Pesquisas apontam que cortar gordura não é melhor opção para perder peso

  • 30 Out 2015
  • 20:28h

Foto: Getty Images

Um novo estudo apontou que dietas de baixa gordura não são tão eficazes para a perda de peso quanto dietas mediterrâneas ou de baixo carboidrato. Além disso, também foi concluído que não há nenhuma dieta que, de fato, funcione a longo prazo. De acordo com o Guardian, a série de cuidados tomados com relação aos malefícios da gordura levou à criação de uma série de produtos com baixo teor da substância. No entanto, o açúcar foi utilizado para encorpar e melhorar o sabor destes produtos, o que o transformou em um dos principais vilões para a obesidade atualmente. Publicada na revista Lancet Diabetes and Endocrinology, uma análise que compara 53 estudos realizados desde 1960 sobre dietas aponta que o conselho sobre evitar gordura estava errado. "Não há boas evidências para recomendar dietas de baixa gordura", afirmou a autora, Deirdre Tobias, do Brigham and Women’s Hospital e da escola de medicina de Harvard, em Estados Unidos. "Por trás de aconselhamento dietético atual para cortar a gordura, que contém mais do dobro das calorias por grama de carboidratos e proteínas, o pensamento é que simplesmente reduzir a ingestão de gordura levará naturalmente a perda de peso. Mas a nossa forte evidência sugere claramente o contrário", esclareceu.

ONU considera propostas de redução de emissão de gases poluentes

  • 30 Out 2015
  • 19:32h

ONU considera propostas de redução de emissão de gases poluentes

A ONU considerou nesta sexta-feira (30) que as reduções de emissão de gases poluentes que os países se comprometeram voluntariamente a cumprir são "insuficientes" para evitar a alta da temperatura global a valores inferiores a dois graus Celsius. O aviso veio da secretária-geral da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC, da sigla em inglês), Christiana Figueres, ao apresentar, em Berlim, o resumo dos planos nacionais, de 146 países, para combater o aquecimento global.Citada pela agência EFE, Christiana explicou que, se a comunidade internacional não agir em conjunto e determinadamente, as temperaturas médias globais poderão subir entre quatro a cinco graus Celsius até 2100, tendo por base as estimativas feitas recentemente pela Agência Internacional da Energia (AIE).

A responsável da UNFCCC salientou que, mesmo que os 146 países implementem totalmente as medidas que aprovaram, a elevação das temperaturas atingirá os 2,7 graus, o que significa que os cortes propostos são "insuficientes". "É uma boa notícia, um passo muito bom e notável na direção correta para travar a alta das temperaturas e trazê-la para a linha de defesa dos dois graus, mas ainda é insuficiente", alertou. Ela destacou, no entanto, destacou o "compromisso verdadeiramente sem precedentes" da comunidade internacional, já que todos os países industrializados, "sem exceção", bem como 75% dos emergentes, apresentaram planos para a redução de emissões de gases com efeito estufa, o que classificou como um "feito histórico". O relatório síntese sobre o efeito conjunto das contribuições, apresentado por Christiana, surge a cerca de um mês do início da Conferência sobre o Clima, que ocorrerá em Paris, e onde se pretende alcançar um acordo global e vinculativo para o combate às alterações climáticas.

CONTINUE LENDO

Ministério Público do Trabalho resgata 330 cortadores de cana em situação de escravidão na Bahia

  • 30 Out 2015
  • 18:25h

A força-tarefa classificou a situação como de escravidão moderna (Foto: Osvaldo Myles Neto/PRF/Divulgação)

O Ministério Público do Trabalho (MPT) resgatou 330 cortadores de cana em situação de trabalho análogo ao de escravos em uma fazenda no município de Lajedão, no Extremo-Sul baiano, próximo à divisa com Minas Gerais. A força-tarefa, que contou com a participação do Governo do Estado da Bahia e apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), fez o flagrante nas terras que pertencem à União Industrial Açucareira (Unial). Esse é o terceiro resgate de trabalhadores em unidades da Unial na Bahia, segundo o MPT. Segundo o MPT, os trabalhadores estavam instalados em um alojamento degradante, sem equipamentos de proteção à saúde e à segurança e sem sanitários.  A força-tarefa classificou a situação como de escravidão moderna. Os 330 trabalhadores ainda não foram retirados do local por falta de condições de transporte. “Os trabalhadores não tinham equipamentos de proteção, não dispunham de sanitários nem de qualquer proteção contra o sol ou a chuva nos locais de corte de cana. Além disso, o alojamento apresentava condições precárias de higiene, principalmente em relação à água usada, armazenada em um tanque com plantas e restos de produtos químicos”, contou Ilan Fonseca, procurador que integrou a força-tarefa. 

 

Exploração
A empresa, que atua no ramo sucroalcooleiro, já é alvo de dois inquéritos civis em andamento no MPT que apuram casos de terceirização ilícita, violações à NR-31, doença ocupacional e trabalho infantil. Além disso, a unidade já teve outros episódios de resgate em situações semelhantes. Edmilson Felismino de Araújo, superintendente da Unial na região, foi conduzido à Delegacia da Polícia Federal de Porto Seguro, onde foi ouvido pelo delegado plantonista Carlos Cristinao Tenório Urubá, e liberado na noite desta quinta-feira (29). Um inquérito será instaurado pela PF. O MPT, em Eunápolis, vai ouvir na tarde desta sexta-feira (30) três representantes da Unial para incluir elementos e fechar o relatório de inspeção. Na reunião, os representantes da força-tarefa vão tentar negociar o pagamento das verbas rescisórias e indenizações aos trabalhadores. Caso a Unial não aceite fazer os pagamentos, uma ação civil pública será ajuizada na próxima semana pedindo que a Justiça determine a rescisão indireta e os pagamentos.

Direitos trabalhistas
Ainda de acordo com Ilan Fonseca, a empresa tentou ocultar provas das condições degradantes dos trabalhadores, mas permitiu que fosse feita uma inspeção no local.  Agora, o MPT negocia o pagamento das rescisões e indenizações por danos morais coletivos com a empresa, já que o Ministério do Trabalho e Emprego não pôde mandar auditores fiscais do trabalho para integrar a força-tarefa. Caso não haja um acordo, o MPT solicitará na Justiça do Trabalho os pagamentos.  Além do procurador do trabalho Ilan Fonseca, a força-tarefa reuniu o MPT, a PRF, a Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda (Setre) e a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia.

CONTINUE LENDO

Quadrilha formada por policiais militares é desarticulada na Bahia

  • 30 Out 2015
  • 17:24h

Investigações revelaram que quadrilha era envolvida em extorsões Montagem R7 BA

Uma investigação deflagrada nas últimas semanas pelo DCCP (Departamento de Crimes Contra o Patrimônio) da Polícia Civil desarticulou, nesta quarta-feira (28), em Salvador, uma quadrilha envolvida em extorsões, integrada por seis pessoas, dentre as quais três policiais militares da ativa, um ex-policial, um comerciante e um mototaxista. Segundo a Polícia Civil, os dois últimos criminosos atuavam como ‘X-9’, termo pejorativo usado como sinônimo para informante. A Polícia Militar afirmou que repudia os delitos cometidos pelos soldados Lúcio Ferreira de Jesus, Maurício Santos Santana e Clovis de Miranda Silva e informa que eles irão responder até a última instância na esfera administrativa.  Lúcio, 35 anos, lotado na Rondesp (Rondas Especiais Central), Maurício, 34, da 39ª CIPM (Companhia Independente da Políca Militar da Boca do Rio), e Clovis, 33, da 23ª CIPM/Tancredo Neves, além do soldado Danilo Pereira Silva, 30, ex-policial, foram presos em pontos diferentes da cidade e encaminhados à sede da Polícia Civil, onde prestaram depoimento e posteriormente levados para o Batalhão de Choque, em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador.

 

Já o comerciante Clemílson Meira Santos, 25, e o mototaxista José Vitor Pires de Novaes, 29, se encontram recolhidos nas carceragens das DRFR (Delegacia de Repressão e Furtos e Roubos), na Baixa do Fiscal, e DRFRV (Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos), nas dependências do Detran.

Apreensões

Com a quadrilha, as equipes do DCCP apreenderam cinco armas (dois revólveres 38, duas pistolas 380 e uma pistola ponto 40, de uso da PM), além de munições para diversos calibres. Foram ainda apreendidos R$ 4 mil, uma motocicleta, dois automóveis Gol, placas, registros do Detran, coletes antibalísticos, balaclavas, fardas das Forças Armadas, bonés, facas, celulares, algemas e roupas. Também participaram da captura dos criminosos policiais da COE (Coordenação de Operações Especiais) da Polícia Civil. Há cerca de um mês, cruzando dados estatísticos de diversas unidades territoriais e especializadas, a Polícia Civil observou que havia aumentado, nos últimos meses, o número de ocorrências envolvendo sequestro mediante extorsão ou chantagem praticadas por pessoas que se identificavam como policiais. Pelos depoimentos das vítimas, a maneira de agir da quadrilha era sempre a mesma e a descrição física dos criminosos muito semelhante. Outro detalhe que chamou a atenção dos policiais que fizeram o trabalho foi o fato de que os alvos terem o mesmo perfil: parentes de traficantes sequestrados em troca do pagamento de resgate ou pessoas com problemas com a Justiça. Os bandidos exigiam algum tipo de pagamento em dinheiro ou bens (carros e motocicletas), para mantê-los longe de novos problemas com a polícia. O diretor do DCCP, delegado Moisés Damasceno, explicou que os policiais escolhiam estes alvos, acreditando que, por serem pessoas com atividades ilícitas ou processadas no passado por algum tipo de crime, jamais procurariam a polícia para denunciá-los. Damasceno disse também que a quadrilha agia com muita violência e, apesar de formada em parte por policiais militares, se apresentava sempre como integrantes da Polícia Civil. Até mesmo os dois ‘X-9’, cuja função era receber os pagamentos exigidos, assim agiam.    

CONTINUE LENDO

Academia da Saúde do Bairro Dr. Juracy será inaugurada na próxima quinta-feira (05)

  • 30 Out 2015
  • 16:27h

O prefeito Aguiberto juntamente com alguns secretários e moradores do Bairro Dr. Juracy em recente visita à fase final das obras (Foto: Divulgação)

Os moradores do Bairro Dr. Juracy poderão contar a partir de agora com um equipamento público importante, já que na próxima quinta-feira (05), às 19h, será inaugurada a Academia Popular da Saúde, uma obra importante que irá promover uma melhor qualidade de vida para um grande número de pessoas. A confirmação da data foi feita nesta sexta-feira (30) pelo secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, que ressaltou que “a Academia Popular de Saúde será um valioso instrumento que irá valorizar a prática constante de atividades físicas, beneficiando os moradores do Bairro Dr. Juracy”. Ele ainda destacou que “além dos inúmeros equipamentos e do espaço dinâmico, a academia irá contar com um educador físico, que irá orientar os alunos sobre a forma correta de se exercitar”. E ainda aproveitou para falar que “aproveito e convido toda a população para participar do evento inaugural que irá acontecer na próxima quinta-feira, dia 05, às 19 horas”. 

 

 

Estagiária da Caixa de 17 anos é apreendida com 62 cartões do Bolsa Família

  • 30 Out 2015
  • 15:33h

Foto: Divulgação / Polícia Civil

Uma estagiária de 17 anos da Caixa Econômica Federal da cidade de Bezerros, em Pernambuco, foi apreendida nesta quarta-feira (28) com 62 cartões do Bolsa Família. Segundo a Folha de Pernambuco, ela atuava ao lado de seu primo José David Clemente Batista, 18 anos, que foi preso pela polícia. A dupla usava os cartões para sacar dinheiro, que era depositado na conta do jovem. David disse em depoimento que ficava com apenas 20% do dinheiro sacado, mas com a quantia ele já havia comprado um terreno no valor de R$ 11 mil, depositado R$ 4 mil na sua conta corrente e investido R$ 5 mil em uma empresa de roupas. David foi preso em frente a uma casa lotérica de Bezerros, depois de fazer saques com cartões do Bolsa Família. Ainda segundo a Folha de Pernambuco, a estagiária foi encaminhada para uma delegacia de menores.

Aluna é expulsa de colégio após agredir diretora em briga por celular

  • 30 Out 2015
  • 14:44h

Vestida de preto, jovem agride diretora com tapas e puxões de cabelo (Foto: Imagens / TV Bahia)

Uma aluna de 14 anos de um colégio municipal de São José do Jacuípe, no centro norte da Bahia, foi expulsa após briga com a diretora da unidade de ensino por causa de um celular. As imagens, que mostram as agressões, foram gravadas por um estudante. De acordo com a tia da menina, Jamile Silva Santos, a sobrinha relatou que, na sexta-feira (23), teve o celular retido em sala de aula pela diretora da colégio, onde cursava a 6ª série. No final da aula, disse que procurou pela profissional, que já tinha ido embora. Na segunda-feira (30), Jamile Santos conta que a sobrinha voltou à diretoria para pedir o celular de volta, mas foi informada que só teria o celular em um prazo de 30 dias. Nervosa, a adolescente teria perdido a cabeça e agredido a diretora com tapas e puxões de cabelo. "Ela está aqui há 15 dias. Morava em São Paulo com a mãe e aqui está morando com a avó. Ela não sabia da orientação de que o celular não poderia ser usado na sala de aula", relatou a tia. Sobre a agressão, Jamile conta que a sobrinha está arrependida. De acordo com a diretora, a aluna teria descumprido a orientação de não usar o celular em sala de aula e, por isso, teve o equipamento recolhido. Por conta da agressão, a aluna foi expulsa da unidade de ensino. A diretora denunciou o caso à Polícia Civil e ao Conselho Tutelar. A tia da jovem relatou que já prestou esclarecimentos à polícia. O G1 não conseguiu contato com a delegacia local na manhã desta sexta-feira.

Criança sofre estupro em escola e colegas de 11 e 14 anos são suspeitos

  • 30 Out 2015
  • 14:01h

(Foto: Reprodução)

Um menino de 12 anos foi abusado sexulmente dentro da escola onde estuda na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. De acordo com o Conselho Tutelar, que está acompanhando o caso, ele foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras, também no oeste do estado, para que fosse feito o exame de corpo de delito e o resultado confirmou o estupro. A família fez a transferência dele para outra escola de Luís Eduardo Magalhães. O caso aconteceu dentro da Escola Municipal Ivo Hering na manhã de segunda-feira (26). De acordo com a avó do menino, ele foi agredido e, depois, violentado no banheiro da escola por cinco colegas com idade entre 11 e 14 anos. "Chamei [o garoto violentado], conversei com ele, implorei, orientei e foi aí que ele começou a conversar comigo. Falou para mim que cinco meninos da escola tentou estuprar ele", relatou a avó, que preferiu não ser identificada. A escola tem mais de 700 alunos, com turmas do 2° ao 9° ano do ensino fundamental, e conta com vigilante e monitor de pátio. No entanto, a avó do menino conta que ninguém percebeu quando ele tentou pedir socorro. "Ele falou que gritou, mas eles [autores] ameaçaram e, além disso, depois do fato ocorrido, na hora de largar [a vítima], bateram nele. Um chutou ele e outro deu dois murros nas costas dele", disse a avó da vítima. De acordo com a Polícia Civil, um inquérito para investigar o crime foi aberto. "Os autos foram conclusos e vamos encaminhá-los ao Ministério Público na terça-feira [3 de novembro], junto com os autores e a vítima para que o Ministério Público tome uma providência e, junto com o Judiciário, tome decisão sobre o futuro dos menores", apontou o delegado Rivaldo Luz, que investiga o caso. A polícia disse que o menino de 11 anos que teria participado do abuso não vai ser incluído no processo porque ele não pode responder criminalmente - pela lei, ele é criança. Por meio de nota, a assessoria de comunicação da prefeitura disse que a Secretaria Municipal de Educação está acompanhando as investigações policiais e que vai tomar uma atitude com relação aos alunos envolvidos na semana que vem, quando voltam do feriado.

Itabuna: Área é desapropriada para construção de presídios

  • 30 Out 2015
  • 13:14h

Atual presídio está superlotado / Foto: Arena Blog

O governo do estado anunciou nesta sexta-feira (30) a desapropriação de uma área de terra de 12,1 mil metros quadrados em Itabuna para construção de dois presídios (masculino e feminino) na cidade. A iniciativa é do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), vinculado ao Ministério da Justiça, e será financiada pela Caixa Econômica Federal. O atual complexo prisional da cidade apresenta superlotação, com 1.100 presos, nas 400 vagas existentes. De acordo com o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte, a ideia é licitar a obra em dezembro. A previsão é que cada unidade tenha 288 vagas, com estimativa de conclusão dos trabalhos em um prazo de dois anos. O valor previsto não foi informado. "Nós vamos soltar a licitação até meados de novembro e em dezembro fazer a concorrência. Se tudo correr bem, a gente pode assinar a ordem de serviço já no começo do ano", disse em entrevista ao Bahia Notícias. A desapropriação de área foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta.

Ministério da Saúde cria grupo de trabalho para estudo de suposta cura do câncer

  • 30 Out 2015
  • 12:22h

Foto: Elza Fiúza/ Agência Brasil

O Ministério da Saúde instituiu, nesta sexta-feira (30), um grupo de trabalho para análise da eficácia e segurança da fosfoetanolamina, substância que vem sendo apontada como uma suposta cura do câncer. A iniciativa foi publicada em portaria no Diário Oficial da União desta sexta-feira (30). "Vamos financiar e colocar os laboratórios públicos a disposição dos pesquisadores para chegarmos o quanto antes a um parecer final sobre essa substância", explicou o ministro Marcelo Castro à Agência Brasil. Segundo o gestor, a equipe de pesquisadores chefiada por Gilberto Chierice, do Instituto de Química da Universidade de São Paulo, concordou nesta quinta, durante audiência pública no Senado, em cumprir as exigências científicas para determinar a eficácia da droga e participarão do grupo composto por representantes do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 O grupo terá apoio ainda do Instituto Nacional do Câncer e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). De acordo com a portaria, o grupo de trabalho tem o objetivo de "atuar junto a órgãos e entidades públicas que podem contribuir nas várias etapas de desenvolvimento clínico da fosfoetanolamina; atuar junto a laboratórios públicos oficiais para o desenvolvimento da produção de lotes da fosfoetanolamina de acordo com as Boas Práticas de Fabricação (BPF); e orientar, apoiar e acompanhar a elaboração do plano de trabalho de desenvolvimento clínico" da substância. Foi estabelecido o prazo máximo de 60 dias para apresentação de um relatório final das atividades. "Nós estamos torcendo para que essa substância tenha efetividade, e que seja segura, mas temos a preocupação de que esse tensionamento todo que foi criado e que está na sociedade, leve pessoas a abandonarem tratamentos comprovadamente eficientes para se aventurarem com uma droga que não cumpriu os protocolos científicos", alertou Castro.

CONTINUE LENDO

MEC prorroga prazo para renovação de contratos do Fies até 30 de novembro

  • 30 Out 2015
  • 11:30h

(Foto: Divulgação)

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação e gestor do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), ampliou mais uma vez o prazo para renovação dos contratos do programa. Portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) fixa em 30 de novembro a nova data limite para os aditamentos referentes aos 1º e 2º semestres de 2015. A portaria também prorroga para a mesma data o prazo para transferência integral de curso ou de instituição de ensino e de solicitação de dilatação do prazo de utilização do financiamento, respectivamente, referentes ao 1º e 2º semestres de 2015. Por fim, libera até 30 de novembro o aditamento de suspensão temporária e encerramento antecipado do prazo de utilização do financiamento, referente ao 2º semestre de 2013, 1º e 2º semestres de 2014 e ao 1º semestre de 2015. As renovações dos contratos - cujo prazo foi prorrogado por diversas vezes este ano, desde abril - deverão ser realizadas por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFies), disponível nas páginas eletrônicas do MEC e do FNDE.

Polícia Rodoviária pede atenção aos motoristas durante o feriado de Finados

  • 30 Out 2015
  • 10:41h

(Foto: Reprodução)

A Polícia Rodoviária Estadual começa a ‘Operação Finados’, nesta sexta-feira (30), às 16 horas, e continua até as 8 horas de terça-feira (3). Em toda a Bahia, 565 policiais militares atuarão nos postos de fiscalização e controle de trânsito, nas rodovias estaduais, intensificando o policiamento nas vias de acesso ao interior e às regiões litorâneas da Bahia. No feriadão, as abordagens terão foco em pessoas, no combate ao tráfico de drogas e apreensão de armas de fogo. Em paralelo, ocorrerá a ‘Operação Bravo’ que ampliará as ações ostensivas para fiscalizar o trânsito e prevenir crimes contra o patrimônio e a vida. Em decorrência do grande fluxo de veículos, a 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário orienta o condutor a redobrar a atenção nos trechos da BA-262 (Ibicuí/Vitória da Conquista/Anagé/Brumado/Uruçuca), além da BA-263, entre Vitória da Conquista e Itambé. Já a 3ª CIPRv/Barreiras alerta em relação ao trecho Ibotirama/Santa Maria da Vitória, na BA-172, e na BA-459 (Cerradão/Barreiras). Outras unidades de policiamento rodoviário, como a 1ª CIPRv, chama a atenção para os trechos entre Porto Seguro/Itacaré/Vale Verde/Olivença e a rodovia que conecta as cidades de Itabuna e Ilhéus. Também alerta quanto ao trecho da BA-142 (Anagé/Tanhaçu/Ituaçu).

Convite: Conferência Municipal do PC do B de Brumado

  • 30 Out 2015
  • 09:46h

(Composição: Brumado Urgente)

O PC do B, convida seus filiados,  militância e a população em geral para a sua Conferência Municipal que será realizada no próximo sábado, 31, no Clube dos Mineradores, de 09 às 12 horas, tendo como pauta a eleição da nova direção partidária, eleição de delegados a Conferência Estadual e tática do Partido visando as eleições municipais de 2016. Às 11 horas terá o ATO POLÌTICO com lideranças locais, regionais e as presenças do deputado federal Daniel Almeida e demais representações políticas. A direção do Partido desde já agradece a as presenças e renova suas saudações democráticas.

 

Patrão que atrasar cadastro de doméstico tem até dia 06 para evitar multa

  • 30 Out 2015
  • 09:43h

(Foto: Reprodução)

Termina à 0h de sábado (31) o prazo estabelecido pela Receita Federal para cadastrar empregados domésticos no site do eSocial. Porém, segundo a Receita, não há penalidade para quem fizer o cadastro depois dessa data. Já o primeiro pagamento no novo modelo, referente a outubro, deve ser feito até o dia 6 de novembro. Nesse caso, atrasos estão sujeitos a multa de 0,33% ao dia, limitada a 20%. O cadastro é necessário para que o empregador possa recolher o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e outros encargos, que começaram a valer neste mês, pelo Simples Doméstico. Mais de 926 mil empregadores domésticos fizeram seu cadastro no site do eSocial até as 18h desta quinta-feira (29), de acordo com dados da Secretaria da Receita Federal. 

 

O número de empregados inscritos continua menor, superando a marca de 849 mil cadastros. Segundo a Receita, o número de patrões cadastrados é maior porque o primeiro passo é fazer o cadastro como empregador para, depois, fazer o registro do empregado. As guias de pagamento começam a ser emitidas em 1º de novembro. A estimativa da Receita de cadastramento de patrões e de empregados foi reduzida de 1,5 milhão para 1 milhão. O Ministério do Trabalho informou que, de um total de 6 milhões de trabalhadores domésticos no país, em torno de 2,1 milhões têm carteira assinada. A Receita Federal, porém, informou ter dúvidas sobre essa estatística, mas avaliou que deve haver um ganho de formalização com a necessidade de cadastramento.

Prazos e multa
Receita confirmou que mesmo os patrões que fizerem o cadastro até a data limite para o primeiro pagamento no novo modelo estarão aptos a fazer o recolhimento dos encargos e demais tributos no prazo - ainda que o registro tenha sido feito depois de 31 de outubro. A Receita diz ainda que, em média, leva-se cerca de 15 a 20 minutos para realizar o  cadastramento inicial no site.

CONTINUE LENDO

Mulher que matou outra e escondeu corpo em cama box disse que 'baixou um santo'

  • 30 Out 2015
  • 09:02h

Foto: Aldo Matos / Acorda Cidade

A mulher acusada de matar (com 50 golpes de faca) e tentar ocultar o corpo de uma jovem em uma cama box em Feira de Santana disse que o crime ocorreu por ter “baixado um santo” nela. A alegação foi dita em depoimento ao delegado Carlos Lins nesta quinta-feira (29). Thaís Fortunato dos Santos, de 20 anos, confessou o crime e disse que matou a colega após uma briga. Ela declarou que pertences seus teriam sido subtraídos por Thauire Silva de Araújo, como roupas e alongamento de cabelo (mega hair). Ainda no depoimento, Thaís disse que primeiro houve uma discussão entre os três ocupantes da casa, incluindo o marido de Thauire. Depois, quando o homem saiu, ela praticou o crime. De acordo com o Acorda Cidade, a acusada contou que primeiro pensou em esquartejar o corpo, mas preferiu ocultar “por ser mais fácil”. A motivação, segundo depoimento ao delegado, teria surgido porque um santo baixou nela. “Ela disse que quando as duas ficaram sozinhas foi como se tivesse baixado um santo mandando matar a outra por causa disso (pertences sumindo) e ela então pegou uma faca e desferiu vários golpes, quase 50 ou mais de 50 na vítima”, contou ao site feirense.