrato de cocaína, a forma mais pura da droga, nesta quarta-feira (02).  A Polícia Federal de Vitória da Conquista surpreendeu o suspeito nas imediações da cidade de Jequié, a 365 km de Salvador. Segundo a PF (Polícia Federal), o homem estava vindo de São Paulo para Jequié, em um veículo VW Voyage, que também apreendido. O preso afirmou que comprou a droga em São Paulo para revender na cidade baiana. Ele foi encaminhado ao presídio Nilton Gonçalves, na cidade de Vitória da Conquista, e ficará à disposição da Justiça Estadual de Jequié.